Prezado(a)s Colorado(a)s,
Como a partida contra o Atlético–GO, válida pela quarta rodada do Brasileirão 2020, foi disputada nesta quarta-feira à noite aí a partir das 20h30min no estádio Gigante da Beira-Rio, eu não pude ver o jogo pela Internet pois tive que comparecer à empresa onde trabalho atualmente. Em compensação eu já estava preparado físicamente e espiritualmente para ouvir a partida através da “home-page” da rádio Gaúcha no computador onde costumo, entre outras coisas, projetar e testar aplicativos de “software” usando a linguagem de programação Python. 😉 Evidentemente que como estava num ambiente de trabalho eu tive que torcer discretamente para que o nosso amado e querido Sport Club Internacional pudesse conseguir a terceira vitória no Campeonato Brasileiro, apesar de não poder contar mais com o nosso centroavante Colorado “Matador” Paolo Guerrero que sofreu uma lesão seríssima nos ligamentos do joelho direito e só voltará a jogar a partir do ano que vem..
Acredito que a grande maioria do(a)s torcedore(a)s Colorado(a)s pensava que o técnico Colorado Eduardo Coudet escalaria, salvo lesões e suspensões por cartão, o time considerado “titular” no presente momento. Entretanto, para a nossa surpresa, o time Colorado que começou a partida hoje teve alterações em praticamente todos os setores da equipe, ou seja, seis alterações em relação ao jogo do último fim-de-semana. Talvez por isso a primeira etapa tenha sido bastante desalentadora já que a nossa equipe não mostrou o entrosamento habitual. Logo aos 4 minutos o Atlético–GO marcou um belo gol através do atacante Matheuzinho, mas felizmente foi anulado por impedimento. Nosso primeiro ataque ocorreu somente aos 19 minutos, numa bola desviada pra fora pelo meio-de-campo Colorado Praxedes. Foi somente aos 24 minutos que criamos a nossa primeira situação de gol num belo chute de primeira do meio-atacante Colorado Marcos Guilherme que foi defendido pelo goleiro Jean. Aos 28 minutos quase levamos o gol devido a um erro do goleiro Colorado Marcelo Lomba que fez com que a bola batesse no atacante Hiury e passasse “raspando” a nossa goleira.. Em compensação quase demos o “troco” quando o atacante Colorado William Pottker chutou para a bela defesa do goleiro Jean. Aos 34 minutos uma outra situação de gol criada pelo Atlético–GO quando o volante Marlon Freitas perdeu um gol incrível, mas o lance foi anulado por impedimento. O empate em 0 x 0 na primeira etapa foi até “razoável” para a gente, de acordo com o que ocorreu na partida.
Felizmente o time Colorado voltou do intervalo com outra atitude e logo aos 7 minutos da segunda etapa conseguimos abrir o placar através de uma bela cabeçada do (pasmem!) volante Colorado Musto numa cobrança de escanteio! 🙂 Estávamos jogando bem, mas aos 12 minutos o atacante Colorado William Pottker resolveu lutar “box” aos invés de jogar bola e levou merecidamente o cartão vermelho.. 🙁 Ainda bem que o técnico Colorado Eduardo Coudet fez duas substituições logo a seguir que fizeram com que a gente mantivesse o controle da partida, apesar de termos um jogador a menos. E o resultado apareceu aos 24 minutos quando marcamos o segundo gol através do meia-atacante Colorado Thiago Galhardo que aproveitou o rebote de uma bola chutada no travessão adversário pelo meio-de-campo Colorado Patrick! 🙂 O segundo gol Colorado na partida jogou “água de extintor” no Dragão e deixou a nossa equipe com muita tranquilidade na partida. 😉 Tanto que aos 44 minutos marcamos mais um gol numa cobrança de pênalti bem batida pelo meia-atacante Colorado Thiago Galhardo após este ter sido derrubado na área adversária! 🙂 Um desempenho na segunda etapa completamente diferente da primeira etapa, por isso a vitória Colorada foi justa e merecedora de aplausos! 🙂
Somente pude ouvir a transmissão de áudio da partida, por isso fiquem à vontade para discordar da minha “análise” sobre o desempenho dos jogadores Colorados nesta importante vitória que nos deixa bem colocados na tabela de classificação do Brasileirão 2020:
- Marcelo Lomba: quase que “entregou o ouro pros bandidos” na primeira etapa numa dividida, por isso a sua nota fica abaixo da nota “padrão” para goleiros (nota 6)
