Duelo entre esses dois gigantes do futebol nacional, é sempre a expectativa de um jogão. Isso acontece desde os anos 1970, quando fomos a equipe mais vencedora do Brasil e o Cruzeiro, único time brasileiro a ganhar a Libertadores. Já que quarta feira temos o jogo de volta contra o time mineiro pela Copa do Brasil, relembrarei os maiores confrontos contra o eles.
5º lugar – Cruzeiro 0 x 1 Inter-1987
No polêmico Campeonato Brasileiro de 1987, mais conhecido como Copa União, o Inter enfrentou o Cruzeiro na semifinal com um único objetivo: vencer, pois o primeiro jogo foi 0 x 0 no Beira-Rio. Muitos já davam o Inter como eliminado, porém Amarildo marcou o único gol, que classificou o Inter para a grande final. Infelizmente perdemos, mas essa partida está marcada na cabeça dos colorados que acompanharam a competição.
4º lugar – Inter 3 x 2 Cruzeiro-1972
Uma das grandes partidas do início dos anos 1970. O Cruzeiro abriu o placar com Dirceu Lopes, mas o artilheiro Claudiomiro empatou. Começa a segunda etapa e mais uma vez Dirceu Lopes marca, mas mostramos a nossa força peleadora e em 5 minutos (dos 39 aos 44), viramos para 3 x 2 com gols de Escurinho e Valdomiro. Esse jogo foi marcado por um triste acontecimento: dois colorados enfartaram no gol do Escurinho e faleceram.
3º lugar – Cruzeiro 0 x 1 Inter-2019
O confronto mais recente da lista. O Cruzeiro estava em uma vivendo em uma crise, tanto dentro quanto fora de campo e via que o primeiro jogo contra a gente pela Copa do Brasil, poderia ser o divisor de águas, mas não foi. Depois de um primeiro tempo morno, sem grandes chances para os dois lados, o Cruzeiro começou melhor a segunda etapa e quase abriu o placar. Odair colocou Wellington Silva na partida e a história mudou. O atacante deu velocidade ao Inter e depois de uma ótima cobrança de falta de Guerrero, Edenílson abriu o placar. Festa no Brasil todo. Foi a primeira vitória do Inter no novo Mineirão.
2º lugar – Cruzeiro 5 x 4 Inter-1976
Apesar da derrota, foi um jogo digno de entrar nessa lista. O Cruzeiro abriu 2 x 0 com Palhinha, Lula diminuiu,
Joãozinho aumentou a vantagem e Valdomiro novamente diminuiu. Tudo isso no primeiro tempo! No segundo, Zé Carlos (contra) empatou, Joãozinho colocou o Cruzeiro de novo na frente, mas Ramon empatou, porém Nelinho deu fim a chuva de gols no Mineirão. Cruzeiro 5 x 4 Inter.
1º lugar – Inter 1 x 0 Cruzeiro – 1975
A final do nosso primeiro título brasileiro!! E como nada foi fácil para nós, o jogo foi muito tenso, Manga trabalhou bastante naquela dia defendendo uma baita cobrança de falta de Nelinho, a zaga teve que usar toda sua força para conter a investida dos atacantes celestes. Até que aos 12 minutos do segundo tempo, Valdomiro cobrou uma falta e Figueroa, iluminado por um fleche de sol, cabeceou a bola no fundo do gol do Goleiro Raul. A partir daí seguramos o placar e fizemos a festa. Éramos campeões brasileiros, muitos antes de um outro time porto-alegrense ganhar pela primeira vez.
Obrigado pela sua atenção!!!
Messias Fortes
Um dos jogos marcantes de minha vida colorada, Foi o de 1975, primeiro título nacional do INTER , aquela atmosfera contagiante para um menino de 12 anos em seus primeiros jogos no Beira-rio, com meu saudoso Pai, a ida a pé do centro ao Estádio e este lotado com mais de 80mil pessoas vibrando de início ao fim, o Gol iluminado de Figueroa e a festa da Vitória na Salgado Filho. E hoje será novamente um dia de reviver aquela energia que cerca um grande clássico.
Grande abraço Messias.
Olá Messias,
Linda história deste clássico Internacional x Cruzeiro. Não tive o privilégio de assistir alguns destes jogos, mas pelas narrativa, foram jogos emocionantes, assim como será o jogo de hoje e novamente com uma boa vitória Colorada.
Saudações Colorada,
Ana Cristina
Papo Reto com o Hellmann!!!
By Dorian Bueno
Odair porque o Felipão caiu lá no Palmeiras e vc não?
Ora bolas, é que ele começou a querer imitar o meu jeitinho de treinar os atletas.
Mas o grande erro, é que ele tinha mais material humano para jogar melhor, e mesmo assim foi muito teimoso em querer ficar jogando por uma bola.
Eu ainda estou tri vivo e seja o que for possível amanhã, contra o motivado Rogério Ceni e o seu novo Cruzeiro.
Bah Tchê, eu até que já estou merecendo ir para a final, e fazer os jogadores ser Campeão desta Copa do Brasil para acalmar as coisas.
Amanhã eu falo mais um pouquinho deste meu novo astral, ainda mais depois que o Nico encontrou a sua chuteira certeira.
Futebol é assim mesmo, o feio vence o terrível e o futebol bonito, a este poderá cair fora.
E o Pottker será a tua arma secreta no lugar do WS para o 2º tempo?
Ainda estou pensando entre ele e o Parede.
O Internacional é tão grande quanto os demais Times, mas desta vez será do Colorado este Título.
Valeu!!!
Abs. Dorian Bueno, aprendendo com o Odair
Salve, Messias. Dos jogos que listastes, estive presente na memorável vitória de 1 x 0. A equipe do Cruzeiro na época era uma das maiores senão a maior que já defendeu a camisa com as estrelas do Cruzeiro do Sul.
Raul, Wilson Piaza, Dirceu Lopes, Palhinha, Nelinho, nomes consagrados de grife de seleção brasileira. Para nós, colorados, com Manga, Figueroa, Valdomiro, fizemos a diferença, sem demérito aos demais. A década foi nossa, com a repetição de feitos em 76 e 79. Agora, com o Novo Beira-Rio, está na hora de se reescrever a História. Forte abraço e parabéns pelas escolhas.
Olá Jaldemir. Eram dois timaços!!! E aquela década foi inesquecível. Que bom que tu gostou.
Abraços Messias Fortes
Olá Paulo, que bom que gostastes, fiquei muito feliz.
Pensei em colocar o jogo de 1979, mas me lembrei da semifinal da Copa União (campeonato brasileiro).
Abraços Messias Fortes
Olá Messias, para mim quase sempre resulta em grandes enfrentamento, Flamengo e Corinthinas e garantia de grandes espetáculos quando enfrentam o Inter, esperamos mais uma grande partida e principalmente a classificação, abraço.
Alô você Messias!
Parabéns pela seleção de excelentes partidas entre Inter x Cruzeiro. elo trabalho. Pessoalmente elejo o melhor tecnicamente: o que perdemos por 5 x 4, foi um jogo aberto, bonito, lamentávelmente perdemos. Poderiamos incluir ai o 3×2 no Mineirão em 1979, ano do campeonato invicto, na reta final do camoeonaro, Falcão, Bira e Valdomiro fizeram os gols colorados.
Coloradamente,
Melo