16 DE AGOSTO, UM SONHO? INESQUECIVEL

 

  1. POIS MEUS CAROS IRMÃOS DE ALEGRIA, o céu de NATAL RN parece nos prestar uma justa uma homenagem hoje , com o céu límpido, luminoso, como a dar matizes a esse dia histórico pra todos nós. Numa noite um pouco chuvosa do já distante 16 de agosto do ano de 2006 o nosso INTER pintava a América de VERMELHO. Um anseio de todos nós se fazia realidade. Foi aí que se fez presente notável caneta do LUIZ FERNANDO VERISSIMO  que escreve essa jóia para eternizar esse feito fantástico.
RECORDE MINHA IRMÃ E MEU IRMÃO COLORADO 
https://youtu.be/u27IR no bjmB8YYo
“Meu caro Colorado, desculpe essa carta a céu aberto, é por que não sei seu nome nem seu endereço. Na verdade, só vi você na rua de mãos dadas com seu pai e cercado pelos seus irmãos que vestiam a camiseta do Grêmio, suponho que fossem seu pai e seus irmãos.
Você estava com a camiseta do Internacional, quase parei o carro para olhar melhor, mas não era miragem. Você tinha uns quatro ou cinco anos e estava de camiseta vermelha, seu pai vestia uma camiseta branca exemplarmente neutra, mas posso imaginar como tem sido a sua vida em casa. As provocações, os petelecos, a flauta, o martirio. E lá estava você de camiseta vermelha o antigo escudo orgulhosamente no peito, desafiando todas as provações. Não sei se você sabe que vários colorados da sua geração não aguentaram, e trocaram de time. Levaram pais e avós ao desespero, mas não suportaram a pressão do sucesso gremista, você aguentou! Você não sabe, mas é um herói. E fiquei pensando que quando for a nossa vez de novo teremos certamente a torcida mais dedicada, fiel, convicta e feliz do Brasil. Por que será a torcida dos que resistiram! Aguente só mais um pouco, meus respeitos.”
Mas isso tudo também pode ser um sonho, se for, por favor, não me acorde!

29 thoughts on “16 DE AGOSTO, UM SONHO? INESQUECIVEL

  1. Alô você Paulo! Um texto brilhante de um brilhante escritor, tão brilhante quanto à noite de 16 de Agosto de 2006. Uma noite eterna, de um título eterno.

  2. Que dia! Lembro de toda a emoção até a hora do jogo, parecia que o dia não passava e que o início da partida não começava. E o jogo… há o jogo… Inesquecível!

    1. Alô você Simone!
      E é justamente essa lembrança desse feito memorável que temos o compromisso de levar às futuras gerações, para que saibam como está m COLORADAO pode ser verdadeiramente feliz recordando ou “sonhando acordado como escreveu L.F.V.
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente
      Melo

  3. Salve PRM. Somos de alguma forma, este menino guerreiro, semelhante aquele “brasileiro que nunca desiste”. Nós, colorados que sofremos vendo o coirmão ser Heptacampeão Gaúcho, fomos premiados também em ver os sete anos de vacas magras serem engolidos pelo título regional consecutivo de OCTACAMPEÃO. Vimos também à inauguração dos refletores do Estádio Olímpico, através dos olhos dos pais, onde nosso rolo compressor aplicou um estonteante 6 a 2, com o goleiro adversário abandonar a meta para não sofrer mais gols. Vimos também nosso rival obter um título internacional, de “Campeão do Mundo”, ainda hoje não identificado pelo “selo de garantia” atribuído ao que conquistamos em passado recente… E, quanto a Libertadores da América, não poderia ser diferente. Empilhamos sucessos regionais, estaduais, nacionais, continentais, e mundial, vantagens estatisticamente comprovadas para qualquer torcedor de inteligência mediana entender a supremacia do Internacional consagrada neste torrão gaúcho e conhecida mundialmente. Atualmente, estamos atravessando novamente fases críticas, também empilhando fracassos de fazer surpresa até para os mais fervorosos secadores, tamanha tem sido a incompetência administrativa que se instalou na Instituição. Nossa juventude vem sofrendo por ser alvo frequente dos torcedores adversários, que com merecida razão, aproveitam esse nosso triste calvário. Mas, como disse: brasileiro não desiste; e colorado de fé muito menos. Temos muito para comemorar, principalmente, que apesar da ausência de títulos recentes, ainda aqui, no Rio Grande do Sul, continua tremulando o título de “Papai é o Maior”!

    1. Alô você Jaldemir!
      De fato, a “nossa senda de vitórias” nós envaidece e é justamente daí que vem nossa esperança de que esses dias e noites voltem a fazer parte de nossa rotina. Enquanto isso não acontece, curtamos nossos feitos relevantes” como esse da noite de 16 de agosto de 2006.
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente,
      Melo

  4. Sonho que se sonha só
    É só um sonho que se sonha só
    Mas sonho que se sonha junto é realidade.
    Já dizia nosso Raul Seixas em seu “Prelúdio”
    Sonhemos juntos pois !!!

    1. Alô você Aristides!
      E como escreveu Veríssimo, SE FOR SONHO, POR FAVOR, NÃO NOS ACORDEM!.
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente
      Meli

  5. Prezado Paulo Melo:

    Belo texto, recordando os bons tempos em que o nosso Inter pintava a América (e depois o mundo) de vermelho.

    Grande abraço!

    1. Alô você José!
      Tenho repetido a exaustão que pertencemos a um universo de privilegiados .Tivermos a ventura de viver o melhor de todos os momentos da linda história colorada.
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente,
      Melo

  6. Coisas de Dorian Bueno – Eu Quero de Volta o Espírito Vencedor do Time do Internacional Gaúcho, Brasileiro e Campeão Mundial da FIFA 2006!!!

    Tudo começou com as vitórias épicas pela libertadores da América, diante do tricolor paulista São Paulo, quando em 16/08/2006 conquistamos dentro do antigo Beira-Rio, a nossa 1ª LBA e rumamos para conquistas bem maiores, com este tremendo grupo de lideranças e jogadores.

    Quem dera se a direção e o time atual do Colorado, tivesse o espírito de humildade e vencedor do time que depois foi Campeão Mundial de Clubes em 2006, vencendo nada menos do que a marca e potência do Barcelona, com Ronaldinho Gaúcho e Cia Ltda.

    Eles não imaginavam que nós tínhamos uma tremenda estratégia para aquela tremenda GUERRA tipo Sansão e Golias, no banco de reserva.

    O nosso mestre em jogos importantes Abel Braga, tinha uma bomba atômica para ser usada e causar espanto no cenário Mundial de uma partida de futebol. O nome foi batizado de a humilde e fria arma secreta Cabiru2006.

    Valeu aos demais jogadores deste feito relevante para nós torcedores do único Clube de Porto Alegre Campeão Mundial Fifa. O tempo passou… e novamente estamos aqui precisando reagir dentro deste cenário com a Bola nos pés, porque já tivemos jogadores protagonistas e vencedores, com o rol de Campeão de Tudo Tchê.

    Agora depois destes anos maravilhosos que passaram, quem diria, a guerra da Rússia x Ucrânia, ajudou o atual Internacional com algumas peças de defesa e artilharia pesada de longo alcance, para o time reagir no resto do Brasileirão

    Mas não foi o suficiente para transformar o futebol dentro do campo de jogo. A nossa guerra ainda está longe de ser vencida, porque ainda não temos um esquema de jogo mais corajoso e suicida, que possa vencer também times com menores ambições
    no campeonato do Brasil.

    Os TIMES ditos grandes até estão sendo abatidos pelo Colorado, mesmo com seus ricos arsenais para jogar uma redonda bola de futebol.

    Vamos Juntos Internacional, para o que der e vier…

    Abs. Dorian Bueno

    1. Alô você Dorian!
      Bons tempos. Quem sabe num breve espaço de tempo reencontrarmos o caminho. VAMOS COLORADO!
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente
      Melo

  7. Oi Melo. Como poderemos esquecer este ano e estas datas. Foi p principal ano do Inter de todos os tempos. Neste dia de Agosto pintamos a América de vermelho e no dia 17 de dezembro o mundo ficou vermelho. Momentos inesquecíveis de glórias conquistadas,que nos colocaram num pedestal , onde o mundo todo, conheceu um time de Porto Alegre, Sul do Brasil. Abraço

    1. Alô você L.Godoy!
      Exatamente, e Ccmo já escrevi, somos privilegiados. Nós vimos melhor de nossa história, e somosmuiti gratos por isso.
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente
      Melo

  8. Aquela noite da final da Libertadores 2006, ficou marcada em minha memória como um dia inesquecível. Me criei dentro do Beira-Rio, anos 70, assistindo todos os jogos in loco, alguns até no interior, sempre na companhia do meu pai, coloradasso raiz. Passamos o dia inteiro nervosos, comemos pouco, pois a comida não descia. No horário do jogo, fui pra casa dele, pois já estava adoentado e não iríamos ao estádio. Na sala da casa dele, explodimos de alegria e lágrimas ao final do clássico. Não fui pra casa, inventamos uma janta, feita pela minha mãe, também colorada, logo após o apito final. Ouvíamos três rádios ao mesmo tempo e passamos a noite em claro, comemorando como crianças. Hj, percebo como Deus foi bom e justo com meu pai, pois em vida ele conseguiu ver o Inter Campeão Mundial, naquele mesmo ano, como também viu o seu Internacional ser Campeão de Tudo, partindo para o outro plano em 2009, ano do Centenário do Clube. Esse dia levarei para sempre em minha memória e meu coração. Parabéns Internacional, Parabéns Colorados.