- Rodinei: jogou bem tanto na defesa como no apoio (nota 7)
- Zé Gabriel: mesmo não sendo da posição teve hoje uma atuação segura na zaga Colorada (nota 7)
- Víctor Cuesta: teve uma atuação melhor se comparada à péssima atuação no último domingo, mas ainda abaixo da sua capacidade (nota 6)
- Matheus Jussa: mesmo também não sendo da posição teve uma atuação segura na lateral-esquerda (nota 7)
- Musto: seu gol de cabeça na segunda etapa foi o seu primeiro gol com a Camisa Colorada e modificou a partida a nosso favor! 🙂 (nota 8)
- Praxedes: uma boa atuação embora um pouco discreta (nota 6)
- Marcos Guilherme: a desejar um pouco na primeira etapa, mas bem na segunda etapa (nota 6)
- Patrick: também esteve “apagado” na primeira etapa, mas foi o responsável direto pela jogada do segundo gol Colorado! (nota 7)
- Peglow: mostrou bastante iniciativa e qualidade no ataque Colorado (nota 7)
- William Pottker: sua expulsão merecida poderia ter transformado a nossa vitória Colorada em derrota, simplesmente lamentável.. 🙁 (nota 3)
- Edenílson: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Praxedes aos 14 minutos da segunda etapa e melhorou o meio-de-campo Colorado sensivelmente (nota 7)
- Thiago Galhardo: entrou no lugar do meio-atacante Colorado Peglow aos 14 minutos da segunda etapa e fez os dois gols que deram a total tranquilidade ao time Colorado! 🙂 (nota 9)
- Rodrigo Lindoso: entrou no lugar do meio-atacante Colorado Marcos Guilherme aos 27 minutos da segunda etapa e manteve a qualidade do meio-de-campo Colorado (nota 7)
- Moisés: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Patrick aos 32 minutos da segunda etapa e não comprometeu (nota 6)
Com esta vitória de 3 x 0 sobre o Atlético–GO no estádio Gigante da Beira-Rio subimos para a terceira colocação na tabela de classificação do Brasileirão 2020. Alguém pode escrever aí nos comentários abaixo: “Não, estamos em primeiro lugar na tabela, na frente do Galo!”. Calma pessoal! Ainda não, pois podemos ser ultrapassados por dois times que tem dois jogos a menos que a gente.. 😉 Mas que o time Colorado está apresentando um desempenho inicial bem melhor do que no Brasileirão 2019 faz com que possamos sonhar com a liderança do Campeonato Brasileiro. 🙂
Até o fim-de-semana!
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
[highlight]PS. Nossos sinceros sentimentos ao jogador Colorado Gabriel Boschilia pela perda de seu Pai (Luiz Norberto Boschilia) que faleceu aos 67 anos de idade na madrugada desta terça-feira (18 de agosto de 2020) em Santa Bárbara d’Oeste, vítima de um ataque cardíaco. 🙁 🙁[/highlight]
LIDER. LIDER.
Olá Wilson,
Irei em parte na contra mão do inicio de seu comentário, quanto a começar o jogo com a maioria de reservas. Como estamos em um competição anormal em função da Pandemia e que logo ali tambem estaremos disputando a Libertadores e Copa do Brasil, nada melhor do que colocar a gurizada a jogar, em casa, com um time que incomoda, prova esta o primeiro tempo do jogo. Tivemos boas respostas dos meninos Peglow, Praxedes e Jussa. Nosso segundo tempo ja com alguns titulares foi bem melhor (Devemos levar em conta o entrosamento), tirando a expulsão de Potker. Ficamos sem um centroavante, mas nosso atacante Galhardo, soube nos deixar alegre com dois gols e Musto que finalmente desencantou. Agora é aproveitar essa liderança momentânea até a proxima partida que será um confronto extremamente difícil contra o Galo.
Prezado Colorado Júlio Cesar de Castro,
MUITO OBRIGADO pelo teu comentário acima! 🙂
De fato, seria insano querer que o técnico Colorado Eduardo Coudet repetisse sempre a mesma escalação nestes jogos pró-pandemia. Como bem escrevestes acima “Como estamos em um competição anormal em função da Pandemia e que logo ali tambem estaremos disputando a Libertadores e Copa do Brasil, nada melhor do que colocar a gurizada a jogar, em casa..”
Eu só acho que trocar meio-time de uma só vez é muito arriscado, será que não seria melhor começar todas as partidas com três ou quatro jogadores diferentes? Assim, o entrosamento do time não seria tão afetado..
