Uma vitória com sabor de derrota..

Prezado(a)s Colorado(a)s,

Fui dormir por volta de 23h11min nesta quarta-feira à noite para acordar bem disposto por volta de 07h44min nesta quinta-feira de tempo nublado (temperatura por volta de 15 graus Celsius) para acompanhar ao vivo pela Internet a nossa partida contra a boa equipe do América-MG no estádio Independência na bela cidade de Belo Horizonte pela segunda partida válida pelas quartas-de-final da Copa do Brasil 2020. Embora a expectativa da maioria do(a)s torcedore(a)s Colorado(a)s era para ver se conseguiríamos reverter a derrota parcial de 0 x 1 sofrida na semana passada, eu já estava conformado com a eliminação nas quartas-de-final da Copa do Brasil 2020.. 🙁

Os primeiros quinze minutos, como era de se esperar devido à desvantagem no placar agregado, foram de presença Colorada no campo do América-MG, embora sem maiores consequências. Entretanto, aos 18 minutos o lateral-esquerdo João Paulo aproveita um rebote e chuta uma bola perigosíssima que passa raspando o travessão da nossa meta. Aos 25 minutos o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo teve uma boa chance dentro da área deles, mas a bola saiu prensada para escanteio. Aos 33 minutos o atacante Ademir deixa o zagueiro Colorado Víctor Cuesta no chão, mas o meio-de-campo Colorado Rodrigo Dourado chega para salvar na hora certa. Aos 34 minutos o lateral-esquerdo Colorado Moisés arrisca um chute na entrada da área do América-MG, mas a bola passa longe da goleira deles. Fomos para o intervalo com um certo alívio de não termos sido pressionados na nossa defesa, mas por outro lado muito decepcionados devido à falta de inoperância do nosso ataque..

A segunda etapa começou da mesma maneira que a primeira, mas foi o América-MG que levou perigo pela primeira vez. Aos 17 minutos o meia-atacante Geovane cobra uma falta com muita qualidade obrigando o goleiro Colorado Marcelo Lomba a saltar e espalmar de forma espetacular. Aos 20 minutos o meio-de-campo Colorado D’Alessandro desperdiça uma ótima chance ao cobrar uma falta sem perigo nas mãos do goleiro Matheus Cavichioli. Aos 37 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson consegue “roubar” uma bola da defesa do América-MG, mas chuta fraco também nas mãos do goleiro Matheus Cavichioli. Como o tempo ia passando e o time Colorado não conseguia criar nenhuma chance clara de gol, a “solução” foi “fazer chuveirinhos” na área deles. Aos 49 minutos o meio-de-campo Colorado Praxedes perde uma boa chance ao cabecear para fora. Entretanto, aos 50 minutos, no último lance da partida, o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo escora de cabeça para o atacante Colorado Yuri Alberto marcar o gol da vitória Colorada e consequentemente levar a decisão da vaga para as semifinais da Copa do Brasil 2020 já que no placar agregado empatamos em 1 x 1 com o time mineiro. 🙂

Na primeira série obrigatória de pênaltis (cinco para cada time) convertemos quatro penalidades máximas, assim como o América-MG. Entretanto, na segunda rodada de pênaltis erramos a sétima penalidade e com o placar adverso de 5 x 6 fomos eliminados da Copa do Brasil 2020.. 🙁 🙁 

Segue abaixo a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados na nossa última participação na Copa do Brasil 2020:

