O que precisa para o Inter ser ainda maior?

Acho que muitos de nós temos idéias diferentes sobre o que faz um time ser grande, mas aqui vão as minhas.

Para começar acho que qualquer time tem que fazer o dever de casa, ou seja, ser bem administrado, ter dirigentes capacitados  com visão a longo prazo e conselheiros que ajudem o time e não queiram tirar vantagem do clube. Também ter as finanças em dia e ter dinheiro em caixa para montar um bom time, são premissas básicas para qualquer clube. Ter uma grande torcida.

E para finalizar conquistar títulos relevantes a nível nacional e internacional com uma certa frequência ou pelo menos estar sempre perto das finais. Isso com certeza valoriza a marca de qualquer clube.  E acho que o Inter se enquadra em quase tudo que foi dito.

No futebol global está mais claro que nunca que o clube que tiver mais dinheiro é o que vai ter mais “chances” de ter sucesso de conquistar campeonatos e ter jogadores de qualidade que ajudem a valorizar a marca do clube só por estarem  no time. É a solução infalível pro sucesso? Não, não é, mas que aumenta consideravelmente  as  chances de sucesso, isso definitivamente, sim!

Colocamos então isso numa escala nacional. É o Inter um dos times com mais dinheiro a nível nacional? Sim, acho que esta entre os top 6 em termos de arrecadação, mas pelo que li, o Inter ainda está longe e nem perto da metade dos que arrecadam mais dinheiro, os top 2.  Isso me preocupa, porque se meu time no total de tudo arrecada, por exemplo, 100 milhões e o outro recebe 200 milhões, isso já traz para o clube uma certa desvantagem em vários aspectos. O que traz dinheiro ao time então? O Inter fez um excelente trabalho nas ultimas gestões aumentando consideravelmente o que o Inter arrecada e valorizando a marca do Inter. Dá pra fazer mais? Sim, dá! Se olhar em qualquer esporte é muito claro onde está mesmo o “tutu”, os “pilas”. Estão nos patrocínios e no que se arrecada com direitos de transmissão.

Para dar um exemplo, a NFL, liga de futebol americano, a liga ganha tanto dinheiro em patrocínios e de direitos de transmissão que poderiam se dar ao luxo de não ter nenhum torcedor nos estádios por uma temporada inteira!  E nessa parte de arrecadação, acho que o Inter e o futebol nacional ainda podem conseguir mais!

Em termos de patrocínio, eu acho que o Inter tem que arrecadar mais se quiser pelo menos chegar ao mesmo nível de arrecadação dos clubes do centro do pais. Temos que achar patrocínios que pagem mais. Quantas vezes li que  nos clubes do centro país, os patrocinadores deles ainda arcam com os salários dos maiores jogadores  e até técnicos sem ter custo adicional para clube. Por exemplo, Fred, Vagner Love…. Porque então o Inter tem que cobrir sozinho toda a folha salarial do time, que convenhamos não é pequena?

Acho que esse é um problema que não pode ser resolvido sozinho pelo Inter. Por cultura ou conveniência, o mesmo patrocínio vai sempre patrocinar o Inter e o time da Azenha!  Então, tirando a torcida e futebol a parte, eu não vejo outra solução se os dois times que sempre coexistiram não trabalharem juntos.  Ponham a paixão de lado e trabalhem para que juntos ganhem mais dos patrocínios e façam assim o futebol do sul ser ainda mais forte.

Já em relação a direitos de transmissão, de novo não acho que seja uma coisa que o Inter possa fazer sozinho. Isso é uma coisa que o clube dos 13 e a CBF unidos, o que nunca estão, deveriam fazer. Fazer que o futebol nacional seja mais organizado, que os clubes sejam mais responsáveis e maduros,  que arbitragem seja mais profissional, para que de uma forma no final você tenha um bom produto para barganhar, nesse caso, os direitos de transmissão. Não tem porque se pagar um monte de dinheiro se vejo jogos em campos de futebol que são uma porcaria, que quando dá qualquer chuvinha o campo fica alagado, onde os  jogadores reservas mal tem um banco para sentar, onde vejo técnicos literalmente enchendo o saco o jogo inteiro gritando com os jogadores e tentando toda hora influenciar os juízes, coisa que por mim seria proibido, que por qualquer coisa se cria um problema dentro do campo tenha que se chamar proteção policial.

Não estou querendo revolucionar o nosso futebol ou que seja uma coisa perfeita. O que gostaria é que seguíssemos em direção de um padrão mínimo e um certo código de conduta, porque assim a liga nacional é valorizada  tendo mais condições arrecadar dinheiro. Vejo que muita, mas MUITA grana é arrecadada em outros esportes mundo afora em direitos de transmissão e vejo que podemos arrecadar mais com o nosso futebol. Recentemente li que criaram um G4 com os maiores times do centro do país em prol de se arrecadar mais dinheiro, e nesse grupo estão clubes que se odeiam mas entendem que é benéfico cooperar em certas coisas. Vejo que o Inter não pode ficar de fora, que faça as alianças que tiver que fazer, porque se perder o bonde de ficar entre o que arrecadam mais, vai ser muito difícil recuperar depois.

Resumindo, para o Inter ser ainda mais grandioso tem que focar, tirando o dever de casa que comentei lá no começo, em arrecadar mais e mais dinheiro de patrocínios e direito de transmissão.

Abraços

Rod Cardenas – Toronto/CANADÁ
Cônsul do Inter em Toronto

3 thoughts on “O que precisa para o Inter ser ainda maior?

  1. Mas pouco adianta os valores elevados de Flalmengo e Corinthians, eles estão sempre endividados e mergulhados em crises.
    Acho que organização, realmente, é fundamental e nossa união fora de campo leva a uma unidade entre clube e torcida. Mesmo achando que nossa direção errou muito, no futebol e perdeu o “salto de qualidade, na organização, estão muito bem.

  2. Grande Colorado Rod. EXCELENTE POST, COMENTÁRIOS FANTÁSTICOS. Penso que tocaste nos pontos fundamentais para o sucesso de um clube. Foste desde a “lição de casa”, ou seja, as ações rotineiras de um clube grande, até às decisões estratégicas de manutenção e crescimento da receita que, em última análise, mantém um clube no topo. Concordo plenamente contigo. A questão é como fazermos um projeto para apresentarmos ao nosso clube. Eu, particularmente, gostaria muito de apresentar algo para a futura Diretoria. Penso que o ARQUIBANCADA COLORADA tem qualidade para tal. Contamos contigo.

  3. Existe um porem Rod….a rivalidade. Tome um exemplo um patrocinio de camisa. Flamengo ou Corinthians podem assinar os mais vantajosos contratos pois a torcida e seus anunciantes não veêm a rivalidade um ponto negativo nas suas transações. Imagine se o Banrisul patrocinassem só o Grêmio e não o Inter. Seria muito possivel que boa parcela dos correntistas trocassem de banco pois não iriam colocar dinheiro num banco gremista. Como somos a maior e melhor torcida, o Banrisul faliria (hehehe). Nossa rivalidade impede bons contratos. Nosso jeito sulista de ser evita que o Victor troque o Olimpico pelo Beira Rio diretamente. Que as placas de transito sejam vermelhas no Olimpico… Rivalidade. Impulsiona, engrandece e freia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.