Prezado(a)s Colorado(a)s,
Depois de um mes e meio de férias futebolísticas estamos de volta aqui neste espaço nobre da Torcida Colorada para o início da temporada 2022 do time profissional do nosso amado Sport Club Internacional. 🙂 Para o meu espanto (e irritação) a Federação Gaúcha de Futebol em conjunto com a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Gauchão 2022, marcou o primeiro jogo do nosso time, contra o Juventude no estádio Alfredo Jaconi em Caxias do Sul, para as 16 horas desta quarta-feira, ou seja em pleno verão do tipo “Rio Grande 40 graus”! Por causa disso tive que acordar às 03h04min desta manhã de quinta-feira gelada e tempo nublado (temperatura por volta de 4 graus Celsius) aqui do outro lado do mundo para acompanhar ao vivo pela Internet a estréia do nosso time no Campeonato Gaúcho de 2022..
Como era de se esperar a partida começa de forma lenta devido ao mormaço de 32 graus Celsius em Caxias do Sul. Aos 10 minutos a nossa defesa falha na linha do impedimento e por isso o atacante Ricardo Bueno entra completamente livre pela esquerda na área Colorada e chuta com muito perigo uma bola cruzada que desvia na zaga Colorada e sai pela linha de fundo com escanteio a favor do time deles. Aos 25 minutos a partida é interrompida para a hidratação dos jogadores em campo. Aos 29 minutos o meio-de-campo Jadson cruza para a área Colorada onde o atacante Capixaba cabecea com muito perigo rente à trave direita da nossa meta obrigando o goleiro Colorado Daniel a fazer uma defesa espetacular sendo que na sequência do lance a bola sai pela linha de fundo com escanteio a favor da equipe do Juventude. Aos 39 minutos o atacante Colorado Yuri Alberto é derrubado pelo atacante Capixaba quase na frente da área deles e na cobrança de falta o meio-de-campo Colorado Gabriel Boschilia cobra com o pé esquerdo com a bola passando muito perto do ângulo superior esquerdo da meta deles e saindo pela linha de fundo. Aos 44 minutos o atacante Capixaba cruza para a pequena área da nossa meta onde o goleiro Colorado Daniel, acossado por um jogador adversária, defende parcialmente com a perna direita sendo que no rebote o meio-de-campo Darlan chuta novamente em direção ao nosso gol, mas o goleiro Colorado Daniel faz outra defesa espetacular com o braço direito onde na sequência do lance a bola é finalmente afastada para longe da nossa área. Felizmente termina o primeiro tempo e vamos para o intervalo com a certeza de que precisamos jogar muito mais se quisermos sair de Caxias do Sul com um resultado positivo..
A segunda etapa começa para nós de maneira excelente. Aos 3 minutos o meio-de-campo Colorado Taison, pela intermediária de ataque, dá um lindo passe de calcanhar para o lateral-esquerdo Colorado Moisés onde este ao entrar na área adversária cruza para trás e a bola desvia na zaga deles, mas sobra para o meio-de-campo Colorado Maurício dominar e chutar com o pé esquerdo para marcar o primeiro gol Colorado na partida e no Gauchão 2022! 🙂 Aos 8 minutos o meio-de-campo Gabriel Boschilia, na esquerda de ataque, cruza para a área deles onde o atacante Colorado Yuri Alberto domina e chuta com o pé esquerdo para marcar o segundo gol Colorado na partida! 🙂 Aos 16 minutos o atacante Capixaba faz um excelente passe para o atacante Guilherme Parede que ao entrar na área Colorada chuta forte com o pé esquerdo obrigando o goleiro Colorado Daniel a espalmar espetacularmente pela linha de fundo. Aos 27 minutos a partida é interrompida novamente para a hidratação dos jogadores em campo. Aos 32 minutos a defesa Colorada falha novamente na linha do impedimento e por isso o meio-de-campo Rodrigo Bassani entra livre na área Colorada e chuta uma “bomba” com o pé esquerdo, mas o goleiro Colorado Daniel faz uma defesa simplesmente espetacular ao espalmar para escanteio. Na sequência do lance, ou seja no escanteio, a bola é alçada na área Colorada e o meio-de-campo Colorado Rodrigo Dourado “resolve jogar volêi” ao invés de futebol e por ter tocado na bola com a mão, recebe o cartão amarelo após o árbitro Roger Goulart marcar o pênalti acertadamente.. 🙁 Aos 35 minutos o atacante Ricardo Bueno converte a penalidade máxima sem dar nenhuma chance ao excelente goleiro Colorado Daniel.. 🙁 Menos mal que o time caxiense não conseguiu praticamente criar mais nenhuma situação de gol que levasse perigo à nossa meta e consequentemente conseguimos obter a nossa primeira vitória Colorada na temporada 2022! 🙂
