Uma derrota anunciada e justa …

Prezado(a)s Colorado(a)s,

Ontem à noite quando eu estava me preparando para dormir só pensava numa coisa: que a decisão equivocada (na minha opinião) de não escalar o time titular para disputar o GreNAL 418 não acarretasse numa nova goleada sobre a gente. Foi assim também que acordei hoje pela manhã aqui no Japão por volta de 06h21min (18h21min de domingo aí em Porto Alegre). Entretanto, ao começar a ouvir a transmissão da jornada esportiva pelo aplicativo da rádio Gaúcha AM no meu celular fui surpreendido que o nosso arqui-rival também decidiu entrar em campo com os reservas…

Mas antes de escrever como eu ouvi e “senti” o GreNAL 418 quero explicar porque achei extremamente equivocada a decisão de não escalar o time titular no clássico. Acredito que todos vocês se lembram muito bem o que aconteceu a quatro anos atrás quando o presidente Vitório “Píffio” Píffero decidiu demitir o técnico Diego Aguirre faltando somente três dias para o GreNAL: levamos uma “surra” de 0 x 5 do nosso arqui-rival e ali, sem sombra de dúvidas, foi o início da nossa queda para a segunda divisão do Brasileirão…  🙁

Alguns (ou algumas) poderão comentar aqui: “Ah, mas perdemos hoje somente de 0 x 1 e não jogamos tão mal assim considerando que tivemos o Nonato expulso ainda no primeiro tempo”. É verdade, mas imaginem se eles tivessem resolvido jogar contra a gente com o time titular deles.. Poderíamos ter sofrido mais uma goleada vergonhosa por causa de uma implicância do nosso atual presidente Marcelo Medeiros com o TJD do nosso estado!!

Eu também concordo que o aumento da pena de suspensão, de dois para quatro jogos, para o Nico López é no mínimo estranho, principalmente na véspera de um clássico GreNAL. Entretanto, isso não justifica na minha opinião, essa decisão de escalar um time reserva contra um time de muita melhor campanha, sob todos os quesitos, no Gauchão 2019. Se tivesse que poupar o time titular, então que se fizesse na última rodada da fase de classificação do campeonato estadual já que teoricamente enfrentaremos um adversário menos qualificado…

Apesar de toda essa bagunça que os dirigentes de futebol tentam fazer para tirar o ânimo do(a)s torcedore(a)s, até que o time se comportou relativamente bem até o momento em que ficamos com um jogador a menos na partida. Depois disso não foi surpresa ter levado um gol, mas felizmente conseguimos ir para o intervalo ainda com alguma chance remotíssima de empatar o clássico no segundo tempo. A minha esperança era de que, apesar de ter um jogador a menos, o Sarrafiore pudesse entrar no time para ter ao menos um jogador criativo no meio-de-campo já que praticamente não tivemos nenhum lance de gol no primeiro tempo. Mas infelizmente o técnico Odair “Maionese” Hellmann não pensou assim…  🙁

Portanto, na minha humilde opinião a derrota de hoje no clássico GreNAL 418 deve-se principalmente a duas pessoas: ao presidente Marcelo Medeiros pela decisão equivocada de escalar um time reserva (dez jogadores que iniciaram a partida nunca haviam disputado um clássico GreNAL) e ao técnico Odair “Maionese” Hellmann por algumas escolhas mal feitas. De qualquer maneira vamos à tradicional análise individual de cada jogador Colorado na partida de hoje: 

