Volta Olímpica no Campo do Adversário

        Por sugestão da colega Adriana, realizamos uma pesquisa tira-teima, a fim de verificar quem obteve maior número de vezes a conquista do título (festa, volta olímpica) na casa do adversário, envolvendo, especificamente, os Estádios Beira-Rio e Olímpico.

        Para tal intento, partiu-se da uniformidade de medida, traduzida no tempo simultâneo de vigência entre os dois estádios, compreendido no período de 1969-2014. Embora, nos dois últimos anos o time rival tenha inaugurado e utilizado a Arena, também fez uso concomitante do Estádio Olímpico, o mesmo acontecendo com o INTER, que, pelas obras do Beira-Rio para sediar a Copa do Mundo, andou jogando em estádios do interior, especialmente no Centenário do SER Caxias e por isso continuaram na pesquisa até o corrente ano.

        Importante a salientar, que os resultados alcançados não foram tão animadores frente às expectativas geradas, haja vista que num longo período de 45 anos, esperava-se uma frequência maior de conquistas de títulos e consequente festas na casa do adversário. O fato mais relevante observado é que, na grande maioria das vezes, deu-se na própria casa ou com equipes do interior, especialmente nos últimos anos.

        Embora a disputa estivesse concentrada na dupla Grenal, também foram incluídas as duas conquistas dos times de Caxias, obtidas justamente nos estádios da dupla, que esteve participando da competição.

        Os fatos poderão ser visualizados no demonstrativo apresentado a seguir:

Costi_1

Costi_2

Costi_3

Costi_4

RESUMO: 15 conquistas no campo adversário (Beira-Rio e Olímpico): Conforme é visto, a disputa de ambos da dupla Grenal abrange um período de 45 (quarenta e cinco) anos, enquanto o Gigante da Beira-Rio e o Estádio Olímpico existiram simultaneamente. Desse período, constatamos 15 (quinze) conquistas, dentro da casa do adversário, o que corresponde a exatos 33,33%, ou 1/3 (um terço). Do mesmo período, como não poderia deixar de ser, só o INTER abocanhou 10 (dez) títulos, contra somente 3 (três) do pessoal do antigo Olímpico. Caxias e Juventude ficaram com apenas uma conquista cada.

         INTER: 10 conquistas no Olímpico – 2/3 terços, ou 66,67%.

        Grêmio: 3 conquistas no Beira-Rio (20%).

        Caxias: 1 conquista no Olímpico (6,67%).

        Juventude: 1 conquista no Beira-Rio (6,67%).

    Para finalizar, diante da detalhada busca, ano a ano, em jornais, sites, internet, históricos dos clubes e outros meios, acreditamos que dificilmente deixou de constar alguma conquista, muito embora esta possibilidade não possa ser descartada completamente.

        Portanto, a colega Adriana, tem em mãos o material tira-teima que poderá propiciar os esclarecimentos necessários aos fins pretendidos.

         Saudações Coloradas

Heleno Costi
“A Enciclopédia Colorada”

5 thoughts on “Volta Olímpica no Campo do Adversário

  1. Adri,
    Agora podes mostrar aos despeitados.
    Diante de fatos comprovados, nao ha contestacao.
    Meu desafio a eles. Comprovem o contrario!
    SC

    1. sim, já o fiz na mesma rede social onde a duvida se colocou de forma sorrateira. E tão malandros quanto a dúvida ficaram quietos e não se pronunciaram sobre o assunto.

  2. Aô você Heleno!
    Sensacional, sem dúvidas é um acervo extraordinário, marca Heleno. A constatação chega a ser irrelevante diante da “jóia” que construistes. Maravilha Heleno, maravilha.
    Coloradamente,
    Melo

  3. A titulação de “A Enciclopédia Colorada” fica por conta de nosso EDITOR.
    Agradeço tão destacada denominação. Sou apenas um ardoroso colorado que busca dar informações aos torcedores do nosso INTER, que tem “história para dar e vender”, o que, certamente, é causadora de tantos ciúmes de outros times.
    Saudações Coloradas

  4. Bélissíma pesquisa Heleno. Obrigada pelo trabalho. A idéia da pesquisa se deu quando numa discussão, nas redes sociais, gremistas disseram que o verdadeiro salão de festas aqui no RS seria o Beira Rio onde o Portoalegrense teria ganho muito mais títulos que o colorado no Olímpico ou na Arena OAS. Agora vimos que eles estão errados e mais uma vez a torcida colorada tem motivos para tocar a flauta…
    Vale ainda para que tenhamos um retrospecto das vitória do nosso clube, mantendo os dados inalterados para a história. Parabéns Heleno!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.