Adeus, “Vesgo”! Adeus, invicto!

Mário Sérgio Pontes de Paiva, carioca, nascido no feriado de 7 de setembro de 1950, foi um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro e mundial. Meia-atacante, dono de uma habilidade ímpar, fruto de sua experiência no futebol de salão, era diferenciado pelo qualidade técnica. Sabia bater na bola como poucos, habilidoso, driblador, livrava-se de adversários facilmente independente do espaço e em situações complicadas era mestre no uso do calcanhar como recurso. “O Vesgo”, como era chamado pela sua famosa forma de jogar olhando para um lado e lançando a bola noutro, ficou conhecido também por ser um jogador polêmico devido a sua personalidade forte. Ainda no início da carreira nos anos 70, trocou as categorias de base do Fluminense pelo Flamengo onde foi promovido aos profissionais, porém, pouco jogou por ter um difícil relacionamento com o Dorival Knippel, técnico do Flamengo na época.

Mário passou por grandes clubes brasileiros antes de chegar ao Internacional em julho de 1979 aos 27 anos. Indicado por Falcão, chegava ao Beira-Rio com a seguinte frase: – Vim para ajudar. Foi importantíssimo para a conquista do terceiro título Brasileiro do colorado, vindo a se consagrar como um dos invictos jogadores vencedores do Brasileirão de 1979. Fez 61 jogos pelo Inter de 1979 a 1981, marcando 5 gols, dando passes para tantos outros. Além do campeonato brasileiro invicto, participou também da Libertadores de 1980, onde o grande time colorado por um detalhe não sagrou-se campeão ficando com o 2º lugar. Também foi campeão gaúcho em 1981. Mário ainda teve um segunda passagem pelo Inter em 1984, sagrando-se campeão gaúcho, Copa Kirin (realizada no Japão) e Torneio Heleno Nunes.

Exímio driblador, excelência no passe.

 

MS03
Mário Sérgio (o último a direita agachado), fez parte de um dos maiores times da história do Internacional e do futebol mundial.

 

Em 1984 voltou ao Inter para ser Campeão Gaúcho.

Encerrou a carreira no Bahia em 1987, na quinta rodada do Brasileirão. Após amargar os quatro primeiros jogos sem vitória no campeonato, Mário que era mantido entre os reservas (preterido pelo técnico Orlando Fantoni que o considerava fora do ritmo dos demais jogadores), entrou em campo com a camisa 10 e foi o destaque do primeiro tempo na vitória parcial de 1 x 0 sobre o Góias. Ao final do primeiro tempo no vestiário Mário Sérgio agradeceu a todos e anunciou naquele momento sua aposentadoria.

Grande jogador, logo que encerrou a carreira assumiu como técnico do Vitória-BA, cargo que ocupou em diversos clubes do Brasil, entre eles o próprio Internacional em 2009, quando assumiu um grupo famoso por ser “difícil de lidar”. Em 11 jogos como comandante do Internacional, Mário teve 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas e por muito pouco não foi campeão num campeonato decidido na última rodada. Campanha que levou o Inter ao vice-campeonato e a Libertadores 2010. Mário jamais teve qualquer problema com algum jogador do elenco colorado, ganhando inclusive a admiração do também polêmico na época Andres D’Alessandro.

MS04
Mário Sérgio em 2009 foi técnico por 11 jogos e classificou o Inter para a Libertadores 2010.

 

Dalesandro Abraca Mario Sergio Inter x gremio estadio Beira Rio partida valida pela 31 rodada do campeonato brasileiro de 2009 foto alexandre Lops
Mário Sérgio e D’Alesandro no Grenal vencido pelo Inter em 2009 por 1 x 0.

Mário que dividia seu trabalho por vezes como técnico e outras tantas no jornalismo esportivo, a partir de 2010 deu foco para carreira de comentarista e atualmente trabalhava nessa função para o canal Fox Sport.

Mário atualmente era integrante do time de comentaristas do canal Fox Sports.
Mário atualmente era integrante do time de comentaristas do canal Fox Sports.

