HORS CONCOURS NO FUTEBOL GAÚCHO

Nessa semana que estamos vivendo à espera do início dos jogos decisivos contra o Novo Hamburgo, nessa improvável decisão apregoada pelos meios de comunicação, para saber quem será o Campeão Gaúcho de 2017, lembrei-me de jogos que assisti em Novo Hamburgo, no Estádio Santa Rosa, na época contra o Floriano e, nas proximidades, também no Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, no Estádio Cristo Rei, jogos contra o Aimoré. Sempre foram jogos difíceis e alguns de tristes lembranças…

Assistindo os jogos do Novo Hamburgo em 2017 e vendo sua classificação no atual campeonato, é evidente que se trata de uma equipe qualificada e que está jogando excelente futebol. Tem plenas condições de fazer frente ao Internacional e tem também grandes chances de se tornar campeão gaúcho ou encerrar essa participação brilhante que deve estar orgulhando a todos os torcedores anilados. Com certeza terão, a seu favor, um grande apoio, principalmente da torcida do clube que eliminaram e que considerava prioritária essa conquista.

O Internacional agora parece ter finalmente chegado ao grupo que vai representar o clube Colorado no Campeonato Brasileiro, Série B, em 2017 e se percebe que o futebol do time Colorado vem se consolidando lentamente. Aparentemente o treinador chegou ao time titular, nesse momento mais qualificado que o anterior, principalmente devido a ação da atual gestão que contratou um grande número de jogadores (13), praticamente dando condições para formar um novo e bom time. Agora só a repetição de jogos e de treinamentos irão proporcionar o padrão de jogo e o entrosamento desejado e necessário. Repetindo algumas das últimas apresentações (menos a última) e com  todo o cuidado necessário frente a um adversário difícil, poderá se tornar, novamente, heptacampeão gaúcho.

Acreditando que a grande recuperação está bem encaminhada e para deleite da torcida Colorada, o Internacional pode confirmar sua inegável hegemonia no futebol gaúcho. Cabe somente aos demais clubes, principalmente aos “eternos secadores de plantão” do tradicional adversário na Capital, em vez de ficar “secando”, buscar uma qualificação maior, não ficar desmerecendo méritos de adversários vencedores e se preparar melhor para 2018. Fico sempre em dúvida, não consigo entender como um “imortal” morre tantas vezes… Permanecendo essa tendência na competição regional acredito que seja melhor, principalmente para tornar mais competitivo e criar mais oportunidades ao tradicional adversário, a FGF tornar o Internacional “hors concours” no futebol gaúcho.

Por se tratar de dois jogos difíceis e decisivos, acreditamos  que sejam colocados na arbitragem desses dois jogos, árbitros qualificados que não se deixem levar por pressões, simulações teatrais, provocações desnecessárias e que inibam rigorosamente as jogadas violentas que possam comprometer a integridade física dos jogadores das duas equipes, principalmente “mordidas” de “pitbull”.

Apesar de acreditar que o Internacional será novamente o grande campeão gaúcho em 2017, aliás, heptacampeão, penso que essa disputa de título será muito difícil, que é fundamental um excelente desempenho da equipe Colorada e um resultado positivo nesse 1º jogo, em nosso Beira-Rio. A presença maciça e o apoio irrestrito da torcida Colorada são muito importantes  nesses jogos, não só no Beira-Rio, mas em ambos, pois agora o que realmente vale são os resultados nesses dois confrontos.

Para encerrar, o que me deixou um pouco preocupado foram as notícias divulgadas que o Internacional irá negociar, ao menos, um jogador, quando a janela de transferências internacionais abrir em Junho e que entre eles estão Ortiz, Dourado e Valdívia, inclusive Potkker, que ainda nem chegou, além de William. É difícil acreditar nisso, apesar de reconhecer que os clubes pouco podem fazer para “segurar” jogadores, nessa “ciranda financeira de interesses”, que só prejudica o futebol brasileiro e elimina a possibilidade da formação duradoura de grandes clubes e times no Brasil. Triste realidade, resultado da força do poder econômico e do jogo de interesses, pois sinceramente acredito que essa estória de imposição financeira, é “conversa mole” para ficar iludindo as torcidas, por anos e anos, alimentando e frustrando sonhos, entretanto “enchendo os bolsos” de alguns.

