O alto investimento do Clube no departamento de futebol, aliado as grandes conquistas recentes, nos tornam cada mais fortes e postulantes a todos os títulos que disputamos. A expectativa é cada vez maior. A conquista de um título como a Libertadores da América em 2010 poderia criar (ou cria?) a sensação de dever cumprido. Não tenho dúvida de que, se tivéssemos que escolher entre um título ou outro por ano, a Libertadores seria escolhida em inúmeras situações.
Entretanto, a conquista da Libertadores nos leva a Abu Dhabi em dezembro, para disputar o Mundial de Clubes da Fifa. Estamos no fim de setembro, há dois meses e meio da estréia. Acredito que todos perceberam uma queda significativa logo após a conquista da Libertadores, devido às mudanças no time, sejam elas devido as lesões ou negociações (Taison, Alecsandro, Sóbis e Sandro) ou também devido a um “relaxamento” normal diante do alcance de um grande objetivo.
Diante desses fatos, podemos refletir (acredito que nossa direção esteja debatendo estes assuntos) sobre algumas dessas situações:
1) Negociações: não existem alternativas. É obrigatório e imprescindível a escolha dos substitutos para recuperar a mecânica de jogo o mais rápido possível, voltar a “jogar por música”. Nosso meio campo sem o Sandro sentiu bastante. Minha impressão é a de que o Matias e Guiñazu movimentam bastante, ficando a defesa mais exposta. Guinazu sai da posição mas “rouba” muitas bolas no ataque, briga o tempo todo e ainda colobora na armação, já o WM não possui a recuperação do Sandro na proteção da defesa e nas roubadas de bolas. Sinto a falta de alguém mais fixo, mais veloz na marcação e na cobertura de laterais e zagueiros.
2) Lesões/forma física: Nosso ataque precisa maior atenção. Alecsandro estava em boa forma e dando uma boa resposta, mas talvez levará algum tempo para recuperar ritmo de jogo devido a sua idade. Sóbis ainda não havia atingido o ritmo ideal, mas estava começando a corresponder as expectativas. Espero que dois meses seja o suficiente. Ilan está em forma, mas também precisa de ritmo de jogo. Imagino que, estando liberados pelo departamento médico e preparadores físicos, não há tempo a perder. O único em boa forma parece ser o Damião mas que está adquirindo experiência jogo após jogo. O Éverton? Bom, diante dos quatro acima citados, não perca tempo Celso Roth! Se em boa forma aquilo é tudo que pode apresentar, não tem condições nenhuma de contribuir. Celso Roth, concentre-se em alternar os quatro acima citados para que todos melhorem forma fisica e cheguem bem no Mundial.
3) Ressaca do Título: Este assunto tem que estar superado. Vencemos, comemoramos, mas precisamos nos concentrar e focar nos objetivos. Tomei um porre no fim de semana, posso trabalhar mal na segunda porque estou de ressaca? Meu chefe irá compreender? Ganhei promoção, aumento, bati as metas de vendas em outubro, mas vem novembro e tenho o direito de ficar entre os últimos? Vida profisional é isso aí, metas e objetivos a serem alcançados constantemente. Não há tempo para ser desperdiçado. Infelizmente, nós, trabalhadores mortais, temos 35 anos de carreira para alcançar objetivos. Jogadores de futebol, ralam por 15 anos em média com vencimentos suficiente para sustentar gerações.
O que isto tudo significa? Que o time motivado, com o time definido e a vontade de resgatar a mecânica de jogo, estaremos preparados para chegar em dezembro e levantar mais uma taça! E ainda arriscamos levar o brasileiro!
Portanto, muita vontade e dedicação, porque as maiores conquistas ainda estão por vir!
Mauren Piucco – Gainesville/EUA
Cônsul do Inter em Gainesville – EUA
Super Mauren, é isso mesmo, sabias palavras. O Inter passa por um momento de altos e baixos nesta preparação pro Mundial. Empolgou em SP, tropeçou em casa e venceu de forma heróica o “Curintians” no Beira-Rio, estamos a procura do ponto ideal, mas chegaremos lá, logo-logo.
Pelo menos o grupo mostra união e garra, isso é muito importante em busca dos títulos. Penas que estamos com um monte de lesões, mas iremos mostrar a forma do nosso elenco.
Vamos que vamos, que o final do ano e a hora de conquistar os títúlos, é logo alí! 😉
Abraço
Atualização: Se o Celso insistiu/errou demais, a direção corrigiu. Everton foi emprestado/ cedido para o Bahia. Maravilha, gde decisão direção colorada!
Maravilha rever Alecsandro retornando e já decidindo. Um toque na bola e um gol, depois cavou a falta p/ Andrezinho matar os gambas! Espero que possa participar por mais tempo dos jogos!