Vencemos um jogo rifado típico de Gauchão

Prezado(a)s Colorado(a)s,

Fui dormir bem cedo (por volta de 21h40min) neste sábado à noite para acordar bem disposto por volta de 04h30min nesta manhã “gelada” (temperatura por volta de 1 grau Celsius!) e ensolarada para acompanhar a última partida do nosso amado clube pelo primeiro turno do Gauchão 2020 contra a tradicional equipe do Novo Hamburgo no estádio Gigante da Beira-Rio.

Falando em temperatura chamou-me a atenção que apesar de estarmos em pleno verão aí no Brasil o tempo estava bem nublado em Porto Alegre quando começou a partida. Com o decorrer da partida começou a chover torrencialmente, tanto que às vezes eu mal conseguia ver a bola através da tela do meu “laptop”! Talvez por isso as duas equipes passaram a maior parte do primeiro tempo jogando como se fosse um treino, ou seja, bola pra lá e pra cá, sem nenhuma chance de gol. Outra coisa que chamou-me a atenção foi como os dois técnicos, Eduardo Coudet e Julinho Camargo gritavam à beira do campo para instruírem os seus jogadores. Eu não sei se como jogador de futebol eu conseguiria atuar em campo decentemente com alguém “gritando” sem parar no meu ouvido! 🙂 

Somente aos 28 minutos da primeira etapa chegamos com perigo à meta do Novo Hamburgo através do meia-atacante Colorado Sarrafiore num belo chute de fora de área que raspou na trave direita. Menos de cinco minutos depois ele chutou novamente com perigo a gol e a bola novamente bateu na trave direita, depois da defesa parcial do goleiro Jacsson! Certamente os jogadores Colorado se deram conta que num jogo de futebol sob forte chuva é essencial chutar a gol de fora de área já que o goleiro sofre nestas condições. Quando a partida se encaminhava para o intervalo o lateral-direito Colorado Heitor recebeu um belo passe do meio-de-campo Colorado Gabriel Boschilia e de pé esquerdo marcou o seu primeiro gol como jogador profissional! 🙂 Um gol muito importante pois fomos para o vestiário com a vantagem no placar num jogo que, apesar de não termos sido ameaçados, não conseguimos criar muitas situações de gol.

A segunda etapa começou com o Novo Hamburgo tentando pressionar o nosso time em busca do empate. Enquanto que os jogadores Colorados tentavam jogar através da troca de passes, apesar das inúmeras poças d’água, o time anilado jogava sempre a bola para a frente com o intuíto de ganhar o segundo lance. Mesmo assim isso não impediu que na metade da segunda etapa o meio-de-campo Colorado Gabriel Boschilia chutasse com bastante perigo ao gol adversário quase marcando o segundo gol não fosse uma excelente defesa do goleiro Jacsson. Felizmente aos 34 minutos num lance de contra-ataque, o atacante Colorado Marcos Guilherme chutou de fora da área marcando o seu primeiro gol com a camisa Colorada e decretando assim a nossa vitória! 🙂

Este foi o primeiro jogo no estádio Gigante da Beira-Rio sob o comando do técnico Colorado Eduardo Coudet (que completou um mes como técnico do nosso time) que consegui assistir ao vivo pela Internet. Logo acho que a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados não está tão diferente da de vocês. 😉

  • Marcelo Lomba: não teve trabalho na partida apesar da forte chuva e da pressão “meia-boca” do time adversário (nota 7)
  • Heitor: um ótimo desempenho principalmente no apoio onde fez o seu primeiro gol como jogador professional abrindo o marcador da vitória Colorada! 🙂 (nota 9)
  • Zé Gabriel: uma atuação muito boa, sem errar nenhum passe (nota 7)
  • Pedro Henrique: foi bem na defesa, melhorou em relação a si mesmo (nota 6)
  • Uendel: não apoiou tanto desta vez, mas também não comprometeu na defesa (nota 6)
  • Johnny: jogou muito bem como volante na primeira etapa e como meio-de-campo mais avançado na segunda etapa (nota 7)
  • Nonato: atuação apenas regular tanto que foi substituído no intervalo, embora bem melhor do que apresentou na partida anterior em que esteve em campo (nota 5)
  • Marcos Guilherme: se deslocou em todas as faixas do campo do ataque tentando achar um espaço para atacar até que foi premiado com um bonito gol que decretou a vitória Colorada! 🙂 (nota 8)
  • Gabriel Boschilia: uma ótima atuação no meio-de-campo, participou do gol Colorado que abriu o placar e quase que marcou o dele em um belo chute na segunda etapa (nota 8)
  • Sarrafiore: o jogador Colorado na primeira etapa que mais deu trabalho ao Novo Hamburgo quando “meteu” duas bolas na trave, mas na segunda etapa caiu de produção (nota 7)
  • Thiago Galhardo: tentou se movimentar bastante em campo, mas parecia um pouco perdido (nota 6)
  • Carlos Eduardo: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Nonato no intervalo da partida e fez sua estréia no time profissional sem comprometer (nota 6)
  • Praxedes: entrou no lugar do meia-atacante Colorado Sarrafiore aos 26 minutos da segunda etapa no dia do seu aniversário sem comprometer embora foi muito prejudicado pela qualidade do gramado devido à forte chuva (nota 6)
  • Rodrigo Lindoso: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Gabriel Boschilia aos 36 minutos da segunda etapa para dar mais segurança à marcação (nota 6)

Foi uma vitória importante porque asseguramos em definitivo o primeiro lugar do grupo A no turno do Gauchão 2020 e por isso jogaremos a semifinal do turno no nosso estádio no próximo fim-de-semana (espero que no sábado 😉 ). Agora é hora de voltarmos as nossas atenções para o jogo decisivo contra a Universidad de Chile (CHILE) na terça-feira aí também no estádio Gigante da Beira-Rio. Todo(a)s concentrado(a)s em busca da vitória Colorada e consequentemente da classificação para a próxima fase da pré-Libertadores 2020!

Até mais,

Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

 

4 thoughts on “Vencemos um jogo rifado típico de Gauchão

  1. Bom dia Wilson, gostei do placar, jogamos sem correr riscos, apesar do forte temporal que atrapalhou um pouco, estamos dando ritmo aos jogadores, em especial ao Sarrafiore e Boschilla, que serão importantes no decorrer do ano. Rumo a final, Dale Colorado…

  2. Olá Wilson,
    Não estou podendo assistir aos jogos devido estar viajando, e o sinal fica bem prejudicado, para não dizer quase sem. Mas, segundo os comentários que leio posteriormente, jogamos muito bem apesar da forte chuva que acometeu nossa Porto Alegre. Agora é focar na Libertadores terça feira.
    Um abraço,
    Saudações Coloradas.
    Ana Cristina.

  3. Alô você WPJ?
    De fato um jogo de cara feia, muito em função das chuvas. Deu pra ver que a manutenção da “ideia” tática com a repetição da proposta de losango na postura dos meio campistas e colocação dos laterais numa proposta ofensiva. O reflexo foi o gol do Heitor. Meus destaques ficam por conta do Sarrafiore especialmente pelo primeiro tempo e o zagueiro Zé Gabriel, muito seguro. Agora todos os sentidos voltados para o jogo de terça feira contra a LAU pela LA 2020.
    Colorada mente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.