Por Adriano Garcia – Ele Mago
O primeiro Campeonato Brasileiro foi disputado em 1971. O campeão foi o Atlético Mineiro, treinado por Telê Santana e com Dario, o Dada Maravilha, no ataque. Antes foram organizados vários torneios, como a Taça Brasil, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Torneio Rio-São Paulo e o Torneio Nacional de Clubes.
Faltava, porém, integrar todo país numa mesma competição. E foi com a criação do Brasileirão, como é popularmente conhecido pelos torcedores, que essa missão foi cumprida.
Não foi fácil, porém, fazer o Brasileirão ser entendido pelos torcedores. A cada ano, a fórmula era alterada. Houve temporadas em que o regulamento tinha de ser estudado, tão grande eram as complicações, com chaves, grupos, cruzamentos…
E raramente o número de clubes por disputa também era o mesmo. Variou entre apenas 16 (em 1987 na Copa União que foi dividida em dois módulos, com 16 clubes cada) a exaustivos 94 (em 1979). Conquistado pelo Inter de forma invicta, sem ser superado por nenhum time desde então.
Mudaram o sistema, a quantidade e o nome do Brasileirão. Ele já se chamou Campeonato Nacional, Copa do Brasil, Copa União, Copa João havelange… Hoje, porém, tudo ficou mais fácil. Desde 2003, o Campeonato Brasileiro é disputado num mesmo sistema. Pontos corridos, como na Europa, com jogos de ida e volta.
O clube que somar o maior número de pontos é o campeão. Diante deste breve relato fica a pergunta que campeonato o escrete vermelho tem pela frente agora após a vitória espetacular no clássico Grenal 434? Hoje tem mais um duelo contra gaúchos é a vez do Juventude (Clássico Juvenal).
O que fazer então? Para uma parcela da torcida o Inter deveria jogar para não jogar. Com isso prejudicaria o arquirival. Porém essa prática não está no DNA vermelho. Na realidade o Brasileirão ainda não terminou e o colorado precisa buscar pontos para ficar o melhor posicionado. Além da premiação tem a vaga para a libertadores fase de grupos ou os mata matas.
O fato é que os seis primeiros irão para a libertadores e do 7° ao 12° tem vaga p a sul-americana. Sendo que com as decisões da Copa do Brasil, Libertadores e da própria Sul-americana o G6 pode se tornar G9. Mas até lá nada está garantido e o escrete vermelho precisa deixar a euforia de lado e seguir lutando no campeonato. E isso já é trabalhado pelo direção colorada.
Amanhã contra o Juventude o Inter terá uma difícil tarefa pela frente pois alguns dos principais jogadores poderão ficar de fora desta partida. No entanto a equipe que for a campo precisa fazer o mesmo que foi feito no Grenal, vencer.
Vamos Pra cima do Juventude Internacional!!!
Por Dorian Bueno
Colorados, na base muito spaghetti da abençoada Mama quem sabe nesta 4ªf, vamos ver o nosso time com uma baita saúde, entrosado, veloz e esfomeado para mais um pegado jogo no Campeonato Brasileiroo, que sempre é tri acirrado dentro e fora de campo.
Mas antes, terão que pegar a estrada, e diga-se de passagem é sempre prazeroso poder partir de Porto Alegre, passar por Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Sapiranga, Dois Irmãos, Morro Reuter, e acelerar para subir a maravilhosa serra Gaúcha, até chegar dentro no Alfredo Já em Caxias do Sul.
Dependendo do trajeto escolhido podemos passar por muitas outras cidades, que através das suas culinárias, culturas e características peculiares, nos desafiam na beira da estrada. Agumas vezes até conseguimos nos desviar da estrada para conhecê-las, antes de chegar na última parada dentro do estádio. Falo de São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Feliz, São Vendelino, Farroupilha, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.
