Sei que o título deste post é confuso. Em termos gerais, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas alguns jornalistas conseguiram torná-los assuntos afins.
Primeiramente, vou analisar o lado “patrulhador” da imprensa gaúcha. Já morei em 4 estados e o Rio Grande do Sul é, disparado, o de melhor jornalismo, tanto escrito, televisivo e radiofônico. Tanto que a Rede Globo “amontoa” repórteres do nosso estado. Mas, independente da qualidade de nossos profissionais da comunicação, posso afirmar que a nossa crônica esportiva é a mais tendenciosa, a mais perseguidora, a mais “futricadora” do Brasil. Obviamente que os repórteres dos demais estados sempre vão em busca de seus “furos de reportagem”. Mas o limite do respeito é bem claro. Aqui, em nome da liberdade de imprensa, que eu defendo firmemente, abusa-se e, muitas vezes, se desrespeita a privacidade dos profissionais esportivos, em especial. A entrevista dada pelo preparador físico do INTERNACIONAL, Alejandro Valenzuela, foi quase que um desabafo de um profissional pressionado, decepcionado por não estar conseguindo êxito na sua atividade e, também, por ver seu trabalho questionado diariamente nos jornais, rádios e televisões. E o jornalista, com toda a certeza, “deu linha” para o gringo e ele se “enforcou sozinho”. Sozinho não, levou toda a sua equipe junto, inclusive o técnico Jorge Fossati que, em última análise, o trouxe junto. Uma gafe esportiva enorme cometida pelo nosso preparador físico. Talvez, me esforçando, entenda o lado pessoal dele. Mas não se pode confiar num jornalista e falar o que deveria ficar dentro das quatro paredes do vestiário.
Por outro lado, sendo mais pragmático, perguntaria se o que o preparador físico falou já não era percebido pelo Técnico e pelos profissionais do Futebol? A crônica esportiva vem comentando faz quase dois meses que o time perde o ritmo no segundo tempo. A torcida demonstra saber disto, talvez inconscientemente, pois tenta cantar mais no segundo tempo dos jogos. Mas parece-me que não é à toa que temos tomado tantos gols nos últimos jogos, com exceção do greNAL. Nossa zaga, cuja a idade já pesa nos ombros de vários jogadores, tem perdido a corrida com diversos jogadores. Falta-lhes também, apesar da estatura de cada um, força, impulsão para as disputas aéreas.
O que a ARQUIBANCADA COLORADA deve fazer, então? Criticar a imprensa pelo constante patrulhamento ao time do INTERNACIONAL, ou criticar os responsáveis pelo nosso futebol que não viram o que o nosso preparador físico declarou abertamente aos jornalistas?
Gostaríamos de ouvi-los, grandes Colorados, eternos CAMPEÕES MUNDIAIS FIFA.
Nolci Santos – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
INTER, nada vai nos separar!
Quanto ao condicionamento físico do time que realmente está precário definitivamente não passa pela preparação fisica e sim pelo excesso de jogos desgastantes e viagens. Essa queda de rendimento aconteceu com todos os times que disputam a libertadores. Se o clube errou no planejamento, na minha opinião ele errou ao expor o grupo da libertadores a esse desgaste. Deveriam ter jogado todo o gauchão com o time B.
A imprensa esportiva do Rio Grande do Sul é tendenciosa sim, mas com o Inter. Ela nunca está do lado do clube, buscando fatos positivos, motivando o torcedor. Pelo contrário busca sempre pressionar, criar crises e intrigas e com seu enorme poder de midia acaba por influenciar a opinião de grande parte da torcida colorada que se volta contra o clube. Penso que essa ações não são aleatórias ou imparciais e sim constituem uma política deliberada de agressões ao SC INTERNACIONAL que parte das editorias das empresas de comunicação e quando se fala nelas considera-se principalmente a RBS dona de quase toda a cronica esportiva relevante. Os jornalistas em si, apenas fazem o que mandam. Eles tem empregos e salários a zelar. As razões disso eu não sei, talvez por aspectos meramente futebolisticos, talvez interesses políticos.