Saudações Coloradas da Terra do Sol Fervente,
Wilson
Wilson, essa escalação de ontem, surpreendeu a todos, mas acredito que ela se faz necessária. Essa parada do futebol brasileiro, devido a necessidade do isolamento social, provocadoa pela Pandemia do COVID-19, foi muito prejudicial ao esquema de jogo optado pelo treinador Colorado, de muita intensidade e de deslocamentos em velocidade. Um campeonato longo como o Brasileirão, somado as competições importantes que o Internacional está participando ou vai participar, uma mesma equipe não vai aguentar, precisa plantel,
Quanto a atitude do jogador Pottker, sinceramente nunca irei defender a expulsão de um jogador profissional, mas temos que levar em consideração que as arbitragens estão permitindo faltas repetitivas, nos joelhos e por trás, objetivando atingir tornozelos. Ao mesmo tempo, esses “chutões de bico” desferidos para impedir ataques ou em “divididas” de bola, frontalmente contra o adversário, sinceramente, no meu entendimento são agressões e deveriam ser banidos do futebol. Considerando todo o ambiente atual (no e for a do esporte), alguns jogadores não suportam a pressão e “explodem”.
Não há como negar que a escalação do primeiro tempo, do jogo de ontem, mostrou uma equipe desentrosada (acredito risco calculado), mal posicionada e muito aquém do que pode produzir a equipe Colorada. Acredito que, conforme planejado, uma vez efetuadas as substituições, a equipe cresceu e mostrou um desempenho de encher os olhos.
Se aceitares uma observação, os desempenhos dos jogadores passados pela mídia, sinceramente, não espelham a realidade do que assistimos.
De qualquer forma, como foi bom adormecer líder.
Observação: Meus sinceros sentimentos ao jogador Boschilia e à sua família, pelo falecimento de seu pai.
Prezado Colorado Antônio Carlos Pauperio,
MUITO OBRIGADO pelo teu comentário (bem detalhado) acima! 🙂
De fato, seria insano querer que o técnico Colorado Eduardo Coudet repetisse sempre a mesma escalação nestes jogos pró-pandemia. Como bem escrevestes acima “Essa parada do futebol brasileiro, devido a necessidade do isolamento social, provocadoa pela Pandemia do COVID-19, foi muito prejudicial ao esquema de jogo optado pelo treinador Colorado, de muita intensidade e de deslocamentos em velocidade.”
Eu só acho que trocar meio-time de uma só vez é muito arriscado, será que não seria melhor começar todas as partidas com três ou quatro jogadores diferentes? Assim, o entrosamento do time não seria tão afetado..
Quanto ao atacante Colorado William Pottker eu discordo um pouco da tua opinião, devido às circunstância do lance. Afinal de contas o jogador do Atlético-GO havia sido advertido com o cartão amarelo e, além disso, o WP (não confundir com WPJ! 😉 ) já é um jogador experiente. Menos mal que depois da partida ele pediu desculpas no vestiário.
Quanto aos desempenhos dos jogadores Colorados a minha “análise” é baseada naquilo que eu vejo em campo (quando eu consigo ver a partida pela Internet) ou pelo que ouço (quando somente escuto a transmissão de áudio). Evidentemente que muitas vezes eu dou uma “conferida” no que diz a mídia esportiva, mas somente como referência.. 😉
Saudações Coloradas da Terra do Sol Fervente,
Wilson
Meu caro Wilson:
Concordo com tua análise. Foi mais ou menos esse o jogo que eu vi. Primeiro tempo com time reserva e desentrosados, tivemos muitas dificuldades. Segundo tempo, com dois titulares, fizemos boa atuação. A lamentar a atuação do Potker.
Abraços
INTER COM PONTUAÇÃO PARA ESTAR ENTRE OS PONTEIROS
Alô você WPJ!
De fato fomos surpreendidos com a escalação de um time diferente do titular, razão pela qual não se pode esperar muito da parte coletiva. Como bem destacastes tivemos muito boas atuações como Zé Gabriel, por exemplo, aliás, já estou intrigado com o não aproveitamento do MOLEDO. Estamos chegando, estamos indo.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Melo
Olá Wilson,
Concordo com sua análise, tivemos um primeiro tempo irreconhecível para um time que joga em casa, porem voltamos com outra mentalidade após o intervalo e nos contemplou com uma Vitória incontestável, mesmo com um jogador a menos.
Saudações Colorada
Ana Cristina