SIBÉRIA TE ESPERA, SENHOR CONSELHEIRO!

ZERO HORA – DATA: 22 DE setembro DE 2016. COLUNA:

De Fora da Área

Norton Kappel: “Vamos falar sobre a Segundona”

O conselheiro colorado sugere trocar a soberba pela humildade para fugir do rebaixamento

22/09/2016 – 06h14min | Atualizada em 22/09/2016 – 06h14min

Bom dia, colorados da gema! Bom dia amantes incondicionais deste Manto Sagrado! Inicio este comentário mencionando o artigo muito bem escrito no veículo de comunicação de projeção nacional, onde o mencionado Conselheiro sugere ou “aconselha” que todos nós colorados admitamos em nosso colóquio diário a convivência pacífica com a idéia de Série B. Hoje, a oito rodadas do encerramento da competição, estamos fora da zona de rebaixamento ocupando o 15º lugar. Ontem, Domingo memorável de vitória de virada por 2×1 sobre um dos seríssimos candidatos a erguer a taça do campeonato nacional pela sétima vez, ninguém mais que o “mais querido”, o urubu carioca – o dono do maracanã. Noite em que as crianças do Colosso do Beira-Rio soltaram seus brinquedinhos infantis e foram brincar com brinquedo de adulto: uma formosa bola número 5 que beijou o véu da noiva duas vezes pela correria de 78 r.p.m. em busca do som tão sonhado e desejado por metade do Rio Grande do Sul e mais um, aquele som que emana do profundo coração vermelho e branco, o som da Vitória, emanada da maior torcida do Rio Grande do Sul enlouquecida, que em nenhum momento concebeu a possibilidade de disputar algum campeonato que não seja da Série A! Sim! Série A! Para nós, torcedores escarlates, de radinho ou de Estádio, de Skibox ou de canal a cabo, em casa ou em bar, em televizinho, e também de “coréia” se ainda houvesse para maior alegria daqueles colorados indiscutíveis… acredite, mesmo vivendo acordado o pesadelo de ocupar a faixa do rebaixamento, ninguém, ou nenhum torcedor, torcedor colorado, pensaria em Segunda Divisão se não fosse unicamente para “zoar” quem nela já esteve por duas vezes, e só sabe falar em Mazembe, clube com mais títulos internacionais que o próprio que o menciona, o co-irmão do Sul. Aliás, depois que o co-irmão teve a infelicidade de sucumbir administrativamente e escorregar vertiginosamente para a Série B, nunca o Rio Grande do Sul, por inteiro, acompanhou jogo a jogo torcendo da maneira de sempre: metade +1 contra, e metade -1 a favor.

Conforme na inicial foi dito, o texto do “Conselheiro do Internacional” foi s.m.j., muito bem escrito. Agora vem o “mas”: de rara felicidade! Por que? Simples: Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido popularmente como Antônio Conselheiro, foi um beato, líder religioso e social brasileiro. Nasceu em Quixeramobim – Ceará. Faleceu em Canudos – Bahia, em 22 de setembro de 1897. Interessante. Não fosse o “conselho” equivocado talvez pudéssemos pensar em sabedoria, reencarnação pela coincidência da data… no ano de 2016, setembro, 22, um falso Conselheiro vem preconizar que a Nação Vermelho e Branco está cometendo o pecado capital da Soberba! Ilustre Conselheiro: Como diz nosso Blog, “Quero ser humilde, mas meu time não deixa”, a partir do momento em que nos legou o pódio de “Campeão de Tudo” (ver os títulos que compõem esta distinção – temos a camisa da humildade e custa barato para a grandeza da conquista). Agora, pergunto, porque nos furtar do orgulho de estar na Elite do Futebol Brasileiro durante cento e sete anos? Sabe-se muito bem, que tudo que sobe, desce. A História demonstra com fatos: Muralhas de Jericó caíram, menos uma torre com corda vermelha na Janela…, a queda da Bastilha, o Muro de Berlim veio abaixo, mas em pé continua a Muralha da China… assim, Senhor Conselheiro, não sei quantos nosso Inter possui. Nunca me interessou. Agora me interessa, agora estou muitíssimo interessado, no número de CONSELHEIROS que o nosso Inter possui, e exatamente aquele número de “conselheiros” que comungam dessa visão”. Com o risco de rebaixamento, por ser fantasma, é próprio dos Empreendedores. Agora, um Colorado, ocupante de um cargo efetivo, guindado por voto, e voto significa confiança, vir a público, em um veículo de projeção nacional, pregar, vaticinar um futuro sombrio, uma aceitação banal, vamos para a Segunda! Para vaticinar o interesse do Manto Sagrado na Segunda, desnecessário ser nem estar Conselheiro: basta trocar a camisa… Acima de tudo, sou obrigado a respeitar toda e qualquer opinião, inclusive e hoje principalmente a sua. E agora estou fazendo o mesmo pois estou expondo a minha, de torcedor amante apaixonado por este clube que acolheu todo aquele que lhe ofereceu amor, independente de credo, raça, gênero ou cor.