CAROS COLORADOS! QTO A MAIS ESTA PROVA DE PERSEGUIÇÃO DA IMPRENSA GREIUCHA, SÓ RESTA RELEMBRAR FATOS RECENTES COMO O DO INDIO. FAZIAM GRANDE ESTARDALHAÇO ATÉ QUE APARECEU O LEANDRO E TUDO FOI ABAFADO. QDO JOGAMOS É CONTRA TIME FRACO “ELES” É SEMPRE CONTRA GRANDES TIMES, E ASSIM POR DIANTE. AGORA FALANDO DE NOSSO TIME REALMENTE É NOTORIO A FALTA DE PREPARO FISICO TALVEZ NEM TANTO PELO PREPARADOR MAS SIM PELA IDADE DE NOSSOS ATLETAS. PRECISAMOS DE RENOVAÇÃO !URGENTE!!!!
Há dois aspectos a considerar:
1º) O Preparador Físico ao fazer tais comentários (infelizes por sinal) em véspera de decisão, sugerindo que os times argentinos ganham mais Libertadores pelo menor desgaste em competições (pelo que me consta lá também tem competições paralelas) pareceu-me uma prévia e preparada desculpa ante a possibilidade de eliminação do INTER na 5ª feira.
2º) O INTER realmente sucumbe no 2º tempo, exceção no jogo contra o Pelotas, mas aí, pelo que vi e senti, foi a torcida que ganhou o jogo.
Neste particular, o colorado Guerrinha, o menos tendencioso da RBS, vem alertando há tempos.
Uma pergunta que não quer calar: Por que o INTER parou no 2º tempo do Grenal? O time fez tudo certinho no 1º tempo e no 2º não passava do meio de campo. Não chutou a gol e sequer teve qualquer lance para fazer o 2º. Para mim, muito estranha a atitude do time no domingo. Diante da satisfação dos dirigentes e jogadores após o jogo, até parece que o INTER quiz ganhar o Grenal e não o título.
Não teria sido problema físico?
Até acho que houve um pouco de informação correta por parte do preparador físico e bastante invenção por parte do repórter, mas uma coisa é certa: o time realmente está caminhando no segundo tempo. Há realmente algo e nisso é que devemos nos preocupar.
É realmente lamentável. Há muito que se pode perceber o objetivo da RBS, cujos donos sabidamente são gremistas: desmobilizar e dividir a torcida do Inter, como se pode ver dos últimos emails lidos neste espaço. Mesmo que sejam verdadeiras as matérias sobre o Índio e o preparador físico, pergunto: qual é o objetivo de publicar matérias jornalísticas que são contrárias as imagens dos atletas e funcionários do Inter justamente nas vésperas de dois jogos importantes? Para mim, a resposta é simples: abalar as estruturas que podem reverter as dificuldades enfrentadas neste momento, tentando forçar o insucesso do rival e garantir a pífia alegria por um título do campeonato gaúcho. Olhem, por mais críticos que devemos ser com relação à Diretoria, Comissão Técnica, grupo de jogadores (e eu me considero um desses críticos), tenho a plena convicção de que o momento só exige um tipo de ação do apaixonado torcedor colorado: transformar o Gigante num verdadeiro caldeirão, pressionar o árbitro e o time adversário, apoiando incondicionalmente o nosso time no jogo de quinta. Vaias, cobranças, críticas só me parecem admissíveis no caso de desclassificação, o que ainda não aconteceu (embora esteja claro que muitas pessoas da imprensa estão avidamente querendo isto). Para isso é preciso confiança, fé, amor ao clube. O que a RBS (repito, gremista) quer é justamente abalar esses sentimentos do torcedor colorado. Assim, retira o nosso torcedor do estádio, e incita alguns poucos daqueles que vão a acabar vaiando o time durante a partida… é realmente muito triste isto. Penso que está mais do que na hora da torcida do Inter fazer um grande boicote contra esta empresa. Eu deixei de assinar a Zero Hora há bastante tempo e me recuso a entregar o meu dinheiro para uma empresa que é contrária aos interesses do meu clube de coração. Acredito na instituição centenária do Sport Club Internacional e farei o que estiver ao meu alcance para o seu sucesso! Colorado, Colorado: nada, absolutamente nada, vai nos separar.
Um abraço rubro a todos.
Dalmir Jr.
Nolci, concordo em absolutamente tudo o que falaste.
Vou até um pouco além, esta mesmo a imprensa que invade, em nome de um furo, muitas e muitas vezes, não relata a real versão e interpreta como quer e deturpa o que foi dito.
Leio muitas vezes na Zero Hora, notícias ou melhor, apenas especulações do reporter, que em nada se confirmam no futuro próximo, o que causa com certeza, desconforto com as pessoas e entidades envolvidas, tudo em nome do : “Se der certo eu sou o Cara, se não der, azar !”, pois para vencer os concorrentes, tanto de Jornal como de Rádio e TV, tentam ser futurólogos e antecipar acontecimentos para estarem em destaque na mídia.
Realmente não dá para julgar em que momento psicológico estava o Preparador a dar a entrevista, pois é nítido que está pressionado, pois seu trabalho tem reflexo no desempenho do time.
Sim, o rendimento pode cair no segundo tempo, pois o INTER no último greNAL, foi um no primeiro tempo e outro, bastante lerdo até os 35 do segundo tempo, PORÉM, como explicar a virada sobre o Pelotas, na base da garra e superação no segundo tempo ???
Poderia discorrer aqui várias teorias e claro, sob o meu ponto de vista, mas vamos nos deter agora apenas na preparação técnica .
Comentei com diversas pessoas, que o rendimento do LAURO caiu bastante quando o preparador de goleiros ILO (pai) foi embora. O aquecimento dos goleiros antes das partidas era enérgico e puxado, com a saída do ILO pai, o ILO filho assumiu e a preparação antes das partidas tornou-se ridícula.
Ai o LAURO caiu de performance, errou num lance e bastou para ser crucificado, esquecendo as ótimas partidas que ele fez quando assumiu como titular, sobre o nosso ídolo maior, o CLEMER.
Ninguém analisa a alta tecnologia que estão nas bolas atuais, onde se o batedor der um efeito no pé na hora do chute, a bola toma trajetórias que literalmente matam os goleiros.
O Pato as vezes é fantástico, como no greNAL, porém outras vezes, como contra o Banfield, me obriga a estar com as consultas ao Cardiologista em dia.
Acho que depois do Banfield, o Clemer pediu para que o Pato não saia mais do gol, pois isto é coisa para a zaga e ele é muito bom embaixo do paus.
Sou corredor por esporte, para manter a forma e porque gosto de correr, principalmente nestas provas de finais de semana, porém se não consigo treinar durante a semana, de 2 a 3 vezes, na corrida do final de semana, o efeito é imediato, pois o tempo aumenta, as dores voltam e o cansaço é demasiado, enfim, o que quero dizer é “NO ESPORTE A PREPARAÇÃO É TUDO”.
Grande abraço COLORADO e VAMO, VAMO INTER, vamos vencer o GARFIELD, pois lá nos Garfearam.
Evandro de Azevedo Milani
Não vejo razão para tanta celeuma em torna da entrevista concedida pelo preparador físico Valenzuela à Zero Hora. Para mim, ele não falou nada que não esteja sendo observado nas atuações do Inter em campo. As deficiências são visíveis para qualquer observador atento: nossa zaga é velha e, por isso, lenta, particularidade que transforma em suicídio a tentativa de aplicar a lei do impedimento; a preparação física deixa a desejar, falta gás nos finais dos jogos; não há esquema de jogo definido nem aproveitamento das melhores características de cada jogador – tem gente entrando em campo pelo nome e salário que ostentam, denotando falta de pulso do treinador; afora o Walter, ninguém chuta em gol de longa/média distância, o que é um problema enorme (que saudades do Alex). Vou ficar por aqui, mas haveria mais a citar.
Diante de um quadro desses, tenho de admitir que é da diretoria a maior responsabilidade, pelos erros de avaliação que cometeu, e continua cometendo. Não posso jogar em cima da imprensa o que é de competência de quem manda na entidade, a diretoria, embora eu também tenha minhas restrições a muito dos profissionais que a integram, especialmente aqueles que diariamente se preocupam mais em dar pitacos sobre escalações do que realmente fazer as análises que deles se esperam. Não nos esqueçamos, também, de que o hoje jornalista esportivo foi jovem um dia e, como tal, tinha a simpatia por um ou outro clube – se foi criado aqui no Rio Grande, é bem provável que torcesse por um ou outro, e isso muitas vezes interfere no seu trabalho, na isenção que supostamente deveria ter. A imprensa é de certo modo volúvel, se o time melhorar e andar bem ela também irá mudar o seu enfoque.
independente de tudo acho que o Inter esta devendo na preparação física, parece que falta força no 2º tempo, devem voltar os treinamentos em dois turnos, eles ganham muito para ficarem parados.