  • Daniel: fez algumas boas defesas e não teve culpa nenhuma no gol sofrido (nota 7)
  • Bruno: não se intimidou com o qualificado ataque gremista (nota 6)
  • Roberto: jogou razoavelmente bem, também não se intimidou com o ataque deles (nota 6)
  • Emerson Santos: o melhor jogador da nossa defesa, e ainda quase fez um gol de falta (nota 7)
  • Uendel: o único veterano a iniciar o clássico, jogou com muita raça (nota 7)
  • Rodrigo Lindoso: não apresentou um futebol feio mas também não jogou um futebol lindo, é o típico volante defensivo (nota 5)
  • Rithely: jogou um pouco melhor que o Rodrigo Lindoso, mas nada de “encher os olhos” (nota 6)
  • Nonato: a grande decepção do jogo de hoje, mesmo já tendo um cartão amarelo e ter recebido um “puxão-de-orelhas” da arbitragem, continuou a fazer faltas e foi expulso ainda no primeiro tempo, desmanchando praticamente todo o esquema tático do time! (nota 3)
  • Guilherme Parede: jogou razoavelmente bem, mas foi prejudicado com a expulsão infantil do Nonato, mesmo assim se esforçou bastante, principalmente no segundo tempo (nota 6)
  • Neilton: esse atacante parece um disjuntor “meia-boca”, às vezes parece bem “ligado” no jogo, às vezes bem “desligado”, foi bem substituído pelo Camilo (nota 5)
  • Pedro Lucas: assim como o Nonato, sentiu o peso da estréia no clássico, achei correta a substituição no intervalo pois estava jogando pouco mas reclamando muito em campo, mas não pelo Tréllez … (nota 4)
  • Wellington Silva: entrou no lugar do Guilherme Parede e foi razoavelmente bem apesar de pouco tempo em campo já que não tem receio de tentar o drible e ir à frente (nota 6)
  • Camilo: tentou dar um pouco de criação ao um meio-de-campo defensivo e inoperante no ataque, mas não conseguiu (nota 5)
  • Tréllez: teve todo o segundo tempo para tentar alguma conclusão ao gol, mas parece que definitivamente ele é mesmo pior que o Jonathan Alves, por isso de agora em diante passarei a chamá-lo de “Terrible” (significa terrível, em Inglês)! (nota 4)

A derrota de hoje fez com que infelizmente caíssemos para a terceira colocação da fase de classificação do Gauchão 2019. Portanto, na última rodada a ser disputada na próxima quarta-feira, temos de ganhar do Novo Hamburgo e torcer para que o Caxias não ganhe o seu jogo para terminarmos esta etapa em segundo lugar. É impossível? Não, claro que não. Mas temos que parar com decisões equivocadas que a grande maioria da torcida Colorada sabe que não irão resultar em nada …

Até breve pessoal!

Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

 

14 thoughts on “Uma derrota anunciada e justa …

  1. Essa Presidência deveria ter ido com time titular, força máxima, papo furado de ir com reservas.. Se acovardou, ficou com medo de tomar uma goleada do time velocista do co-irmão!
    O Internacional Sport Club, é muito grande para se apequenar com medo de perder e/ou tomar goleadas!!!??

  2. Alô você WPJ!

    Caso não fizesse uma manifestação forte, nosso presidente seria acusado de omisso, com certeza, então mesmo com receio de que algo não saísse exatamente como queríamos, empresto minha solidariedade ao presidente. O time acho que foi bem escalado mesmo que se possa divergir aqui ou ali, eu por exemplo gostaria que o o Wellington iniciasse a partida mas no geral o time e o modêlo era esse. A defesa entendo que era conhecida por todos. IOd dois volantes e mais o Nonato, no meio, seguiam o mesmo desenho do time líder de sua chave na Libertadortes. No ataque Paredes (de boa atuação), Pedro e Neilton davam o complemento no ataque. Nonato pagou pela voluntariedade e juventude, daí pra frente muitos “eu acho”, concordo com alguns e discordo de outros. Enfim hora de virar a chave para a libertadores, na certeza de que o trabalho está bem conduzido.
    Coloradamente,
    Melo

    1. Alô você Grande Colorado PRM!

      MUITO OBRIGADO pelo teu comentário acima! Aliás, MUITO OBRIGADO SEMPRE pelo teus comentários elucidativos neste nobre espaço! 🙂 🙂

      Realmente o Wellington Silva está merecendo uma oportunidade de começar uma partida, gosto muito deste atacante já que joga SEMPRE pra frente, sem medo de ser feliz. O meu grande desapontamento foi com a não utilização do Sarrafiore neste Gre-NAL de reservas. Acho que ele daria um “salto” de qualidade no meio-de-campo e, consequentemente, poderíamos ter conseguido ao menos um empate…

      Um grande abraço,

      Wilson

      PS. Amanhã é feriado nacional aqui no Japão, por isso poderei assistir o jogo ao vivo contra o Novo Hamburgo! 😉