15 thoughts on “HORS CONCOURS NO FUTEBOL GAÚCHO

  1. A GINCANA DOS GAMBÁS

    Repasso para quem ainda não contei:

    Terminado o GRE-NÓIA, em que ELES foram alijados do Gauchão, duas gazelas, Arturo e John, mal chegados de volta a Porto resolvem esquecer as mágoas no boteco do Jóca, ali perto da Rodoviária do Luigi.

    Completamente algariadas, combinam bater o ponto no Beréu da Dona Gremina, próximo à Ponte do Guaiba. A casa já era conhecida do Arturo, que se propõe a apresentar uma TIA ao fiel parceiro.

    Vestindo suas camisas listradas de zebra anêmica, os bebuns se mandam a pé pela via férrea da Volunta. Logo vem o chjiado do Arturo: Pô, véi, que escada bem alta esta! É, ermão, e que corrimão bem baixinho esse, retruca John. Os dois até aí mal andavam DE QUATRO!

    No 1º pit stop, com a pinga já um tanto diluída pelo exercício, param no posto da estação do trensurb para tirar a água do joelho. De repente Arturo percebe sua calça toda encharcada na bragueta; Putz, me mijei todo, John!
    Mas também, ArtuHo, com esse negócio aí todo fuHado (Arturo só havia desafivelado O CINTO)!
    E foram indo, aos trancos e barrancos, com as pernas em desenho igual ao dos ponteiros do relógio que marca DEZ PRAS DUAS!

    Última parada: Já próximos da chegada, Arturo trata de passar na casa da BISA (com quem havia morado até bem pouco), para apanhar documentos. Te apresento a Ortência, John! Sorrindo, assim que ela dá uma chagadinha pro lado John vai ao ouvido do parceiro: Aff, ArtuHo! Então era ESSA a TIA que me sinalizaste? Eu vou encaHar essa veia em consideração a ti, mas que vai ser bHabo, vai!

    Mal-entendido desfeito, retomam a caminhada e chegam ao SHOPPING da Dona Gremina, o da luzinha AZUL, perto da Ponte Elevadiça. Ela os recebe, e depois de mirá-los de cima a baixo, ordena à gerente: Catrefa! Vá aos quartos 8 e 9, na Ala dos Excluídos do Gauchão, e coloque uma boneca inflada AZULZINHA em cima de cada cama! Bem FOFINHA!
    Deixa comigo, patroa, enquanto a senhora cobra adiantado desses otários!

    Logo Dona Gremina encaminha os gambás: Beleza, gurizada! Podem passar!
    Faceiros que nem pintos no lixo, eles entram ZUNINDO, cada um para o seu aposento!
    Minutos depois, John irrompe esbaforido no corredor, com a mão direita segurando a cueca samba-canção, apavorado: Mano, se te contHar que a mulher que me selecionaram estava MORTA?
    MOHTA John?
    Só pode, ArtuHo: Além de GELADA, ela não deu UMA MEXIDINHA SEQUER!
    Ahn! Pois te consola paHceiro, comigo aconteceu PIÓH!
    PIOR, ArtuHo?
    Acredite se quiser: Para mim destinaram UMA BRUXA!
    UMA BUCHA, ArtuHo?
    E bota BUCHA nisso! Recém nos folguedos, mal dei uma moHdidinha na nádiga dela, e …
    (Arturo gagueja)…
    Quê foi, ArtuHo?
    Quê foi é que foi o CÁOX!
    Como assim, ArtuHo?
    Ela detonou um EXOCET, com cheiro de CHUCHÚ na MINHA cáHa e …DECOLOU! Saiu VOANDO!
    VO-AN-DO, ArtuHo?
    ISSO MESMO! Pela JANELA! Vou repetir: Pela JA-NE-LA! Pode isso, John?
    CRUZES, ArtuHo!
    E além do CAGAÇO que me deu, ela ainda levou minha DENTADURA presa em um dos paralamas dela!
    Deus do céu, ArtuHo! E agóHa?
    Agora que RANGO, por enquanto, só à base de bolachinha ao leite moHno! ATÉ eu conseguir uma boquinha como a de blogueiro de futebol, prá juntar grana e comprar outra cremalheira!