    1. Alô você Darcy!
      A bondade de Deus foi contigo também porque q deixou na tua memória a felicidade do “velho” num dia tão especial. Ah, as três emissoras de rádio ao mesmo tempo, tem um pouco de mim também, é uma marca de nossa devoção ele Ada a enésima potência.Ah ah ah
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente
      Melo

  9. Cresci fora do RS e não tinha razões nenhuma para ser Colorado, a não ser pelo meu pai, que sempre falava de Falcão, Valdomiro, Caçapava,… Título que é bom, nada. Finalmente em 2006 o 1° título de expressão, desde 1979. Graças a Deus! Lembro como se fosse hoje. Morava no interior do Pará e comandei um carreata de 9 carros. Foi uma festa colorada madrugada a dentro com um carro de som alugado e o hino do Inter até às 03:00h da madrugada. A polícia foi acionada, mas não fez nada, pois eu era mais antigo que o tenente comandante da patrulha. No outro dia, éramos notícia na cidade. Perguntavam que música estava tocando. Disse com orgulho: o Hino do SCI, campeão da Libertadores da América! Esse grito estava preso havia 35 anos.

    1. Alô você Fabrício!
      Que espetáculo. A gente quando está longe parece que vive mais intensamente essas epopéias. Da pra imaginar o tamanho da disposição em querer festeja esse título pra lá de especial.
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente
      Melo

  10. eu ainda não acordei, pois sempre espero o melhor do time, embora tenha havido algumas decepções no transcorrer dos tempo, ainda sou e sempre serei o vermelho gaúcho, porque eu não sou colorada, eu nasci colorada.

    1. Alô você Verá!
      Então que talvez todos nós ainda estejamos sonhando, nesse caso com a verdade
      O texto do Veríssimo é uma preciosidade .
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente
      Melo

    1. Alô você Ana!
      Outro dia faIamos um bocado a respeito desse EVENTO que sem dúvidas foi muito mais que um jogo, foi um acontecimento absolutamente inesquecível e por vezes inenarrável.
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente
      Melo

  11. Nossa que lindo texto ! Eu fiquei firme e nunca neguei meu amor a este clube mesmo nos momentos mais difíceis . Foi uma noite memorável 16/08/2006.

    1. Alô você Sônia!
      O bom é coque temos uma história linda para relembrar, o bom é que nossa geração viveu isso. Na final dessa Libertadores nós batemos o então campeão Mundial, o grande São Paulo, dirigido pelo consagrado Murici Ramalho. Que noite, que noite. VERISSIMO FOI MUITO FELIZ.
      Diretamente de NATAL RN
      Coloradamente
      Melo

  12. Alô você Edson!
    Inteligente aproveitamento da magnífica letra do inspiradissimo NELSON SILVA. Expressão da nossa realidade.
    Diretamente de Natal RN
    Coloradamente
    Melo

  13. Olá Melo, passei um bom tempo procurando razões para manter minhas filhas motivadas, especialmente a Lucyane que realmente gosta de futebol, a Gabriely também colorada, mas é simpatizante. Aí vieram os bons tempos da década de 2000, e ficou fácil torcer pelo time mais vitorioso da década. Não que abale meu coloradismo, mas confesso que hoje quem tem dificuldades de digerir o que vem acontecendo de 2011 para cá, sou eu. Não posso crer que a incompetência de maneira tão profunda tenha tomado conta das hostes colorada. E o que mais me entristece é que olhando os quadro diretiva do Clube, não vejo quem será capa de nos devolver a grandeza, que o Clube merece. Resta torcer e esperar que um milagre aconteça, abraço.

    1. Alô você Roldan!
      Pegando carona na tua sacada. Creio que estaremos bem servidos se algum postulante ainda não revelado estiver atento a quantidade de coisas erradas que estão acontecendo e complementar com uma boa memoria oara mirar os feitos dos anos dourados como referistes. Quem sabe?
      Diretamente de Natal RN
      Coloradamente
      Melo

  14. É nosso passado alvi-rubro, motivo de festa em nossos corações! Já que nosso presente não diz tudo e não traz à torcida, alegres emoções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.