ODAIR HELMANN, COMPETENTE SIM SENHOR

“Pois meus caros irmãos de alegria”, vamos falar de ODAIR HELMANN.

Antes de mais nada devo dizer que sei perfeitamente que Odair erra, sim, aliás como todo o humano ele também erra. Meu amigo Vanderli de Oliveira Vaz jogando nossa boa e brasileiríssima pelada, em tom de brincadeira, assim se pronunciava quando eventualmente errava um passe ou um chute a gol: “tá vendo ATÉ EU ERRO DE VEZ EM QUANDO”.

Esse Catarinense de Salete, nascido em 22 de janeiro de 1977 é predestinado, mesmo jovem na profissão tem um roteiro recheado, tem conteúdo.

ELE MUDOU A HISTÓRIA DO INTER

Em 1997, era jogador das categorias de base do INTER,  em uma seleção de juniores, conheceu e ficou amigo

Com o amigo Fernandão, que indicou a Fernando Carvalho (Imagem: google)

de um atacante do Goiás que também integrava aquela convocação para o Mundial sub-20. Em um treino, ouviu de Fernando Carvalho, à época diretor das categorias de base, que o clube procurava um atacante. Entusiasmado, o então meia não resistiu:

– O senhor tem que contratar o FERNANDÃO.

Carvalho ainda nem conhecia direito, e a partir dali passou a acompanhar o jogador. O Goiás havia pedido alto, inviabilizando o negócio, mas em 2004, após jogar na França, o atacante veio para Porto Alegre e o resto está na retina de qualquer colorado.

TRAGÉDIA

Depois de ter sofrido com lesões que o tiraram do Inter  andou por vários clubes , inclusive na Suécia e Hong kong, em 2009 foi parar no Brasil de Pelotas.  Odair sentava na poltrona 15 do ônibus que conduzia a delegação do Brasil de Pelotas, e tombou em uma curva da BR-392. O acidente deixou Odair com fortes dores nas costas, que inviabilizaram a continuidade de sua carreira. Sem alternativa, pediu uma vaga no Inter. Fernando Carvalho estava na vice-presidência de futebol e o indicou para as avaliações técnicas. Dali, seguiu para a base. Da base, foi para o profissional com Dunga, depois trabalhou com Antonio Carlos e Guto Ferreira, esse último em meio a disputa da série B.

MEDALHA DE OURO

Comemorando a medalha de ouro com Neimar (imagem: google)

O BRASIL desde sempre se ressentia por não conquistar medalha de ouro nos jogos Olímpicos. Em 2016 ele foi chamado a integrar a Comissão técnica da Seleção Brasileira. A quem diga que o apelido dele é “MIDAS”, onde toca vira ouro.

CAMPANHA

Nos bastidores Fala-se que além das suas qualidades, observadas pelo pessoal do futebol, leia-se Roberto Melo, pesou consideravelmente para que ele fosse guindado a condição de treinador efetivo, o fato de ele ser extremamente querido entre os jogadores, quando ainda auxiliar técnico. Após ter conseguido subir para a série “A”, ainda pairavam dúvidas se conseguiria levar o INTER em meio a embates com as equipes melhores ranqueadas do Brasil.  Falava-se Jair Ventura que saía do Botafogo e até mesmo em Fábio Carille. Creio que pesou muito o fato de em meio ás férias de 2017  Odair, aproveitar a sua proximidade com  Neimar para ao invés de descansar, participar de um estágio no PSG, isso pesou, com certeza pesou.

Na primeira rodada do Brasileirão 2018, mais precisamente dia 15 de abril , depois de  um 2 x 0 sobre o Bahia, ouvi o seguinte: “com mais 39 continuaremos na 1ª divisão”. Passadas 32 rodadas  o INTER é o segundo colocado do campeonato com 61 pontos, tem 17 vitórias ( só perde para as 19 do Palmeiras),  tem o terceiro melhor ataque  (44) atrás de Palmeiras e Flamengo empatados (51 e Atlético Mineiro(48), Tem a terceira melhor defesa (24) perde para Palmeira 22 e Grêmio 23, tem o terceiro melhor saldo de gols (20) perdendo para Palmeiras 29 e Flamengo 26.

