BAC
Um Blog que tem memória
SEGUINDO NOSSA PROPOSTA seguimos republicando a seção ” há oito anos atrás”.
Vamos republicar nas quartas-feiras e nos domingos durante os meses de janeiro e fevereiro as postagens publicadas naquele período.
A maioria dos brasileiros idolatra e venera Ayrton Senna. Eu me incluo entre eles. Com o seu desaparecimento prematuro, muitas coisas se perderam. Inconscientemente, comecei a buscar uma nova referência positiva para remontar padrões e conceitos para a minha vida. Procurar nova energia para continuar transformando sonhos pessoais e coletivos em realidade. Jamais imaginaria que longínquos onze anos após Senna ter nos deixado, renasceria em uma partida de futebol no Gigante da Beira Rio, um sentimento ainda maior em meu coração: Fernandão!
Pensei ser um exagero, por certo. Mas sentimento é simplesmente isso. O momento era importante, mas talvez não suficiente para entender o que poderia estar acontecendo. Isso não ocorre todo dia, mas quando aparece é muito rápido. Rápido mesmo. Vou escrever uma frase que é tão verdadeira quanto dizer que o frio é gelado: “Fernandão é o maior de todos!”. Matriz quase sem cópia. Lembro de uma conversa pouco tempo antes da final no Japão. Ele disse: “André”, ele gosta de chamar as pessoas pelo nome, “vim para colocar teu time no topo do mundo”, garantiu. E assim, cumpriu.
Imaginem, eu frente a frente com o meu novo ídolo. Só que agora de carne e osso. Um cara que mantinha sentimentos idênticos aos meus. F9 é soberano a cada taça que levanta. Todas as vezes que isso sobrevir, minha visão ficará embaçada por lágrimas incontidas. Suas atitudes sempre demonstraram para mim e para minha família que ídolos se constroem com marca registrada. Misto de confiança, talento, dignidade e respeito. Você com a sua melena saltando-lhe a nuca, braços vivos dando diretriz a tudo que realiza revela a postura de um rei justo. Um grande guerreiro. No mundo das vaidades do futebol é um operário graduado.
Êta, goiano. Seu jeito concentrado e responsável na hora de decidir demonstra a seriedade que trata a sua vida e das pessoas que lhe cercam. Monta parcerias facilmente, doa seu precioso tempo para dividir momentos felizes com os amigos. Você conquistou a minha família. Entrou em nossos corações pedindo licença com sua peculiar elegância e educação. Proporcionou momentos inesquecíveis para todos nós. Revelou parte de sua identidade. Poucas pessoas sabem que você gosta de caturrita, por exemplo. Mas isso não é o mais importante, embora suficiente para traduzir grandes momentos experimentados de forma natural.
Não existe método para demonstrar emoções vividas, da presença, do encantamento. Não existe método para matar saudades, existem sim recursos que disfarçam o aperto do coração. Somos feitos de emoções. Basicamente, todos nós procuramos emoções. É apenas uma questão de encontrarmos a maneira com que devemos vivenciá-las.
Tenho convicção de que tu terias espaço no meu Internacional. Teu amor pelo clube, tua história, teu relacionamento com a nação Colorada te motivariam e tu voltarias a ser o nosso líder, o nosso capitão. Quem pensou um dia em te vaiar não sabe valorizar as glórias conquistadas, as taças erguidas pelas tuas mãos e não sabe, nem ao menos, valorizar um grande ídolo. Como já disseram, “a fila anda”, mas acredito que ainda haveria espaço para você nesta fila, seus passos firmes nos levariam novamente no caminho das vitórias e das grandes conquistas. Queiram ou não, você será eterno, único e quem não concordar que você poderia estar vestindo a camisa alvirrubra nos dias de hoje que me convença do contrário, pois se não, quem cala consente.
Por enquanto fica o meu muito obrigado por tudo e um até breve, amigo Fernandão!
Muito Bom dia Amigos Colorados !!!
O que mais me chama atenção neste resgate de crônicas do passado ” há oito anos atrás”, é que os comentaristas COLORADOS desta época parece que já partiram lá para o Céu.
Mesmo sendo um novato nesta Grande Família BAC, notei que muitos blogueiros desapareceram como o futebol do nosso querido INTERNACIONAL.
Abs. Dorian Bueno
Porque alguem nao pode vencer tambem em outro lugar?
Fernandão ja teve suas glorias, foi eternizado e sera sempre lembrado. Um dia ele votara como tecnico ou um gerente de futebol vencera e depois tbm seguira seu caminho assim é a vida. Sera sempre um dos nossos maiores idolos que ja pisou no Beira-rio.
