Acredito que a grande maioria da torcida Colorada espera que a verdade venha à tona nesse julgamento do Tribunal Arbitral do Esporte, TAS (Tribunal Arbitral du Sport) ou CAS (Court of Arbitration for Sport), com sede em Lausanne, na Suíça, que tem como objetivo principal ser um tribunal internacional independente que regulamenta disputas relativas a esportes.
As questões tratadas no Tribunal Arbitral do Esporte se referem a disputas entre partes que não estejam no mesmo país, como os comitês olímpicos, federações esportivas, clubes e atletas. Os casos mais comuns são disputas relativas a transferências internacionais de jogadores de futebol e os casos de doping.
Esse preâmbulo é somente para evidenciar as razões que levaram o nosso Sport Club Internacional a recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte a questão da utilização de um jogador em uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de 2016, onde houve uma transferência considerada nacional, quando o entendimento era internacional e a tramitação da documentação envolvida não seguiu as orientações específicas. Caso isso seja verdadeiro, a utilização do jogador se deu de forma irregular e por essa razão, o clube está sujeito às punições previstas no regulamento da competição.
A questão colocada dentro do cenário nacional demonstrou uma série de controvérsias, fatos inexplicáveis e até mesmo ofensas à honra e a dignidade do Sport Club Internacional, da torcida Colorada e do povo gaúcho. Quando coloco povo gaúcho, podem pensar em exagero, mas o Internacional foi e é considerado um clube gaúcho e assim foi tratada essa questão em todo o território nacional. O que é de estranhar é o posicionamento da entidade responsável pelo futebol no Rio Grande do Sul que se manteve e se mantém omissa a tudo que está ocorrendo, quando deveria estar aliada na luta da defesa dos interesses legais de um afiliado.
Só para recordar, dignidade é uma virtude, uma qualidade de quem é honrado, que procede com decência e com honestidade. Quando alguém afirma publicamente que um clube faz trapaça, que é manipulador e que pratica ações fraudulentas, está atacando, ultrajando, a sua dignidade e isso, se justiça não comprovado, é caracterizado por danos morais e cabíveis de uma reparação do acusador.
Não é possível imaginar que algum torcedor Colorado, em qualquer canto do mundo, esteja mais preocupado com a queda à 2ª Divisão do que com a defesa da honra, da dignidade e da credibilidade do Sport Club Internacional.
Respeitem essa luta Colorada, pois ela defende a honestidade, a verdade e a lisura do futebol brasileiro, de forma a não permitir que irresponsáveis fiquem impunes depois da tentativa de manchar uma história linda e brilhante de um clube criado pela gente humilde do Estado do Rio Grande do Sul. Gente que sempre se portou com dignidade e superou todas as dificuldades criadas pela discriminação e pelo preconceito para fazer a sua história e não merece ser desrespeitada nessa hora.
Não se trata somente de descer ou não à Serie B, se o time era bom ou ruim, porque se o regulamento do Campeonato Brasileiro da Série A fosse observado por todos os clubes e resguardado pela entidade maior no Brasil, a equipe envolvida na irregularidade deveria perder os pontos conquistados (como previsto). Isso me parece inquestionável, caso contrário, não precisaria haver regulamentos, regras e punições a serem observadas, quando necessárias. Não tenho conhecimento ou informações suficientes para julgar ninguém, só quero conhecer a verdade. O que está em jogo nesse momento, nesse julgamento no Tribunal Arbitral do Esporte, é a integridade da história de um clube da grandeza de nossa Internacional e o respeito à paixão de uma torcida maravilhosa, que foram “avacalhados”, vilipendiados, no Brasil inteiro, com acusações muito sérias à postura do clube, e isso é imperdoável. Não se trata de arrogância, é orgulho puro pela luta de quem criou o Sport Club Internacional, de quem o honrou e honra por todos esses anos de existência e em defesa da paixão inquestionável de uma maravilhosa torcida que sempre depositou sobre esse clube seus maiores sonhos de conquista e felicidade.
Acredito e espero que nosso Internacional vá às últimas consequências para apurar a verdade e exigir, se comprovadas a má fé, a punição exemplar dos responsáveis, pois nesse momento não interessa onde e de que lado está à verdade. Caso isso não aconteça, o clube estará assumindo uma postura indevida, irresponsável e estará aceitando uma desmoralização inaceitável. Mesmo que se perceba a tentativa ou se faça alguma “manobra” para “ajeitar” as coisas, não acredito que a gestão atual, o Departamento Jurídico de nosso Internacional ou a torcida Colorada deixará “barato” e não buscará a reparação devida dos responsáveis por esse ultrajante ataque à dignidade do clube e que também atinge a honra e a honestidade do povo gaúcho do Rio Grande do Sul. Sinceramente, o resto, jogar na Série A ou na B é secundário, não merece maior atenção, pois, nesse momento, nada é mais importante que a justiça e a verdade.
