Nem sempre se acerta, mas a gente tenta!

Imagine se tivéssemos no Campeonato Brasileiro, a esta altura, uma janela para contratações e dispensas ? Como na Europa. Os clubes sairiam às compras para reforços. Lógico, que quem tivesse dinheiro iria tentar comprar nosso Damião. Mas eu teria sugestões aqui para reforçar o elenco do Inter no mercado nacional.  Vamos supor o seguinte:

a) quem fosse contratado beijaria o escudo do time e já sairia jogando.

b) cada clube poderia fazer apenas uma contratação de impacto

c) só valeria transações dentro do mercado nacional.

Como a gente gosta de dar pitaco, nem sempre se acerta, mas tenta, coloco aqui  algumas sugestões que lembrei rapidamente e que,se entrassem agora, ajudariam o Dorival a achar o time ideal:

Zagueiro e negão

MANOEL, zagueiro do Atlético PR:  É o zagueiro negão, de respeito, de imposição que eu pedia. Já queria a contração desse jogador no fim do ano passado. Daqui a pouco ele é vendido pro leste europeu e o Mano chama…. Aí vai custar mais caro.

A questão é que quando alguém lembrar de contratar esse zagueiro, ele já vai estar vestindo a camisa de um clube ucraniano, russo e quando chegar na seleção ninguém vai lembrar muito dele, pois não teve passagem por Corinthians e Flamengo…
.
 RAFAEL TOLÓI, zagueiro do Goiás GO: É uma coisa que eu não entendo a permanência desse atleta ainda no planalto central. Figura cativa nas seleções de base eu o vejo como um Bruno Ovini sem grife. Tá certo que não acompanhamos a carreira desse jogador seguidamente, mas eu apostaria nele. Fernandão, que tem ligação com o clube esmeraldino deve ser a melhor pessoa pra avaliar a contração desse jovem. Pra quem bancou a “ocasião” do Ilsinho, bem que pode fazer outra aposta.
.
OSWALDO, atacante do Ceará CE: Um atacante jovem, rápido,que incomoda e que se deixar ele decide. Já acompanhei uns três jogos desse atleta e gostei. A nivel de grupo é melhor do que Siloé, Jô do Cruzeiro-POA e outros gastos desnecessários. Durante a transmissão do jogo contra o Ceará, na qual o baixinho incomodou, obtive a informação que seria um atleta barata para o Inter e que o Ceará está tentando fazer um consórcio entre a torcida para ficar em definitivo com ele.
.
DAGOBERTO, atacante do São Paulo SP:  Na minha opinião é o jogador que falta no nosso time. Se tivesse um Dagoberto ali do lado o Damião já teria 70 gols esse ano. Além disso faz os seus. Jogador rápido, habilidoso, incinsivo… é o cara certo pro ataque colorado.
.
No quesito baixas, gostaria que alguém comprasse o Jô, o Wilson Matias, o Alisson, o Lauro, o Rodrigo e o Marquinhos que tão lá inflacionando a folha de pagamento.
.
Espero que  um desses jogadores seja lembrado pela direção e pelo menos um venha para o Inter em 2012. O Dagoberto é um sonho pois, após o episódio Oscar, o São Paulo prefere dar o Dagol pro Corinthians do que vender pro Inter. É claro que existem mais jogadores  que podem até ser lembrados por nossos leitores do AC aqui em comentários: Pra você, quem o Inter deveria contratar?
.
É isso, beijocas…
  Simone Bonfante – Criciúma/SANTA CATARINA
  Inter: no campeonato das paixões és líder invicto e isolado!
 

 

19 thoughts on “Nem sempre se acerta, mas a gente tenta!

    1. Eu duvido muito. “Eles” estão usando o nome do Inter pra especular negócios. Pelo caso Oscar o Henrique (graças a Deus não veio) fez a mesma coisa. Como o São Paulo tá mordido com a gente…. Isso eu não acredito, mas bem que eu queria que fosse verdade.

  1. Mas grande análise Simone, com exceção do Dagoberto que não gosto muito dele, embora faça gols, gostei muito das sugestões. Aquele Oswaldo nos infernizou a vida no jogo lá no Ceará. Enfim, algumas sugestões baratas que podem dar um bom resultado.

    Gostei desse seu lado mais analista, vamos ter que arrumar uma vaga para vc no Beira-Rio, mostrou competência e de que está atenta ao mercado. Parabéns! 😉

    Abraço

  2. Eu até concordo Simone que o Delatorre vem jogando por falta de outra opção. Mas experiência por experiência por que não tentar o Siloé que já foi citado nos comentários? Se a comissão técnica entender que ele não está “pronto” acho melhor treinar e jogar naquela formação com o Oscar mais adiantado, sendo os meias Dale e Andrezinho, ou com Ilsinho se o Cabezón estiver suspenso de novo. O Delatorre deverá passar pelo processo do Taison. Enfrentar as asperezas do Gauchão e ir se soltando aos poucos. Acho que em 2012 ele poderá render mais. Ele precisaria urgentemente marcar um gol, de canela, de chiripa, em cima da linha, azar, fazer um gol lhe daria confiança. Agora esse Jô…não sei não…Vamos iniciar uma campanha pela repatriação do Nilmar para 2012 (com Libertadores se tudo der certo!). Coloca dinheiro aí Sonda, que o retorno é garantido!!!