  3. Pessoal, não vou comentar a decisão de jogar com reservas, pois por trás dessa decisão tem coisas que a gente não sabe, apenas imagina. Portanto, vamos ao jogo em si:
    Não gostei da escalação. Inter com 2 primeiros volantes, Lindoso e Rithiely e apenas um jogador na segunda função do meio campo, Nonato. Isso acaba deixando os três atacantes sem serem municiados. Exatamente o que aconteceu. Após a expulsão de um Nonato sobrecarregado e afoito, ficamos muito vulneráveis. Nesse momento, penso que deveria ter sido sacado um dos atacantes para ser preenchida a posição antes de segundo volante. Tendo um homem a menos a melhor estratégia parece ser a formação de duas linhas de quatro e um atacante. Com vantagem no setor, o adversário conseguiu seu gol. Na volta do segundo tempo, quando se esperava a recomposição da meia-cancha, o treineiro escalou um centroavante tipo pau fincado. Ora, a bola só chegaria em chutão da zaga ou em bola parada da intermediária. Foi exatamente como transcorreu o segundo tempo. Gostei muito de dois jogadores nossos: o zagueiro Emerson Santos e o atacante Guilherme Paredes. Ambos estiveram entre os melhores da partida.
    Abraços a todos os parças do blog!

  4. Wilson, sinceramente, estamos na metade de Março e até agora ainda não consigo ter confiança em nossa equipe, pois acredito que o treinador ainda não soube explorar o máximo das características e qualidades dos jogadores disponíveis. Vejo o nosso Internacional jogando todos atrás, com um só, o centro avante isolado e sem função alguma no ataque. Não vejo preocupação na utilização de um articulador, alguém que saiba lançar e pensar no meio de campo. Não consigo perceber jogadas articuladas, fruto de treinamentos e, muito menos, jogadas ensaiadas. Não há sincronização nos deslocamentos entre os laterais, meio de campo e atacantes. As escalações são confusas, se considerarmos a lógica no futebol e as substituições são equivocadas e tardias. Quanto a decisão de jogar com as equipes reservas acredito seja um desrespeito aos torcedores, dos dois lados, e lamentável sob todos os aspectos. Quanto a nova punição do Nico Lopez, sinceramente, falta um posicionamento mais forte da gestão na mídia e juridicamente, questionando e exigindo as devidas explicações necessárias que o caso exige.

    1. Prezado Colorado Antônio Carlos Pauperio,

      MUITO OBRIGADO pelo teu comentário acima. Concordo 100% com o que escrevestes. 🙂

      Talvez eu esteja errado, mas já faz ANOS que não vejo o nosso time apresentar jogadas ensaiadas. Evidente que a culpa não é exclusiva do técnico já que infelizmente troca-se de jogadores a cada temporada ou até mesmo a cada semana como se trocasse de roupa …

      Além disso o calendário apertado na maioria das vezes (uma exceção foi em 2017 quando somente jogávamos nos finais-de-semana) também atrapalha, mas ao menos algumas jogadas ensaiadas na bola parada (escanteios, principalmente) já deveriam fazer parte do nosso ataque.

      Um grande abraço,

      Wilson

  5. Bom dia, WPJ. Lendo a tua crônica esclareceste que não assistiu a partida, apenas “ouviu”. Discordo radicalmente da tua opinião. A Direção sabe o que faz. E fomos para a Segunda Divisão pelos fatos que hoje o Ministério Público vem revelando. Decisões foram tomadas diante das circunstâncias esportivas aqui do Rincão.Uma máxima jurídica diz que a “lei só retroage para beneficio do réu”, o que não se viu no caso de Nico Lopez. Demos tempo ao tempo. Neilton correu muito. A expulsão de Nonato modificou todas as expectativas. Muitos cascudos também se abalaram em um GRENAL e o menino teve seu momento. Não há nada a temer,pois classificam oito de acordo com o regulamento. Se outros meninos não foram escolhidos nosso Mestre Odair tem seus motivos. Abraço!

