Simplesmente, ser Colorado

Nesses momentos mais difíceis, o torcedor que gosta de escrever e dividir o que sente, não consegue abafar seus pensamentos e procura de alguma maneira externar mensagens de confiança e otimismo, mesmo quando, muitas vezes, a realidade teima em mostrar o contrário. Muitas vezes, vendo a torcida Colorada no Beira-Rio ou se manifestando nas redes sociais, por esse mundo afora, fico pensando qual a razão das pessoas se identificarem tanto com um clube de futebol. É muito difícil encontrar as razões que levam essas pessoas a entregar parte de sua felicidade aos resultados de um clube, por maior que seja.

O que mais espanta, sem bairrismo, sem fanatismo ou estar criando fantasias, é perceber que esse sentimento Colorado é mantido intacto, atualizado e ainda consegue angariar novos torcedores ou simpatizantes fora do Rio Grande do Sul e do Brasil, principalmente quando a população esportista brasileira é bombardeada, dia e noite, por manchetes e notícias nos meios de comunicação, somente com informações sobre clubes de Rio e São Paulo, como se só houvesse esses clubes cariocas e paulistas nesse País. Na atualidade se fala tanto em igualdade de oportunidades e, no futebol brasileiro, se percebe exatamente o contrário, pois, logicamente devido a grande exposição desses clubes na mídia, há uma evidente concentração de investimentos, pelo seu alto retorno, deixando escassos espaços para os demais.

A intensidade da paixão de um torcedor Colorado ao Internacional é dificilmente explicável e de difícil entendimento. Com certeza absoluta, não se trata de um fanatismo, pois a escolha de ser torcedor do Internacional é livre, desinteressada e saudável. Por mais que se tente encontrar justificativas para tanta admiração e lealdade, não se encontra as palavras adequadas que possam externar com realidade esse sentimento. Acredito que só quem é Colorado, entende o que é ser Colorado. Parece-me ser um sentimento que só cada um poderá explicar, pois é  único, extremamente pessoal e se projeta numa simbiose coletiva.

Muitas vezes tento encontrar alguma explicação para o sentimento Colorado, conversando com alguns amigos. Na grande maioria das vezes, as respostas demoram um pouco a aparecer e demonstram um vazio de conteúdo lógico inexplicável. A verdade é que não se encontram justificativas para uma paixão e dedicação tão pura, livre e desinteressada a um clube, pois, para eles, simplesmente são Colorados e isso lhes basta.

Acredito que esse amor e essa sinergia são criadas devido à miscigenação da torcida Colorada, a igualdade existente, a pureza de sentimentos, na aversão a descriminalização e a crença de todos na necessidade de união para dividir momentos de alegrias e tristezas. O jogo do Internacional, nada mais é, do que um momento escolhido, para criar oportunidades de compartilhamento de emoções, possibilidades de abrir o coração, de dividir espaços e de extravasar sentimentos muitas vezes reprimidos, sem medo do ridículo ou de serem reprovados. Nenhum torcedor sai de casa com familiares ou amigos para enfrentar inimigos, mas sim torcer e vibrar para a equipe do Internacional vença o seu adversário no campo de futebol e, por essa razão, todas as formas de violência não fazem parte das mentes Coloradas e são, prontamente, reprimidas e condenadas.

Em nenhuma ocasião, até mesmo quando os resultados são negativos, se percebe a manutenção de sentimentos de rancor, desespero ou raiva. Nas vitórias e conquistas não há manifestações de soberba ou arrogância em um Colorado, apenas o orgulho sadio de ter um dia escolhido ser torcedor do Internacional e em um jogo ter o sabor de uma vitória ou a tristeza por uma derrota.  Cada torcedor parece incorporar um jogador e sente como se ele é quem estivesse em campo.  A união se alicerça na história do clube, na sua grandeza, nas suas conquistas, nos seus grandes heróis, na admiração pela construção do Complexo do Beira-Rio e pela inigualável torcida Colorada. O que chama a atenção é que não se percebe no pensamento ou nas ações dos Colorados, o interesse na existência ou na realidade de outros clubes, a não ser o distante e devido respeito aos seus torcedores, mesmo que não tenham sido felizes em suas escolhas.

É fácil perceber que para um torcedor Colorado, vencer é importante, mas muito mais importante ainda é como a vitória foi alcançada. Trata-se de um torcedor diferenciado que quer ver seu clube ser vencedor pela qualidade do trabalho feito, pelo empenho da equipe colocada em campo, pelo respeito à integridade física dos adversários e pela lisura nas disputas, nunca deixando de reconhecer o mérito de outros nas derrotas.

Muitas vezes presenciamos posicionamentos tentando minimizar a importância de um clube com a grandeza do Internacional, ignorando a verdade e buscando, na imaginação fértil, criar a imagem de um clube e de uma torcida que não existem. Exceções existem, em qualquer coletividade. Perdem tempo, deveriam saber que laços sadios de amor e fidelidade a um clube não se desfazem com palavras, pelo contrário, se tornam eternos e são insubstituíveis. O torcedor Colorado é fiel e solidário e, a despeito de opiniões contrárias, sabe que os momentos difíceis não permanecem por muito tempo e que logo serão superados.

