Por Adriano Garcia – El Mago
Meus queridos amigos tenho a incumbência de escrever e trazer para vocês o relato do pós jogo. Poderia estar aqui relatando e descrevendo o scalte da partida bem como toda a descrição do grande jogo de Futebol. No entanto vou escrever uma crônica de como o escrete renasceu. Mesmo sabendo que ainda há muito por se fazer é que não existe nada ganho. Porém é preciso salientar aos críticos do óbvio e aqueles que desejaram, execraram o escrete vermelho. Pois bem a fênix Colorada renasceu hoje longe ainda está o futebol vistoso mas para que estava no inferno até o ano passado estar lutando com os ditos grandes e que apenas iria brigar para não cair. Até que está muito bom para o começo.
A Mas à fênix. A fênix, ou fénix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.
Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fênix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97 200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fênix queimava-se numa pira funerária. A vida longa da fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.
Amigos, foi uma bela vitória do futebol gaúcho em todos os tempos. Desta vez, não há desculpa, não há dúvida, não há sofisma. Desde o Paraíso, jamais houve um futebol como o do escrete colorado. Vocês se lembram do que os nossos “entendidos” diziam dos craques. Ao passo que nós éramos quase uns pernas-de-pau, quase uns cabeças-de-bagre. Se Napoleão tivesse sofrido as vaias que flagelaram o escrete, não ganharia nem batalhas de soldadinhos de chumbo.
Era mais fácil encontrar uma girafa dentro de uma garrafa do que um otimista. O otimista era visto, e revisto, como um débil mental. Quando o escrete caiu e voltou do inferno, as hienas, os abutres, os chacais uivavam: — “Não passa das 12 primeiras rodadas!”. Fazia-se uma campanha do pessimismo. E os “entendidos” recomendavam: “Humildade, humildade!”. Como se o colorado fosse um pobre-diabo de pai e mãe. Eu me lembro do dia em que o Odair foi chamado para técnico do escrete. Tivemos a dúvida pairando sobre as cabeças de todos, muitos torceram e ainda torcem o nariz. Raríssimos acreditavam no Inter. Um deles era o tio João, um senhor de certa idade que já havia visto um tal de Pelé, Mengálvio, Escurinho, Falcão – só pra citar estes ai – jogar desfraldando seus belos dribles pelo relvado verde dos estádios pelo Brasil. Tio João que me dizia: — “Vamos ganhar, vamos ganhar” — e que, ainda no sábado, dava o seu palpite para o confronto deste domingo: — “Inter 2 x 1″*. Mas os “entendidos” juravam que o futebol estava atrasado trinta mil anos. E a famosa velocidade? Essa velocidade ou transição não existia entre eles, e para eles. Mas o escrete colorado ganhou muito bem e sem seu capitão com um Leandro Damião; o centroavante contestado e execrado como ex atleta. Pois bem meus amigos a equipe de Hellmann mostra evolução e crescimento principalmente em seu setor defensivo com zagueiros que de contestado tornam-se absolutos. Com desarmes precisos, antecipando as jogadas adversárias e pasmem até lançando e concluindo ao gol. Ainda está só no começo mas até a parada para o grande espetáculo do futebol a meta de 22 pontos e o convívio entre os seus que irão para a Libertadores de 2019 será uma realidade. Voltando a conversar com o tio João o mesmo me diz que começa a sonhar com voos mais altos da fênix – ” o futebol é uma caixinha de surpresas, não é”. E aos entendidos do futebol, os falsos entendidos, os abutres que mordam suas línguas e que possam saborear o doce veneno do escorpião. Que falso futebol, que anti futebol. Amanhã, sim, amanhã o futebol do escrete voltará a campo em busca de mais uma vitória. Galgando seu espaço no grande palco do futebol brasileiro. E quando acabar o jogo vocês verão subir ao ponto mais alto do Brasil o nome do clube do povo do Rio Grande do Sul como um formidável berro em flor.
