Prezado(a)s Colorado(a)s,
Fui dormir já na madrugada desta sexta-feira por volta de 00h11min, mas mesmo assim consegui acordar bem disposto por volta de 07h09min nesta manhã de tempo bom (temperatura por volta de 29 graus Celsius) para ver ao vivo pela Internet a nossa partida contra a tradicional e perigosa equipe do Fluminense-RJ, Campeã da Taça Libertadores da América 2023, no estádio Maracanã na bela cidade do Rio de Janeiro (conhecida como “Cidade Maravilhosa”) pela décima-quarta rodada do Brasileirão 2024! A expectativa era, evidentemente somente uma, ou seja, vencer para se mantermos na parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. 🙏 🙏 🙏
A partida começa bem movimentada já que a equipe local queria ganhar a partida de qualquer maneira para sair da “lanterna” do Campeonato Brasileiro. Logo no primeiro minuto, numa ótima troca de passes entre os jogadores Colorados dentro da área adversária, o meio-de-campo Colorado Alan Patrick faz um “salseiro” dentro da área com a bola e faz um passe recuando a bola para o atacante Colorado Wanderson que, na frente da área, chuta rasteiro, forte e de pé direito obrigando o goleiro Fábio a espalmar pela linha de fundo com escanteio a nosso favor. Aos 9 minutos o meio-de-campo Colorado Gustavo Prado pisa na bola no campo de defesa pela intermediária de ataque e o meio-de–campo Alexsander aproveita a oportunidade, avança com a bola até a meia-lua da nossa área e passa para o centroavante Cano que, dentro da área Colorada, chuta de primeira de pé esquerdo uma bola que “explode” na trave direita da nossa meta sendo que a bola é afastada para longe na sequência do lance. Aos 11 minutos o lateral–esquerdo Diogo Barbosa, na esquerda de ataque, passa pelo zagueiro Colorado Igor Gomes (hoje jogando improvisado como lateral-direito Colorado), vai até a linha de fundo e cruza uma bola que atravessa toda a pequena área sem que ninguém da equipe adversária completasse a ótima jogada dele. Aos 38 minutos, o lateral–direito Samuel Xavier, pelo lado direito de ataque, cruza na área Colorada onde o atacante Keno cabecea fraco para a tranquila defesa do goleiro Colorado Fabrício. Aos 39 minutos o meio-de-campo Colorado Bruno Henrique, na intermediária de ataque, tenta o passe na área adversária, mas a bola é interceptada pelo zagueiro Antônio Carlos. Entretanto, a bola sobra livre para o improvisado lateral-direito Colorado Igor Gomes que chuta forte de pé direito acertando o ângulo direito e oposto da goleira deles para abrir o placar no estádio Maracanã! 🙂 Aos 48 minutos o meio–de–campo Ganso recebe o passe na intermediária de ataque e chuta forte de pé esquerdo para empatar a partida no estádio Maracanã. 🙁 Final de primeiro tempo e um empate de 1 x 1 justo até aqui pelo que as duas equipes apresentaram em campo.
O segundo tempo começa com a equipe local novamente fazendo pressão em cima do nosso time. Logo no primeiro minuto, num lance pelo lado direito de ataque, o lateral–direito Samuel Xavier vai até a linha de fundo e cruza rasteiro na pequena área onde por muito pouco o centroavante Cano não empurra a bola para dentro do nosso gol. Aos ? minutos o meio-de-campo Colorado Gustavo Prado, pelo lado direito de ataque, cruza na meia-lua da área adversária onde o centroavante Colorado Lucas Alario chuta rasteiro de pé direito para a boa defesa do o goleiro Fábio. Aos 13 minutos o atacante Colorado Wanderson entra na área deles pelo lado esquerdo e cruza na frente da pequena área onde o centroavante Colorado Lucas Alario cabecea por cima da meta adversária. Aos 14 minutos o meio-de-campo Colorado Bruno Henrique, na frente da área deles pelo lado esquerdo, alça a bola na área onde o improvisado lateral-direito Colorado Igor Gomes cabecea de raspão e na sequência a bola toca na trave esquerda da meta adversária sendo afastada para longe no desenrolar do lance. Aos 20 minutos o meio-de-campo Colorado Bruno Gomes é derrubado na frente da área deles e na cobrança de falta o meio-de-campo Colorado Alan Patrick chuta em cima da barreira adversária sendo que a bola é afastada para longe na conclusão do lance. Aos 24 minutos, o atacante Douglas Costa, pelo lado direito de ataque, passa pelo lateral-esquerdo Colorado Renê, “corta” para o meio e de pé esquerdo chuta forte para a firme defesa do goleiro Colorado Fabrício. Aos 26 minutos o meio-de-campo Colorado Alan Patrick, na frente da área adversária, faz um belo passe para o meio-de-campo Colorado Bruno Henrique que, dentro da área deles pelo lado direito, chuta rasteiro de pé direito para a defesa tranquila do goleiro Fábio. Aos 41 minutos, numa falta pelo lado direito de ataque, o atacante Douglas Costa chuta de pé esquerdo para a firme defesa do goleiro Colorado Fabrício. Aos 43 minutos a bola atravessa toda a área Colorada do lado direito para o lado esquerdo onde o atacante Keno cruza novamente para a área Colorada e o meio–de–campo Gabriel Pires desperdiça uma boa oporunidade ao cabecear por cima da nossa meta. Aos 50 minutos o meio-de-campo Colorado Bruno Gomes recebe o passe na intermediária de ataque e chuta forte de pé direito uma bola que passa à esquerda da meta adversária e sai pela linha de fundo. Final de partida e um empate final de 1 x 1 justo pelo péssimo desempenho de ambas as equipes no segundo tempo.
