Jogar contra treze é muito difícil..

Prezado(a)s Colorado(a)s,

Fui dormir relativamente tarde por volta de 23h44min neste domingo à noite para acordar bem disposto por volta de 7h22min nesta segunda-feira de tempo bom (temperatura por volta de 22 graus Celsius) para acompanhar ao vivo pela Internet a nossa partida de estréia no Brasileirão 2021 contra a tradicional e perigosa equipe do Sport, vice-campeã do Pernambucano 2021, no estádio Gigante da Beira-Rio. A expectativa, era evidentemente, ver se conseguiríamos estrear no Brasileirão 2021 com o “pé-direito”, ou seja, com uma vitória em casa. 😉  

Como era de se esperar a partida começa com o nosso time em busca do gol. Aos 5 minutos a bola é cruzada para a área do Spore sobra para o meio-de-campo Colorado Maurício chutar de esquerda para a ótima defesa do goleiro Maílson para escanteio. Aos 7 minutos o lateral-esquerdo Colorado Moisés recupera a bola no ataque Colorado e de dentro da área adversária chuta por cima da goleira deles. Aos 15 minutos numa jogada dentro da área do Sporo meia-atacante Colorado Caio Vidal é derrubado e o árbitro Vinícius Gonçalves Dias Araújo marca o pênalti acertadamente. Aos 18 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson cobra a penalidade máxima com perfeição e abre o marcador a nosso favor! 🙂 Aos 35 minutos, numa cobrança de falta, a bola é cruzada para a área Colorada e quase que o meio-de-campo Thiago Neves empata a partida numa bela cabeçada, mas o goleiro Colorado Marcelo Lomba faz uma defesa parcial espetacular. No rebote o zagueiro Rafael Thyere chuta em cima do goleiro Colorado Marcelo Lomba que salva o time Colorado novamente. Aos 43 minutos, numa cobrança de escanteio, o meio-de-campo Colorado Edenílson cruza na medida para o meio-de-campo Colorado Rodrigo Lindoso cabecear com precisão e marcar o segundo gol Colorado na partida! 🙂 Com exceção de apenas um lance perigoso criado pela equipe pernambucana, fizemos um primeiro tempo impecável e por isso o resultado parcial era justo.

A segunda etapa começa de forma mais movimentada já que o Sporprecisava sair em busca do empate. Aos 7 minutos o meia-atacante Colorado Caio Vidal faz uma excelente jogada dentro da área deles e cruza com perigo, mas ninguém consegue chegar a tempo na bola. Aos 8 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson faz um excelente lançamento para o atacante Colorado Yuri Alberto, que mesmo pressionado pela defesa adversária, consegue girar para chutar na trave esquerda da goleira deles. Aos 14 minutos num lance dentro da área Colorada a bola toca acidentalmente o braço direito do meio-de-campo Colorado Maurício e o árbitro Vinícius Gonçalves Dias Araújo interpreta (errôneamente na minha opinião e também de todos os analistas de arbitragem) como “mão na bola” e marca pênalti a favor da equipe pernambucana. 🙁 Aos 16 minutos o meio-de-campo Thiago Nevecobra com tranquilidade no meio do gol e marca o primeiro gol do Sporna partida. 🙁 Aos 30 minutos o meio-de-campo Colorado Praxedes faz um ótimo chute a partir da intermediária, mas a bola é defendida parcialmente pelo goleiro Maílson. Aos 38 minutos o zagueiro Sabino faz um excelente lançamento para o atacante Maxwell na nossa área que desperdiça uma ótima chance ao chutar para fora. Aos 40 minutos o atacante Maxwelé lançado novamente em profundidade e só não empata a partida devido à excelente defesa parcial do goleiro Colorado Marcelo Lomba. Entretanto, logo em seguida a bola é levantada para dentro da área Colorada e o centroavante André empurra para o fundo da rede empatando a partida.. 🙁 A princípio o gol é anulado por impedimento, mas os AAVs (“Árbitros Auxiliares de Vídeo”) validam o gol deles para o nosso desespero.. 🙁 Aos 45 minutos, num lance de contra-ataque, o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo faz um excelente passe para o meia-atacante Colorado Carlos Palacios que desperdiça uma boa chance ao chutar pela linha de fundo. Aos 48 minutos o meio-de-campo Colorado Patrick faz uma bela jogada individual pelo lado esquerdo do ataque Colorado ao driblar dois jogadores adversários, mas a bola é desviada para escanteio ao tentar driblar o terceiro jogador.. Aos 49 minutos o meio-de-campo Colorado Patrick cruza para a área do Sport, a bola toca no travessão e sobra para o meio-de-campo Colorado Praxedes no outro lado que escora de cabeça para o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo empurrar para o fundo da rede da goleira deles, mas inacreditávelmente o árbitro Vinícius Gonçalves Dias Araújo marca tiro de meta no momento em que a bola ainda tocava o travessão e por o gol não é validado! 🙁 Consequentemente final de partida e um 2 x 2 no mínimo injusto com o que aconteceu na partida.. Na minha opinião e de vários analistas de arbitragem e comentaristas, esta bola não saiu! Ou seja, mal começou o Campeonato Brasileiro e já fomos “garfados”! 🙁 🙁 