Oi Adriano, boa noite. Concordo em parte contigo e concordo plenamente com o Puapério. Estamos a cinco meses em treinamentos e jogos. Um começo de ano difícil, onde nem na final do Gauchão participamos. Fomos eliminados precocemente da Copa do Brasil. Foi de assustar os mais otimistas, o início do ano para o INTER. Estamos longe de ser um time entrosado, com uma dinâmica de jogo. O nosso problema, continua sendo uma armador, D’Ale ainda é o cara e faz falta. Potker , está jogando muito menos do que sabe. Lucas ainda não engrenou e ontem o Odair mexeu mal nas substituições. Não podemos tomar sufoco de um time com um jogador a menos em quase todo segundo tempo. Aí não é jogador, é treinador. entramos em parafuso quando ficamos com uma superioridade numérica em campo. Perdemos o meio campo, que faz o treinador, coloca dois jogadores de frente, errado. Teria que colocar um jogador de frente e um outro para fechar mais o meio campo. Claro que ninguém imaginava a colocação que nos encontramos na Tabela, e poderíamos estar melhor, aqueles quatro pontos perdidos em casa , contra Cruzeiro e Sport. Mas acho que estamos evoluindo , com a chegada do Serrafiore, acho que é este o nome deste menino que já chegou, e parece que vai ser titular absoluto, vamos melhorar bastante no setor frágil do time que é o meio campo. A defesa já está pronta, claro sem o Fabiano, e sim o Zeca.
Se colocarem o Sarafiore né leandro, pois já ouço papinhos de imprensa e torcedores e até mesmo dos dirigentes que ele vai precisar um tempo de adaptação, etc etc, tomara que não congelem ele por muito tempo, o argentino tem 21 anos e já pode sim, jogar, pq não??
Vamu que vamu Colorados!!!
Não foi milagre, foi merecimento vencer mais um time que estava lá no Z4, ainda mais com um gol do centroavante Damião e do zagueiro Cuesta.
Já que o Damião não estava conseguindo fazer o centésimo Gol com a bola rolando, o time Colorado encontrou um jeitinho de cavar um pênalti, e ele converteu com competência.
Brincadeira a parte, Parabéns a ele por ter conquistado o Gol NRO. 100 com a camisa do Internacional.
No passado não era fácil vencer time do Santos, ainda mais por 1 x 2 como o Internacional conseguiu neste último domingo, dentro da Vila Belmiro.
Mais uma vez estamos colando no G4, mesmo com muitas discórdias de preferências na escalação.
Quem sabe no próximo jogo contra o Vasco, o time conseguirá antes do Pit Stop para a Copa da Rússia, vencer novamente e ultrapassar o Grêmio.
Abs. Dorian Bueno, POA, 11.06.2018.
Alô você Adriano!
O Bom desse negócio chamado futebol é que cada um o enxerga a seu modo. Eu por exemplo dou muitos méritos ao Damião. Damião é jogador terminal. Quando a equipe, por mecânica de jogo, pretende tia-lo da área para tabelar, infirltrar etc, não está procedendo adequadamente. Damião ´o tipo de jogador que tem que receber a bola em condições de tão somente finalizar. Ontem só recebeu uma só bola e deu uma cabeçada digna dos melhores, é bem verdade que errou do gol, mas ali estava marcada sua presença, é assim que tem que atuar, quando assim o fizer, ele e o time subirá de produção se dúvida. Além disso é ele quem “espreme” os zagueiros adversários os induzindo ao erro para que seja aproveitados pelos cmpanheiros. E o time? O time cuja defesa é a 4ª da competição na 11ª rodada e está em quinto lugar tendo jogado muito mais que seus últimos adversários tem algo de bom pra se comentar, certo? Temos muito que melhorar ainda, mas estou gostando do progresso.