Segue abaixo a minha análise (sempre criteriosa 😉 ) sobre o desempenho dos jogadores Colorados nesta primeira partida da temporada 2022:
- Daniel: teve uma atuação de luxo sendo o principal responsável pela conquista dos primeiros três pontos ganhos no Gauchão 2022! 🙂 (nota 9)
- Heitor: passou dificuldades ao tentar marcar o atacante Capixaba, mas não chegou a comprometer (nota 5)
- Bruno Méndez: foi bem seguro na defesa apesar do cartão amarelo bobo que levou na primeira etapa (nota 6)
- Víctor Cuesta: foi muito bem na defesa, sem dar chances aos jogadores adversários (nota 7)
- Moisés: foi bem na marcação e teve participação decisiva no primeiro gol Colorado! (nota 7)
- Rodrigo Dourado: até que estava tendo uma boa atuação na proteção à frente da área Colorada, mas cometeu um pênalti infantil que quase comprometeu a vitória Colorada.. (nota 4)
- Edenílson: por ter jogado mais atrás no meio-de-campo Colorado teve apenas uma atuação modesta (nota 5)
- Taison: apesar de ter tido uma atuação relativamente discreta teve participação decisiva no primeiro gol Colorado (nota 6)
- Gabriel Boschilia: foi bem participativo enquanto esteve em campo e teve participação decisiva no segundo gol Colorado (nota 7)
- Yuri Alberto: apesar de não ter criado nenhuma chance de gol no primeiro tempo bastou receber uma bola na medida no segundo tempo para fazer o segundo gol Colorado na partida consolidando a vitória Colorada! 🙂 (nota 8)
- Maurício: praticamente não tocou na bola durante o primeiro tempo, mas em compensação marcou o primeiro gol Colorado na partida no início do segundo tempo que deu origem à vitória Colorada! 🙂 (nota 8)
- Caio Vidal: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Maurício aos 25 minutos da segunda etapa para melhorar ainda mais a produção do ataque Colorado, mas não foi efetivo tanto que foi substituído mais tarde quase ao final da partida (nota 4)
- Liziero: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Gabriel Boschilia aos 25 minutos da segunda etapa e fez sua estréia com a Camisa Colorada tendo uma atuação apenas discreta (nota 5)
- Matheus Cadorini: entrou no lugar do atacante Colorado Yuri Alberto aos 43 minutos da segunda etapa para manter a mesma qualidade no ataque Colorado, mas mal tocou na bola durante o restante da partida (nota 5)
- Johnny: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Taison aos 43 minutos da segunda etapa para reforçar a proteção da defesa Colorada e até que teve um desempenho razoável (nota 6)
- Kaique Rocha: entrou no lugar do atacante Colorado Caio Vidal somente aos 49 minutos da segunda etapa já nos instantes finais da partida e por isso leva a nota “padrão” (nota 5)
Nota média do time na partida de hoje: 6,06
Apesar de um desempenho ruim na primeira etapa melhoramos bastante na segunda etapa e só não ganhamos por um placar maior devido ao pênalti infantil cometido por um dos nossos jogadores “veteranos”, mas considerando que esta foi a primeira partida sob o comando técnico do nosso novo treinador Colorado, ou seja, o Alexander Jesús Medina Reobasco (mais conhecido popularmente como “Cacique Medina” 😉 ), até que foi um ótimo resultado, principalmente porque começamos o Gauchão 2022 na parte de cima da tabela de classificação! 🙂 🙂
Até breve,
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão