Temos um novo Presidente: Giovanni Luigi.
Saimos do Brasil, rumo aos Emirados Árabes, já sabendo o resultado das eleições. Trata-se, indiscutivelmente, de um grande Colorado, com serviços prestados em diversas áreas de nosso clube e, também, uma bem sucedida caminhada profissional. Enfim, um líder com as qualificações necessárias para encaminhar o nosso INTERNACIONAL para grandes vitórias.
No entanto, similarmente ao que discuti durante a campanha eleitoral deste ano, não acredito na existência de “semi-deuses”, pessoas que, isoladamente, conseguem resolver todas as coisas num clube do porte do INTERNACIONAL. E, para isto, temos que analisar os nomes que estão sendo apontados para a gestão 2011/2012.
FUTEBOL – Por ser a atividade principal do clube, merece uma atenção especial. Roberto Siegmann deverá ser o VP de Futebol. Tem sido preparado para o cargo. Não tenho maiores informações sobre a sua competência para a função, embora tenha ciência de ser um homem da confiança do Movimento Inter Grande e seus principais líderes. Tem personalidade forte, muitas vezes encaminhando-se para a truculência. Não sei como administrará o vestiário e nem a relação com a mídia, com quem já trocou farpas. Deverá ter, pelo menos durante a Libertadores, a presença de Fernando Carvalho no vestiário. Penso que Fernando Carvalho é o Diretor com maiores conquistas no INTERNACIONAL, o que lhe dá uma posição de destaque. No entanto, espero que os recursos financeiros sejam melhor administrados do que nos últimos anos, onde tivemos diversas contratações equivocadas, com alto custo para o clube, assim como a insistência no time de nomes com qualidade contestada.
VICE PRESIDÊNCIA EXECUTIVA – Função nova no clube. Esta função faz parte do Plano de Gestão montado pelo CONVERGÊNCIA COLORADA. O nome deverá ser o de Aod Cunha, ex- Secretário da Fazenda do RS e professor universitário. Tecnicamente, parece-me altamente qualificado para a função. Resta saber se terá capacidade de administrar um clube onde, além da tecnicidade, existe a necessidade de administrrar a paixão que conduz as coisas ligadas ao futebol. Terá uma função fundamental de conduzir as ações de maneira profissional, liberando o Presidente Luigi para as funções mais ligadas ao Marketing, a representação institucional do nosso clube.
Ainda não ouvi falar sobre os cargos remunerados existentes no INTERNACIONAL. Temos diversos profissionais contratados ao longo dos anos, nas mais diversas áreas do clube. Guardo comigo algumas promessas feitas pelo Presidente Luigi antes das eleições. Uma delas era a do enxugamento da estrutura do clube que, além da já tão comentada folha salarial dos jogadores, incluia a avaliação de todo o organograma existente. Acredito que, com a perda de valores e dos reflexos de uma conquista mundial, deveremos enfrentar situações economico-financeiras complicadas em 2011/2012. A reformulação do time custará caro, principalmente nas 2 ou 3 contratações de peso que deveremos ter para retomarmos o caminho da competitividade.
Só peço ao nosso Presidente Giovanni Luigi que, no campo administrativo, atue com toda a sua competência. Que no campo futebolístico se cerque de pessoas competentes e que não permita que o INTER, com o plantel que possui, abra mão de qualquer competição que participe. Que determine que as equipes que entrem em campo usando o nosso manto sagrado tenham a plena convicção de que entram representando uma Nação de Colorados. Se não pudermos ganhar tudo de novo, QUE JAMAIS DEIXEMOS DE LUTAR……….. ATÉ MORRER.
Nolci Santos / Porto Alegre – RIO GRANDE DO SUL
Colorado…….nada vai nos separar!!!!
Amigos colorados,
Achei o post muito interessante e ponderado, mas como um torcedor não me sinto competente para questionar a gestão do clube.