  • Marcelo Lomba: fez uma ótima defesa durante o segundo tempo, mas infelizmente não conseguiu pegar nenhum dos pênaltis sofridos (nota 6)
  • Rodinei: não teve dificuldades na defesa e nem facilidades no apoio, mas converteu um dos pênaltis (nota 6)
  • Zé Gabriel: considerando que era um jogo decisivo sob muita chuva até que foi bem (nota 6)
  • Víctor Cuesta: ainda sem estar bem tecnicamente, mas mostrou bastante raça e disposição (nota 6)
  • Moisés: até que teve iniciativa no apoio algumas vezes, mas sem muita efetividade (nota 5)
  • Rodrigo Dourado: tentou várias vezes fazer um passe mais qualificado para os outros jogadores no campo de ataque, mas sem maiores consequências (nota 6)
  • Rodrigo Lindoso: em contrapartida ao outro Rodrigo fez somente vários passes para trás e para as laterais, mas em compensação converteu um dos pênaltis (nota 6)
  • Edenílson: tentou achar espaços para tabelar com os outros jogadores Colorados no ataque, mas sem muito resultado, entretanto também converteu um dos pênaltis (nota 6)
  • D’Alessandro: foi um dos mais abnegados em campo, mas cansou fisicamente devido à idade e à forte chuva que caía durante a partida (nota 6)
  • Leandro Fernández: enquanto esteve em campo não conseguiu chutar uma única bola em direção ao gol adversário (nota 4)
  • Thiago Galhardo: foi decisivo no gol Colorado que deu a vitória ao time, mas por outro lado desperdiçou uma das cobranças de pênaltis (nota 5)
  • Yuri Alberto: entrou aos 15 minutos da segunda etapa no lugar do atacante Colorado Leandro Fernández, fez o gol da vitória Colorada que deu uma sobrevida ao time Colorado e uma leve esperança à torcida Colorada e ainda converteu um dos pênaltis! 🙂 (nota 8)
  • Caio Vidal: entrou aos 24 minutos da segunda etapa no lugar do meio-de-campo Colorado Rodrigo Dourado e fez a sua estréia no time profissional com boa desenvoltura (nota 6)
  • Uendel: entrou aos 24 minutos da segunda etapa no lugar do lateral-esquerdo Colorado Moisés e além de não acrescentar nada ao time ainda perdeu o pênalti decisivo (nota 3)
  • Praxedes: entrou aos 31 minutos da segunda etapa no lugar do meio-de-campo Colorado D’Alessandro e até tentou dar uma contribuição ao meio-de-campo Colorado, também converteu um dos pênaltis decisivos (nota 6)

Como eu já havia escrito aqui neste espaço nobre da Torcida Colorada há alguns dias atrás, não tinha mais esperanças de classificação para as semifinais da Copa do Brasil 2020. 🙁 Não pelo fato do América-MG ser uma equipe forte, mas exclusivamente devido aos nossos atuais problemas do nosso amado Sport Club Internacional, principalmente no time e no plantel Colorado que está ainda abalado psicológicamente pela saída repentina do ex-técnico “Encrenqueiro Chorão”. Isso somado à falta de qualidade técnica (principalmente no meio-de-campo) do time Colorado e às contusões sérias de vários jogadores Colorados, me fazem pensar que nesta temporada de 2020 só nos resta brigar por uma vaga na Taça Libertadores da América 2021.. 🙁

Até semana que vem!

Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

5 thoughts on “Uma vitória com sabor de derrota..

  1. O INTERNACIONAL, ESTÁ VIRADO NUM CELEIRO DE EX-TREINADORES!!!

    Por Dorian Bueno

    Lá vem o Ex papito cheio de gratidão, Vai Te catá, Te catá, Te catá…

    Sempre haverá a lembrança da Lei do Ex que virá abraçar seus últimos dirigentes e muitos jogadores, para depois tentar dentro do campo de jogo, fazer o crime e vencer seu EX TIME, ainda mais dentro do Beira-Rio.

    O Doido, Competente e Lúcido Lisca, já conseguiu vencer e eliminar o Internacional da Copa do Brasil, fazendo mágicas com o coelho mineiro. Agora será a vez do Papito Odair e seu tricolor carioca, testar o sensível e desequilibrado time Colorado.

    Para agravar ou não a situação na beira do gramado, o comando será do auxiliar técnico Osmar Loss, por causa da impossibilidade do Abel Braga de estar ali presente, por ter sido pego pela o Covid-19.