    Quer saber de uma coisa, ArtuHo? FUIIIIIIIIIII!
    FOMOS!

    Com a dupla em debandada, a gerente se volta para a patroa: A senhora conhece, Dona Gremina?
    Sim, Catrefa! São dois trouxas descornados, mortinhos há 7 anos, que não tendo mais O QUÊ fazer, ainda SE ACHAM, prá tirar onda de quem é CAMPEÃO DE TUDO, imagine!
    Por causa de uma tal Batalha dos Aflitos, no século passado, patroa?
    Isto, isto! A grande GLÓRIA deles!
    Aff! Pobres gazelas azulinas, né, hein?

  2. Pauperio, assisti hoje o Soy Loco Por Ti America, criado e editado pelo Louis do Blog Vermelhor, talvez o melhor documentário existente a respeito de nosso primeiro título da Libertadores, tal é a emoção e saudade que nos passa, mas nada é maior que a saudade do daquele time, que time bom!! O conjunto era ótimo, não havia craques, mas um ótimo elenco com grandes profissionais e ótimas pessoas. Sinto muito a falta disso ainda hoje, mas tenho a certeza que já melhoramos em relação ao ano passado e apesar de toda dificuldade, se nos mantermos assim, temos tudo para voltarmos a ser um grande clube com um grande time. Nós torcedores merecemos o Inter precisa disso que amanhã seja dado mais um passo.

    1. Fabiano, realmente parece que estamos retornando ao verdadeiro caminho traçado para o nosso Internacional, entretanto o comando técnico ainda não convenceu. Acredito que as três próximas semanas serão decisivas para ver isso. Também acredito que vamos conquistar mais um HEPTA.

  3. A TÁTICA DO VAMO

    Amanhã teremos a primeira de duas partidas decisivas para decidir quem será o Campeão Gaúcho deste ano.
    Olhem, se o espírito de trabalho do nosso novo treinador, que confesso não conhecer bem, incluir atitudes como a da torcida do River Plate, anos atrás, em um clássico contra o Boca Juniors, que eu presenciei no Monumental de Nuñes, o Zago passa a me servir bem, inobstante algumas teimosias suas.
    Eu ouvia atônito cerca de 80 mil fanáticos berrando em uníssono, O TEMPO TODO, sem cessar, uma só palavra: VAMO! Era VAMO, VAMO, VAMO! Putz, aquela geringonça tremia, até EU tremia, imaginem mesmo os experimentados atletas boquenses! Eles relatariam isso depois!
    
Desenhando, quero resumir que se o ACAZO (Antônio Carlos Zago) conseguir que seus jogadores mordam o garrão em campo, instigando a torcida a participar, estaremos com meio caminho andado. Que ele priorize os jogadores técniocos, velozes e guerreiros.
    Eu quero voltar a ter realmente orgulho de ver o meu time jogar, como nos bons tempos em que metia medo em seus adversários. Não como um punhado acadelado, como ocorria até poucos meses atrásl
    Vamo nessa gente?

  4. MEU PEDIDO NO NATAL QUE PASSOU

    Pois em cima dessa tua expectativa, Pauperio, para a FGF tornar nosso Inter “hors concours” no futebol gaúcho, me veio à lembrança o pedido que fiz no natal que passou. Não à FGF mas ao bom velhinho mesmo.
    
