O início da frase do título lembra nosso saudoso e admirado Lupicínio Rodrigues, (autor dos dois hinos “deles”, mas também da minha música no chuveiro, “Se acaso você chegasse; No meu chateau encontrasse…“ ou de tantas outras como Ela disse-me assim, Nervos de aço, Foi assim, Nunca, Loucura, Vingança, Volta, Felicidade e outras que me trazem tantas boas lembranças), mas se você fosse um amante do futebol e acaso você chegasse hoje no Rio Grande Sul, em Porto Alegre, e procurasse conhecer um pouco sobre os clubes de futebol da cidade, ficaria confuso, pois com certeza teria dois tipos de informação. Uma através da imprensa que demonstra claramente sua predileção a um clube, de bem menor expressão atualmente, dando-lhe maior espaço e destaque em suas publicações e outra, nas ruas, a verdade inquestionável e também verdadeiramente apaixonada, de um povão maravilhoso torcedor do nosso Internacional, sem falsa modéstia, o Campeão de Tudo, saudado como o Clube do Povo do Rio Grande do Sul.
Sem muito esforço perceberá um povo alegre, com sorriso farto, hospitaleiro, vestindo camisas vermelhas e outro, infelizmente tristes, raivosos e pensando somente na “vidinha” dos outros. Sem dúvida, vai procurar saber qual a razão dessas diferenças gritantes, pois uns parecem tão felizes e outros tão tristes. Logo saberá que isso é o resultado das conquistas de seus clubes prediletos e, que a tristeza, com certeza, é totalmente explicável, pois reflete o sofrimento de tantos e tantos anos e de uma escolha mal feita.
Esse torcedor, amante do futebol, depois de conhecer toda a beleza do complexo do Estádio da Beira-Rio, a casa da melhor e maior torcida do Rio Grande do Sul, e também seus arredores, deverá ficar extasiado com o por do sol no Guaíba e com a maravilha do conjunto. Sentirá que ali, naquele lugar, bate forte um coração vermelho e irradia uma energia fantástica. Vocês sabem que nem tudo são flores, pois, por curiosidade, tiver a infelicidade de depois ir conhecer a tal de Arena, levará um verdadeiro choque, pois a comparação saltará aos seus olhos e será inevitável o pensamento de “uns com tanto e outros com tão pouco”.
Caso tenha oportunidade de assistir uma partida de futebol, infelizmente não poderá ser no estádio da Beira-Rio, pois todos sabem que está em remodelação, mas poderá felizmente assistir um bom futebol de nosso Internacional em diversas outras cidades maravilhosas e hospitaleiras do interior do Rio Grande do Sul. Pode ser em Caxias do Sul, Lajeado ou na vizinha Canoas, basta somente decidir em função do seu tempo de disponibilidade ou pela maravilhosa comida regional que poderá apreciar. Um bom galeto, polenta, radite com bacon e vinagre de vinho, maionese de batatas e um bom vinho, por exemplo, na colônia italiana, não faz mal a ninguém ou bisteca, chucrute, arroz branco, salada de maionese de batatas, salada de maçã ou até mesmo um delicioso café colonial na colônia alemã. No entanto, durante a visita, poderá curtir o que tem de melhor nossa “mui e valorosa“ maravilhosa Porto Alegre, a hospitalidade de seu povo, as diversas opções de lazer, em ambientes fechados ou abertos, uma visita ao Bric da Redenção ou ao Mercado Público, a Praça da Alfândega ou da Matriz, ao Teatro São Pedro, aos Parques Harmonia ou da Marinha, à Ponta da Cadeia, um passeio no Cisne Branco, curtir restaurantes e bares de todos os tipos, um bom e suculento churrasco com o acompanhamento de danças típicas, mas cuidado, essa cidade tem encantos mágicos, inesquecíveis e quem curte essa gente e essa terra, jamais esquecerá e sempre voltará. Se tiver um pouco de sorte, poderá até participar de um dos encontros inesquecíveis do nosso BAC, confraternização democrática e totalmente livre de “amarras” entre verdadeiros amigos da grande Família Colorada, de todas as raças e crenças, que acontece periodicamente no Clube Geraldo Santana, no Partenon.
