Prezado(a)s Colorado(a)s,
De volta à rotina de ouvir a transmissão das partidas do nosso amado Sport Club Internacional em dias de semana quando vou trabalhar em Yokohama, lá estava eu hoje de manhã (temperatura em torno de 6 graus Celsius, tempo nublado) por volta de 06h10min na estação de Mishima à espera do trem-bala devidamente uniformizado com a minha roupa de torcedor Colorado apaixonado que sou para acompanhar a partida do nosso time contra o Pelotas pelo Gauchão 2020 pelo aplicativo da rádio Gaúcha no meu celular. 😉
Como o jogo começou por volta de 07h00 da manhã aqui no Japão, eu ouvi todo o primeiro tempo dentro dos trens locais que sempre tenho que usar em Yokohama para chegar até a empresa onde trabalho atualmente. Apesar de estarmos ainda em fase de preparação o time foi aos poucos se impondo em campo, colocando o Pelotas para trás. Tanto que tivemos vários escanteios a favor durante boa parte da partida. A presença constante dos nossos laterais Colorados estreantes Rodinei e Moisés no apoio fez com que a pressão aumentasse ainda mais. Por isso não foi surpresa a abertura do placar aos 24 minutos de jogo através do meio-de-campo Colorado Edenílson que fez um gol com categoria depois de receber um passe “açucarado” do maestro Colorado D’Alessandro! 🙂
Cheguei ao local de trabalho quando o primeiro tempo estava se encerrando e fui rapidamente trocar de roupa (mas mantendo uma camisa de cor vermelha, é claro! 😉 ) para sentar-me na minha estação de trabalho e acompanhar o segundo tempo. Bastou eu colocar os fones de ouvido para o maestro Colorado D’Alessandro fazer um golaço de falta aos 14 minutos da segunda etapa! 🙂 Com o placar de 2 x 0 e o time jogando ainda em velocidade (apesar do calor intenso que fazia aí em Porto Alegre à noite) chegamos ao terceiro gol Colorado através do centroavante Colorado “Matador” Paolo Guerrero numa bela cobrança de escanteio do nosso Maestro Colorado aos 25 minutos! 🙂 Mesmo com o placar totalmente favorável continuamos em direção ao gol adversário e, apesar do gol do Pelotas aos 39 minutos através do zagueiro Felipe Chaves, poderíamos até ter ampliado o marcador. No fim acho que todo(a)s vocês que estiveram aí no estádio Gigante da Beira-Rio saíram muito bem satisfeitos com a vitória de 3 x 1 e o desempenho da equipe. 🙂
Falando nisso segue abaixo a minha “análise” sobre o desempenho dos jogadores Colorados na primeira partida da temporada 2020 em casa:
- Marcelo Lomba: salvou um gol do time adversário na primeira etapa, mas falhou no gol deles na segunda etapa (nota 6)
- Rodinei: estreou muito bem com bastante disposição, principalmente no apoio, foi substituído na segunda etapa devido ao cansaço físico (nota 6)
- Rodrigo Moledo: jogou bem como sempre, apesar de ter tido um pouco de dificuldade para sair jogando (nota 6)
- Victor Cuesta: mostrou a mesma categoria de sempre, não é à toa que foi considerado o jogador Colorado mais regular da temporada passada (nota 7)
- Moisés: outro que estreou muito bem, teve uma boa participação no apoio (nota 7)
- Rodrigo Lindoso: dizem que o nosso novo técnico Colorado Eduardo Coudet acha o futebol dele lindo, talvez por isso tenha jogado muito bem novamente.. 😉 (nota 7)
- Edenílson: a sua melhor atuação nos últimos seis meses, marcou um belo gol abrindo o caminho para a vitória Colorada (nota 8)
- Johnny: teve uma atuação mais discreta, mas considerando-se que foi a sua estréia no time professional até que foi bem (nota 6)
- Patrick: sob a orientação do novo técnico Colorado Eduardo Coudet tentou ser mais rápido ao passar a bola entre os companheiros, por isso teve um bom desempenho (nota 7)
- D’Alessandro: uma atuação de luxo do Maestro Colorado, teve participação decisiva em todos os gols Colorados e ainda tem gente que acha (ler o PS ao final do artigo, por favor!) que ele está velho demais para jogar profissionalmente… 😉 (nota DEZ!)