E aí Povo Colorado? Só vim aqui avisar que a competente e corajosa repórter da ESPN Gabriela Moreira escreveu um post hoje sobre o caso VR. Vale a pena dar uma conferida. Antecipo que a OAB RS entrou na parada a nosso favor.
Bike boy Colorado, é verdade, quando mais gente entrar nessa jogada, mais cedo teremos a verdade e a identificação dos desonestos.
Alem do post li todos os comentarios. Me parece que todos estão vorretos. E principalmente tuas palavras, Pauperio, me enchem de orgulho. Queremos apenas o restabelecimento da verdade, em nome da honra e de uma historia. Mas num pais onde não cumprir a lei, ou midifica la para justificar atos q exatamente mudam a historia teceita passou a ser comum na condução do país, é claro, q agur de forma escrita se espalharia por todos os setores. É só isso q estamos vendo…
Obrigado, Adriana. Essa luta é de todos os Colorados, de quem ama o nosso Internacional e o Povo Gaúcho e de quem ama a honestidade, a justiça e o esporte. Esse País precisa que gente como a gente participe mais e mostre seu descontentamento com a desonestidade, pois só assim vejo possibilidade de mudanças importantes.
Boa noite Amigo Paupério e d+ Colorados!!!
Pego carona no seu título ” uma questão de honra” que vencer o Corinthians neste momento será uma dádiva.
A manchete depois será a seguinte: Time da série A protegido da CBF é eliminado por um grande clube da série B.
Desejo d+ ver isto acontecer.
Abs. Dorian Bueno
Dorian, que bom ver novamente um comentário seu. Tomara e que Deus nos ouça e que essa vitória lá e aqui possa lavar a alma Colorada.
Pauperio, como num jogo de tabuleiro, achei que a sorte havia nos abandonado, mas pelo visto, conseguimos dar a volta por cima, não só com sorte, mas principalmente com boa estratégia, espero a vitória nessa causa, mas reforço, isso não deixa de ser um jogo e o adversário (CBF) é de má índole, então temos de estar ligados, sem dar as costas, para que o jogo não vire novamente contra nós.
Abraço!
Fabiano, o verdadeiro gaúcho, principalmente nós Colorados, damos um boi para não entrar na briga, mas uma boiada para não sair. Essa luta vai ser muito difícil, lutar contra os poderosos é difícil, mas há uma luz no fim do túnel.
Bom, pessoal, pelo que sei, vamos enfrentar o Corinthians pela Copa do Brasil, com segundo jogo lá em São Paulo.
Parada duríssima! Não lembro da última vez que vencemos os gambás. Mas já faz tempo! Eles viraram nossos férreos inimigos depois daquele malfadado DVD do Fernando Carvalho. Uma idiotice sem tamanho, que só prejudicou a imagem do Inter.
Se o Colorado não fizer escore no primeiro jogo, no Beira Rio. dificilmente segura a peteca em SP.
Abraços a pessoal do blog!
José, com disse na resposta ao comentário do Dorian, Deus queira que consigamos derrota-los aqui e lá. Sinceramente, acredito que a hora da verdade está chegando e essa disputa por vaga será uma excelente oportunidade para recolocar as coisas em seu devido lugar.
Paupério, perfeito. O que me preocupa, conforme já me manifestei aqui várias vezes, que esta é uma luta inglória. Primeiro e mais crítico, o Inter vai lidar com gente da pior espécie possível na CBF, pessoal capaz de fazer qualquer coisa para se safar (vide seu presidente que não viaja porque será preso) e ainda mais para prejudicar quem se arvora contra eles. Veja que eles já estão introduzindo mudanças no processo de inscrição de atleta exatamente para tornar legal casos como o do Victor Ramos. Segundo, quase a totalidade da imprensa nacional, inclusive no RS, é contra o Inter jogar a Série A. O Inter produziu muitos antipatizantes em nível nacional nos últimos anos devido às desastrosas atuações de sua Direção, a começar por aquela patacoada do FC com o tal de DVD contra o Corinthians, sem pensar nas consequências no médio e longo prazos. O pessoal da imprensa gaúcha torcedora do grêmio faz um esforço grande para igualar o Inter ao grêmio e o primeiro passo é este do Inter jogar a Série B. Raros são aqueles que acham um direito o clube buscar seus direitos. Por último a FIFA, que apesar de ter mudado muito, ainda está cheia de gente de conduta duvidosa, logo, qualquer cartola da CBF pode interferir em posições internacionais para prejudicar o Inter.