    Sinto que todos estão ficando cada vez mais exigentes com o nosso Colorado, devido suas trapalhadas entre o gabinete presidencial, direção de futebol e principalmente na escalação do time.

    Sejamos realistas, agora é virar a chave para seguir em frente, porque o que importa neste domingo, é vencer o Time do Fluminense, que virá jogar motivado por estar bem vivo, com o seu longo grupo e experientes jogadores.

    Eu quero apenas um Time de futebol do Internacional que me encante dentro do campo, que tenha uma DEFESA, MEIO DE CAMPO e ATAQUE eficientes, sem depender da vida dos outros times.

    O Futebol é uma rica, generosa e diferenciada arte, que ao mesmo tempo pode ser jogado de pés descalços num areião cheio de buracos, e ali revelar para o Mundo um baita craque.

    Faz tempo que não revelamos ninguém para assumir a titularidade com maestria!!!

    Este caminho do FUTEBOL depois poderá ser cruel através das injustiças e justiças com os pernas de pau, que são contemplados com a oportunidade de jogar no INTERNACIONAL, assinando um mega contrato, e de repente o FUTEBOL de muitos somem, porque a BOLA também PUNE.

    Outros jogadores mais capacitados e inteligentes, sabem ser fiéis a maravilhosa majestade Dona Redonda BOLA durante muitos anos, independente do Treinador que estiver no comando.

    Aprenderam com seus treinadores em várias categorias de base, que durante tantos minutos terão que ter talento, respeito, paciência com quem deseja apenas ser referenciada, e não sair triste de dentro do campo de tanto ser mal tratada.

    Amigos Colorados, tomara que neste jogo contra o Fluminense pelo Brasileirão, o Internacional consiga jogar para frente, sem gerar contra-ataques ao adversário, e nem fiquem atrasando de forma bisonha, a bola para o nosso goleiro.

    Os jogadores precisam agradecer a Deus, por ainda estarem vivos no G4 num campeonato tão disputado, onde o perde, empate e vence tem sido o ponto de equilíbrio para todos os TIMES.

    Oremos, ainda é possível torcer para o TIME focar novamente e HONRAR com AMOR e FUTEBOL, a CAMISA ALVIRUBRA. Que os escalados para este jogo, possam conquistar e tratar a BOLA com um NOVO OLHAR, TRI CARINHOSO e INTELIGENTE.

    Quem sabe sendo um pouco mais arrojados verticalmente, mas responsáveis quando perder alguma disputa para não causar pânico ao isolado e desesperado goleiro.

    Abs. Dorian Bueno, IAPI, POA, RS, BRASIL, sempre feliz e otimista que ainda ficaremos no G4.