Falcão. Figueiroa, Manga, Valdomiro, Carpegiane, Lula, Dario foram mas deixaram a sua marca na historia do nosso colorado
Andre, concordo em número e grau com o teu comentário sobre o maior idolo do SPORT CLUB INTERNACIONAL. Fiquei muito triste com o desfecho da volta dele ao Beira-Rio. Mas acredito que um dia isso mude e que a relacao INTER / FERNANDÃO volte a ser o que era. Um abraço a todos voces, que, assim como eu, sabem reconhecer o que foi e o que sempre vai significar aquele Goiano pra nós. Onde quer que esteja, sucesso Fernandão! Jamais o esqueceremos.
Nelson Roberto Frantz
Consul e Sócio do Campeao de Tudo em Columbus, Ohio – EUA
Oi Andre. Quando tu tiveres alguma coisa do nosso f9 coloca no site para nos ver,Eu tenho todos oa vidios que tu fez para ele o que eu mais amo e com a musica da tina thaner.Um abraço.
Neste mundo de tantas contrariedades e adversidades,me deparo com um sentimento explícito de amor de um homem por outro homem.Calma…antes que pensem bobagem vou logo dizendo que se trata do mais verdadeiro e puro sentimento de amizade e respeito que já vi até hoje.
Sabe André,eu me emociono com este teu carinho e amor pelo
Fernandão;porque hoje em dia o valor de uma amizade muitas vezes é contada pela posição social das pessoas,o que ela veste,o que ela calça,o que ela come;mas sabemos que os verdadeiros amigos são aqueles que mesmo quando nos calamos eles nos entendem,que mesmo na derrota eles nos fazem vencedores.Esta tua amizade pelo nosso” ídolo eterno” me faz crer que vale a pena a gente invistir nos verdadeiros amigos,aqueles que nos valorizam,aqueles que nos acolhem,aqueles que nos dão alegrias.Parabéns pelo belíssimo texto,e espero sim um dia ver o Fernandão com a vermelha nº9 de novo;e trazer de volta os momentos mágicos,as jogadas inesquecíveis e os belos gols.
André nunca deixe este sentimento de amor morrer,porque precisamos deste bálsamo para sobreviver,que Deus te abençoe amigo colorado!!!
Olá André. Adorei a matéria sobre nosso F9. Para mim Fernandão será nosso eterno capitão e acho que com ele, mesmo que não esteja jogando como antigamente, nosso Inter poderá ganhar a libertadores. André, sou de São Léo e fui ao Japão ajudar na conquista maior e quando alguém pergunta sobre qual a imagem que mais lembra, digo que, sem dúvida ´que é o momento em que o time entrou em campo, com Fernandão na frente. Ao ver o garbo com que o time entrou em campo, me emocionou muito, algo que não esquecerei. Gostaria muito de ver novamente nosso F9 como capitão, pois é o que falta ao nosso time.Não critico a direção, pois acho que ambas as partes, direção e Fernandão não souberam tratar o assunto com a calma devida. Eu continuo torcendo muito por Fernandão e sempre acesso o site do Goiás para acompanhar a atuação dele e sinto, cada vez mais que ele é um peixe fora d’agua no Goiás, que o lugar dele, a casa dele é o Beira-Rio para onde espero que retorne muito breve e encerre a carreira para, depois, continuar atuando dentro do clube. Ele não pode ficar afastado da torcida que tanto o ama. O comentário da Marlene me trouxe esperança.
MARLENE, seria com certeza um bom motivo paralotar o SALGADO FILHO.
Tomara que seja verdade…
Andre, oiiiiii!
Vai ser a maior gloria a volta do nosso F9 (Capitao do Mundo), inclusive conto com isso…pois o proprio Fernando Carvalho falou-me q esse ano F9 VOLTA! espero q seja ainda esse mes!!
MUITO SUCESSO PARA VC, PARABENS PELA MATERIA!!!
E u queria disser que nunca vou esqueser ele tanto,que eu olho todo o dia o site do Goias,Mas ele não esta sendo respeitando.. A unica coisa que eu queria ouvir e que …Fernandão esta voltando para a verdadeira casa dele e para a torcida que mais o ama e respeita.
O Fernandao eh disparado o maior jogador da historia do Inter. Infelizmente, esse reconhecimento vai demorar a ocorrer, especialmente por causao do ego de alguns dirigentes do clube. Espero que nao chegue tarde demais. Parabens, Andre!
Eu concordo plenamente com o que o André Bier escreveu…Num Brasil carente de ídolos, tinhamos nós colorados um grande…Fernandão. Eu torço por ele, procuro acompanhar sua trajetória, mas sinto aquela, digamos, revolta com a falta de consideração e bom senso da direção colorada quanto ao tratamento, ou não tratamento, melhor dizendo, dispensado ao Fernandão…por tudo o que ele, juntamente com seus companheiros de clube, cito jogadores como o Iarley ( mandado embora, agora no Corinthians) e o grande Clemer, que teve um final digno como atleta do clube. Ele TINHA E TEM lugar no time do Inter, na minha modesta opinião, jogava certamente e o que me faz pensar…iria fazer a diferença como sempre fez !!!