    1. Prezado Colorado Jaldemir Cândido dos Santos,

      MUITO OBRIGADO pelo teu comentário acima!
      Aliás, MUITO OBRIGADO por comentar SEMPRE os meus textos (muitas vezes mal escritos)! 🙂 🙂

      Eu também acho que o clube não deve aceitar passivamente as injustiças na esfera jurídica-esportiva, mas há outras maneiras mais inteligentes de protestar. Escalar um time reserva ao invés do titular NÂO atinge em nada o TJD, etc…

      Quanto à queda para a segunda divisão do futebol brasileiro concordo contigo que os fatos que o Ministério Público está revelando foram instrumentais para isso. Foi por isso que escrevi que aquela derrota de 0 x 5 para o nosso maior rival foi foi o INÍCIO da nossa queda… 🙁

      Um grande abraço,

      Wilson

  6. Bem anunciada, pelo TJD e avalizada pelo nosso presidente. Eu me orgulho de não fazer parte dos 90% que apoiaram o Medeiros neste protesto de usar reservas num clássico, é cediço que greNAL é um campeonato a parte, um presidente inteligente e que respeita sua torcida entra em campo com time forte para ganhar, embora o grebbio tenha se cagado para adminbistrar 1×0 com 10 jogadores do Inter, poderíamos ter ao menos empatado ou ganho com um time melhor. Minha opinião.

  7. Eu não diria nem escalar time titular, SARRAFIORE é titular do time titular??? NÃO e pq não jogou??? A DERROTA FOI CULPA ÚNICA E EXCLUSIVA DO TREINERO ODAIR PARDAL, e em menor plano do jogador Nonato, o primeiro deveria ter substituído o jogador quando ele fez aquela falta por trás no jogador do gremio e que Daronco deu uma chance digamos assim pro jogador, ALÍ ERA HORA DE ODAIR ERA A HORA DO TREINADOR INTELIGENTE PENSAR: ” DEaqui a pouco ele vai ser expulso, vou substiuí-lo” MAS CAPAZZZZZZ O BURRO COM SORTE ficou alí quer nem a chita do tarzan batendo palmas á beira do campo.venho dizendo á tempos ODAIR É INSUFICIENTE PRO INTER. ORA SE SARRAFIORE NEM TIME RESERVA PEGA ENTÃO……….

    1. Prezado Colorado Vanderlei,

      MUITO OBRIGADO pelo teu comentário acima.

      Concordo plenamente contigo quanto ao Sarrafiore, ele deveria ter jogado esse Gre-NAL principalmente por não termos tido nenhum meia-armador durante 70% da partida (o Camilo entrou nos últimos 20 minutos aproximadamente)…

      Quanto ao Nonato aconteceu tudo tão rápido (acho que entre o primeiro cartão amarelo e o vermelho foi menos de 15 minutos) que até o nosso técnico foi pêgo de surpresa. Menos mal que ele substituiu o Pedro Lucas no intervalo pois este era outro que provavelmente seria expulso no segundo tempo…

      Um grande abraço,

      Wilson

  8. Confesso que fiquei preocupado com a decisão de usar reservas, uma vez que sabidamente o adversário atravessa um melhor momento é seu time titular e reserva está melhor entrosado e com uma forma bem definida de jogar. Porém já era o momento de manifestar indignação com as diversas sacanagem que tribunais e federação vem fazendo contra nós, chega de bancar a vaquinha de presépio. Quanto ao poder do time principal do Grêmio é relativo, pois eles tem extrema dificuldades de enfrentar qualquer time retrancado e não é de hoje, goleadas em clássico são eventuais e ocasionais. Dado ao nosso coloradismo e bom relacionamento arrisco a te fazer uma humilde sugestão quem sabe não deichamos para nosso adversários adulterar o nome dos nossos profissionais, mesmo que eu também não entenda a contratação do Trellez, cordial abraço.

    1. Prezado Colorado Arioldo Roldan,

      MUITO OBRIGADO pelo teu comentário acima. Embora concorde contigo que o clube deve-se sempre indignar com as diversas sacanagens que as entidades esportivas vem fazendo contra nós, principalmente desde 2005, acho que poderia haver uma maneira mais inteligente de fazer isso, já que escalar um time reserva ao invés de titular NÂO atinge em nada essas entidades…

      Também discordo quanto ao poderio atual do nosso arqui-rival pois eles golearam na maioria das partidas deste Gauchão. É só ver as estatísticas, eles fizeram aproximadamente quase três vezes mais gols que a gente e os outros times….

      Quanto ao apelido de nossos professionais que faço ocasionalmente é mais no sentido da brincadeira e dar ao texto que escrevo uma característica mais leve aos possíveis leitores… 🙂

      Um grande abraço,

      Wilson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.