Segue abaixo a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados nesta estréia desastrada no Brasileirão 2021:

  • Marcelo Lomba: não teve culpa nos gols sofridos e fez no mínimo três defesas espetaculares que salvaram o time de um vexame maior (nota 9)
  • Renzo Saravia: teve boa participação defensiva, mas não conseguiu apoiar como planejado (nota 6)
  • Lucas Ribeiro: não comprometeu, fazendo apenas o básico (nota 5)
  • Víctor Cuesta: não conseguiu apoiar como vinha fazendo anteriormente, mas ao menos jogou com seriedade na defesa (nota 6)
  • Moisés: teve uma ótima participação no apoio na primeira etapa, mas passou trabalho com os atacantes adversários na segunda etapa (nota 5)
  • Rodrigo Lindoso: teve um desempenho muito bom à frente da área Colorada e ainda marcou um belo gol de cabeça! 🙂 (nota 7)
  • Edenílson: mesmo ainda não estando na sua melhor forma física fez o primeiro gol Colorado e teve participação decisiva no segundo gol Colorado! 🙂 (nota 8)
  • Taison: teve uma participação muito discreta na partida, parecia que não estava em campo (nota 5)
  • Caio Vidal: fez uma partida razoável sempre buscando o gol (nota 6)
  • Yuri Alberto: não fez um bom primeiro tempo, embora tenha melhorado um pouco na etapa complementar (nota 5)
  • Maurício: fez um bom primeiro tempo com muita velocidade e qualidade, mas foi caindo de produção na segunda etapa (nota 6)
  • Nonato: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Edenílson aos 26 minutos da segunda etapa para melhorar a produção do meio-de-campo Colorado, mas não teve êxito (nota 5)
  • Praxedes: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Maurício aos 27 minutos da segunda etapa e até que tentou contribuir para melhorar o elo de ligação entre o meio-de-campo e ataque Colorados (nota 6)
  • Thiago Galhardo: entrou no lugar do atacante Colorado Yuri Alberto aos 33 minutos da segunda etapa para aumentar a criação de jogadas perigosas no ataque e chegou até marcar um gol injustamente invalidado nos acréscimos finais de partida.. (nota 6)
  • Carlos Palacios: entrou no lugar do meia-atacante Colorado Taison aos 38 minutos da segunda etapa para tentar melhorar a produção do ataque Colorado, mas não foi bem sucedido (nota 5)
  • Patrick: entrou no lugar do meia-atacante Colorado Caio Vidal aos 38 minutos da segunda etapa e conseguiu dar uma ótima contribuição ao lado esquerdo do ataque Colorado (nota 7)

Infelizmente começamos mal o Brasileirão 2021. 🙁 Era uma partida para ser vencida, não somente porque jogávamos em casa, mas também porque a equipe do Spornão parece ser uma das equipes que brigará na parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Com este empate indigesto largamos na oitava posição, junto com o próprio Spormais Juventude e Cuiabá já que todos os quatro times possuem um ponto ganho, dois gols a favor e dois gols sofridos.

Apesar disso temos que “mudar a chave” novamente para se preparar muitíssimo bem físicamente, tecnicamente e mentalmente já que na próxima quinta-feira à noite faremos a nossa estréia na Copa do Brasil 2021 contra a tradicional e perigosa equipe do Vitória-BA no estádio Barradão em Salvador, bela capital nordestina. Ou seja, mais uma vez OREMOS! 🙏

Até mais,

Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

2 thoughts on “Jogar contra treze é muito difícil..

  1. Salve W.P.J. : Realmente, jogar contra onze que buscam o mesmo objetivo é muito salutar. Agora, quando todo o trabalho de uma Comissão Técnica é jogado por terra por decisões esdrúxulas dentro das quatro linhas e fora por Inteligência Artificial, foge da nossa alçada como torcedores ainda termos que nos preocupar com cursos de especialização ou congêneres dada a fragilidade, a vulnerabilidade da Competência Arbitral que neste inicio de Campeonato Nacional, já revelou o seu “Cartão de Visitas”.

  2. Alô você WPJ!
    Já está ficando normal sermos ‘subtraídos” EM CASA, e agora não foi só um erro, podeíamos dizer que foram três: os dois gols deles e mais o nosso gol anulado no final do jogo. O time ao natural não está conseguindo os resultados e quando ensaia conseguir aparecem os “homens do apito” para nos sacanear. O que fazer, não sei, mas algo precisa ser feito, não é possivel. Some-se isso a perda de gols ou até de jogadas que poderiam redundar em gols e temos mais um resultado negativo.
    Temos que sacudir em algum lugar.
    Diretamente da Zona Sul
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.