  2. Nunca defino nada sobre o efeito de grande emoção. Procuro me acalmar e depois, friamente, tentar expor o que penso. Frustrante ver mais uma vez nosso Inter ser desclassificado. Poucos de nós acreditávamos em uma classificação, pois o grande resultado do América foi conseguido no Beira-Rio. Sem paixões exacerbadas, a chuva intensa e o campo encharcado de ontem, prejudicou mais o nosso Inter (tinha que reverter o resultado), que o adversário (tinha que não deixar jogar e só arriscar por uma bola). De bom, mesmo que discordem, um time que lutou (pode não ser da maneira melhor, mas a que já vinha jogando há tempo) do começo ao fim. Um treinador que tentou de todas as formas buscar o resultado, mesmo com os jogadores que tinha disponíveis. Acredito que poderia ter efetuado modificações já no meio do jogo, só modificou a posição e a forma de alguns jogar. Não teve êxito, mudou os jogadores. Todos os treinadores dos times adversários já sabem que a zaga Colorada não tem velocidade e na corrida, no um a um, é ponto fraco. Ninguém consegue entender que Moledo é reserva. Todos sabem há muito tempo que os laterais são fracos para um clube que almeja títulos, pois marcam mal e atacam pior ainda. Já eram reservas nos seus clubes de origem. Saravia que vinha bem, está afastado. Lindoso marca mal e apoia mal (o passe é sempre uma incógnita quando não é errado, é para o lado ou para trás). Musto joga muito parado, os passes são semelhantes ao do Lindoso, marca melhor, mas faz muitas faltas perto da grande área. O meio de campo não consegue dominar o espaço e, muito menos, dar o ritmo do jogo e abastecer o ataque. Dourado está voltando agora. O nosso Inter precisa definir urgentemente os homens de meio de campo (Dourado, Edenilson e mais dois). Edenilson está com desempenhos altos e baixos, principalmente quando joga fora de posição (atrás, sem somar aos atacantes). O ataque simplesmente na existe sem apoio do meio de campo, com esses chutões dos zagueiros ou com essas bolas sem força jogadas para a área. Galhardo caiu muito de produção pelas razões citadas anteriormente e, posso estar enganado, por se deixar inebriar pelo sucesso (está tentando fazer jogadas de efeito, quando deveria simplificar). Ainda não tem um companheiro ao seu lado, pois nenhum dos “gringos” mostraram para o que vieram. Não tenho gostado das entradas do Praxedes e do Peglow (pode ser que com mais tempo em campo melhorem seus desempenhos). Gostei do tipo de jogo do Márcio e do Caio (uma surpresa agradável ontem). Acredito que o Yuri deve ser mantido ao lado do Galhardo. A lamentar a falta de esportividade (apesar das exageradas provocações) no final do jogo de ontem, infelizmente empates, derrotas e vitórias fazem parte do mundo do futebol. O nosso Internacional precisa urgentemente contratar dois laterais, um “motorzinho” de meio de campo e um bom e rápido atacante. Ninguém irá me convencer que não há no mercado, pois basta abrir os olhos. Para encerrar, não sou de apontar culpados, mas essa gestão é a maior responsável por tudo que está acontecendo. A saída do Coudet, sem a devida escolha do substituto mais adequado, é imperdoável. Não acredito que isso tenha acontecido do dia para a noite. Agora, a única saída, é manter a cabeça fria, “lamber as feridas” e buscar as soluções possíveis, para que 2020 não seja um grande fracasso. Desejo muita lucidez ao Abel, muito empenho dos jogadores e muita união de todos, pois o futuro está nas mãos deles. Discordo de colocações que tentam jogar a culpa no Abel, pois o nosso Inter vinha jogando mal nas mãos do Coudet e a tendência só se manteve. Ao menos vi um treinador “esperneando” para não aceitar o resultado, mas a urgência em acertar é muito grande e os recursos são escassos (o anterior já sabia disso e caiu fora). O que não é possível aceitar é que tudo está errado. Se fosse assim esses clubes pequenos não existiriam. O momento é crítico, mas não desesperador e não se resolve nada com “terra arrasada”. Não dá para negar que as escolhas do Lomba foram equivocadas, que o Galhardo “inventou” no pênalti e que o Uendel só comprovou o que todos pensamos dele (imagina que joga muito mais do que realmente joga). O que mais me impressiona nele é a forma que encara um erro lamentável. Parece que nada aconteceu.

    1. Prezado Colorado Antônio Carlos Paupério,

      MUITO OBRIGADO pelo teu EXCELENTE comentário bem detalhado acima! 🙂

      Tenho apenas algumas leves discordâncias:

      “Ninguém consegue entender que Moledo é reserva. ”

      Na época do ex-técnico “Encrequeiro Chorão” realmente não dava para entender. Contudo o zagueiro Colorado Rodrigo Moledo AINDA está se recuperando de lesão, por isso não está sendo aproveitado pelo técnico Colorado Abel Braga. 😉

      “Gostei do tipo de jogo do Márcio ..”

      Márcio? Quem é o Márcio?