Indo de automóvel ou ônibus, tudo na estrada vai se tornando bonito e interessante, devido a generosa obra da natureza, ser diferente da nossa cidade de pedra Porto Alegre. Confesso que gosto demais de subir degrau por degrau nesta desafiadora vida, principalmente em linha reta com os pés no chão.
É estranho, mas não curto muito, ter que descer a serra depois de ter alcançado um pouco do seu topo, através das suas subidas e descidas perigosas. É encantador qualquer dos trajetos, mas os perigos se apresentam antes e depois de cada curva.
Agora falando do time Colorado do Diego Aguirre, tomara que seus escolhidos para este tremendo passeio, não tenham medo de enfrentar a estrada o time Italiano do Juventude e ajudar o Grêmio dentro do Z4.
Tomara que os ares da serra Gaúcha, possa fazer bem aos jogadores do Internacional, para correr bastante, dominar naturalmente a pelota redonda como na vitória no Gre-Nal 434
O Inter é grande e creio que jogará uma baita de uma partida de futebol, e ponto. Caso tenham êxito dentro do campo e saiam vencedores, depois poderão degustar das delícias da culinária Italiana a base de muita música e vinho bona gente tchê.
Tomara que o Saci Colorado não tenha ido com aquela Ferrari. Porque o Time do Internacional precisará correr muito para jogar bem e derrotar o Juventude, nesta peleia e garantir uma boa vantagem, para chegar com mérito na LBA 2022.
Abs. Dorian Bueno
Palpitão: Juventude 0 x 1 Inter
Olá Adriano,
Não devemos reduzir o ritmo, afinal estamos já nos final de campeonato e qualquer resultado positivo para o Inter poderá colocá-lo entre os times classificados diretamente para fase de grupo da Libertadores. Deixamos que o coirmão vai cair para série B com suas próprias mãos.
Saudações Coloradas,
Ana Cristina
Olá Adriano, não viu negar que tornar a vida deles mais difícil é uma grande tentação, mas não aprendi a torcer contra o Internacional, então que venha mais uma vitória e suas consequências, abraço.
PALPITÃO: Juventude 0x 1 Inter
Olá Adriano,
Nada ainda está definido para o Inter, portanto, é jogo para ganhar, ainda mais em se tratando de Juventude, nossa eterna toca.
Inter 2 x 0
Rumo a Libertadores!
PALPITÃO: INTER 1 X 0 Juventude
O negócio amanhã é ganhar para podermos ir para a Libertadores. E de maneira direta. Dale Inter.
Palpitão Juventude 1 x 2 Inter
Na minha opinião,independente do resultado do Grenal,o Inter tem sempre que entrar pra ganhar. Espero que amanhã isto aconteça.
PALPITÃO: INTER 4 X 0 Juventude
Alô você Adriano!
Depois de um esforço exitoso de minha parte não haverá surpresa em uma performance digamos nem tão brilhante. Mesmo assim se sobrepõe a paixão até a razão e vamos pra goleada. Não deveremos ter problemas defensivos e a princípio a simples entrada do Heitor e do Maurício deveriam ser as únicas novidades, entretanto especula-se algumas intenções de poupar ou melhor, preservar. Vamos aguardar mas que independente do entorno uma boa vitória iria ribustecer nosso amado Inter.
Direto de Natal, RN
Coloradamente,
Melo
Oi Adriano, Belo retrospecto . Gostava mais quando os oito primeiros disputavam um octogonal para saber quem era o Campeão. Me lembro que o último campeonato desta forma, o Santos entrou em oitavo e foi o Campeão, se a memória não está me traindo. Amanhã devemos perder para o Juventude, pois iremos com um time bem modificado. Pois o Atlético Paranaense é outro que está engasgado na nossa garganta e convenhamos, eles conseguem ser o time mais antipático desta competição. Tanto a direção como jogadores não dão entrevistas e seus jogos como mandante não passa nos canais normais de transmissão. E no domi vi é contra eles no BR. Abraço e seja bem vindo.
Palpitão 2×1 Juventude