Ocorreu na noite de ontem na sede da CONMEBOL, em Luque, no Paraguai, o sorteio para a Libertadores 2020. O Inter, que iniciará na Fase 2 da Libertadores, terá como primeiro adversário, o CHILE 4.
Mas quem é o tal CHILE 4?
No campeonato chileno, o 1º e 2º colocados garantem vaga direta na Libertadores, já ao 3º, é garantido a participação na Fase 2 da Libertadores, mesma fase que disputará o Internacional. Devido aos protestos que ocorrem no país, a Asociación Nacional de Fútbol Profesional (ANFP), decidiu por encerrar a temporada 2019 no dia 29 de novembro, inclusive o campeonato chileno que estava a seis rodadas do final. Sendo assim, a Universidad Católica que era a 1ª colocada, foi declarada campeã, sem oposição por parte das demais equipes, visto a larga vantagem de 13 pontos em relação ao 2º colocado, portanto, foram definidos como representantes na Libertadores 2020, a Universidad Católica (CHILE1), Colo-Colo (CHILE2) e Palestino (CHILE3), porém, uma quarta vaga (CHILE4) é concedida ao país para o campeão da Copa Chile, essa também cancelada pela ANFP. A Copa que estava na sua fase semifinal, tinha de um lado o confronto entre Unión Española X Universidad de Chile (La U) e de outro Colo-Colo X Universidad Católica, os dois últimos já classificados para a Libertadores via campeonato chinelo. Previamente, a CONMEBOL exigia que fosse definido o representante chileno pela 4ª vaga, até a segunda-feira (16), para fins do sorteio ocorrido ontem, mas com as competições canceladas, caberia a ANFP definir a vaga na justiça desportiva, porém, no dia 12 de dezembro, a CONMEBOL revogou a decisão e estendeu o prazo para até o dia 24 de janeiro de 2020, logo em seguida a ANFP definiu que a vaga será disputada em jogo único entre Unión Española X La U até o prazo final estipulado pela CONMEBOL. O vencedor, ficará com a vaga CHILE4 e será o primeiro adversário do Inter na competição.
Confrontos entre as chaves da Fase 2
Inter e CHILE 4, ficaram na chave 5 (C5), sendo que o vencedor dessa chave, enfrentará o vencedor da chave 4 (C4), que será disputada entre os equatorianos do Macará e o Deportes Tolima da Colômbia. Mais bem posicionado no ranking da CONMEBOL que as demais equipes das chaves C4 e C5, o Internacional tem assegurado o direito de ser o mandante nos jogos de volta da Fase 2 e 3.
Vencedor entre C4 X C5 = G4
Ficou definido no sorteio como G4 (4º representante da Fase 3 na Fase de grupos) o vencedor da disputa entre a chave C4 X C5.
Fase de grupos
Avançando, o colorado irá para grupo E, onde foram sorteados também, mais um time gaúcho, o Grêmio, além da Universidade Católica do Chile e o América de Cali da Colômbia, portanto, é bem provável que o Inter tenha pela frente quatro enfrentamentos contra chilenos e/ou colombianos durante as Fases 2, 3 e grupos. Já os grenais, estão previstos para ocorrer na 2ª e penúltima rodadas da Fase de grupos.
Outra curiosidade: Com a participação do Inter, o grupo E, será o único onde todos os integrantes já foram finalistas da competição.
Conheça o regulamento da competição: Manual de Clubes – Libertadores 2020.
Grande Fabiano! Valeu. Temos grande chances para irmos além do que imaginamos nesta Libertadores 2020. Agora, só falta time. Um bom time nos levará as finais já que a melhor chave temos adversários conhecidos e que deverão respeitar nossa História. Suor e vontade, faixa no peito. Mudança em atletas, mas a filosofia e a Cúpula Diretiva, ainda são incógnitas. Mas a torcida continua a mesma! Grande Abraço!
Prezados Fabiano Mello e Paulo Melo, o problema que vejo não somente os adversários, mas sim a formação do novo time do Inter. Muito pouco tempo para contratações (juntamente com a falta de grana) e montagem do time e do sistema de jogo do novo técnico. Estamos numa terrível fase de transição.
No dia 05/12/19, na postagem São Paulo –SP 2 x 1 Medrosos, eu escrevi o seguinte texto:
“Prezado WPJ:
O que mais me espanta nestas últimas atuações do Inter, não é a escalação de que muitos reclamam. É a decadência técnica/física de alguns jogadores essenciais na equipe. Por exemplo: Moledo, Lindoso, Patrick, Edenilson, Sóbis e Nico Lopez. São pálidas lembranças do que já foram. Além desses, temos aqueles que não tem condições de serem titulares no Colorado, a meu ver, é claro: Heitor, Uendel, Zeca, Nonato, Paredes, Potker, Neilton, W.Silva, Roberto e Klaus. Com isso já estou falando praticamente de todo o time do Inter e mais o banco de reservas. Salvo Lomba (que ainda andou falhando recentemente), Cuesta que tem sido o mais regular, Dalessandro e Guerrero, não temos outra afirmação de titularidade absoluta no plantel. Fala-se muito em Sarrafiore, mas toda vez que foi escalado, pouco apresentou que justificasse uma titularidade. Pelo menos até este final de ano. Esperemos, pois, por 2020, para ver com a mudança de treinador, e algumas contratações, se o time engrena. Do jeito que está, não tem condições de ganhar nada. Aliás, como vem acontecendo nos últimos tempos.
Abraços aos parças do blog!”
Pois passados apenas 13 dias, parece que os fatos começam a me dar razão. Dos que decaíram técnica e fisicamente, dois já foram embora: Nico e Sóbis.
Dos que não vejo com capacidade de serem titulares, parece que já foram dispensados os seguintes: Bruno, Bruno Silva, Richiely, Neílton, Paredes, Galdezani, Trellez, Klaus, Uendel e Emerson Santos. A meu ver ainda faltam alguns nomes que não vejo como titulares do Inter, como Zeca, Potker, Patrick, Nonato e W.Silva. E Sarrafiore tem que ser testado com mais frequência, pois até agora não deu a resposta que se esperava dele.
Desejo um belo Natal e Feliz Ano Novo a todos os parças do blog!
Buenas Melo! Realmente pouquíssimo tempo para qualquer coisa, espero que ao menos o espírito de equipe pretendido pelo Coudet esteja em campo, para já irmos pegando confiança de cara na competição. Vamos ver, vamos lá!!
Abraço!
Alô você FAbiano!
Também acompanhei o sorteio, primeiro da Sulamericana e logo a seguir da LA 2020. Fostes bastante didático. Quer me parecer que o camiho não é assim tão árduo, mas se tatando de competição continental, não há favas contadas, então que o INTER se prepare adequaqdamente. Vamos ter dificuldade de mlontar uma ideia de jogo em tão pouco tempo, mas não tem jeito, é isso mesmo, então…
Mãos a obra.
Coloradamente,
Melo