O torcedor Colorado tem peculiaridades, se trata de um “técnico excepcional”, um eterno inconformado à busca da melhoria contínua, pois sabe sempre a melhor escalação, a melhor maneira de jogar, quais jogadores devem ser contratados, os melhores titulares e quais devem ser substituídos e a que momento. Mesmo desconhecendo  as pessoas que comandam o clube, mesmo desconhecendo o dia-a-dia do clube, mesmo quando ofendidos em opiniões contrárias às suas, sendo chamados até de trouxas por acreditar na superação das dificuldades, continuam respeitando os demais torcedores e a instituição, pois acreditam que podem opinar sobre resultados de trabalhos e não sobre as  pessoas que o fazem. Dentro de sua realidade, considera normal criticar construtivamente a gestão, o comando técnico, a violência dos adversários e considera a arbitragem sempre desfavorável ao Internacional, mas não admite que a imprensa ou torcedores de outros clubes emitam, muitas vezes, as mesmas opiniões.

Afinal, para concluir, nada excepcional, mas só quem sente esse pulsar único do Beira-Rio, entende o que é ser, simplesmente, um Colorado.

 

6 thoughts on “Simplesmente, ser Colorado

  1. Prezado Pauperio, que texto rapaz! Conseguistes exprimir bem o que é ser colorado, a tomada de decisão para ser torcedor do Inter, as vicissitudes, o envolvimento total na vida de quem se torna Colorado, parabéns!

    Ontem vimos um outro Inter em campo, apesar do Paulão continuar no time e fazendo das suas, normal. Entretanto, conseguiu melhorar. Pena o D’ale ter sido substituído tão cedo. Queria ter visto esta formação atuando mais tempo.
    A nota alta da noite foi Ortiz que, pelo que mostrou, se capacita a formar a dupla de zaga com o argentino Victor Cuesta agora conosco, enfim uma modificação para melhor. A saída do Bob também cristaliza que RDourado e Charles se firmam na volância titular da equipe.
    Outra notícia boa foi a confirmação da saída do Anderson para jogar no Coxa. Bah, nos livramos de duas nabas num dia só.

    Voltando ao jogo, descontando a fraqueza do adversário (nem tão ruim assim), o gol tomado por nós, escancarou o nosso maior problema na defesa: os adversários pulam para o cabeceio sozinhos, aí fica fácil marcar gol pelo alto, como aconteceu ontem de novo, ninguém pula junto. Quando for Paulão, já vai tarde amigo. Desocupa a moita.

    Brenner está cada dia que passa se soltando mais e prova que os gols serão uma constante para o Inter quando ele estiver em campo. Finalmente temos um batedor de penaltis confiável. D’Ale pode se aposentar tranquilo, que seu posto de batedor oficial, está sendo bem substituído.
    Carlos também mostrou oportunismo e finalização mortal ontem, poderá ser útil, se bem utilizado.
    Carlinhos parece estar mais calmo e começa a render mais.

    Não foi nada emocionante, mas foi uma melhora comparando com o jogo de domingo e conseguimos golear, apesar de termos tomado um gol que se tivéssemos um xerife na área, não teria acontecido.
    Torcendo pelos reservas hoje à noite e escancarando mais um ingrediente da esculhambação que o calendário do futebol brasileiro, dois jogos em 24horas. É brincadeira ou querem mais?
    Grande abraço e vamo Inter!!!

  2. Parabéns Pauperio, belo texto. E assim vamos nós tentando como um VIDENTE adivinhar onde o clube irá parar com essa MÁ FASE. hOJE Á NOITE NOVAMENTE COM O SÉTIMO TIME DIFERENTE iremos jogar ontra mais um adversário do brasileirão; Quero deixar claro aqui que primeira lia e copa do brasil não me interessam, até pq nessa fase que andamos não temos bala na agulha pra ganhar nenhum desses campeonatos, até se eu fosse dirigente jogaria a primeira liga com time sub vinte tres, pois não leva a nada vencer ela, MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO É A SÉRIE B, e estamos a um mes e meio do inicio da competição mais importante do internacional e estamos jogando essa nhaca toda, pois não Venham me dizer como dizem os grezembinos que cada competição os jogadores jogam com a motivação diferente, ORA EMPATAR OU PERDER PRA TIMES TÉCNICAMENTE E FINANCEIRAMENTES BEM INFERIORES NÃO TEM JUSTIFICATIVAS.

    1. Vanderlei, obrigado, também penso como você. Essa primeira liga é uma furada, uma perda de tempo e nosso Internacional não ganha nada de bom ao participar. Tenho acompanhado alguns jogos do campeonato paulista e os times que irão disputar a Série B são bem superiores a esses que nosso time tem enfrentado e as preocupações só aumentam. Até agora não vi nada de melhor em nosso Internacional do que a mesmice que vi no fracasso do ano passado, uma tristeza. Essa escalação com o Paulão e o Ernando jogando em posições invertidas parece provocação, pois, desculpe, é uma insistência pouco inteligente e pode gerar problemas maiores ainda, inclusive comprometendo a permanência desse comando técnico. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.