Um profissional que chega a 32ª rodada com esses números expressivos é competente e precisa ser muito respeitado, aliás essa é mais uma característica do OH. Ao final do jogo contra o Atlético Paranaense quando um reporter lhe disse:”Odair pela primeira vêz o torcedor no estádio se manifestou muito claramente contra a  substituição promovida tirando Damião”, ele disse; “Sempre que a manifestação não tiver em seu bojo, atos de violência ou algo parecido, será um direito claro e límpido do torcedor que paga o seu ingresso e será respeitado” encerrando o assunto. Valeu Odair, está valendo, o nosso INTER está sendo respeitado novamente e sua parcela no alcance desse objetivo é significativa.

TENHO DITO

21 thoughts on “ODAIR HELMANN, COMPETENTE SIM SENHOR

  1. Bom dia Melo e amigos desse espaço vermelho

    Sobre o Professor Odair Hellmann, no meu ponto de vista, está fazendo um bom trabalho. Uma campanha muito acima das expectativas no brasileirão, estamos praticamente classificados na fase de grupos da Libertadores, a disputa do título contra os poderosos Palmeiras e Flamengo ainda é uma realidade.

    É um profissional dedicado e estudioso. Já há alguns anos vive o trabalho de auxiliar junto aos técnicos, é bem-quisto e respeitado por todos e claramente mostra uma liderança no comando da equipe, mesmo sendo ainda um jovem treinador e de cara pegando para treinar essa potência futebolística que é o nosso Colorado.

    O mais importante é que hoje o Odair Hellmann é um treinador melhor do que quando começou no Inter. Sim, ele mostrou evolução, tem ótimo retrospecto no brasileirão, o que aumenta sua segurança e crédito.

    Suas qualidades mostradas até agora superam muitos seus eventuais erros.

    Com algumas contratações pontuais poderemos já em 2019 pensar em disputar títulos nacionais e até internacionais, honrando o nome do nosso clube.

    Grande abraço

    1. Alô você Célio Cardoso!
      Gosto do seu jeito de enxergar as questões, me identifico muito.
      Também vejo o OH com potencial a ser desenvolvido que vai capacitá-lo a ponto de firmar seu nome no cenário nacional. Como expressão da moda, é expert em “gestão de pessoal” completa sua capacitação com vetores muito importantes como: elaboração de uma metodologia de trato com a imprensa e torcida, sabe se fazer entender, é coerente e objetivo. Tem erros, conforme escrevi no texto mas pelo menos à distância, consegue detectá-los e nota-se esforço de corrreção. Se vai se firmar não se sabe, mas que tem potencial, disso não tenho dúvidas.
      Coloradamente,
      Melo

  2. Senhor PRM: Povo culto é povo exigente… mas nunca deixará de ser povo. Sou POVO e como tal também me manifesto com a exigência de resultados já satisfeita. Odair Helmann não tem nada mais a provar. Conforme já manifestastes, grandes treinadores – a maioria colorados humanamente reconhecidos sequer alcançaram a metade do sucesso que esse “Interino” proporcionou a nossa “Massa Rubra”. E, embora não tenhamos nem garantido ainda a vaga para a Libertadores da América – parceiros aqui sofredores recentes da segunda divisão, predestinam o fracasso antecipado da Instituição Sport Club Internacional na manutenção do profissional caso logre a conquista da tão sonhada vaga 2019. Lamentável essa dicotomia tendendo para o negativo… A realidade que se impõe é o aqui e agora. É o que tinha, e é o que temos.

    Abrir a “burra” e despejar o que não temos em torno de nomes de treinadores de impacto não garantira

    sucesso nem mesmo no Campeonato Gaúcho. Por que sofrer por antecipação se o momento é de preservar

    as vantagens e festejar o que temos? Se nesta última reta NÃO mantivermos o foco, de nada valerá os

    quatro jogos em casa. Olhemos o retrospecto dos anos anteriores, isto não basta? Contestar treinador, neste momento, convenhamos, não é hora.Cinquenta por cento menos um do Rio Grande do Sul, torce pelo seu fracasso. Os outros cinquenta por cento mais um não deve se deixar contaminar…

  3. Acho que seu trabalho é bom, pela base que tínhamos. Ajustou a defesa e meio campo, porém fico aflito com a chegada da bola à frente e o desempenho do ataque. O resultado está aí. Mas que em muitos jogos dá uma raiva, isso dá!

