Saci x Dragão

 

Por Adriano Garcia El Mago

O saci é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro. Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro. A figura do saci surge como um ser maléfico, como somente brincalhão ou como gracioso, conforme as versões comuns ao sul. O Saci Pererê é o mascote do Internacional. A figura folclórica do moleque negro travesso que chega em redemoinhos de vento é uma alusão à habilidade dos jogadores para enganar os adversários com seus dribles e foi adotada como símbolo do time por volta dos anos 40, quando a equipe era chamada de Rolo Compressor.
Os dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações culturais ou mitos criados pela humanidade.As representações mitológicas mais antigas conhecidas são datadas de aproximadamente 40 000 a.C. Pelo que se sabe a respeito, comparando com mitos semelhantes de povos mais contemporâneos, dada a inexistência de registros escritos a respeito, tais dragões provavelmente eram reverenciados como deuses, responsáveis pela criação do mundo, e eram vistos de forma positiva pelo povo. É através destes símbolos arquétipos destes dois mascotes que se descreve este confronto que irá acontecer na noite de domingo. Confronto que tem um histórico de 16 jogos 8v coloradas, 6 empates e 2 vitórias do rubro-negro goiano. Há uma outra estatística interessante. Na temporada o Atlético Goianiense começou bem a temporada 2024, ano do retorno da Série A. A equipe do técnico Jair Ventura é o time da primeira divisão do Brasileirão com o melhor aproveitamento, 84,3%. Além disso, o clube goiano também tem um saldo de 33 gols, 45 feitos e 12 sofridos, o melhor entre todos os 20 clubes do Campeonato Brasileiro. Já o Colorado tem 22 jogos: são 15 vitórias, 5 empates, 2 derrotas; 75,7% de aproveitamento; 34 gols marcados (média 1,54); 11 gols sofridos (média 0,5). Para o escrete Vermelho que tem uma sequência de jogos a cada 3 dias terá uma dificuldade a mais as lesões são 9 desfalques no entanto o elenco formado ele tem às condições de suportar as 3 competições além do que com a vitória diante do Delfin no Equador traz uma esperança de conquistas que já há um tempo não acontecem. São 44 anos de fila no campeonato brasileiro o último naquele extraordinário título invicto de 1979. Histórico aliás o Colorado sempre fazendo e participando da história do futebol brasileiro, neste domingo terá mais um feito histórico. Pela primeira vez, uma partida da elite do futebol brasileiro irá contar com uma equipe de arbitragem formada inteiramente por mulheres. Sob o comando de Edina Alves, o jogo entre Internacional e Atlético-GO, no Beira-Rio, será marcado por essa presença feminina. O clube do povo mais uma vez quebrando tabus e paradigmas. No confronto entre o Saci e o Dragão as princesas comandaram a peleia quem vencerá?

6 thoughts on “Saci x Dragão

  1. Bom dia! Parabéns Adriano, adorei seu texto falando sobre os mascotes de cada time. Para hoje, realmente espero que o nosso Saci esteja solto no campo, a fim de marcar gols e trazer a vitória e mais três pontos para o nosso Colorado.
    Que a equipe de arbitragem possa fazer um bom trabalho, e sejam respeitadas por todos que lá estiverem. Estarei no Beira Rio mais uma vez, para torcer e apoiar o Inter, porque acredito na vitória.
    Vamo, vamo Inter!

  2. O Queeeee!!! Bom Domingo Adriano e a todos nós Colorados, estaremos em casa protegido pelo mascote Saci que espanta Dragões com seu poder de invisibilidade e rapidez, há necessidade de aprimorarmos as assistências ao nosso ataque ao estilo Saci em redemoinho e aparecendo em várias partes com uma rapidez de um Raio na área adversária e nossos meias com apoio dos laterais devem fazer essa função sempre verticalizando as jogadas rumo ao gol adversário. Sairemos vitoriosos desse confronto, somente os melhores vencerão. Inter é o melhor. Abs
    De São Pedro do Sul-RS
    Encarnadamente!!!
    JDS

  3. Olá Adriano,
    O Beira-Rio é nosso quintal e portanto não podemos deixar que venham cantar, mesmo que seja um Dragão, portanto mesmo com um time provavelmente misto, acredito num boa vitória do Inter.
    Saudações Colorada,
    Ana Cristina

  4. Olá Adriano, pelas estatísticas e históricos e uma partida tranquila para o Colorado, mas a realidade de um jogo a cada 3 dias, além de aumentar o desgaste do grupo, também aumenta o DM o que é bem preocupante. Contra o Delfin não tínhamos muitas opções de substituições para o ataque. Contra o Dragão acredito que o Saci irá dar um nó no bicho com seu redemoinho. Grande abraço!.

  5. Bom dia Adriano Garcia e demais Amigos do BAC.
    Como diria o poeta, ” Desesperar jamais, aprendemos muito nesses anos…”, estou com o Melo neste pensamento, não há mal que dure para sempre, e se não acreditarmos, quem fara isso por nós, ” e é nas más que eu percebo que te quero mais “, Vamo Meu Ínter!
    Um abraço a todos.

  6. Alô você Adriano!
    Muito embora nosso INTER não tenha feito por merecer confiança, sou do “time ” que acredita (sempre) em consolidação vê amadurecimento da equipe. Evidentemente isso passa pela escolha de quem vai a campo, pré disposição, preparo técnico 3 psicológico. O Beira Rio é nossa casa 3 como dizia Don Elias Figueroa, “aqui entra quem eu quiser”. Essa escrita precisa ser reformada. Nova chance domingo.
    Diretamente da Cavalhada Porto Alegre
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.