Coloradamente,
Melo
Adriano, El mago, com todo o respeito a sua opinião, como gostaria de ter visto esse seu escrete jogar. Ontem vence, mas novamente não convenceu. O teu otimismo contagia qualquer Colorado, mas acredito que faz parte de desejo e não de uma visão da realidade atual. Ontem o desempenho melhorou quanto aos chutões, mas ainda carece de uma boa transição e atuações melhores dos atacantes. Lucca e Pottker até melhoraram ontem, mas assim como Damião estão mito aquém do que podem. Sinceramente, não consigo entender as substituições feitas pelo teu “treinador de escrete”, por serem sempre as mesmas, sempre erradas e totalmente inoperantes. A do gol era óbvia demais, mas dos atacantes, por favor, um não sei onde encontraram e o que viram em um e o outro, mostra evidências de que a reserva não lhe faz muito bem. Até as substituições, eram 11 contra 10, depois ficou 9 contra 10. Zeca e o “velho e excelente capitão” fizeram falta ontem, mas ainda bem que a antiga dependência parece não existir mais. Foi um excelente resultado, três pontos preciosos, principalmente porque conseguidos dentro da Vila Belmiro, mas o time ainda não convence e não dá confiança à torcida. Esse tipo de desempenho, muito esforço, muita dedicação, mas pouca ou nenhuma organização meio de campo/ataque (estou falando depois de 5 meses de treinamentos) só pode agradar quem não quer descer novamente à Série B e permanecer “zanzando” no meio da tabela de classificação. Desculpe, sou daqueles torcedores exigentes, quero ser campeão, não me serve ser apenas um mero participante. Para encerrar, não acredito que exista um só torcedor Colorado que torça contra o Internacional, que torça pela sua derrota, mas sim, diferentes níveis de exigências para os desempenhos de um time de um clube com a história e tradição de nosso Internacional. Tirando interesses outros, esses posicionamentos, mais ou menos enfáticos, uns otimistas e outros não, somados a ansiedade de perceber novamente a grandeza do Internacional, são comportamentos bem apropriados às arquibancadas.
Adriano!! Defesa consolidada, sem Fabiano é claro, meio (que meio???) falta maestro. AGORA DIZER QUE DAMIÃO É JOGADOR?? Desculpe, o cara é ruim demais, RAÇA sua qualidade maior, o resto na várzea tem mais de mil com qualidades muito superior, o cara (Damião) não sabe dominar uma bola, passar a bola, driblar nem vou falar, pode até ser uma boa pessoa mas como jogador desculpe, não me serve; Potker é outro que passou uma boa fase no campeonato paulista e já o tornaram craque, Fabiano, do mesmo nível do Damião ou pior. Odair, ontem quando expulsaram o jogador do santos, pensei comigo mesmo (assisto sozinho aos jogos, me abandonaram kkkkkkkkkkkk), Edenilson amarelado na primeira falta que fizer será expulso e nada do treineiro substituí-lo, SORTE que não teve nenhuma falta do jogador que pudesse acontecer, mas daí pergunto, o que Odair deveria fazer?? Arriscar e contar com a sorte ou trocar??ENFIM ganhamos, muito bom, se jogamos bem ou não cada um tem sua opinião, para uns resultado é o que interessa, para outros resultado com desempenho e assim por diante, acho que Odair continua demorando para trocar, com dez minutos de jogo o jogador que entra nem aquecer aquece, mas enfim, vamo lá, a vaca tá lá como tá….
Respeito sua opinião mesmo não concordando defenderei o teu direito de dizê-la. Mas acredito que não tenha entendido a crônica no entanto obrigado pelo carinho,,,..
GOLS E SUAS MARCAS, PÉLÉ 1000 E DAMIÃO 100!!!
Lembro que quando o Rei Pelé fez o seu milésimo Gol, foi de PÊNALTI dentro do antigo Maracanã contra o Vasco da Gama, que será o próximo adversário do Internacional.
Já o nosso goleador Colorado Damião, fez o seu centésimo Gol com a camisa do Internacional, de PÊNALTI contra o time do PELÉ dentro da antiga Vila Belmiro.
Tanto Pelé quanto Damião alcançaram suas metas de Gols, através da conversão dos seus PÊNALTIS.
Agora cá entre nós Tchê, a diferença do futebol de ambos artilheiros, é de mil Gols luz a favor do simpático Rei do Futebol.
Parabéns a Eles.
Abs. Dorian Bueno, POA, 11.06.2018
Opa blza meu amigo mas a ideia da crônica não foi comprar um com o outro mesmo porque não comparação e seria leviano da minha parte fazer isto. A ideia foi só citar como exemplo. Por isso é uma crônica que salienta que não tá tudo certo e nem tudo errado, algumas pessoas vivem no grupo do ódio que nenhum jogador ou técnico ou dirigente prestam. Mas enfim um grande abraço e obrigado pelo carinho