Fernandão Eterno camisa 9 e capitão Colorado !!! Se eu hoje sou Campeão do Mundo – FIFA, tu és um dos culpados Fernandão !!! Obrigado.
Sou Gremista, mas não sou louco!!
Tenho no André Bier um grande amigo, um verdadeiro irmão.
Lembro-me do dia que ele emocionado me contou que faria uma festa para o FERNANDÃO em São Leopoldo, e me convidou para a festa mesmo sabendo que eu sou gremista, mas sei que o carinho que ele tem por mim e eu por ele é maior que qualquer time de futebol e queria compartilhar comigo a sua alegria.
Eu fui e provavelmente era único GREMISTA no meio de uma festa lotada de COLORADOS ilustres, foi ali que conheci o F9
Instantaneamente surgiu uma grande admiração pelo ser humano F9 mais que um atleta uma pessoa que cumprimentou um a um, abraçou TODOS que ali estavam, o cara me conquistou.
Grande abraço ao FERNANDÃO e um maior ainda a você ANDRÉ
Oi André,
Parabéns matéria.
“Há no mundo uma linguagem que todos compreendem: é a linguagem do
entusiasmo, das coisas feitas com amor e com vontade, em procurar aquilo
que se deseja ou no que se crê.” [ Paulo Coelho ]
Um abraço e uma linda manhã de sexta-feira
Vanderlañ Vasconsèllos
Sabe ANDRÉ, ouço tanto um amigo (NOLCI) que temos em comum falar de ti, que penso já te conhecer. Até já imaginar que jantamos juntos ou tomamos um choppinho juntos em alguma roda de amigos de bar, em um final de tarde qualquer em PoA. Mas sabemos que isso nunca aconteceu,mas poderá acontecer. E eu espero que aconteça!
Essa admiração tua e de tua familia pelo FERNANDÃO é algo que acontece em pelos menos metade dos lares do nosso Rio Grande. Penso que ainda há tem po para que o buscamos e lotamos o Aeroporto Salgado Filho. É o único jogador que poderá lotar as dependencias daquele Aeroporto. Temos falta de um grande lider, e ele é o “CARA”. Nâo importa se ele não está mais jogando oque jogou em 2006. Mas ele é a liderança que nos falta dentro e fora do campo. Com ele estamos garantidos na final da Libertadores; ai buscamos o Sóbis eestamos garantidos em DUBAI, Yokohama ou PAnambi, quer onde seja o Campeonato Mundial Interclubes-FIFA.
Como voce mesmocolocou é uma matriz, quase sem cópias. Pois busquemos essa matriz, e ele cresce quando veste aquele manto.
Eu quero o FERNANDÃO ao lado do FALCÃO comandando o nosso clube no futuro, mas quero o FERNADÃO agora, hoje no nosso time para conquistaro BI da Libertadores.
Um grande abraço e
saudações coloradas.
Que coisa importante essa relação construida entre o nosso maior ídolo e vc André. Tens meu respeito. Gostaria de ver F9 novamente com a vermelhinha.
Quem teve a honra de ver o Fernandão jogar futebol, principalmente pelo INTERNACIONAL, jamais esquecerá o que é ver a glória, ver a vitória sempre próxima ao seu time. Este cara chegou com humildade e foi conquistando a todos nós, pela dedicação ao time, pela contribuição que dava para o grupo, pela postura junto aos adversários e aos juízes. Era respeitado pelos inimigos e idolatrado pelos seus torcedores.
Agora, quem teve a oportunidade, a honra de conhecer o cidadão Fernandão, dificilmente encontrará outro igual. Um vencedor. O maior levantador de taças do Beira-Rio. Uma pessoa que jamais negou-se a dar um autógrafo ao mais simples torcedor Colorado. Jamais negou-se a tirar uma foto, e sempre com um sorriso amigo no rosto. Em eventos, era capaz de ficar horas até cumprimentar a todos, dar autógrafos….
Eu fui feliz pois pude presenciar a tudo isto.
Estive no Japão, estive em Dubai, estive no Beira-rio, estive em estados do interior……e o Fernandão sempre me reconheceu, e até chamava-me pelo nome. Logo eu, um simples torcedor Colorado.
Devo a ele, por uma piscada de olhos, ter encantado a minha filhinha, então com 8 anos, e que tornou-se Colorada por causa dele. Serei eternamente agradecido por este presente que ele me deu.
Fernandão não está mais no INTERNACIONAL. Mas a minha confiança é a de que ele será sempre Colorado. Espero, um dia, vê-lo adentrar o Beira-Rio, seja para um jogo de despedida, seja para um jogo beneficente……ou até num cargo em nosso clube.
Vibrarei muito quando isto acontecer.
Até lá, continuarei a torcer por ele. Seja qual for a camisa que vista (exceto 1 maldita), vibrarei com os seus gols, com as suas jogadas.
Muito obrigado, meu amigo e ídolo Fernandão.