O nome Saci tem origem indígena. Sua Lenda é de difícil esclarecimento. Quanto a sua criação, provavelmente surgiu durante o período Colonial, em função da mistura dos povos, ocorrida neste período, fazendo com que o mito se fixasse como um jovem negro, de uma perna só, que fumava cachimbo e usava toca vermelha.
O personagem ganhou força no século XX, com o escritor Monteiro Lobato, que em 1918 lançou a Lenda do “Saci Pererê”, e este esteve presente no “Sítio do Pica Pau Amarelo”, que foi adaptado para a televisão e transmitido por anos.
O Saci seria extremamente travesso e daí vem a ligação com o futebol.
“Durante os anos de 1950, a imprensa gaúcha, passou a comparar o Internacional com personagens negros pela suposta “malandragem” dos jogadores e pela abertura à comunidade afrodescendente local. Com o passar dos anos, a figura do “negrinho” iniciou a se misturar com a do Saci.”
Na década de 90 o Mascote Saci acabou ficando um pouco abandonado e só voltou a aparecer com o então jogador Colombiano Renteria, que comemorava seus gols, pulando em uma perna só e tirando do calção um cachimbo e o gorro vermelho, onde reviveria o “Saci Colorado”.
A partir de 2016, o Internacional oficializa o Saci como seu Mascote. Desde então, o Mascote Saci pode ser visto em partidas e eventos representando o SC Internacional.
No Inter o Saci é a parte viva de nossa história. Representa nossa cultura irreverente e alegre. O guri do gorro vermelho representa a biografia do Clube.
O Inter é o único time do Brasil, na série A, que tem como Mascote um representante do Folclore Brasileiro.
Viva o Mascote Saci !!
Olá Ana,
Bela história de nosso querido Mascote. Ele hoje representado fisicamente em todos os jogos do Beira-Rio e eventos do Inter, mostra a identidade de um Clube , além de incentivar nossos pequenos e futuros torcedores a terem orgulho da origem do “Clube do Povo”.
Amo o Saci e ver ele no estádio é de encher os olhos❤
Alô você Ana!
Notável texto. Muito elucidativo. Aliás, essa matéria deveria ser obrigatória para todos que pleiteiam estar afrente de qualquer situação que envolva o nosso Inter. Parabéns!
Diretamente de São Paulo
Coloradamente
Melo