Uma vitória de time Guerrero!

Prezado(a)s Colorado(a)s,

Já em plena primavera aqui do outro lado do mundo, a temperatura de 10 graus Celsius não impediu-me de acordar e levantar por volta de 04 horas da manhã deste domingo para ver a nossa segunda partida válida pelas semifinais do Gauchão 2019 contra o Caxias. Não poderia de maneira nenhuma perder de ver este jogo ao vivo pela Internet, não somente porque foi a estréia (finalmente!) do grande centroavante Paolo Guerrero, mas principalmente porque hoje, 06 de abril de 2019, o nosso estádio Gigante da Beira-Rio está comemorando 50 anos de glórias! 🙂 🙂

Foi um jogo bastante “corrido” no primeiro tempo, com o nosso time marcando em cima e tentando fazer o gol para dar uma certa tranquilidade na busca da classificação para as finais do Gauchão 2019. E os Deuses do Futebol quiseram que exatos 50 anos depois, quando o centroavante Claudiomiro marcou o gol de inauguração do Gigante da Beira-Rio na vitória de 2 x 1 sobre o Benfica (PORTUGAL), um outro grande centroavante, Paolo Guerrero, marcasse o gol do quinquagésimo aniversário do nosso estádio!  🙂 E que golaço de cabeça, hein? Foi um grande alívio para o centroavante peruano que voltou a jogar futebol professionalmente depois de 251 dias suspenso por causa de um “doping” ao tomar um chá de coca quando estava jogando pela Seleção Peruana.

O segundo tempo foi mais cadenciado, mesmo com o Caxias sendo mais ousado já que estavam atrás no placar. E foi num lance de contra-ataque com um lançamento do grande goleiro Marcelo Lomba para o Guilherme Parede que chegamos ao segundo gol e praticamente garantimos a classificação, depois de dois anos, para as finais do campeonato estadual! Foi uma atuação consistente do time Colorado, e portanto a vitória foi merecida. Por isso na minha análise sobre o desempenho individual de cada jogador Colorado, não há nenhuma nota abaixo de seis … 😉

  • Marcelo Lomba: só foi exigido uma vez e defendeu muito bem, além disso fez o passe para o segundo gol Colorado! (nota 8)
  • Zeca: acredito que foi a sua melhor partida desde que chegou ao clube, firme na defesa e no apoio tanto pela direita como, às vezes, pela esquerda (nota 7)
  • Emerson Santos: fez o “feijão-com-arroz” simples e eficiente, ajudou na proteção junto com o Roberto ao centroavante peruano na área adversária  durante alguns escanteios (nota 6)
  • Roberto: também foi seguro na defesa, tentou às vezes cabecear na área adversária e ajudou na proteção junto com o Emerson Santos ao centroavante peruano durante alguns escanteios na área adversária (nota 7)
  • Uendel: não comprometeu tendo uma atuação segura na defesa (nota 6)
  • Rithely: jogou bem na proteção da nossa defesa frente à nossa área e ainda fez um passe excelente para o Sarrafiore no primeiro rempo (nota 7)
  • Nonato: não comprometeu e se esforçou bastante (nota 6)
  • Camilo: outra excelente atuação do meia-armador Colorado, mostrando muita atitude e espírito de equipe (nota 8)
  • Sarrafiore: mais uma atuação de alto nível do jovem argentino, fez ótimos passes e chutes ao gol adversário (nota 7)
  • Guilherme Parede: um desempenho excelente durante todo o jogo, fez ótimos passes, tabelinhas, chutes a gol e o seu segundo gol com a camisa Colorada (nota 9)
  • Paolo Guerrero: a nota alta não é somente pela atuação enquanto esteve em campo, mas sim pelo fato de ter suportado a enorme pressão psicológica que estava submetido durante quase um ano sem jogar e mesmo assim entrou em campo com a maior naturalidade para fazer um belíssimo gol de cabeça no quinquaségimo aniversário do nosso estádio (nota 9)
  • Jonathan Alvez: entrou muito bem no lugar do centroavante peruano tendo quase marcado um gol em duas boas oportunidades (nota 7)
  • Rodrigo Lindoso: entrou no lugar do Nonato e não comprometeu, ajudando bem na proteção à defesa (nota 6)
  • Neilton: entrou nos últimos 10 minutos para substituir o jovem craque argentino e apesar do pouco tempo jogou com bastante afinco (nota 6)

Foi uma classificação merecida para as finais do Gauchão 2019 já que enfrentamos o Caxias três vezes (uma na fase de classificação) neste campeonato e vencemos todas! Agora temos que se preparar bastante técnicamente, físicamente e psicologicamente, para enfrentar o nosso arqui-rival nas finais do campeonato estadual com condições de igualdade. “Eles”, pela excepcional campanha invicta que vem fazendo, são os favoritos para ganhar o Gauchão 2019. Entretanto, se tivermos humildade, atitude e ousadia, poderemos quem sabe, reconquistar o Rio Grande do Sul … 😉

Um grande abraço e até quarta-feira para mais um jogo decisivo pela Taça Libertadores da América 2019! 🙂

Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

5 thoughts on “Uma vitória de time Guerrero!