É bom deixar bem claro, poderá também livremente optar por outras paragens e caso a escolha seja infelizmente por assistir um jogo da outra agremiação de Porto Alegre terá que se contentar com a tal Arena, repartir espaço com aquela gente fria e sem brilho, se acostumando a perder, mas depois não diga que não foi avisado.
Respeitando todos os demais irmãos brasileiros, sempre bem-vindos ao nosso Rincão, às nossas tradições e à nossa terra amada, como é bom ser Gaúcho e Colorado. Aos Colorados do meu coração, preparem seus corações, que no final do ano, estaremos de volta à nossa casa.
Para nós colorados a nova casa será motivo de muito orgulho para os gaúchos de todas as querências. O cenário do pôr do sol será enriquecido pelas belas imagens do nosso estádio que está desabrochando como uma flor, hoje com 10 pétalas, todas de “bem-me-quer”.
Pauperio,
Nada identifica mais com o povo gaúcho do que o nosso INTER.
Afinal, um dos maiores símbolos do gaúcho é, justamente, o lenço colorado.
As duas maiores correntes políticas que este Estado já produziu, chimangos e maragatos, tinham, respectivamente, as cores vermelha e branca.
Nossa bandeira não possui o azul. Ainda bem.
O “Gigante para Sempre”, parece que este é o nome que vai ficar, com certeza irá simbolizar um dos cartões da cidade.
E para concluir, como dizia Sepé Tiaraju: “Esta terra tem dono”. É claro que ele estava se referindo ao nosso colorado.
Saudações Coloradas
Heleno, você está certo, na verdade esse rincão gaúcho tem dono e bem conhecido por nós, felizes e orgulhosos Colorados. Alguma dúvida de quem seja? Basta, ao final da tarde, olhar o pôr do sol nas águas do nosso Guaíba e não restarão dúvidas.
Há algum tempo fico imaginando como será lindo ver aquilo tudo concluído, e tudo refletido no charmosíssimo Guaíba, cartão Postal de Porto Alegre. Não tem explicação vai ficar muito lindo.
Maryne, muitas vezes me percebo imaginado como será a expressão de nosso Povo Colorado quando ele estiver novamente entregue a nós. Imagine ele “recheado” com a Massa Colorada. Até o sol irá se curvar nas águas do Guaíba…
O Gigante da Beira-Rio remodelado será uma das mais belas edificações do país. Já é um dos CINCO ESTÁDIOS MAIS IMPONENTES DO MUNDO! Do INTER e do POVO COLORADO, essa Casa irá sediar a Copa do Mundo de 2014 e será palco de novas e imensas alegrias para nós, torcedores do Campeão de Tudo. Somos alegres, felizes, somos COLORADOS! Os outros, são tão raivosos… SC
É, meu amigo Aquidaban, como é bom ser Colorado…
Alô você Pauperio!
Muito em breve a Praça da Algandega, o Teatro São Pedro e outros pontos de nossa “Mui Leal” terão uma bela companhia. Ta dando gosto de passar ali na Pe Cacique e ver dia a dia a obre andar. Outro dia passei lá e contei 10 folhas da cobertura. As de torres de acesso no entorno estão em fase de acabamento em sua maioria. O entorno também está ficando uma maravilha. Falta pouco, falta pouco.
SC
Melo, as grandes alegrias são construídas um pouco a cada dia e nosso Internacional e sua maravilhosa torcida merecem ter essa casa, de fazer inveja a qualquer outra torcida no mundo. Não se se se trata de um exagero, mas esse sentimento Colorado é o que expressa o verdadeiro coração Gaúcho. É difícil imaginar um Colorado, sem pensar nas suas semelhanças e identidades com a história e as características desse um povo tão original e único. Sim, aquela que um dia foi chamada de Bóia Cativa e depois se transformou no majestoso e vitorioso Gigante da Beira Rio, está sendo lapidada para honrar e orgulhar ainda mais toda a Massa Colorada. Meu Deus, como aguentar esse coração…