Só posso agradecer ao Inter que na década de 70, quando eu ainda era criança, me fez um felizardo de dar inveja ao Brasil inteiro. Passaram os anos de penumbra e tivemos uma década recheada de glórias, faltando apenas um brasileirão para completar. Foi um erro ter aberto mão de 2010. Quanto ao time que perdeu e técnico, concordo que precisamos revê-los para 2011, renovar, vender, contratar, especialmente goleiro e centroavante. Desde a saída do Nilmar o time se ressente de alguém que decida lá na frente nos momentos importantes. Quanto a administração, deixo aos profissionais esta incumbência, esperando que as decisões sejam tomadas para o bem do nosso INTER!
Minha leitura da derrota foi de que faltou um pouco de sorte e malandragem, deixar o adversário na roda, o time até jogou empenhado em fazer o gol, perdeu muitas oportunidades, e acabou descuidando da defesa contra atacantes rápidos e que foram competentes(ou deram alguma sorte) de acertar o lance decisivo.
Abraço aos colorados!
Celso
Caro Nolci, ainda é muito cedo, mas da forma que a Diretoria esta agindo me deixa bastante preocupado, principalmente no Departamento de futebol, pois é muita reunião e pouca ação; salta aos olhos que o grupo de jogadores não é tão bom, apenas um grupo razoável, há necessidade de contratações para evitar o que aconteceu no ano de 2007. Gostaria de saber se os Diretores já sabem porque do fracasso no Mundial de clubes, ou acham que foi por acaso… Abraço atodos
Caro Nolci e amigos do AC: como detectamos em conversas francas em Dubai, lá estávamos por fidelidade ao nosso Coloradismo, mas, em verdade, em nível consciente ou não, sabíamos dos riscos. Não daqueles inerentes ao futebol, falo dos equívocos da “preparação”, das inúmeras escalações diferentes, do esquema medroso, da soberba, da insistência em ser o INSS de ex-atletas(aposentam-se como titulares absolutos) e, mortalmente, da inadmissível “conformidade” diante das derrotas cumulativas no Brasileirão. E a indiferença na entrada em campo no Mohamed Bin Zayed? Aquele gesto não me sai da cabeça, que triste e indignada lembrança me atormenta, e por quanto tempo??? Por fim Nolci e amigos, sabemos que a energia de um time se faz no vestiário. Portanto, olhos abertos e críticos quanto à nova VP de Futebol, que necessita de firmeza e serenidade, discernimento e agilidade, todavia, sem o surrado vício de cutucar o entorno com vara curta. Alerta AMARELO! Happy 2011, my friends!!!
Amigo Nolci e companheiros de Arquibancada,
Comungo com a opinião dos senhores, também acho que devemos fazer um exugamento no plantel, mas não em cima de jogadores titulares absolutos ou de promessas, mas naqueles que vieram como jogadores afirmados e não corresponderam, como Bustos, Edu, Renan, Sorondo e eventualmente alguns titulares e, também, alguns que já estão no seu limite, ex.: Alecssandro, Indio, Guinazú(este, ainda que ídolo da torcida, acho que joga muito para ela e não sai dalí uma jogada aguda ou de profundidade, sem falar na inabilidade nos chutes a gol). Só isto representaria uma economia capaz de suprir 2 ou 3 contratações de nível.
Concordo com as apostas, mas não vejo neste momento, às vésperas de uma Libertadores, como investir neste tipo de contratação. Por outro lado, e aí vai minha restrição ao Celso Roth, não é um treinador de apostar ou promover garotos, basta ver que quando coloca os meninos, os coloca numa “fogueira” ou como salvadores da “patria”.
No campo administrativo, entendo que a presença de Executivo na Administração é bem vinda e o indicado reúne condições e qualificação para fazer um trabalho bom. Me preocupo com o temperamento dócil e amável(parecendo as vezes conformado demais) do nosso presidente que se contrapõe ao nosso Vice Presidente de Futebol, que até agora não entrou em campo.
Mas continuamos torcendo para que as coisas dêem certo e que, no fim, muito de nós estejamos equivocados.
