Um empate justo num Gre-NAL equilibrado

Prezado(a)s Colorado(a)s,

Depois de dois anos voltamos a jogar uma final de campeonato estadual. Por isso, assim como vocês, estava muito ansioso por este Gre-NAL! Para tanto fui dormir às 21h30min deste domingo chuvoso aqui neste outro lado do mundo para acordar por volta de 03h30min da manhã já que, devido ao fuso horário, o clássico Gre-NAL 419 começou às 04 horas da madrugada para este vosso Cônsul Colorado distante … 😉

Como eu consegui assistir o jogo através da Internet, tenho a nítida opinião que foi um clássico muito bem disputado e, principalmente equilibrado visto que ambos os times se alternaram no domínio da partida tanto no primeiro tempo como no segundo tempo. De uma maneira geral gostei muito da atuação da zaga Colorada, mas achei que faltou uma maior ligação entre o nosso meio-de-campo e o ataque Colorados, tanto que o nosso centroavante matador Paolo Guerrero ficou praticamente sózinho diante da zaga gremista que é considerada uma das melhores da América. Logo, fiquei um pouco decepcionado pelo time não ter criado muitas chances claras de gol, embora por outro lado também fiquei contente por não termos sido muito pressionados pelo nosso arqui-rival..

Segue abaixo a minha análise sobre o desempenho de cada jogador Colorado na primeira partida válida pelas finais do Gauchão 2019:

  • Marcelo Lomba: salvou a gente mais uma vez numa chance de gol clara criada pelo Everton, vulgo Cebolinha (alô Tite! este atacante tem que jogar ao lado do Neymar na Seleção Brasileira pois é muito habilidoso com a bola!) (nota 8)
  • Zeca: sofreu com o Cebolinha pelo lado dele, tanto que levou um drible que me deixou com o “coração na mão” pois quase que levamos um gol, mas ainda assim se esforçou bastante (nota 5)
  • Rodrigo Moledo: provávelmente a sua melhor atuação em Gre-NAIS, foi muito seguro sem dar nenhuma chance para os atacantes gremistas (nota 8)
  • Víctor Cuesta: também teve uma ótima atuação, inclusive indo ao ataque ocasionalmente (nota 7)
  • Iago: foi discreto, mas não comprometeu na defesa (nota 6)
  • Rithely: infelizmente teve que sair logo no começo do jogo por distensão muscular, por isso leva a nota padrão (nota 5)
  • Edenílson: não teve uma atuação de luxo, mas em compensação não deixou o meio-de-campo gremista criar situações de gol (nota 7)
  • D’Alessandro: é uma pena ver um jogador tão talentoso não conseguir criar como antigamente devido à idade, mesmo assim se esforçou bastante (nota 6)
  • Patrick: ele disse na véspera da partida que iria entrar “pilhado” e não é que ele entrou “a mil” no jogo? 🙂 teve uma excelente atuação tanto que quase marcamos um gol no primeiro tempo devido a seu passe “com açucar” para o Paolo Guerrero e também no final do jogo quando cabeceou para fora (nota 8)
  • Nico López: foi o nosso melhor atacante em campo tendo tido oportunidade de marcar em duas chances de gol, pena que não conseguiu jogar mais próximo com o nosso centroavante (nota 7)
  • Paolo Guerrero: ficou praticamente isolado durante toda a partida diante de uma zaga de altíssima qualidade, tendo apenas uma chance de gol no primeiro tempo (nota 6)
  • Rodrigo Lindoso: entrou no lugar do Rithely aos 20 minutos do primeiro tempo e teve uma boa atuação defensiva (nota 6)
  • Guilherme Parede: entrou no lugar do D’Alessandro na metade do segundo tempo, teve boa movimentação mas não conseguiu criar nenhuma chance de gol (nota 6)
  • Rafael Sóbis: entrou no lugar do Paolo Guerrero faltando apenas dez minutos para acabar a partida, por isso também a nota padrão (nota 5)

O que podemos aprender de lição depois deste empate sem gols no estádio Gigante da Beira-Rio pela primeira finalíssima do Gauchão 2019? Primeiro, que se mantivermos a mesma atitude e garra na próxima partida a ser disputada na Arena, tenho a certeza que “eles” não terão moleza. Segundo, precisamos cuidar mais do nosso lado direito já que o melhor atacante gremista joga daquele lado. Além disso, se quisermos realmente conquistar o Gauchão 2019 então teremos que necessariamente:

  1. ter mais ousadia no ataque,
  2. ter ao menos um meio-de-campo ou atacante mais próximo do Paolo Guerrero,
  3. colocar o Sarrafiore (ou até mesmo o Camilo) durante o jogo e,
  4. treinar cobranças de pênaltis com todos os jogadores Colorados!

É difícil, mas não é impossivel! Por isso temos que ter muita atitude, garra, técnica, fé e pensamento positivo para reconquistar o estado do Rio Grande do Sul!

Até quinta-feira (aqui no Japão)! 😉

Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

 

10 thoughts on “Um empate justo num Gre-NAL equilibrado

  1. Guerrero, Nico e Lomba também foram os destaques pra mim! Não posso negar que fiquei com o grito de gol guardado para quarta mas em geral foi um bom jogo.

  2. Oi Wílson

    Gostei da sua análise sobre o nosso maior clássico do RS. Realmente o Moledo e o Cuesta jogaram muito. Os nossos laterais foram regulares (tirando aquele drible de corpo do Éverton no Zeca, que resultou em grande defesa do Lomba para variar né). No enfrentamento mano a mano, acho que o Zeca até controlou bem o Cebolinha, que é muito liso. Já o Iago falhou mais foi nos cruzamentos.

