APOIE SEMPRE

Esse texto é um pequeno desabafo de um torcedor colorado apaixonado pelo INTER.

Não fui ao greNAL domingo. Tinha planos de ir, mas por motivos pessoais acabei não podendo me fazer presente, infelizmente. Para mim, ir ao Beira-Rio em dia de jogo, ou em qualquer outra ocasião, sempre é motivo de muita festa e alegria, o que provavelmente também é para todos os colorados.

Já no domingo à noite, após o jogo, conversando com um amigo meu que compareceu ao estádio na manhã daquele mesmo dia, ouvi ele me relatar que com somente dez minutos de jogo já ouviu vaias de alguns torcedores, mas não o suficiente para ecoar em todo o estádio, muito devido ao irrisório número de “torcedores” que tomaram tal atitude.

Porém aquilo ficou ecoando na minha cabeça pelo resto da noite e eu pensava comigo mesmo “Como é que alguém consegue vaiar o próprio time com apenas dez minutos de jogo?!”, mas eu não conseguia achar a resposta.

Eu não conseguia achar pelo simples fato de que não existe resposta que justificasse aquela conduta. Penso que se tu vai ao estádio, deva ir para apoiar o seu time – o INTER nesse caso –, e não para vaiá-lo, independentemente da situação. Se queres criticar, critique!!!! Mas sempre com prudência e responsabilidade, a crítica serve também para evoluir.

Não seja um torcedor de apartamento, o INTER não precisa de “torcedores” assim. Vá ao Beira-Rio para apoiar. Se tu quiseres vaiar, fique em casa e assista ao jogo pela televisão, afinal ninguém gosta de ser vaiado, quem dirá quando se está desenvolvendo o seu trabalho, até porque os jogadores também humanos, e todos são passíveis de erro.

Penso que todos nós torcedores devemos cobrar providências quando achamos que algo não está de acordo com as nossas expectativas, mas devemos cobrar pelos meios de comunicação adequados, e não através de vaias, pois isso desmotiva ainda mais os jogadores. Sei que os que vaiam no estádio são uma minoria que não entenderam ainda as real dimensão e força do INTER e da sua torcida. A única coisa que eu lhe peço é que tu apoie sempre o nosso INTER, afinal o Gigante da Beira-Rio é lugar de apoio incondicional sempre.

Abraços colorados.

6 thoughts on “APOIE SEMPRE

  1. Rafael, concordo plenamente contigo quando afirmas que o apoio ao time deva ser incondicional e sempre, mas de que outra forma pacífica a torcida poderia demonstrar seu descontentamento? Não vejo alternativas. O Melo trouxe à minha memória nosso Portão 8, de onde entravam e saiam todos os jogadores do nosso Internacional, independente do esporte que praticavam. Não havia descriminação entre “ídolos” e os outros e ninguém frequentava a tribuna, fosse quem fosse. As manifestações contrárias eram naquela saída após os jogos, mas era um tempo em que o respeito à integridade física era prática normal. Hoje, com tantos maus exemplos que vemos em todas as áreas, não seria mais possível uma manifestação pacífica e dentro dos limites de civilidade. O que estamos presenciando hoje é uma revolta à desorganização existente em nosso Internacional, com um time que não apresenta desempenhos razoáveis em campo. Uma situação que vem se arrastando já a alguns anos e a torcida não percebe interesse em mudanças. Fico com pena dos jogadores, pois na minha opinião, com algumas exceções, não são os maiores responsáveis pelos insucessos, pois na insegurança que hoje vivem e que reflete nos seus comportamentos em campo, é fruto de uma política equivocada no futebol Colorado. Não consigo encontrar razões suficientes para que eu possa um dia vaiar o time, não sei se por ter sido atleta desse maravilhoso clube, mas, por essa razão, insisto em escrever, mesmo sabendo que de nada adiantará e nada será modificado, enquanto essa direção manter essa postura de ficar imune aos reclames e anseios da torcida. Para encerrar, quem viveu momentos muito difíceis de nosso Internacional, teme pela volta desses dias e aceita democraticamente (sei que também é pensamento teu) todas as maneiras livres, democráticas, pacíficas e honestas de protesto dessa maravilhosa torcida Colorada. Um abraço Colorado.

  2. Boa Rafa! Mandou bem, quer cobrar faça depois, nada existe nada melhor do que o jogador saber que tem o apoio da torcida mesmo nas horas difíceis, o torcedor do Inter está muito mau acostumado.

  3. Olá Rafael, também não entendo a vaia durante a bola rolando, qualquer manifestação só desestabiliza os atletas, principalmente os mais jovens, o melhor protesto e não comparecer ao estádio, se não puder ajudar não atrapalhe. Abraço.

  4. Alô você Rafael! Concordo em parte contigo. Em parte porque reconheço o direito do torcedor se pronunciar, demonstrando sua insatisfação, se for pacífico, é legítimo. FIQUE CLARO QUE JAMAIS VAIEI E MUTO PROVAVELMENTE JAMAIS VOU VAIAR MEU TIME. Se eu pudesse “regrar” a manifestação de descontentamento em forma de vaia, usaria como modêlo o FAMOSO PORTÃO 8 que só se pronunciava após o término do jogo. Durante o jogo, a meu juizo é demonstração de pouquissima inteligência. Coloradamente, Melo

    1. Paulo, eu concordo plenamente contigo no fato de que o torcedor pode e deve se manifestar, só que jamais durante o jogo e muito menos em forma de vaias. Durante o jogo o apoio deve ser total e do começo ao fim.
      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.