 

Mario Sérgio não foi só um grande jogador, foi um grande personagem do futebol mundial, não só como jogador, técnico e comentarista, mas também grande ser humano, como seus próprios amigos fazem questão de exaltar. Vá em paz “Vesgo”, vá em paz invicto.

Mário Sérgio e seu amigo Falcão.

 

MS09

 

11 thoughts on “Adeus, “Vesgo”! Adeus, invicto!

  1. Lula, Mário Sérgio, Silvinho. Putz, teve uma época que a gente sempre arrumava uns pontas-esquerdas bons, melhor ótimos. Cada um com um estilo diferente, mas de muita qualidade. Grande Mário Sérgio, fez parte com destaque do único time campeão brasileiro invicto.

    Nossas preces a time Grande Mário Sérgio, o Vesgo!

    1. Verdade! Esses tipos de jogadores estão em extinção, muito devido aos rumos tomados nas bases dos clubes e comunidades, onde quase não existem mais campos de futebol ou quadras de futsal.

  2. Parabéns, Fabiano. Este jogador realmente foi um grande craque do futebol brasileiro. Vestiu as duas camisetas mais fortes do Sul do Brasil, de forma digna, sem manchar a sua trajetória profissional. Para quem o viu jogar, sentado nas sociais ou na geral, viu um profissional do maior quilate técnico. Este jogador, em extinção no futebol brasileiro, é um dos poucos que faz com que a Lua amada pelos boêmios sinta inveja da bola, amante deste guerreiro, tamanho era o carinho com que a tratava. A ele como craque, tem ao seu lado Carpegiani, Tostão, Dirceu Lopes, Rivelino, e outros da linhagem real do futebol. Abraço.

    1. Obrigado Jaldemir!

      Era muita competência (jogador, técnico e comentarista) num colorado só. Só temos a agradecer ao Mário e por toda sorte que tivemos desse grande jogador ter vestido a camisa colorada.

  3. Grande Mário Sérgio, o Vesgo, jogava muita bola. ele era escalado na ponta esquerda, mas fazia uma verdadeira oficina de criação na meia esquerda. Passes milimétricos, jogava fácil, tocava a bola rapidamente, ao estilo do fut-sal, de onde ele era originário e sabia o que fazia com a bola sempre. Fazia uma leitura perfeita do jogo em que estava e isso ajudava sobremaneira o time no momento de se armar para defender e atacar, pois sabia onde as peças chave do adversário estariam e tornava tudo difícil para eles conseguirem cortar nossas jogadas de ataque.

    Cansei de vê-lo jogar com o manto vermelho e sempre com ele, Falcão, Figueroa, CDuarte, Caçapava, Marinho e outros jogando, perguntávamos apena de quanto o Colorado iria ganhar. Era batata. Era ir ao Beira-rio e sair de lá amarradão com a vitória certa, não importava quem era o adversário.
    O tempo passou e Mário se transformou num bom treinador, pois tinha uma visão adiante dos da época e sabia avaliar se A ou B eram bons o não, ou úteis para o clube no esquema que ele propunha para a equipe jogar. Mas era pavio curto. Talvez isso limitou seus trabalhos Brasil afora.

    Em 2009 ele esteve aqui e fez um bom trabalho. Mas como não gostava de muita babação e não admitia que dissessem o que teria que fazer, ficou pouco tempo, cumpriu a missão de salvar o Inter e deixá-lo classificado para a LA2010 que acabou sendo ganha por nós. ( vejam o time que ele montou).
    Quando AFucks foi demitido, ele logo veio à minha cabeça para ocupar o lugar vago e tirar o Colorado da confusão em que estava se metendo. Não sei se ele não quis, ou ofereceram pouco para tirar ele da Fox momentaneamente, depois ele voltava. O fato é que seu amigo aceitou o convite e nem bem começou a trabalhar e já lhe puxaram o tapete. Para depois recolocar o estrupício maior na direção técnica do clube, CRoth.