Pedi a ele que facilitasse as coisas de modo a que o Internacional se tornasse Campeão Mundial Fifa outra vez. E sem muita demora.
    Eu justifico! Como já está quase na hora de eu me mudar para um apartamento JK sem cozinha e sem banheiro, daqueles tão pequenos em que a gente é obrigado a ficar o tempo todo deitado, tracei um pacto com meu amigo Jota Cristo: Depois daquela hecatombe de 2006 ele andou me pegando o grito para ir ajudá-lo lá em cima. Aí combinei com ele que iria, mas só depois que o Inter desse outra outra tunda de laço naquele tal de Barcelona. Ele concordou. Negócio fechado, ainda sustentei que “mas não pode demorar”.
    Sabendo disso é que o bom velhinho não me atendeu, pensando justamente em preservar mais um pouco este velho bonito aqui, pra semente!
    Pois olha, Pauperio, eu já estou firmemente convicto de que isso não vai demorar muito, n˜sao! Tanto que já estou começando a pensar para quem irei legar minha famosa pinga de butiazinho, cuja história parte da turma daqui está careca de saber, começando que é só de fruta roubada, já que no Brasil atual roubar não dá nada mesmo.
    Porque nosso time começa a tomar jeito! Querem ver? Até em um comparativo com o de 2006, eu não me mixo:
    Goleiros nós temos mais; na lateral direita, ainda não, mas estamos no caminho; a zaga também ainda não é nenhuma Brastemp, mas Ortiz é novo e impetuoso, sinalizando um novo Indio e Cuesta já pinta como Fabiano Heller; na lateral esquerda, haverão de convir, tanto Carlinhos como Uendel são melhores do que era Rubens Cardoso, ou não?; no meio, Dourado, Edenilson, D’Ale e a cereja do bolo na qual eu venho batendo, para mim estão pelo menos no mesmo patamar do quarteto de então, onde se sobressaiam Wellington Monteiro e sobretudo Edinho, imaginem; e no ataque, bem, se o Potker confirmar o que dele esperamos e o Nico aprimorar todo o futebol que já tem, olha… não estaremos muito longe!
    Quem estiver rindo aí, por supuesto o João Colorado-Pr, pergunto tá rindo do quê?
    Temos toda uma segundona para irmos treinando, a Copa do Brasil já está na boca em direção ao papo, daí é só azeitar a máquina e decorá-la com a tal cereja do bolo, como dito em meu comment aí de cima.
    Assim a Liberta do ano que vem será possível e… estará pelada a coruja! Porque até a Juventus do velho Buffon literalmente bufou prá cima do Messi e companhia, que já não é mais o mesmo.
    E para fechar com chave de ouro, então, eu dou uma de político brasileiro, de João Sem Braço e NÃO CUMPRO o meu trato com o Jota Cristo! Só pelo prazer de ver os azuizinhos completamente algariados.
    Como Plano B, então, se não vingar minha regateada com o Jota Cristo, vou lá prá cima e assisto em companhia do Seu Pedro os gremistas tudo se suicidando aqui embaixo, nas águas cálidas do Lago Guaiba que banha nosso lindo Beira Rio.

    1. Mauro, que as novas conquistas sejam rápidas e que a despedida demore muito a acontecer. Teremos muito ainda para comemorar e a presença de todos nessas conquistas, é o mais importante. Vamos começar com esse HEPTA que “eles” vão ter de “engolir” novamente.

    2. Grande e otimista Vozão,vc esqueceu do jóquei na comparação,em 2006 era Abelão e agora como vc disse o ACAZO (boa…kk) abs!!!

  5. Pauperio, excelente comentário tocando na ferida de todos os clubes brasileiros, a pouca condição financeira diante dos poderosos europeus e clubes asiáticos.

    E ainda de quebra, uma alfinetada sutil na turma dos pijamas, que estão se tornando eternos fregueses de caderno apesar do discurso diverso de tudo que acabam não conseguindo fazer: chegar a uma final de um campeonato regional. Já é o segundo seguido.
    Isto acaba perdendo a graça e você coloca muito bem a questão, amigo baianúcho Pauperio. A condição de “Hors Concurs” para o Internacional seria triplamente benéfica à todos, senão vejamos:

    1º: o Inter saindo fora da disputa, sendo declarado o campeão antes de qualquer acontecimento neste sentido, economizaria papel, tinta e gasolina para confecção, entrega e distribuição de jornais, recheados de críticas ao clube que veste vermelho e que sempre acaba chegando na frente e isso os deixa falando sózinhos, ano após ano. Com o campeão anunciado antes da bola rolar, a disputa ficaria apenas para o segundo lugar para os pretendentes à chegar ao título e enfrentar o Internacional, os clubes do interior que se organizam meticulosamente para conseguir incomodar a dupla, agora tão sómente, o clube que veste uniforme pijama e muda de humor conforme o nariz empina mais ou menos.

    2º: O campeonato gaúcho abriria vaga para um clube do interior, melhor colocado do que os pijamas, como tem acontecido já, há dois anos, para disputa do campeonato brasileiro na série A, B e C, como tem sido na B e na C, mas estaria bem representado na A, como MG e SP tem no chaveamento seus clubes do interior.

