É impossível pensar em Inter x São Paulo sem pensar nas glórias, em ambas as Libertadores, nos grandes confrontos entre ambos que decidiram grandes campeonatos, mas eu vou relembrar do mais marcante da história recente do duelo, Inter 5×1 São Paulo.
O inter iria até São Paulo embalado, mas enfrentaria um São Paulo que, no momento, ainda disputava o campeonato, juntamente com Inter e Flamengo, que seriam os dois concorrentes diretos ao título, em um ano que infelizmente não saiu como planejado para nosso time e nossa torcida, mas enfim, o foco não é esse.
O São Paulo tinha seu elenco e vestiário com sérios problemas após a declaração polêmica de Fernando Diniz, então técnico do tricolor paulista, atacou diretamente o meia Tchê-Tchê, o que vazaria nos microfones da mídia e fariam com que a grande campanha paulista entrasse em ruínas. Era nesse contexto e nessa ideia que ambos se enfrentaram em uma noite de quarta feira, dia 20 de janeiro, em um campeonato atípico.
Em um jogo que prometia ser disputado e difícil, começa com o colorado abrindo o placar, na jogada infalível de Moisés para a cabeça de Victor Cuesta, 1×0 Inter. Logo em seguida, o inter não abaixa o ritmo, e logo em seguida faz o 2×0 com Caio Vidal, que aproveita a falha de marcação e não perdoa a meta do então goleiro tricolor, Tiago Volpi.
Ao final do primeiro tempo, Luciano desconta para o São Paulo em um jogo que prometia ser disputado no segundo tempo, se transforma em um show particular, onde Yuri Alberto era a estrela. 3 gols, um deles sem olhar, para sacramentar a goleada colorada e uma das maiores humilhações recentes do colosso Morumbi. Um jogo que mudou as rédeas do Inter, do São Paulo e do campeonato brasileiro, que, mesmo não saindo como planejado, mostrou que o Internacional após anos sombrios vindos de derrotas e de um rebaixamento, para voltar a ser protagonista no futebol brasileiro. Ainda não alcançamos o tão sonhado estrelado, mas fica a impressão de que, após cada confronto direto, o Inter prova que merece voltar ao local de onde nunca deveria ter saído, o topo, e é isso que buscamos.
Salve meu amigo André!
Sempre quando lembro deste jogo, esboço um sorriso. Uma das noites mais felizes que tive como torcedor colorado, em uma atuação histórica do Inter. Que hoje possamos buscar os 3 pontos, assim como aquela noite.
Vamos Inter!