Segue abaixo a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados neste segundo empate de 1 x 1 fora de casa consecutivo pelo Campeonato Brasileiro:
- Fabrício: é verdade que o chute do talentoso meio–de–campo Ganso foi sensacional, mas como foi de muito longe acho que o nosso goleiro falhou um pouco no gol sofrido.. (nota 4)
- Igor Gomes: teve uma atuação razoável no setor defensivo, mesmo jogando improvisado e foi muitíssimo bem no apoio tendo marcado um verdadeiro golaço Colorado! 🙂 (nota 8)
- Fernando: teve uma boa atuação jogando novamente improvisado como zagueiro Colorado, mas quase que “entregou o ouro pro bandido” num lance dentro da nossa área no segundo tempo (nota 5)
- Robert Renan: teve uma atuação regular, mas quase se complicou sózinho com a bola em alguns lances (nota 5)
- Renê: foi razoável tanto no setor defensivo como também no apoio (nota 5)
- Rômulo: protegeu bem a entrada da área Colorada, mas meio que indiretamente falhou na marcação durante o gol sofrido (nota 5)
- Bruno Henrique: foi bastante participativo em todas as partes do campo e teve um “papel” muito importante no lance que originou o gol Colorado! 😉 (nota 7)
- Gustavo Prado: mostrou muita insegurança e falta de atenção, principalmente num lance no primeiro tempo que quase resultou num gol da equipe adversária (nota 4)
- Alan Patrick: se esforçou bastante para tentar criar jogadas interessantes para os demais jogadores Colorados, mas parece estar sentindo cansaço físico com a sequência de muitos jogos num curto espaço de tempo (nota 5)
- Lucas Alario: não conseguiu produzir nenhuma jogada de perigo no primeiro tempo, embora tenha melhorado um pouquinho no segundo tempo (nota 4)
- Wanderson: se esforçou bastante e até conseguiu chutar em gol com certo perigo, mas esteve muito bem marcado (nota 5)
- Bruno Gomes: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Gustavo Prado aos 10 minutos da segunda etapa para reforçar a marcação no meio-de-campo Colorado e foi muito bem na missão proposta (nota 7)
- Lucca Drummond: entrou no lugar do centroavante Colorado Lucas Alario aos 29 minutos da segunda etapa para tentar aumentar o “poder de fogo” do ataque Colorado, mas infelizmente não conseguiu atingir o seu objetivo (nota 4)
- Hyoran: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Bruno Henrique aos 37 minutos da segunda etapa para tentar melhorar a ligação entre o meio-de-campo e ataque Colorado, mas teve uma atuação abaixo do que se esperava dele (nota 4)
- Gabriel Mercado: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Rômulo aos 37 minutos da segunda etapa para reforçar a defesa Colorada e teve um bom desempenho (nota 6)
- Hugo Mallo: entrou no lugar do zagueiro Colorado Igor Gomes aos 39 minutos da segunda etapa para reforçar o setor defensivo e não decepcionou (nota 5)
Nota média do time na partida de hoje: 5,19
Pois é meus(minhas) amigo(a)s Colorado(a)s de fé: com este segundo empate fora de casa, estamos ainda na décima posição (embora com dois jogos a menos) na tabela de classificação do Brasileirão 2024, sete pontos acima da primeira equipe na zona do rebaixamento.
Agora temos que começar a se preparar muitíssimo bem físicamente, tecnicamente e mentalmente para enfrentar a tradicional e perigosa equipe do Vasco da Gama, no próximo domingo à noite na nossa volta para casa, ou seja, no estádio Gigante da Beira-Rio, pela décima-quinta rodada do Brasileirão 2024! 🙏 🙏 🙏
Até semana que vem,
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão