Prezado(a)s Colorado(a)s,
Apesar da longa distância que nos separam, todos vocês já souberam da enorme tragédia que ocorreu aqui no Japão na sexta-feira 11 de março de 2011. Felizmente aqui na cidade de Numazu (província de Shizuoka) foi somente um susto (grande, por sinal). Apesar do epicentro do terremoto de sexta-feira ter sido há mais de 500 km de distância daqui onde moro evidente que também sentimos os tremores de terra. Enquanto no epicentro (fundo do mar a 10 Km de profundidade, ou seja, muito perto da superfície) a magnitude foi de 9.0, aqui onde moro foi em torno de 5 aproximadamente.
Infelizmente como já devem ter notado pelo noticiário da TV, rádio e Internet, muitas cidades das províncias de Fukushima, Miyage e Iwate foram praticamente destruídas, não tanto pelos tremores de terra em si, mas principalmente pelos maremotos resultantes do tremor no fundo do mar. As ondas lá chegaram em torno de 10 metros de altura! Aqui em Numazu foi em torno de 1 m e 70 cm. Apesar de estarmos bem agora, o pessoal aqui no Japão está muito estressado pois não se pode prever quando a situação vai melhorar (as últimas notícias são referentes ao possível vazamento de radiação de três usinas nucleares na província de Fukushima) e nem quando o próximo grande terremoto vai ocorrer… Embora eu já tenha uma certa experiência com terremotos (nós temos pelo menos um por mes), esta é a primeira vez na minha vida que realmente fiquei com medo. Não exatamente por causa do terremoto em si, mas principalmente por causa dos maremotos e, mais recentemente, esta crise nuclear na usina de Fukushima. Lidar com essas três coisas ao mesmo tempo é realmente muito estressante! Ainda, esta diferença entre a mídia japonesa e a imprensa estrangeira (BBC, Globo News, CNN, etc) apenas faz com que nós, estrangeiros aqui no Japão, fiquemos mais nervosos sobre o que está acontencendo naqueles reatores nucleares em Fukushima. Embora muita vezes eu não consigo entender certas atitudes do povo japonês, este país tem sofrido muito com o passar dos anos (terremotos, maremotos, bombas atômicas, tufões, acidentes nucleares). Eles não merecem sofrer tanto assim!
Embora minha família, eu e meus amigos aqui no Japão não foram diretamente afetados pelo quarto terremoto mais potente que ocorreu no mundo recentemente, aproximadamente entre 10 e 15% deste país foi destruído. Provavelmente vocês já devem estar sabendo, mas os últimos dados oficiais mostram que mais de 9.400 pessoas morreram e ainda cerca de 14.000 pessoas estão desaparecidas! O terremoto e os maremotos daquela tarde causaram extensos danos a vários pontos de acesso (estradas e linhas de trem) nas regiões atingidas. Mais de 4 milhões de residências estão sem eletricidade e 1,5 milhões estão ainda sem água. Muitos geradores elétricos ainda estão inoperantes e no mínimo três reatores nucleares sofreram explosões ocasionando vazamento de radiação. Em poucas palavras, é o pior cenário neste país desde o fim da Segunda Guerra Mundial! Quase duas semanas já se passaram e em muitos lugares nas províncias de Fukushima, Miyage e Iwate, vários itens essenciais estão em falta. Se alguns de vocês ainda não fizeram nenhuma doação (dinheiro ou mantimentos), eu imploro: façam, por favor!
Talvez seja uma boa idéia contactar o consulado ou embaixada do Japão mais próximo de onde vocês moram e perguntarem como possam enviar mantimentos. No Brasil a embaixada japonesa está localizada em Brasília e há consulados (ou representações diplomáticas) nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Manaus e Recife. Alguns itens como comida seca ou enlatada, energéticos, água mineral sem gás, cobertores e roupas seriam uma ótima ajuda.
Caso prefiram apenas fazer doações em dinheiro através da Internet, os seguintes “links” (em Inglês) são recomendáveis:
* International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies:
http://www.ifrc.org/en/get-involved/donate/donation/?DisasterPageID=51098
* GlobalGiving Foundation:
* Save the Children:
* The Salvation Army:
https://secure20.salvationarmy.org/?projectId=IHQ-JapanQuake
* International Medical Corps:
https://www.internationalmedicalcorps.org/SSLPage.aspx?pid=1967
* Medecins Sans Frontieres:
http://www.msf.org/msf/donations/donations_home.cfm
Eu agradeço de coração a todos vocês por qualquer ajuda que possam fazer a este país tão especial para nós Colorados neste momento difícil.
Saudações Coloradas daqui da Terra do Sol Nascente.
Wilson Pardi Junior – Numazu/Japão
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Prezado(a)s colorado(a)s,
Muito obrigado, de coração, pela ajuda inestimável de vocês ao povo japonês!
Um grande abraço,
Wilson Pardi Junior
PS. A foto acima (provavelmente colocada pela nossa amiga Débora 😉 é referente ao portal do templo de Itsukushima (popularmente conhecido como templo de Miyajima), considerado uma das três vistas mais belas do Japão. Está localizado ao sul do Japão na ilha de Itsukushima e fica a uns 20 minutos de barco da famosa cidade de Hiroshima (é uma ilha muito bonita, tive a oportunidade de ir até lá uma única vez em 1995).
Mesmo não conhecendo diretamente as pessoas que estão sofrendo com essa tragédia, nos sensibilizamos profundamente. Independentemente da ajuda material que todos farão dentro das possibilidades de cada um, saiba que em minhas orações incluo todos aqueles que estão sofrendo com essa situação. Um abraço e força aí!
Wilson,
nossos melhores pensamentos estão com vocês ai no Japão.
ALÔ VOCÊ, WILSON!
Tenho acompanhado os acontecimentos nessa terra tão “cara” para nós. Em primeiro lugar desejo profundamente que tu e os teus permaneçam a margem desses acontecimentos. O sofrimento de nossos irmãos que de alguma forma foram atingidos atingidos por esses fenômenos comove o mundo. Vou atender o seu pedido amigo. Farei minha contribuição e solicitarei para aqueles que me cercam que o façam também.
Fôrça aí, inclusive para emprestar um pouco aqueles mais abalados.
audações Coloradas,
Melo
Teu relato confirma tudo o que estamos acompanhando pela televisão e internet.
Sempre admirei caracteristicas especificas do povo japones como a disciplina e a ordem. Estas caracteristicas aparecem mesmo nesta hora que seria de desespero para qualquer povo latino. Isso me encanta .
Sim, ja fiz minha contribuição, mas especificamente a você e seus familiares, representantes da paixão colorada, desejo que tudo seja restabelecido o mais rápido possível e que não sejam pegos pela onda maior de sofrimento e trajédias que se abateu sobre este país. Estamos todos enviando boas energias para que resolvam tudo da melhor maneira possivel.