    Sofremos um pouco no início do jogo, porque o D’Alessandro não conseguia acompanhar o Cortez, que por três vezes chegou à linha de fundo. Então o Odair bloqueou essa jogada, colocando o Nico aberto pela direita e acabou com a alegria dos gremistas!

    O R. Dourado fez muita falta, pois ele é peça essencial para estabilizar nosso meio de campo, liberando mais o Edenílson e também o Patrick para chegar à frente e se juntar ao Guerrero.

    Sobre o Cebolinha, ótimo jogador, mas na seleção ele vai ter concorrência pesada: Vinícius Jr do RM, Rodrygo do Santos já vendido ao RM, Davis Neres do Ajax, Coutinho entre outros!

    Gostei também das tuas quatro observações para quarta-feira (lá no final do teu post).

    Grande abraço!

    1. Prezado Colorado Célio Cardoso,

      MUITO OBRIGADO pelas belas palavras acima e fico muito contente que tenhas gostado da minha análise sobre o Gre-NAL 419. 🙂

      Amanhã pela manhã (quarta-feira à noite no Brasil) estarei aqui na frente do monitor de TV conectado à Internet para ver a grande final do Campeonato Gaúcho 2019. Vamos fazer uma corrente de pensamentos positivos para que os nossos jogadores estejam iluminados para conquistar o campeonato estadual diante do nosso maior rival! 😉

      Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

      Wilson

  3. Olá Wilson,
    GreNAL é GreNAL…Dia de ter o coração na mão!!
    Jogo disputadíssimo lado a lado, não houve favoritismo, jogo totalmente equilibrado. Não houve nada que estragasse o espetáculo.
    Penso que criamos várias oportunidades, mas infelizmente sem finalizações. Sorte a nossa o Lomba ter nos salvado, na única chance do adversário.
    Se tivesse que escolher o melhor desempenho, ficaria com Patrick.
    Uma pena o Sóbis ter entrado quase no final, talvez conseguisse fazer algo, pois estava a mil no banco.
    Nosso Capitão D’ALE estava muito marcado e não pode fazer muita coisa.
    Senti muita falta de Dourado, ele tem uma garra de respeito.
    Tenho fé e acredito que se entrarmos com uma forte garra, mais agressividade, teremos a vitória na arena. Não podemos deixar para resolver nos pênaltis, temos que resolver nos noventa minutos.
    E, como digo: “Ser COLORADO é carregar no peito um coração que bate forte!!!”
    Saudações Coloradas.
    Ana Cristina.

  4. Uma equipe que não tem meio campo, aliás tem mas que é colocado este meio marcar na lateral ser auxiliar de lateral, quantas vezes no jogo vimos dalessandro com 40 anos de idade dentro da nossa área??? ENTRAMOS com medo, errando passes á rodo, passes este capitais e muitas vezes no um contra um, o que treina esse senhor (a pedido aqui que não é pra chamar de apelido ou coisas do genero kkk)quando fecha os portões do Beira Rio??? Tomamos um banho de bola no primeiro tempo ms tudo por medo acho até que as cuecas dos jogadores estavam com 15 kg de m….venho dizendo á tempos Odair não serve, logo ali irão me dar razão, nosso time é médio e um treinador um pouco mais qualificado faria nosso time jogar. estamos vivos ainda?? SIM, mas se entrarmos borrados de novo la no penicão a coisa vai ser feia.

    1. Prezado Colorado Vanderlei,

      Não posso deixar de dizer aqui que os teus comentários me fazem lembrar de um personagem das cobras (que costumava ler na Zero Hora nos anos 70 e 80) do grande Colorado e crônista Luís Fernando Veríssimo:

      Dudu, o Alarmista! 🙂 🙂

      Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

      Wilson

  5. Oi Wilson, um rescaldo perfeito do que foi o jogo. Como no Brasil existem 200 milhões de técnicos, aqui vai o meu pitaco. Me pareceu que as duas equipes estavam cautelosas, ninguém queria perder, pois não levaria a vantagem para o segundo jogo. Infelizmente
    carecemos de laterais, e um atacante que nem o Guerreiro precisa que a bola chegue nele. Edenilson, muito sobrecarregado, vem jogando muito num ritmo quase alucinante, me pareceu desgastado, cuidado com uma lesão séria. A zaga soberana e Nico é a referência. Achei o Patrick um pouco despersivo. O DAle tem que entrar no segundo tempo, dependendo do andar da carruagem. Tudo se remete para a Arena. Temos condições, sim, mas alguma peças terão que sobrepor a deficiência técnica, em vontade e desejo de vencer. Um abraço.

  6. Gostei do jogo, o típico placar de grenais, tivemos um pouco de dificuldades na marcação no lado direito, o que foi corrigido com o deslocamento do Nico, creio que faltou mais ousadia pro inter sair vencedor, pois o rival não é tudo aquilo que falam. Na quarta teremos mais espaço, pois eles vão vir pra cima…Dale Inter

  7. Alô vocÊ WPJ!
    De fato o equívoco do OH foi o de exatamente deixar no mesmo corredor D’Ale e Zeca, sabidamente no quesito marcação já se poderia antecipar dificuldades, de resto o greNAL históricamente é assim mesmo, é desse jeito sem tirar nem colocar, extremoscuidados defensivos e algumas estocadas que podem ou não serem definitivas, quando encaixa ´passa a ser um greNAL diferente dos outros, mas via de regra, é assim mesmo. Corroboro com as tuas considerações, especialmente as voltadas para o Moledo e Cuesta, jogaram barbaridade.
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.