  1. Wilson,

    Tenho certeza que se mantermos a seriedade e jogarmos ao menos no mesmo nível de pegada do adversário, temos grande chance de buscarmos mais um título gaúcho, mas é isso, não podemos relaxar.

    Abraço!

  2. Oi Wílson aí na terra do sol nascente

    Boa partida do nosso expressinho. Onde ao contrário de outras partidas, o M. Lomba só trabalhou uma vez, e bem, no final da partida.
    No geral todos jogaram bem, com alguns destaques:
    – Concordo contigo, Zeca possivelmente fez sua melhor partida pelo Inter.
    – Zaga com atuação segura.
    – Uendel em crescimento.
    – Rithely com excelente posicionamento, muito boa partida.
    – Camilo segue fazendo boas partidas, melhor que o ano passado. Minha avaliação como melhor em campo.
    – Nonato também fez boa partida.
    – Sarrafiore, eta guri que aos poucos vai cumprindo o que promete. E chuta!
    – Guerrero, matador, sabe jogar, é do ramo, diferenciado. Golaço. Gol do mesmo 9 do Claudiomiro há 50 anos.
    – G. Parede, jogador rápido, brioso, utilíssimo.
    Os jogadores que entraram mantiveram o padrão.
    Sobre o Zeca, penso como você, uma hora o Odair poderia experimentá-lo na LE. Não é jogador de correria, é de toque de bola. Era assim que ele jogava e bem no Santos.
    Por outro lado, o Odair H. deve saber o que faz.
    Grande abraço!

  3. Alô você WPJ!
    Um jogo para cantar parabéns a você para o nosso Gigante da Beira-rio. Ganhamos de presente um Guerrero que me surpreendeu. Não pelo futebol que é por demais conhecido, mas pela movimentação, desenvoltura e até uma certa “intimidade” com os companheiros. Se o time jogar pra ele, ele vai ajudar, e muito. O outro nome do jogo pra mim foi Nonato, que partida, que movimentação. Parede se firma como um imediato, entra bem e tem soluções bastante apreciáveis. Sarrafiore em processo de amadurecimento está dando uma resposta muito positiva, embora eu ache que lhe falte algo ainda que não posso precisar o que é. Digo que lhe falta algo, mas é para ser da turma de cima, porque inegavelmente tem qualidades muito destacadas. Por fim, registrar o meu reconhecimento ao trabalho do Odair que montou um time muito equilibrado, foi feliz nas escolhas, tido como o melhor futebol do interior o Caxias foi batido duas vezes pelos suplentes do INTER, isso é mérito. Detalhe: OH está recuperando J.Alves, que mais uma vez entrou muito bem. Coloradamente,
    Melo

    1. Alô você PRM!

      Sim, é verdade. Aliás, este time “misto-quente” está mostrando mais atitude que o time considerado titular, por isso não será surpresa nenhuma se alguns jogadores “mudarem” de time no “andar da carruagem” … 🙂

      Muita boa a tua observação em relação ao Jonathan Alves. Assim como fez com o Nico López, o técnico OH! (ou Odair “Maionese” Hellmann) parece mesmo que está recuperando o centroavante uruguaio. Eu acredito que o nosso atual técnico possui uma qualidade que poucos técnicos de futebol possui, ou seja, ele trata todos (desde o porteiro até o Presidente do clube) com o MESMO respeito e humildade, o que faz com que seja respeitado e admirado por todos os jogadores do plantel Colorado.

      Além da grande vitória e do aniversário de 50 anos do nosso estádio, foi também uma SATISFAÇÂO ENORME falar contigo ontem pela primeira vez após tantos anos interagindo via teclado! 🙂

      Um grande abraço,

      Wilson

  4. Deste time que iniciou o jogo eu colocaria cuesta e moledo. O resto do time esta jogando melhor que o time titular, claro jogamos contra o caxias e esse ponto deve ser muito considerado. Mas uma coisa me chamou atençao no jogo de intem e de quarta A. OREPARAÇAO FÏSICA o time morre aos dez do segundo tempi e empleno mes de Abril jogando uma partida pir semana nao pode acontecer, principalmente os mais novos Nonato e Sarrafiore com 20 anos de idade jogando a cada 7 dias aos dez do segundo tempo nao ter mais pernas. Tao cuidando tanto deles que estao descuidando da parte fisica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.