    O silêncio do Mário sobre esta questão – de vir ou não treinar o time em crise – foi uma incógnita que ele levou junto com ele no acidente da Chape. E com ele ficará. A sucessão de erros e más decisões que esta e a última direção tomaram, fizeram o Inter chegar onde está, à beira do descenso. Agora é tarde para chorar o leite derramado. Não querer jogar a última rodada é de uma covardia sem precedentes. Querer apelar para o STJD e tirar os baianos na última hora é assinar o atestado de burrice e incompetência e passar vergonha no Brasil inteiro, que ri às nossas custas de não sermos humildes para aceitar nossa ruindade e nossa limitação como time de futebol para jogar na série A, mesmo com todo poder financeiro que temos. Eu pergunto: e vem gente do mesmo saco para disputa da eleição? É brincadeira…
    E ainda dependemos de resultados paralelos para, ganhando do Flu, se sair o jogo, fazer o que mais fizemos o ano todo, secar os adversários diretos ao rebaixamento. É muito triste e vergonhoso a que ponto deixaram chegar o nosso Inter.

    1. Gaude,

      O Mário seria o treinador sim, caso o Inter realmente quisesse, creio que a não escolha por ele foi mais um equívoco da direção atual, mais um erro. Tenho certeza que não estaríamos nessa situação se após o desligamento de Argel o cargo fosse confiado ao Mário.

  4. Lamentável a perda. Fugindo um pouco do assunto em pauta. Queria saber dos entendidos aqui no blog E SE O FIGUEIRENSE NÃO COMPARECER (como estão cogitando, lá em SC), NO JOGO CONTRA O SPORT, O TIME PERNAMBUCANO SERIA CONSIDERADO O VENCEDOR, CERTO??? ESSE RESULTADO REBAIXARIA O INTERNACIONAL, MESMO ELE VENCENDO O FLU NO RIO. PERGUNTO: NÃO É PASSIVEL DE ANULAÇÃO O CAMPEONATO???

    1. Vanderlei, ainda há muita especulação sobre o assunto. Fato é que a decisão final cabe a CBF, veremos. No momento convêm respeitarmos a dor que tantos familiares e amigos estão passando com a situação ocorrida.

  5. Olá AMIGO Fabiano !!!

    A PIRÂMIDE QUE VIVEMOS ATRAVÉS DO FUTEBOL !!!

    NASCER, CRESCER X VIVER, MORRER
    A GLÓRIA DA VITÓRIA x A LÁGRIMA DA DERROTA
    A CORNETA DA VITÓRIA x A FLAUTA DA DERROTA
    LIBERDADE DE EXPRESSÃO x MODERAÇÃO
    ESCRITOR COM GRIFFE x O ANÔNIMO
    BLOGUISTA LÚCIDO X BLOGUISTA BASTARDO
    USO DA RAZÃO x PAIXÃO
    FGF x CBF x CONMEBOL x UEFA x FIFA
    JOGADOR CRAQUE x O PERNA DE PAU
    CAMPEONATO GAÚCHO x COPA DO BRASIL
    CAMPEONATO BRASILEIRO x LIBERTADORES
    CHAMPIONS LEAGUE x OUTRAS COPAS
    CAMPEONATO MUNDIAL x RECOPA
    COPA AMÉRICA x OLIMPÍADAS
    ELIMINATÓRIA SUL AMERICANA x COPA DO MUNDO
    BEIRA – RIO x ARENA
    ANDRADE GUTIERREZ x OAS
    INTERNACIONAL x GRÊMIO
    GREMISTA x COLORADO
    DIRIGENTES x CONSELHEIROS
    TORCEDOR FIEL x SECADORES
    INVESTIDORES x PATROCINADORES
    TREINADORES x JOGADORES
    JUÍZES x BANDEIRINHAS
    IMPRENSA ESCRITA x IMPRENSA GRENAL
    TV x RÁDIO
    JORNAL x INTERNET
    VIDA X MORTE

    E CADA UM NO SEU RESPEITADO QUADRADO, AMÉM !!!

    Que sempre vença o melhor, mesmo com todas as diferenças de nossas escolhas para o caminho a seguir, nesta VIDA cheia de BANDIDOS E MOCINHOS.

    Abs. Dorian Bueno – Google +, POA 02.12.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.