Sexta feira, depois de 3 X 0 neles tudo será passado para a torcida. Mas para o Inter deve ser o momento de reflexão de nossa Diretoria. Será que o cara não está querendo justificar antecipadamente uma possível eliminação? Porque o cara achou de desabafar logo agora? Hoje minha gente, o que devemos fazer é torcer, torcer e torcer. Independente de quem vai jogar, sé é Brasileiro, Argentino ou Uruguaio. É o INTER, O CAMPEÃO DE TUDO que estará em campo. Sexta feira o Valenzuela, Fossati e o resto da tchurma deles pegam suas malas, deixando o Inter classificado, e acharão que estão saindo por cima. Não é a Imprensa, o Valenzuela ou o Fossati que vão fazer isto ou aquilo, serão nossos jogadores que ganhando pouco ou bastante tem que ter vergonha na cara e meter gol neles.
Saudações Coloradas!!!!!!!
Como se faz uma mula trabalhar?? De duas formas: Usando ora o relho, ora as cenouras… Simples não?? Pra mim a diretoria de futebol do INTER só está usando as cenouras!!! Agora, quando o gringo Valenzuela pôs a boca no Trombone e falou o que tinha que falar, a culpa é da imprensa…. Me desculpem, mas discutirmos agora que a imprensa gaúcha é azul e está minando o INTER é redundância! Tenho 44 anos e escuto essa história desde quando usava fraldas! O que os nossos DIRIGENTES precisam é assumir os erros de gestão do nosso futebol e corrigí-los urgentemente !!! E olha que já está sendo tarde !!! No mais, essa história de horário que os caras treinam e condicionamento físico é apenas a ponta do Iceberg… Se formos questionar abertamente as ultimas contratações milionários do CLUBE, faltará espaço para tantos comentários!! P.S: Quase vomito quando ouço que o Kléber Pereira ganha um salário de R$ 200 mil/ mês !!! A Saber: TEMOS QUE COLOCAR NO BANFIELD UNS 4 X 0 !!!!!
O que eu penso sobre o assunto? Sou suspeita para falar, pois faz tempo que venho sistematicamente reclamando da postura da nossa imprensa em relação ao Inter. Faz muito tempo que, toda vez que nos vemos às vésperas de uma decisão, a imprensa arruma uma crise, a venda de um jogador, qualquer coisa que desestabilize o grupo, que tire o foco da torcida, etc.
Esta semana foi a preparação física e, não suficiente, a troca do Diego Souza primeiro pelo Edu… Como não foi suficiente, adicionaram o Taison, e por último, agora também colocam no “negócio” mais 1 “titular atual” do grupo.
Pior, para mim, é ver que a grande maioria “cai” nesta armadilha de tirar o foco.
Desde a semana passada, o que deveríamos estar vendo era uma campanha imensa de apoio ao time, mobilização total da torcida, ingressos esgotados, gente acampada… Mas não… o que eu vejo é muita gente apontando culpados, caçando “bruxas”.
Isto me frustra. Ontem, pedi simplesmente, que se deixassem as discussões de lado e apoiássemos o time, e quase fui “apedrejada” virtualmente.
Vejo muito “papagaio de comentarista e repórter” por aí. Repetindo o que ouve e lê, sem pensar a respeito.
Estes dias, por exemplo, me peguei discutindo com um conhecido via MSN por causa do nosso goleiro Pato… ele me dizia:
– Tem que voltar o Lauro. Muito mais confiável. Vê o Pato… larga todas as bolas…
Aí eu perguntei a ele:
– Quantos gols nós tomamos por ele “soltar” as bolas??
Ele pensou… e não teve o que me dizer… Sim, pois não tomamos NENHUM. Pelo contrário, quando precisamos dele, lá estava o Pato defendendo pênalti, revertendo decisão da arbitragem, fechando o gol no greNAL. Se ele tivesse vindo para o “coirmão”, seria uma contratação de lotar aeroporto. Como veio para nós, é “velho, em fim de carreira”.
As vezes, tenho vontade de não ouvir, ler nem ver nada de esportes por aqui. Acho que continuo por ser “masoquista”, sei lá.
Temos problemas? Lógico que sim. Mas de que adianta ficar discutindo isto agora? O que importa PARA MIM neste momento, é seguir lutando pelo BI da América. Vai resolver criticar agora? Vai fazer o Inter ganhar o jogo de 2×0 amanhã, criticar o preparo físico? Lógico que não. Só o que pode ajudar amanhã é o APOIO DA TORCIDA. Não temos como trocar (quase) todos os jogadores, não podemos manda-los embora e trazer outros. Então, o que nos resta é fazer com os que estão aí que joguem o melhor que puderem e souberem. E, para isto, eles precisam ter confiança, eles precisam saber que estamos “aí para eles” a fim de que eles também estejam ” em campo” por nós. Acredito que, se dermos nosso apoio, eles jogaram mais e melhor por nós.
E juntado raça em campo, apoio fora dele, nada nos segura.
Caro Nolci,
Como referiste, os problemas de preparação física do nosso time são visíveis e públicos. Não acho correto, mesmo sobre pressão e com “linha” a vontade, sair atacando para se justificar. Como tu achas que os jogadores brasileiros do elenco do nosso time vão reagir depois dessas insinuações de preguiçosos e intolerantes? Este episódio só vem ratificar as impressões que não há comando no vestiário e que essa Comissão Técnica não tem dominio sobre o grupo.
Quanto a nossa imprensa, ela sempre foi especulativa e alarmista, situação esta agravada a partir do momento que implantou-se o tal treino fechado. Dessa forma, estão todos; torcedores, sócios e imprensa impedidos de testemunhar se nossos atletas são indisciplinados ou se o trabalho do preparação física é insuficiente, gerando ainda mais especulações..
Entendo que temos elementos suficientes para repensar esta Comissão Técnica.
Pode até ser que parte da imprensa seja tendenciosa, mas não podemos ignorar que várias questões que são levantadas por ela, pelo seu post e até pelos torcedores que me antecederam neste comentário, são procedentes.
Grande Nilton. Muito obrigado pelo teu comentário. Muito inteligente e direto, como de costume. Gostaria de ter a tua visita com maior frequência, aqui no blog e em nossos eventos. Ter a opinião de muitos Colorados me faz crescer e enxergar os mais diversos ângulos da discussão. Nolci
Alô você!
A procedência de seu post, mede-se pela diversidade de opiniões. Mas delas todas existe um ponto em comum. Nosso preparação física está mal. Esse é o ponto. Quanto aos detalhes acho que todos tem uma certa dose de razão. Na minha ótica simplista o que ocorre é que por não ter um sistema permanente (seja lá o que for, isso a gente discute depois) os jogadores se empenham em tirar a bola do adversário com uma aplicação visivelmente acima da média. Assim que tomam a bola, trocam dois ou tres passes e a perdem novamente. Recomeça aí todo o trabalho e recuperação da redonda. Isso multiplicado por dezenas de vezes durante a partida resulta no “bagaço” físico que estamos presenciando. Não há preparo físico que de jeito nisso.
SC
MELO
Este Jornalista já é conhecido no Beira Rio. Desde o episódio com o Clemer – que eu lamentei que não sentou a mão nele – eu já olho desconfiando as reportagens deste sujeito.
OBVIO que alguma coisa está errada com a preparação física e eu sigo a mesma linha do Louis: o que está faltando é TRABALHO. E digo mais, Louis, 9h é TARDE. Estes caras as 8h tem que se apresentar para o trabalho e a comissão técnica tem que sugar o MÁXIMO.
Ganhar R$ 200 mil por mês como alguns ali ganham e “trabalhar” 2 h/ dia é uma piada. Só pode dar no que deu: rendimento pífio em campo.
Está faltando uma MÃO DE FERRO nestes caras. Alguém para dizer, olhando no olho deles, que eles são FUNCIONÁRIOS do Inter.
E funcionário é pago para TRABALHAR, não para contestar ou dizer como é que tem que ser feito.
A imprensa persegue um pouco o nosso time sim, afinal todos sabemos que a maior cadeia de radio e tv da Republica Rio Grandense eh azul. Por outro lado, eu sinto muita falta do Paulo Paixao, ele sim fazia o time entrar na linha e o rendimento nao cair tanto. Muita gente critica o Fossati, a impresa cai de pau em cima dele. Eu acho isso totalmente errado. O cara chegou ha menos de 6 meses, esta em fase de adaptacao de time, de pais e de idioma. Os resultados aparecerao sim, eh questao de tempo, claro, ele necessita de uma equipe de suporte forte e preparador fisico eh uma das chaves do negocio. Eu estou um pouco longe do RS pra poder comentar se os jogadores estao de farra ou nao, mas um time que nao corre no segundo tempo e uma zaga que parece um bloco de concreto de tao parada que esta, nao da pra aceitar. Por outro lado, nosso preparador fisico pode estar enfrentando problemas que alguns treinadores enfrentaram recentemente dentro de nosso clube: a formacao de “grupinhos”, jogadores que se unem e fazem o que bem entendem. Espero que os problemas internos sejam superados e que a Academia do Povo volte a brilhar na America e no Mundo!
Caro amigo. é oportuno este seu pensamento. A imprensa no RS sempre foi assim, nos deu manchete em 2006 pois não tinha outra saida. Agora volta-se para monstrar toda a sua ira e tirar do caminho que se propos a trabalhar. Vale lembrar que quem contratou o Tite foi a RBS, que chegou a mostrá-lo com a camisa do INTER quando pequeno. Agora o que não dá para entender é falta de convicção de nossa Direção pois tem no grupo o preparador fisico da Seleção, e o ignora, dando ao mesmo outras funções. Nosso INTER é maior que todos e tudo, vamos superar mais esta tormenta.
Vamo,Vamo INTER..
Grande Nolci essa é uma ótima questão a se analisar.
Umas das premissas indispensáveis para o sucesso é conhecermos nossas virtudes,e potenciolizá-las e os defeitos,para corrigí-los ou minimizá-los.
Nesse caso houve uma conjunção de vários fatores que você levantou sobre o preparador e a imprensa.
Acho que houve falha do INTER ao deixar expor o Alejandro.
E para o futuro o que fazer ???
É difícil,será antipático talvez até para nossa torcida, mas com a força e o destaque que temos deveríamos restringir informações, entrevista e acesso a imprensa que de forma tendenciosa querem solapar um trabalho e as pessoas,que de forma certa ou errada,mas que com o objetivo de fazer o seu melhor, são atingidos pela covardia da parcialidade.
Por que não dar mais espaço, não aos bajuladores mas a quem faz seu trabalho digno e verídico.
Não temos esses elementos mesmo nos meios visivelmente tendenciosos ???
Acho até que essa poderia ser uma linha de atuação para o ARQUIBANCADA COLORADA, ou um segmento para esse fim, e seu número crescente de leitores, em questionar com dados e argumentos,de forma organizada e sistemática, os jornalistas e suas matérias futriqueiras e destrutivas.
Me desculpem, mas uma das coisas que mais me revoltam são a covardia e a falsidade e os tendenciosos apresentam essas características.
Um grande abraço,
João.
Olha Nolci eu acho que não é algo que tenha que ficar atras das portas do Beria Rio…é o clube do povo e o povo tem que saber. Acho que o Whistle Blower preparador fisico fez certo pois assim mostou a cara dos jogadores do Inter que ha tempo vem mal e parecem que so querem festa.
Alem disso prova uma tese minha que treinar quase sempre so a partir das 1530 ;e uma piada pra atleta..isso é pra roqueiro nao atleta. Os cara fazem farra ate 3 da madruga dormem ate 1 da tarde e trabalham 1 , 2 horas no maximo….assim nem Gilberto Tim!!
Isso tem que acabar que facam eses caras ir ao Beira Rio as 9 da manha mesmo se é so pra ve VT de jogo e conversar tatica….mas isso de 330 ir trabalhar acaba com o atleta e consequentemente o time.