O período eleitoral no Internacional está nos proporcionando fatos curiosos:
– A “ Situação” rachou e os dois candidatos conseguem ir ao segundo turno, tal é a sua força e quantidade de integrantes no Conselho Deliberativo ;
– Todo mundo quer ser o “pai” de um time campeão. Cada um a seu modo ;
Tanto Affatato quanto Luiggi, tem os seus méritos e os seus defeitos. Tive a oportunidade de ouvir ambos atentamente e decidir o meu voto.
Para Presidente.
Agora, o que quase ninguém fala, ou melhor, o CONVERGÊNCIA COLORADA fala, é da importância da eleição que ocorre em paralelo da eleição que escolherá o Presidente do Internacional em 2011/2012: a eleição do Conselho Deliberativo. Não ouvi de nenhum candidato algo sobre a mobilização DO CLUBE para o Campeonato Mundial FIFA que se aproxima.
Recebi ligações telefônicas de ambos os candidatos: um deles gravou uma mensagem e disparou para a lista dos 47.152 sócios votantes e o outro tem um exército de operadoras de tele-marketing que ligam e tentam convencer das virtudes do seu candidato. E pasmem: na gravação, os 2 segundos finais falam em “chapa x” para o conselho. E quando recebi a ligação da simpática moça, para a qual me declarei “indeciso”, ela falou durante dois minutos sobre o seu candidato quando eu a questionei sobre a eleição do Conselho, simplesmente me disse: “há! Sim. Nossa chapa é a y. Mas como eu estava falando do nosso candidato….”.
Pois é. Todo mundo quer saber do próximo Presidente. Mas existem Colorados que, assim como eu, também estão preocupados com o Presidente que assumirá DEPOIS do próximo Presidente.
Vem em oportuna hora o texto do meu amigo Daniel Chiodelli, integrante do CONVERGÊNCIA COLORADA, que como eu, concorre a uma vaga no Conselho pela CHAPA 2 na eleição do Conselho Deliberativo, publicou hoje no BLOG VERMELHO.
Concordo em gênero, número, grau e coloradismo com ele.
———————————————————————————————————————————————————————————–
EFEITO PRÁTICO
Por Daniel Chiodelli
O efeito prático do resultado destas eleições para o Conselho do Inter, é que ele vai ditar o que acontecerá no 1º turno da eleição presidencial do final de 2012. Pode parecer distante, mas quando nos dermos conta, já terá chegado!
Recebi, como todo sócio colorado, um e-mail da Chapa 3 dizendo que se fizerem 100% das cadeiras em disputa nestas eleições, não haverá prejuízo à democracia do clube, pois sua Chapa é composta por 4 grupos (Inter Grande, Coração Colorado, Colorado Eu Sou e 11 Conselheiros dissidentes do Ação Independente).
Esqueceram-se de citar políticos de carreira, deputados estaduais e federais sem nenhum vínculo com qualquer desses Movimentos que também compõem a referida nominata. Digo isso com a certeza de que os nobres parlamentares nunca ou quase nunca participaram de qualquer reunião de Movimento Político Colorado. Não faria sentido, pois sequer eles têm tempo para assistirem aos jogos no Beira-Rio. Será que irão às reuniões do Conselho?
O fato é que uma chapa tão heterogênea quanto a Chapa 3, realmente não acabará com a democracia do clube. Se 100% dessa nominata ocupar as 150 vagas em disputa no Conselho, tenho certeza absoluta que haverá um novo racha em breve, igualzinho ao que se vê hoje entre as Chapas 1 e 3.
Eu me nego a crer que o grupo de Cláudio Bier (Colorado Eu Sou) agüentará mais de 2 anos coligados, aliados, com o grupo de Roberto Siegmann (Inter Grande), apenas para citar dois possíveis presidenciáveis em 2012. Afinal, se nem Fernando Carvalho foi capaz de evitar o racha entre Luigi e Affatato, não será Luigi que evitaria o 2º turno de 2012 entre Siegmann e Bier.
Mas isso tudo é uma mera especulação! Na verdade, acredito no potencial eleitoral da chapa que componho: Chapa 2. Uma chapa composta por pessoas que se destacam em primeiríssimo lugar por ostentarem suas condições de sócios Colorados, nada além disso. Pessoas com as quais se pode conversar no pátio do Beira-Rio ou em qualquer setor do estádio durante os jogos, sejam de Gauchão, Brasileirão ou Libertadores. Pessoas que não só comparecem às reuniões do Conselho como convidam sócios não Conselheiros a assistirem a tais reuniões. Eu mesmo tive essa oportunidade várias vezes.
Tenho fé de que a Chapa 2 elegerá um bom número de Conselheiros, sim! E que daqui a 2 anos, os sócios Colorados terão, novamente, a oportunidade de votar para escolherem seu futuro Presidente. Não mais entre dois situacionistas brigões, mas entre dois projetos de clube, de gestão, de crescimento e de estabilidade no alto nível de competitividade do futebol Mundial.
Na prática, este será o efeito do resultado da eleição para o Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional.
José Antonio Puerta – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Como é bom ser Colorado!
GRANDE PUERTA…..só tenho q concordar contigo, em tudo.
Grande abraço
Legal Puerta … Falou tudo, e realmente é isso que queremos para nosso clube, um pouco mais de democracia e qualidade. E para que isso aconteça a CHAPA 2 é a melhor opçao.
Como diz o filme do Gladiador – Força e Honra.
Abraço
Joao Henrique