INTER – CADA VEZ MAIS SOBERANO

 

Mais uma vez, INTER CAMPEÃO, ou melhor, HEXACAMPEÃO.  Chegamos assim ao 45º título gaúcho da história.

Achamos interessante apresentar a evolução das conquistas, que nos mantém soberanos no Rio Grande, especialmente quando comparados ao tradicional rival.

Para tanto, elaboramos o gráfico abaixo, contendo o nº de conquistas de cada um, década por década, em que se pode vislumbrar nossa hegemonia ao longo do tempo. O início oficial do Campeonato Gaúcho deu-se em 1919, razão pela qual é o ano de partida da série apresentada.

Evolução_INTER

Com exceção da década inicial, o coirmão arrancava em vantagem, em parte por ser mais antigo e estruturado. Era uma época de pleno amadorismo em que o INTER sequer possuía estádio próprio, valendo-se de alugueis. E a partir dos Eucaliptos iniciou a reação. Os números e barras em vermelho comparados aos azuis claramente demonstram as diferenças a favor do colorado, que seguem décadas a fio, apenas à exceção daquela de 60, porquanto o INTER construía sua nova casa, o GIGANTE DA BEIRA RIO, enquanto o adversário aproveitava-se de títulos, superando-o ligeiramente, mas não por muito tempo.

Aí, meus amigos, surgem os anos 70, de casa nova, o INTER ultrapassa novamente o adversário, nunca mais deixando-se superar pelo mesmo.

Em que pesem não terem sido muito promissoras as décadas de 80 e 90 no âmbito nacional e internacional, aqui nos pagos o rival praticamente não levou vantagens. Diminuiu um pouco a diferença que havíamos alcançado em nossa década de ouro, a citada dos anos 70, mas como “esta terra tem dono”, não permitimos que nos superasse.

E pelos números visualizados, constata-se que o grande diferencial se encontra justamente a partir do presente século. Na 1ª década (2000 – 2009) a diferença volta a ser a mesma dos anos 70, isto é de 4 títulos a mais. E depois, com exceção de 2010, só deu INTER, chegando ao tão almejado título de TRI HEXACAMPEÃO. Mas este será um comentário a parte, que já estamos preparando.

Por fim, o gráfico de barras vermelhas encerra, por enquanto, em 45 (quarenta e cinco) títulos gaúchos, contra os 36 (trinta e seis) das tímidas barrinhas azuis, alcançando a MAIOR DIFERENÇA DA HISTÓRIA, até então, de 9 (nove) títulos. E uma soberania de campeonatos gaúchos, que vai além dos 40 anos. Sem falar em GRENAIS, que já passa dos 70 anos.

E vem mais!

 

Saudações coloradas

Heleno Costi

3 thoughts on “INTER – CADA VEZ MAIS SOBERANO

  1. A marchinha (ou música, como queiram) “Papai é o maior, papai é que é o tal”, nunca foi tão moderna, tão verdade. E é além de tudo a forma simples de explicar a soberania do Inter sobre seu adversário.

  2. Alô você Heleno!
    Lendo essa matéria logo me veio a cabeça o samba enredo que o Acadêmicos do Salgueiro apresentou em 2011 no carnaval do RJ; “JÁ NÃO HA MAIS LUGAR PRA ME VER NA PASSARELA”. Só precisamos ter consciência disso e agir para que “outras passarelas” nos vejam brilhar, como há algum tempo não o fazemos.
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.