Então, vamos supor que o Inter ganhe esta luta. Já há indícios que podem incluir mais 2 clubes no série A para satisfazer todos, mantendo o Vitória e levando Inter e Figueirense de volta. O Inter não tem time que nos assegure no Série A para 2018 e segundo, haverá uma campanha em nível nacional para prejudicar o Inter, desde os bastidores da CBF até os setores de imprensa.
Por isso, eu, sou favorável ao Inter processar a CBF apenas para se retratar quanto a acusação de falsificação de documentos, obrigando-os a vir a público se desculpar por isso e indenizar financeiramente o clube. Mas, o Inter tem que jogar a Série B, porque perdeu isso em campo e não foi culpa do Vitória, tampouco do Victor Ramos. Eu sei que, na medida em que a CBF reconhecer o erro ficará implícito a razão legal do que o Inter está alegando. Por isso e pelas razões supracitadas, não acredito em um bom desfecho deste caso para o Inter. Pelo contrário, até porque o Inter vai ter outro imbróglio para resolver com a Globo sobre aquele maldito contrato com o EI para 2019-2020 no canal fechado.
Santos, desculpe, nessa questão não está em jogo a disputa da Série A ou B, mesmo que possa resultar nisso. A honra de nosso Internacional, de sua história e de sua torcida precisa, exige, que o Internacional vá até as últimas consequências procurando esclarecer a verdade e tomando todas as medidas legais e esportivas cabíveis.
Estou alinhado…apenas precisamos ficar preparados para os efeitos colaterais disso, uma vez que não estamos tratando com instituições confiáveis sob qualquer prisma que utilizemos. Lembro do Santos há algumas décadas, quando se rebelou contra a CBF e passou décadas em uma secura de títulos, uma verdade carestia, até ajoelhar no milho de novo…está certo isso? não, claro que não…Portanto, precisamos estar preparados para tudo….de resto, eu faria o mesmo como Presidente do Inter, mas sem deixar de costurar todas as pontas do problema…
Alô você Pauperio!
É bem verdade que nesses grandes embates, via de regra, aparece o “objeto misterioso” e muda o rumo das coisas. O descrédito no STJD, CBF & CIA me inclina a crer que a razão está na Pe Cacique. O que efetivamente eu gostaria, era ver INTER seguir em frente com seu propósito de”limpar a honra” como dizes. Independente do resultado. Julgado o mérito vamos aos danos causados pelas palavras soltas ao vento, os morais e até os pecuniários.
Assim que eu gostaria de ver.
Coloradamente,
Melo
Melo, como já coloquei em respostas a comentários anteriores, nessa questão não está em jogo a disputa da Série A ou B, mesmo que possa resultar nisso. A honra de nosso Internacional, de sua história e de sua torcida precisa, exige, que o Internacional vá até as últimas consequências procurando esclarecer a verdade e tomando todas as medidas legais e esportivas cabíveis.
Bom dia Paupério. Perfeito seu comentário. Irretocável. Não deixou pedra sobre pedra!
Bike boy Colorado, muito obrigado. É muito importante ver que existe consenso entre nós torcedores Colorados.
Além de livra o Internacional, será um duro golpe na mafia que é a dona CBF, como vc disse pra que regulamento se não precisa ser cumprido, e olhe que deve ter muito, mas muita maracutaia nessa CBF. Pelo futebol; SIM deveríamos ter caído como caimos, pois não sai da minha lembraça aquelas tres partidas no Brio que se ganhassemos duas das tres jogando contra times medianos não estaríamos nessa pendenga, E OUTRA, TODOS OS CLUBES DEVERIAM PROTESTAR CONTRA A IRREGULARIDADE, mas……
Vanderlei, você está certo, no futebol o nosso Internacional mereceu cair, mas nessa questão não está em jogo a disputa da Série A ou B, mesmo que possa resultar nisso. A honra de nosso Internacional, de sua história e de sua torcida precisa, exige, que o Internacional vá até as últimas consequências procurando esclarecer a verdade e tomando todas as medidas legais e esportivas cabíveis