    3º: Haveria um incentivo maior para a disputa do segundo e honroso lugar, que para o Gauchão, teria sabor de primeiro lugar, assim haveria uma premiação para quem chegasse à frente do clube do acostamento da freeway, fato que tem sido mais comum do que se esperava. Façam o que eu digo , mas não façam o que eu faço. Este é o discurso de quem usa pijama em campo de futebol e se proclama imortal, apesar de ter uma fábrica de ataúdes ali bem pertinho da caixa d’água que chamam de estádio e todo o ano, enterram sonhos e empáfias orgulhosas que morrem na praia o tempo todo. Sem exceção.
    Grande abraço

    1. Gaude, assino embaixo de tudo que colocas em teu comentário. Só um detalhe, deve ser muito difícil para os “secadores” aguentar essa situação de não serem os primeiros em nada e ainda ver a torcida Colorada ir ao majestoso Beira-Rio, enquanto eles tem de se contentar ficar em casa dois domingos e “secar” pela TV.

  6. Olá Amigo Pauperio!!!
    Também desejo ser Campeão da Série B.
    Quero agradecer em nome dos meus PARÇAS que aos poucos começaram a vir se divertir aqui no BAC.
    Tenho certeza que todos estão felizes pela receptividade.
    Acredito que a turma vai crescer muito mais para o bem dos debates e aprendizados deste apaixonados por futebol bem jogado e vitorioso.
    Caso for possível atualizar mais seguido os comentários, teremos a chance de falar muito mais.
    Escrevemos em prol da Amizade de torcedores do Internacional que se respeitam e dão muitas gargalhadas pelas pacientes palavras.
    Abs. Dorian Bueno.

  7. Pauperio, um clube que vive refém de EMPRESÁRIOS não tem outra escolha, os jogadores são passageiros, os empresários precisam vender, é o negócio deles. Pra amanhã, como não posso ir ao estádio, pois moro a 500 km do mesmo, já estou começando a me concentrar, umas polar e um meio quilo de carne kkkkpara torrar amanha no espeto e simbora pra frente da TV, espero que o inter mostre sua grandeza (sem soberba) pois é jogo de time grande contra pequeno e a disputa é de um titulo, estádio beira rio torcida amplamente favorável não espero nada menos que uma vitória. Se é verdade que Anselmo sairá jogando já me preocupa, pois entraremos como time pequeno e isso não me agrada, de resto é o que temos de melhor e que pode jogar o gauchão, pois meu time pra disputa da CB e Brasileirão é outro.

    1. Vanderlei, boas opções para ver o jogo. Aqui em Salvador, na Bahia, não encontro a Polar para comprar, só de vez em quando encontro umas picanhas e costelas (aqui chamam de chupa molho) gordas. \Esse domínio de investidores e o poder que o dinheiro tem sobre pessoas, determinam essa mediocridade do atual futebol brasileiro.

  8. A CEREJA DO BOLO

    Bom apanhado, Pauperio!

    Só o seguinte: Ao MEU juízo AINDA está faltando a CEREJA do bolo, que seria um SUBSTITUTO para o nosso D’Ale, em seus impedimentos, presumivelmente cada vez mais frequentes.
    Sim, porque, só o que falta é o ACZ escalar o Anselmo para fazer os lançamentos para nossos atacantes! Ele ATÉ faz, só que sistematicamente LONGOS DEMAIS, hehe.
    Pergunto: PORQUE não o Inter dar uma tacada de mestre? Tipo contratar um cara do nível de um Éverton Ribeiro? Eu sei que nosso clube anda quebrado, e em princípio isto possa parecer uma grande utopia. Teria que desembolsar aí umas 20 toneladas de entrada mais umas 36 parcelas de cerca de 600 quilos de picanha por mês, mas olha que a médio prazo se pagaria fácil, fácil, hein! Vão pelo velho!
    Garanto que a torcida ajuda! Eu mesmo me proporia a rifar um butiazinho para contribuir! E olha que ele VALE, hein!

    1. Mauro, realmente ainda falta um substituto para o D´Alessandro, mas será que tem? D´Alessandro agrega personalidade, liderança, inteligência e excelente futebol. Ao longo de minha vida torcedor, não consigo lembrar de alguém que tivesse a força e energia de comunicação semelhante a esse gringo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.