Neste dia 30 de setembro a nação colorada comemorados o 70º ano de supremacia ininterrupta em Grenais.
Retornando àquele distante domingo de 30 de setembro de 1945, na programação gaúcha estava prevista a disputa do Grenal de nº 89. A expectativa era grande, eis que no clássico anterior (junho do mesmo ano) ao vencer por 4×1, o colorado, embora já superasse em gols o rival (200 contra 196), acabara de igualava-se nas disputas vitoriosas, resultando em 37 para cada lado e 14 empates.
Da parte vermelha não havia nada a temer quanto ao jogo, porquanto o INTER era formado pelo lendário “Rolo Compressor”, que, só para sentir o seu poderio, nos anos 40 até aquele momento vencera 19 e perdera somente 4 Grenais.
Veio, então, o tão esperado clássico de nº 089, disputado no Passo da Areia, e o adversário mais uma vez levou 4 e fez somente 2 (4×2), sendo os gols colorados assinalados por Ivo Aguiar, Hugo (contra), Tesourinha e Carlitos. Além de se tornar HEXACAMPEÃO citadino e dois meses após HEXACAMPEÃO GAÚCHO, iniciava-se, assim, a hegemonia colorada com 38 Grenais a favor contra 37 do adversário. Depois não haveria mais inversão ou igualdade. O INTER sempre correu na frente.
A escalação do INTER para aquele jogo histórico foi a seguinte: Ivo, Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail;
Tesourinha, Ivo Aguiar, Adãozinho, Rui e Carlitos. Um timaço que, para os mais antigos, fora o melhor de toda história colorada.
A partir de então, como já citado, só deu INTER na cabeça, mantendo-se sempre à frente do rival em nº de vitórias, cuja diferença foi aumentando gradativamente, até chegar ao atual nº 26.
Portanto, para nós colorados esta data de 30 de setembro de 2015 reveste-se de real importância, devendo ser comemorada como a do 70º ANIVERSÁRIO DE SUPREMACIA EM GRENAIS.
Que assim permaneça e se distancie cada vez mais.
Saudações Coloradas
Heleno Costi
Completar 70 anos de hegemonia em greNAIS representa um orgulho muito grande para nós, Colorados, bem como um alento, um carinho neste momento em que o INTER está percorrendo um caminho cheio de altos e baixos. Parabéns a toda a torcida colorada, pois essa hegemonia é mesmo muito significativa para todos nós. SC