      ” …mas essa gestão é a maior responsável por tudo que está acontecendo. A saída do Coudet, sem a devida escolha do substituto mais adequado, é imperdoável. Não acredito que isso tenha acontecido do dia para a noite. ”

      Sem dúvida como é um regime presidencial o responsável maior é o Presidente Colorado Marcelo Medeiros. Entretanto, em relação à escolha do substituto do ex-técnico “Encrenqueiro Chorão” NÃO podemos culpar a Direção do Sport Club Internacional. Afinal de contas, qual(i) treinador(es) estão disponíveis AGORA no mercado para aceitar um contrato de APENAS quatro meses? 😉

      Embora há indícios que a relação entre o ex-técnico “Encrenqueiro Chorão” e o Diretor Executivo Rodrigo Caetano já estava desgastada há algum tempo, ainda acho que ele comunicou à Direção a sua decisão de sair SOMENTE depois da partida contra o Coritiba, pegando todo mundo desprevenido.

      Por último, mesmo concordando parcialmente que o Presidente Colorado Marcelo Medeiros e sua equipe possam ser os maiores responsáveis por toda essa situação atualmente, NÂO podemos esquecer que:

      a) A atual administração tomou posse quando o clube estava rebaixado para a Segunda Divisão do futebol brasileiro em 2017,
      b) Durante 2017 e 2019 foi-se descobrindo que o clube estava (e AINDA está) sob um ENORME DÉFICIT financeiro devido à ROUBALHEIRA da Administração anterior (ou seja, do ex-Presidente Vitório Píffero) e,
      c) Se ANTES da pandemia o clube já estava tendo uma enorme dificuldade financeira para pagar as contas, salários e contratar jogadores de altíssima qualidade, DEPOIS da pandemia a situação ficou PIOR óbviamente!

      É justamente na frases b) e principalmente c) acima que reside a minha fúria e INDIGNAÇÃO com o ex-técnico “Encrenqueiro Chorão” pois ele SABIA DISSO antes de assumir o cargo! (se ele não sabia é porque é mais burro do que imaginamos).

      Um grande abraço,

      Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

      Wilson

  3. Pessoal, mais uma vez o nosso Inter é eliminado de uma competição, fato que vem se repetindo como normalidade ultimamente. Como constante em nosso time, a ausência de uma meia cancha consistente e criativa explica a falta de contundência do time. Com uma transição lenta e previsível, o Inter se torna presa de qualquer adversário. Observe-se que o time vem repetindo a mesma maneira de jogar de anos anteriores. A bola passa a maior parte do tempo sendo trocada entre zagueiros, pois falta criação de jogadas por parte dos jogadores responsáveis pelo meio do campo, não havendo ligação entre defesa e ataque. Aí resta apenas o chutão para frente, principalmente por parte do Cuesta, na tentativa de armar uma jogada. É isso o que se vê em todos os jogos do Inter. Ontem não foi diferente. Com exceção da última bola do jogo, o nosso time não ameaçou o América. O goleiro deles não fez uma defesa sequer. Ora, com essa falta de criação do meio de campo para abastecer o ataque, não tem como um time se impor ao adversário. É só troca de bola infrutífera entre a dupla de zaga, laterais e volantes. Isso é uma constante. Nosso time também não tem um cobrador de faltas. E nenhum jogador do drible, alguém que faça jogada de fundo de campo para cruzar para a área adversária. Lá uma vez que outra o Patrick, aos trancos e barrancos, faz uma jogada desse tipo. E só. Então, é muito pouco o que Inter vem apresentando há muito tempo. Quanto à decisão por pênaltis, eu sempre digo que para mim se trata de loteria. Isso porque eu já vi os maiores gênios do futebol erraram cobranças. Sendo assim, às vezes um jogador da mais alta qualidade técnica pode errar. E um perna-de-pau acertar.
    Abraços a todos.

    1. Prezado Colorado José,

      EXCELENTE comentário! 🙂

      Resumiste muito bem o que vem acontecendo com o nosso time atualmente. Na minha humilde opinião já há cinco anos (desde 2015 quando demitiram o técnico Aguirre).

      Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

      Wilson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.