Rumo as quartas! Primeira parada: Buenos Aires

Hoje à noite, as 21h de Buenos Aires, a capital portenha, ocorre o primeiro encontro entre River Plate e Internacional pela Copa Libertadores 2023.

O palco e os protagonistas

O reformulado Monumental, caso do El Millonario, atual campeão da Liga Profesional argentina, será palco da primeira partida pelas oitavas de final da competição. Por parte do River, o técnico Martín Demicheles tem apenas uma dúvida, manter Santiago Solari de grande atuação nos últimos jogos ou devolver Nacho Fernández ao time titular. Caso Solari siga na equipe, Demichelis manterá o esquema 4-4-2, já com Nacho, a equipe jogará o 4-2-3-1, com Nacho aberto na esquerda e Beltrán centralizado.

Quanto ao Inter, o técnico Eduardo Coudet, podemos prever uma equipe semelhante com a que enfrentou o Cuiabá no último sábado no estádio Beira-rio, porém, há uma dúvida se Àranguiz começa a partida, o volante viajou com a delegação, mas especula-se quanto sua condição física para o início da partida. Outra incógnita é quanto ao esquema a ser utilizado por Coudet, não só por ser um trabalho recente, mas também pelos diferentes esquemas que o River pode adotar para enfrentar o colorado.

Similaridades

Com a eliminação de ambas as equipes nas oitavas de final das Copas nacionais, River e Inter tem pela frente apenas duas competições no restante do ano, a Libertadores e o campeonato nacional local de cada um.

Vantagens

Podemos dizer que o River tem uma vantagem moral e psicológica, por ter vencido recentemente o campeonato argentino e estar jogando em casa.

E se há uma vantagem da equipe colorada, é justamente o pouco tempo de Chacho frente a equipe colorada. Nem mesmo a torcida colorada tem certeza do time que irá a campo ou como irá jogar, mas todos tem certeza do quanto esse time pode render muito mais, pois boa parte do elenco esteve a frente da campanha do vice-campeonato brasileiro do ano passado e com a chegada dos reforços, analisando o elenco temos certeza de que poderá render muito mais.

Provável River

O provável River deve contar com Armani; Casco, Leandro González Pirez, Paulo Díaz, Enzo Díaz; Enzo Pérez, Rodrigo Aliendro; De la Cruz, Nacho Fernández ou Solari, Esequiel Barco; e Lucas Beltrán.

Provável Inter

Já o Inter, deve ir a campo com Sergio Rochet; Fabricio Bustos; Vitão, Gabriel Mercado, Renê; Johnny, Carlos de Pena, Charles Aránguiz; Alan Patrick, Enner Valencia e Wanderson.

Opinião

Eu particularmente não escalaria Vitão, mas sim Nico Hernandez como companheiro de Mercado para dar maior agilidade, consistência e pegada no sistema defensivo e na frente da zaga contaria com Rômulo para melhor proteção e intensidade. É importante termos consistência e intensidade defensiva para que o time não fique somente se defendendo e consequentemente os atacantes jogando o tempo todo de costas para o gol adversário.

Arbitragem

O árbitro:

A arbitragem fica com o experimente Jesús Valenzuel, árbitro FIFA desde 2013, com passagens não só pelas competições Sul-americanas, mas também na Copa do Mundo de 2022. Foi o árbitro de Inter x Alianza Lima, quando o Inter venceu a equipe peruana por 2 x 0 no Gigante da Beira-rio.

O VAR

No VAR, teremos o chileno Juan Lara, árbitro de pouca experiência na Libertadores e que já se envolveu em polêmica esse ano na partida entre Atlético-MG x Libertad, pela primeira rodada da fase de grupos, onde ele negou um pênalti ao Galo após a bola bater no braço de um defensor paraguaio. Na ocasião o time mineiro perdeu a partida, o resultado por pouco não custou a classificação para a próxima fase, já que os mineiros ficaram com dez pontos, apenas três a mais que o próprio Libertad, o terceiro colocado na classificação final do grupo.

Onde assistir: ESPN4 ou via streaming pelo Star+.

6 thoughts on “Rumo as quartas! Primeira parada: Buenos Aires

  1. Salve, Fabiano! Belíssima análise! Gostaria muito mesmo que também fizesses a próxima em caso de vitória Rubra! Entretanto, sempre fui otimista, e para hoje não consigo, exceto pelo futebol não ter lógica e milagres acontecem para provar a sua existência… Grande abraço!

  2. A grande questão é o que esperar das ideias de Coudet. Tudo novo e sem tempo de testes já que a Libertadores não vai esperar o nosso entrosamento.

  3. Olá Fabiano, nada no transcorrer de 2023 nos autoriza a ser otimista, e o realismo nos leva ao calafrio.
    Minha única esperança é que o futebol é um esporte maravilhoso que quando menos se espera começa uma transformação.
    No início da temporada alguém imaginava que o Botafogo seria o favorito na disputa pelo título? Que Victor Cuesta é outros defenestrados do Inter estariam com sucesso no líder do campeonato?
    Então que essas transformações tenha início hoje no Inter.
    Rômulo, Aranguiz, e Bruno Henrique a frente da zaga, Alan Patrick na ponta do losango me daria mais esperanças, ainda fica carente de articulação, mas Mercado e Vitão teriam seus momentos de Vitor Cuesta no fogão, acredito, abraço.

  4. Oi Fabiano. Concordo com seu comentário. Jogo difícil. Sinceramente e creio que seja a opinião de todos, não temos time para ser Campeão da LIB, Portanto, não ficaria chateado com uma eliminação, até porque, temos que fazer o dever de casa, que está muito atrasado e este mexe com a nossa posição no Brasileiro, (segundona). Abraços.

  5. Alô você Fabiano!
    Argentina sempre é complicado embora no confronto River x INTER haja o mais puro equilíbrio. Vejo com bons olhos a repetição da equipe. Sigo esperando que os mais talentosos façam a sintonia fina e finalmente se completem. Talento tem, torçamos pois.
    Diretamente de Natal RN
    Coloradamente,
    Melo

  6. O Queeeee!!!! Bom Dia pessoal!!! Excelente Fabiano Melo, Dia de força total, o adversário tem nosso respeito, mas hoje será um jogo colorado, não podemos errar, tem que dar tudo certo a nosso favor para galgarmos a vitória a nossa torcida é pra isso acontecer espero que os jogadores tenham inspiração, coesão, raça e apliquem todas as táticas futebolísticas nessa disputa.
    Que o treinador esteja iluminado em sua escalação e substituições e o resultado nos traga uma esperança para chegarmos ao título de novamente sermos campeões da América. Que a noite seja Encarnada de um bom futebol pelo Sport Clube Internacional. Vamos acreditar.
    De João Pessoa-PB ” Onde o Sol Nasce Primeiro ”
    Encarnadamente!
    Jocimar Diniz Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.