Empates frustantes (parte 2) + Enrolação = Indignação!

Prezados Colorado(a)s da Arquibancada Colorada,

Parece que nada mudou desde o meu último artigo, “Empates frustantes”, postado no mes passado… Talvez a única diferença é que antes a diferença em relação ao quinto colocado era de três pontos e agora é somente dois…  (sem contar a rodada deste último fim-de-semana quando jogamos contra o AtléticoGO em Goiânia – lembrem-se que moro no Japão e ainda não assisti ao jogo quando escrevi este texto). Vamos combinar que este avanço é quase que insignificante já que passou-se mais de um mês e faltam somente sete partidas para encerrar a nossa participação no Brasileirão 2011. É uma pena desperdiçar tantas oportunidades ao longo do campeonato. Nesta vez, os empates de 0 x 0 contra o São PauloSP e, principalmente 1 x 1 contra o Corinthians foram mais uma “ducha de água fria” sobre nossas cabeças estressantes (taí um bom nome para um grupo de “rock”: Cabeças Estressantes 🙂

No sábado passado, após ouvir a gravação do áudio do jogo ao “vivo” contra o Corínthians na Internet,  eu vi o compacto do vídeo. Apesar de termos tido um certo domínio da partida, aquele gol do Alex foi de lascar! Como é que colocam somente dois jogadores na barreira? Se o Alex fosse um jogador desconhecido em início de carreira ainda vá lá, mas ele foi um dos nossos principais ídolos do nosso time na primeira década deste século, tendo um desempenho extremamente importante nos nossos principais títulos em 2006: Taça Libertadores da América e Mundial Interclubes! Todo mundo (inclusive os passarinhos) no Beira-Rio sabe que ele tem um chute muito forte e de extrema pontaria. Ou seja, deixar ele cobrar uma falta com ampla visão da goleira é pedir para levar um gol 🙁

Outra impressão que tenho (e provavelmente muito(a)s colorado(a)s também) é que o não serve para ser centroavante e/ou atacante do Sport Club Internacional. Ainda não ouvi ou li alguém comentar, mas já notaram que ele consegue ser pior do que o Alecssandro? O meu filho, de oito anos de idade, esses dias me perguntou qual é a diferença entre o Leandro Damião e o e eu respondi: “Renattinho, o Leandro Damião faz gol de qualquer jeito (cabeça, “carrinho”, bunda, o “escambau” 🙂 Já o tem que ser tudo “mastigadinho“… (evidente que não usei exatamente essas palavras, mas ele entendeu a minha explicação, acredito 😉

É uma pena porque tínhamos todas as condições técnicas e físicas para chegarmos ao título do Brasileirão 2011. Mais um ano na “fila” sem reconquistar o título e cometendo sempre os mesmos erros (incluíndo uma certa soberba dos nossos dirigentes), temporada após temporada. Quando é que a gente vai aprender? O pior é que talvez nem uma vaga na Taça Libertadores da América do ano que vem seja possível… Assim será praticamente impossível manter o Leandro Damião no Beira-Rio… E aí eu pergunto, quem será o(s) nosso(s) atacantes para encarar a temporada 2012 (Gauchão, Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana)?

O que eu comentei acima é metade da minha indignação, vamos agora à segunda parte…

Eu, assim como muitas pessoas aí em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, fiquei muito triste e decepcionado por termos sido excluídos, pela FIFA, da Copa das Confederações 2013 devido à lentidão na reforma (parada há quase cinco meses) do estádio Beira-Rio! Por mais que os nossos dirigentes atuais tentem explicar que a decisão foi política, etc eu fico muito envergonhado não apenas como colorado, mas principalmente como porto-alegrense 🙁

Pessoalmente, acredito que foi muita inexperiência e incompetência (além de uma certa soberba, é claro) por parte de alguns integrantes da atual Diretoria do Sport Club Internacional. O melhor comentário que li a respeito da situação de impasse que enrola-se já há vários meses entre o Sport Club Internacional e a construtora Andrade Gutierrez  foi do ex-Presidente Vitório Píffero: “O Internacional virou refém da construtora…“. Eu não concordo com as declarações dos nossos atuais dirigentes dizendo que a decisão da FIFA foi política e que a Copa das Confederações não tem a mesma importância da Copa do Mundo pelos seguintes motivos:

a) se a decisão fosse apenas política, não haveria necessidade de se esperar tanto tempo (até o mês passado) para escolher as cidades que sediarão a Copa das Confederações e a Copa do Mundo… Temos é que ter a sabedoria e a humildade de reconhecer que as cidades que foram escolhidas para sediar os jogos da Copa das Confederações estão com as obras em andamento, ou seja, mesmo que algumas delas estejam construíndo um novo estádio de futebol (ao invés de “apenas” reformar), estão se mexendo! (ao contrário de nós, que estamos há meses com as obras paradas, bem parecido com o descaso – já faz décadas – da prefeitura de Porto Alegre com o centro da cidade, ou seja, um bando de lerdos!)

b) apesar da Copa do Mundo ser a competição de futebol mais importante para um país, a Copa das Confederações reune a “nata” das seleções nacionais por serem as atuais campeãs de seus continentes (mais o país-sede). Além disso todo mundo já sabia desde o primeiro dia que Porto Alegre não sediaria jogos da Copa do Mundo além das oitavas ou quartas-de-final (na verdade aqui devo dizer que é uma injustiça, pois em termos de tradição futebolística no Brasil – cultural e técnica – Porto Alegre fica ao lado de Belo Horizonte atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro). Poderíamos ter o Uruguai, Espanha, Japão e até mesmo o Brasil jogando em Porto Alegre daqui há dois anos aproximadamente, o que em aspecto técnico, cultural e/ou turístico, é bem melhor do que receber jogos de seleções mais inexpressivas (como provavelmente irá acontecer) durante a Copa do Mundo.

Já que não adianta “chorar sobre o leite derramado”, em relação à realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre eu espero que a Diretoria do Sport Club Internacional seja bem mais ágil daqui por diante e recomece as obras para reformar o estádio Beira-Rio a partir de ontem!

Nesta questão (Copa do Mundo em Porto Alegre) eu sou antes de ser Colorado, cidadão de Porto Alegre (afinal de contas nasci aí, tchê! 😉 Portanto caso não consigamos terminar a reforma do estádio Beira-Rio que tenhamos a humildade de reconhecer os nossos erros e pedir que o nosso arqui-rival sedie os jogos da Copa do Mundo visto que a construção do estádio novo deles está em ritmo acelerado. A cidade de Porto Alegre abriga dois Campeões Mundiais Interclubes, por isso deve sediar jogos da próxima Copa do Mundo seja no Beira-Rio ou na Arena!

Saudações Coloradas daqui da Terra do Sol Nascente.

Wilson Pardi Junior – Numazu, Japão
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

2 thoughts on “Empates frustantes (parte 2) + Enrolação = Indignação!

  1. Grande Wilson, direto do oriente! Sabe de uma coisa… cada vez me convenço mais de que a CBF não queria a Copa da Confederações em POA, pois se quisessem, teriam deixado a cidade em standby como fizeram com Recife e Salvador. Além disso, apesar de acharem demora, sou a favor do nosso presidente não entregar o nosso patrimônio por 20 anos de mão beijada. Prefiro não ter Copa no Beira-Rio e passar mais 20 anos ganhando títulos, montando boas equipes e deixando os outros se enterrarem financeiramente enquanto nós ficamos na boa.

    Entretanto isso é uma visão particular de cada um e é muito complicado saber se tem alguém com mais razão ou não do que o outro! 😉

    Abraço

  2. Alô você Wilson!
    Com referência a comparação entre Jô e Damião é absurdo o abismo que existe enttre eles. São de galaxias diferentes. Mas quanto a essa “encrenca” de estádios da copa eu já não entendo mais nada, mas não é só a questão do Inter não. Veja só que o maior estádio do Brasil (aquele que já foi o maior do mundo) atualmente em reforma que custará perto de 1 bi poderá não ter nenhum jogo da seleção brasileira, basta para isso que a seleção não se classifique para a final, pode? O que fez com que a CBF decidisse por levar os jogos da seleção por várias capitais(sendo Fortaleza, duas vezes) e não brindar Porto Alegre e sua tradição e histórico futebolístico? Amigo, isso é politicagem, sim. Da mais impura e nojenta. É claro que agindo dessa maneira o Inter tem dado a munição de que os “negociadores” precisam mas é politicagem, sim. As vezes dá vontade de virar a página e não se falar mais nisso. É brabo!!!
    SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.