    1. Alô você Linhares!
      A insatisfação em alguns jogos é comum a todos nós, entretanto temos que valorizar os “nossos” e lhes dar a oportunidade de mostrar seu potencial. Até aqui OH vem bem.
      Coloradamente,
      Melo

  4. Não o vejo capacitado para exigência de uma Libertadores. Não estou dizendo que ele não tem capacidade o que demonstrou ao dar uma “cara” ao Inter, o que não víamos há muito tempo. Não só o trabalho dele assim como, o baixo nível técnico do Brasileirão como um todo e a participação dos principais clubes do Brasil em outras competições paralelas, contribuem para a atual posição do Inter. Vejam que isso se reflete na aproximação destes times depois que os mesmos saíram de outras competições. Analisem quantos jogos fomos abaixo de um nível aceitável, em quantos fomos superiores ou em quantos tivemos que fazer muita , mas muita força para vencer. O time é um reflexo de seu treinador, e assim como o time, tem um grande limite técnico. Se o Inter não jogar em todas as partidas no seu limite (fazendo muita força e se superando) não ganhamos o jogo (Vitória, Chapecoense, América-MG, empates em casa). Esses maus resultados foram reflexo de limitações técnicas, de alguns equívocos do treinador ou não estarmos jogando no limite. Assim, não o acho um mau treinador. Está nos ajudando a reerguer nossa autoestima e recolocar o Inter no lugar de onde nunca devia ter saído. Mas não sei se é o técnico ideal para uma Libertadores !!!

    1. Alô você Marco!
      Estamos parcialmente de acordo.Tambem não sei se é o treinador ideal para a Libertadores. talvez nem ele saiba, mas se voltarmos um pouquinho, ao início do ano encontraremos várias “certezas” de que ele não era treinador de 1a Divisão, sem lhe dar chance de mostrar quem tem razão. Alguém bancou, o resultado veio. Ainda distante do nosso ideal, mas está aí. Vejo treinadores medalhões com rendimento/aproveitamento muito abaixo do esperado, vejo treinadores promissores como Roger, Jair Ventura, Alberto Valentim e Thiago Larghi por exemplo não vingaram e o nosso Odair segue firme e forte. Acho que deva ser preservado.
      Coloradamente,
      Melo

    1. Alô você Sandra!
      Exatamente, aí esta o mérito o OH. Ele formatou, treinou e ajustou a equipe com competência e liderança. Agora começa a época de colheita. Tem espaço pra crescer.
      Coloradamente,
      Melo

  5. Odair acredita no que faz e pra mim isso é o básico que nos permite estar na vice liderança! Tirando Damião ou colocando Pottker ele tem convicção e acertar ou errar faz parte do jogo.

    1. Alô você Simone K!
      De fato. O erro faz parte. Para quem é vice na 32a rodada fica evidente que teve muito mais acertos do que erros.
      Coloradamente,
      Melo

  6. nossa pontuacao e mt superior ao futebol apresentado. Temos um dos maiores orcamentos do Brasil, nossa posicao é condizente ao nosso tamanho..SEM ACADELAMENTO. Odair é um tecnico limitadissimo e pra Libertadores nem pensar.

    1. Alô você Junior Freitas!
      Desconheço o significado da expressão utilizada, mas sem dúvida é um juízo muito pessoal seu e deve ser respeitado assim como o trabalho realizado até aqui por OH deve ser pois é acima de tudo um cidadão muito equilibrado que evidentemente tende a crescer e desenvolver todo o seu potencial junto com a equipe que aliás o escolheu, certamente porque trabalhando juntos perceberam ter as condições necessárias para buscarem os objetivos. Em meus 65 anos já vi renomados treinadores passarem pelo Beira-Rio e não conseguirem nem desempenhos e nem resultados. De qualquer sorte é muito bom saber de pensamentos iguais ou diferente dos nossos. Sinal de que o povo colorado quer o melhor para o nosso Clube. Saudações.
      Coloradamente,
      Melo

    1. Alô você Rosane!
      Entendemos que ele tem muito ainda pra crescer, mas não resta dúvida de que tem talento para a função.
      Coloradamente,
      Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.