- Paolo Guerrero: não ficou isolado na frente, buscou o jogo e ainda fez um belo gol de cabeça! 🙂 (nota 8)
- Musto: entrou no lugar do JJ (jovem Johnny) aos 15 minutos do segundo tempo, ficando mais na proteção da cabeça-de-área com bastante tranquilidade (nota 6)
- Marcos Guilherme: entrou no lugar do lateral-direito Colorado Rodinei aos 29 minutos do segundo tempo, atuação discreta mas eficiente (nota 6)
- Thiago Galhardo: entrou no lugar do maestro Colorado D’Alessandro aos 34 minutos do segundo tempo e apesar de não ter uma atuação no mesmo nível não comprometeu (nota 6)
Esta vitória conquistada hoje no estádio Gigante da Beira-Rio manteve o nosso time na co-liderança do grupo A no primeiro turno do Gauchão 2020 ao lado do Ypiranga, com 40% dos jogos do turno já disputados. Agora vamos para duas partidas difíceis no interior do estado antes de jogar a primeira eliminatória da pré-Libertadores 2020 na semana que vem!
Até mais,
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
PS. Com toda certeza a vitória Colorada de 3 x 1 sobre o Pelotas e, principalmente a conquista do PENTACAMPEONATO da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020 sobre o nosso arqui-rival foram em homenagens póstumas ao ilustríssimo Colorado Ibsen Valls Pinheiro que faleceu nesta última sexta-feira! Entretanto, eu dedico este artigo (e principalmente o título) ao grande locutor esportivo Haroldo Joaquim de Souza, que na segunda-feira da semana passada quase chegou às vias de fato com o comentarista esportivo Colorado Kenny Braga no programa “Dupla em Debate” na rádio GreNal por considerar o maestro Colorado D’Alessandro ultrapassado e sem as mínimas condições de continuar a vestir o manto sagrado do Sport Club Internacional:
https://www.youtube.com/watch?v=ZRUouezl3lg
Prezado Haroldo de Souza: considero-o um dos melhores locutores esportivo de futebol que já ouvi em toda a minha vida, mas com todo o respeito discordo da tua opinião sobre o maestro Colorado D’Alessandro 😉
Olá Wilson,
Realmente foi uma ótima estréia do nosso time titular. Desde os primeiros momentos podemos vislumbrar a tão desejada intensidade que Chacho gosta de implementar, desde o apito inicial nosso tIme trocou muitos passes, se impôs dentro do campo adversário controlando a partida a todo momento, era questão de tempo até balançarmos a rede, e isto aconteceu após um lançamento magnífico do nosso “Véinho” D’Alessandro, que caiu nos pés de super Edi que balancou a rede em um belíssimo gol. A partir daí reduzimos um pouco o ritmo do jogo, algo natural para início de temporada, mesmo assim, controlamos o jogo no campo do adversário. Sofremos um susto mas temos nossa muralha Marcelo Lomba que fez uma belissima defesa.
O controle da partida ficou ainda maior após o segundo gol em uma espetácular cobrança de falta, novamente do nosso “Véinho” que estava empolgado, depois no terceiro gol acertou um belíssimo cruzamenro para Paolo Guerrero balançar a rede.
O time se manteve bem.
O Pelotas acabou descontando o placar, mas vejo que foi um acidente de percurso, não vejo como falha do time ou algum jogador.
Estamos no caminho certo, já vemos melhoras em comparação a anos anteriores, mas ainda tem espaço para melhorar.
Quanto ao nosso “Véinho” D’Alessandro podemos ver que ao contrário de alguns torcedores e jornalistas pensam, tem muita lenha para queimar, e joga muito melhor do alguns garotos.
Saudações Coloradas,
Ana Cristina
ESTAMOS NOS ERGUENDO.
Alô você WPJ!
Um retorno muito promissor ao nosso Beira Rio. Ainda é cedo para definições, mas gostei só que vi, especialmente do LE Moisés. O encurtamento das distâncias entre as linhas ofensiva, média e defensiva, tornou o time mais ribustecido. Vamos adiante. Quanto ao Haroldo, não teve equilíbrio para fazer apenas uma crítica, foi deselegante e ofensivo. Lamentável, lamentável.
Colorada mente,
Melo