  3. Concordo com tudo o que falaste. Isso, de criar a filosofia seria até mais importante do que os nomes. Mas uma utopia no Brasil. Equipes que trocam de técnico a cada quatro meses… Mas quem joga, joga, talvez leve um tempo, ou uma temporada para adaptação. Mas quem joga.joga. Veja o caso do Alex. Veio do Guarani e só despontou um tempo depois. E como!….Me refiro a jogadores como Liedson. Chegou e já veio matando de fazer gols. Aquele, que veste a camisa e sai jogando, sabe? É claro que a maioria é aposta,mas quando menos risco correr….

  4. Simone:
    Belo texto e todos os nomes que citastes são de excelentes jogadores.
    Agora a minha avalição é um pouco diferente em relação a citar nomes, pois a contratação de um jogador é muito complicada, pois ela implica vários fatores para que este venha a dar certo. Existem casos de um atleta dar certo em uma equipe e em outra não dá e vice-versa, como também de um jogador jogar bem em um time e melhorar ainda mais em outro. Portanto, qualquer contratação é sempre uma aposta, mas deve-se tentar sempre minimizar os erros e tentar maximizar os acertos para isto precisa-se de critérios e ser um bom observador antes de contratar e não simplesmente trazer um jogador para alegrar torcida ou a imprensa.
    Poderia dar vários exemplos de jogadores que estavam encostados em um clube e vieram para cá e arrebentaram, foram verdadeiros craques, e outros nem tanto. Para demonstrar isto, vou citar dois casos: um que deu certo e outro nem tanto. Primeiro descrevo da aposta positiva: o Célio Silva, que era reserva do Vasco da Gama, quando contratado e foi muito questionado pelos meios de imprensa da época dizendo que não daria certo, pois era reserva no time da colina, mas depois foi o nosso grande zagueiro campeão e capitão da Copa do Brasil (ao lado do nosso grande zagueiro Pinga) e as sua belas apresentações no Inter acabaram rendendo a ele a possibilidade de jogar na seleção brasileira e depois disso conseguimos vende-lo para Europa (para um clube da França).
    Por outro lado, cito um caso mais recente de uma contratação que deu errado que foi do nosso ex-jogador Edu, que está atualmente no Vitória. Quando trouxeram o jogador da Espanha, ele tinha sido destaque no Celta de Vigo e era a referência técnica do Real Bétis (referendado pelo Rafael Sóbis que tinha jogado ao seu lado) e não deu certo. Esses acontecimentos não são restritos somente ao nosso clube e poderia citar outros jogadores e outros clubes, mas não vem ao caso.
    Para mim o que a direção do Internacional deveria fazer, se já não fez, é analisar as carências do elenco, projetar os jogadores que serão negociados nas janelas do ano
    que vem, negociar aqueles jogadores que não estão sendo aproveitados, após isto elaborar uma filosofia futebol para todas as categorias do clube (ao estilo Barcelona e Manchester United, não estou falando em cópia e sim criar uma identidade, como na década do Rolo Compressor ou da de 70) e a partir daí fazer só contratações de jogadores que venha com esta mentalidade ou com algo acima da média, pois quando sai um jogador e entra outro tu tens que manter o mesmo nível de futebol. E esta expectativa que eu tenho em relação ao trabalho que o Fernandão deva executar, pois os melhores times são formados na maioria por jogadores das suas próprias categorias de base acrescidos de alguns talentos extra-classe.
    Saudações Coloradas.
    Cláudio R. Vidal

  5. Alô você Simone!
    O primeiro da tua lista è bastante interessante, e também do m eu agrado, é um zagueiro vigoroso, rápido e forte.
    Poderia ser, poderia.
    Concordo que Dagoberto entraria como uma luva no time do Inter, mas ele não quis vir.
    Siloé tem feito muito bons jogos pelo Inter “B” redivivo. Tem sido o detaque do time e é o goleador colorado na Taça Laci Huguini.
    SC

  6. Excelentes referências Simone, mas, como de costume, alguém “inesperado” surge na lista de reforços selecionada pela Direção (Empresários) como Jô, Wilson Matias, Pinga (aquele da 3ª divisão italiana). Bom, é claro que acertar ou não vai depender de vários fatores, mas algumas contratações como estas que eu citei já vem com o glorioso rótulo de “não vai dar certo”. O que me intriga é que eles vem mesmo assim. Ah, que coisa, esqueci do Edu. Que horror. Sobre o jogo de hoje contra o Coritiba, também me intriga a volta do Delatorre, que não mostrou nada, até agora, para figurar no time principal do INTER. E não aceito experiências em pleno Brasileirão. Essa mudança de esquema também confunde a todos. Vamos lá, não sei onde vamos chegar, mas quem almeja algo mais que Sulamericana não pode perder pontos para o Coritiba (como todo respeito) em casa.

  7. Simone,
    Já que demonstraste ser uma boa garimpeira de talentos e como estás mais próxima do PARANÁ, vê se descobre um novo centroavante par substituir o DAMIÃO que fatalmente será vendido em breve. Falo do Paraná que é de lá que ytem surgido os grandes e últimos centroavantes do INTER: Nilmar, Alexandre Pato e o próprio Damião. Para os que pensam que este é do interior paulista não é. É paranaense mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.