Qualquer um de nós, colorados convictos, não aceitamos a hipótese de deixarmos a Série A. É dessa maneira que olhamos para nosso Clube, nossa Bandeira, nosso Estádio, nossos Atletas.

Ah, nosso Hino. Nossos títulos, nossas conquistas. E não ter orgulho? Outra Série que não seja a Série A – a elite do Futebol Brasileiro, mesmo esmagado o orgulho nacional no 7 x1, continuamos os mesmos… Agora, colorados Conselheiros que emitem opinião da dimensão desta exposta como fratura, golpe baixo aquém da linha da cintura? Fico curioso. Será que este artigo foi lido, comentado, aprovado, unânime, em reuniões do Conselho? E o Presidente? Tomou conhecimento? Aprovou? Bateu palmas? Todos aprovaram? Bem, desconheço as entranhas do Clube, mas tenho o direito de lutar pelo seu melhor funcionamento. Agora, Senhor Conselheiro, a Sibéria é um lugar muito lindo, embora não combina comigo. Assisti alguns filmes e há um do Cineasta Akira Kurosawa – Dersu Uzala (A Águia das Estepes) – que revela a beleza da Sibéria. Prometo que caso saiamos da honra de pertencer a Série A em 2017, não abandonarei meu Inter. Agora, caso se concretize nossa permanência, e há de se concretizar, parece que a Copa de 2018 será realizada na Rússia, e conselheiros com essa visão deveriam desde já comprar suas passagens de ida, e deixar nosso Internacional com os que realmente acreditam na história do Clube. Ah! E não esquecer de levar a Bandeira e o Manto Vermelho porque “Saudade não mata, mas que judia, judia! ”

178031-004-ceb3f335

12 thoughts on “SIBÉRIA TE ESPERA, SENHOR CONSELHEIRO!

  1. Estar aqui junto com todos vocês no BAC, é abrir o coração e os olhos para aprender sempre muito mais.

    Obrigado por vossas crônicas maravilhosas, e agradeço a Deus por eu ser apenas um grão de areia.

    COLORADOS, HUMILDADE !!!

    Estou chegando mais uma vez devagarzinho para falar sobre o fantástico jogo de ontem INTERNACIONAL 2 x 1 de virada sobre o FLAMENGO, mas sei dos muitos baixos e poucos altos que passamos com o nosso time.

    Tomara que o campeonato que estava sendo complicado para nós até ontem, estanque o mico e a desconfiança do nosso time, para confirmar agora na reta final que realmente a vaca não irá se atolar lá no pro brejo do Humaitá.

    A realidade é que todos os times que já conheceram a 2ª divisão querem ver o INTERNACIONAL rebaixado, mas isto não vai acontecer caso os nossos jogadores COLORADOS, assimilarem muito bem o que aconteceu no jogo de ontem.

    Precisarão manter com humildade este padrão de atuação também nos próximos jogos, por que um time grande que tem uma torcida maravilhosa como o INTERNACIONAL, não pode sofrer tantas humilhações dos adversários.

    O ano ainda não acabou para nós, queremos mais TAÇAS e nada vai nos calar.

    Abs. Dorian Bueno – Google+,POA, 17.10.2016

  2. Marco Maringa, agradeço a atenção. Desconheço o Estatuto. Sempre entendi a existência de colorados notáveis e vigilantes para esse exercício. Sempre pisei no gramado da perfumaria. Infelizmente este “conselho” dado de público chamou-me a atenção a ponto de entender submissão colonial antes do exercício prático da luta pela liberdade. Não condiz com a tradição. Vem na contramão da História. Abraço!

  3. Jaldemir, gostei muito do teu texto, do conteúdo qualificado dele e dos comentários dos demais Colorados. Sabemos que os oportunistas aparecem em todas as ocasiões, mas quem os deixa aparecer, são aqueles que abrem o espaço para isso, se omitindo de suas responsabilidades. Discordar é importante e deve ser respeitado, desde que haja respeito nas duas partes. Gostaria de ter lido na íntegra o texto fonte para tua postagem. Não consigo admitir, que em uma hora tão crítica como essa, que ainda haja espaço para alguém dificultar ainda mais a luta do clube, dos atletas e da torcida para sair dessa situação, muito menos em seu Conselho. Na revolta que sinto, observando determinados comentários e posicionamentos contrários à grandeza de nosso Internacional, não maior apenas ao amor que sinto por esse clube, sua história e nossa torcida, prefiro, coerentemente, nesse momento crítico (parece que iniciamos a saída), não escrever o que gostaria de escrever.

    1. Ilustre Paupério, o texto do Jornalista é coerente com o sentimento que ele demonstrou. Embora tenha levantado que é tempo de luta e não de discórdias. Entretanto o recado maior oferecido é este: de nós colorados entendermos que por estar numa situação quase irreversível que, pelo nosso bem, devemos desde já falar em Serie B, em sua visão. Até aí tudo bem. Mas quando o escritor se declara Conselheiro, se essa hipótese não passa pela mente nem mesmo do maior colorado alienado, nos leva a pensar no que?Que nossas bases estruturais estão corrompidas? “Mens sana in corpore sano”!. Alguém está doente!Abraço!

  4. Parabéns Jaldemir, sem a menor dúvida para min foi o melhor texto que li nesse momento conturbado do nosso clube, se não chegou temos que fazer chegar até esse conselheiro e ao conselho do Internacional essas mensagem que não admitimos a entrega das armas antes da derrota total, que não há de nos atingir, abraço.

  5. Não adianta eleger outra direção, se mudanças importantes não forem feitas no Estatuto. Seria como trocar os ratos gordos do palácio pelos ratos magros da estepe.

    Medidas fáceis de implementar:

    1) Teto salarial para jogadores e comissão técnica;
    2) Folha salarial limitada a percentual da receita do ano anterior;
    3) Proibir antecipação de receitas.

    Qualquer desses itens podem ser realizados, desde que aprovado por antecedência de 30 dias pelo CD.

    A infringência dessas regras acarretará a cassação da diretoria e a automática exclusão dos quadros sociais, sem prejuízo das implicações legais.

    Ou seja, atos contrários ao estatuto deverão ser tratados como ilegais, fora dos poderes constituídos e outorgados aos diretores por ocasião da posse.

    Os sócios só deveriam votar em conselheiros favoráveis à essas regras.

  6. Jaldemir é bem isso mesmo! O que mais se encontra nos bastidores do Beira-rio são dirigentes e conselheiros corações de gelo, que só se preocupam com política e benefícios pessoais, usam o Inter para isso. O pior é ver no estádio torcedores também com essas mentalidade, mas como diria o Capitão Nascimento: “Nunca serão, jamais serão…”. O Inter é grande demais, eles não podem e nós não podemos deixar o Inter virar o balcão de negócios desses, tampouco deixaremos o Inter virar a televisão de alguns torcedores que só vão lá pra reclamar e ficar sentados.
    E quando vemos jogadores sem sangue em campo ou saindo da base colorada?? Nada mais são que o puro reflexo desses siberianos que estão infestando o Beira-rio.

    1. Fabiano, se assumimos um compromisso de defender as cores vermelho e branco do nosso Inter, devemos pelo menos tentar fazer da melhor forma. Continuo com dificuldade em aceitar a proposta oferecida de público. Não disponho da estrutura, acesso a informação, que o Conselheiro possui, seja como conselheiro ou proveniente da profissão que exerce e onde a exerce,no gigante da Mídia Gaúcha. Talvez o tempo possa concretizar o que não idealizamos oferecendo-lhe a certeza da Razão. Mas por enquanto o tempo tem sido muito bom porque nada está definido. Então, é hora de luta, e não de jogar a toalha pedindo promessa de não fugir do Estado, como se não fossemos suficientemente humildes para aceitar e compreender o final de uma era vitoriosa com o inicio de um novo ciclo de disputa. Quem como eu conheceu os anos áureos do co-irmão permaneceu de acordo com os “18 do Forte”: morremos mas não nos entregamos!

  7. Dorian: o que nos alimenta e nos mantêm vivos, é a crença de que quem já fez, novamente fará. Fases todos passamos para o nosso aprimoramento e com times, equipes clube de futebol não é diferente. Tudo se renova, até mesmo conselheiros. Principalmente aqueles que antes do último apito trazem uma filosofia na contramão de qualquer um que queira escrever uma bela História, que é sempre contada pelo lado vencedor.Abraço.

  8. Aquidaban, a questão que me chama a atenção, é pelo que representa a posição de Conselheiro. Ficaria muito feliz se qualquer conselheiro do nosso clube, fosse para uma coluna de jornal e falasse em nome de um grande grupo de conselheiros que a 10 rodadas ou mais do término do campeonato gritasse a pleno pulmões que a soberba e o orgulho não se confundem. Que estariam honrando o lugar que ocupam na estrutura organizacional do clube e cumprindo fielmente o papel que qualquer torcedor gostaria: de lutar até o fim pela permanência na Serie A. O Fantasma do Rebaixamento é comum a todas as equipes que disputam lugar na Elite do Futebol Brasileiro. Agora, comportar-se como peru de natal… não podemos jamais morrer de véspera.

  9. Aplausos para você, Jaldemir. Só fiquei sabendo da manifestação desse Conselheiro através deste post. É mesmo um absurdo que alguém fale em nome do Sport Club Internacional de maneira tão conformista. É verdade que ainda existe o risco, mas é muito mais verdade que a Torcida Colorada levará o INTER no colo, com raça, apoio incondicional, emoção e muita vibração até o momento em que o Clube do Povo estará matematicamente garantido na Série “A”. Que o medroso vá sozinho para a Sibéria. SC

  10. A Pedido: O COLORADO ESTÁ MAIS OTIMISTA !!!

    Bah Tchê, agora vai, o time com muita garra começou a grande virada ontem contra o FLAMENGO, saiu do Z4 através de uma virada histórica de time grande e venceu por 2×1, isto que importa no momento.

    O time do GRÊMIO que cuide, por que no próximo GRENAL, vamos lhe devorar dentro da ARENA.

    Para o orgulho da torcida COLORADA será com os mesmos jogadores que até o momento não conseguiram acumular vitórias, mas amanhã a coisa vai engrenar novamente.

    O tempo passou rapidamente, mesmo assim ainda acredito que eles vão fazer história dentro deste BRASILEIRÃO, e recuperar esta campanha para ter um final de ano mais feliz para nós todos.

    Mesmo sendo o único Gaúcho que levantou TAÇAS este ano, sabemos que não somos mais fortes candidatos ao título, nem iremos disputar a LBA pelo Brasileirão, mas quem sabe pela COPA do BRASIL estaremos lá representando o RGS.

    Ainda tem a possibilidade de ir para a Sul Americana, porque o nosso grupo é tão grande que podemos de repente formar um time com melhor desempenho, e não vai ter pra ninguém daqui para frente.

    O INTERNACIONAL é muito grande para morrer antecipadamente.

    Abs. Dorian Bueno – Google+, POA, 17.10.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.