Saudações Coloradas a todos e um FELIZ 2011, TANTO NOS ESTÁDIOS COMO NA VIDA PESSOAL
Caro Nolci,fiquei muito chateado com o time que vi nos Emirados,largamos o campeonato brasileiro para focarmos o mundial e deu no que deu.Espero que essa nova diretoria, que ajudei a eleger, tire isso tudo como lição, e participe de todos os campeonatos com igual foco, afinal pra que serve o plantel?
ABRAÇO um 2011 cheio de conquistas coloradas e se
Deus nos permitir estaremos juntos novamente e TÓQUIO!
Caro Nolci, realmente a forma que atual Diretoria do nosso Internacional esta agindo preocupa a todos, concordo plenamente com a opinião do Celso. A inércia do Departamento de futebol é preocupante, não a colorado que não esteja preocupado, pois a Direção da forma que esta agindo, demonstra que não identificou o o fracasso no mundial de clube. É necessário no mínimo de 03(três) contratações de ponta, mas para onício da Libertadores, para não ocorrer o que aconteceu em 2007.
Sucesso a todos no ano de 2011.
Caro Nolci e demais prestigiadores do nosso Blog. Obrigado pelo comentário, eu defendo a idéia de que devemos sim contribuir com o debate de forma respeitosa e democrática. Sinto que o Clube em si não proporciona uma interatividade maior com o associado. Talvez isso possa ser levado em consideração no Conselho. Por exemplo, algumas questões encaminhadas via Ouvidoria são retornadas apenas com a indicação de que a crítica ou sugestão foi encaminhada ao departamento competente. Falta, entretanto, algum tipo de retorno ao associado, sei que é difícil, mas poderia ser implementado algum tipo de meio de resposta aos interessados. No mais, a pluralidade de opiniões e conceitos de futebol engrandece o Clube e enaltece o trabalho da equipe que coordena e atualizada diariamente o BAC. Feliz 2011 a todos!!! Sucesso, saúde e títulos à Nação Colorada.
CARO NOLCI! ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS AQUI EM NATAL. ASSISITIMOS TODOS OS DIAS CLUBES FAZENDO NEGOCIOS E O INTER COMO NO ANO PASSADO PARADO, DE FÉRIAS. DEPOIS COMPRA O QUE SOBRAR E NÃO SERVE PARA NÓS. TAMBÉM AS DECLARAÇÕES SOAM COMO SE FOSSEMOS TER NOVAMENTE UMA ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS PARA COBRIR ERROS ANTERIORES NÃO PENSANDO EM CONQUISTAS. ISTO FICA MAIS CLARO COM A RENOVAÇÃO DE ROTH. NÃO SERVE PARA NÓS. SE NÃO COMPRAREM CENTROAVANTE, CABEÇA DE AREA (A ZAGA É ANCIÃ), LATERAIS E UM MEIA QUE CHUTE A GOL COM CERTEZA VAMOS NAUFRAGAR. EU JÁ FALAVA ISTO ANTES DO MUNDIAL. PARECE QUE NINGUEM VÊ OU NÃO QUER VER. VAMOS TORCER QUE ELES ACORDEM LOGO, POIS A LIBERTADORES ESTÁ AÍ. PARA O GAUCHÃO O “B” É MAIS DO QUE SUFICIENTE. SÓ NÃO DEIXEM O ROTH METER A MÃO. PARABÉNS PELO TRABALHO.
Você certamente estava com a sensibilidade a flor da pele e bastante emocionado ao escrever este texto. Qd estamos com este sentimento as palavras saem fácil e vc foi muito feliz nas colocações. Tens razão em muitos aspectos. Você possui critica construtiva. Espero que os novos dirigentes sejam felizes na nova gestão. Confesso que estou preocupado pois parece que já vi muitos filmes parecidos e com final não tão feliz. Quero assistir o vice de futebol atuar e tirar minhas conclusões. Putz!!! O vice executivo possui conhecimento acadêmico e muita teoria. Vamos ver no que dá. abraço meooo irmão. André bier – Família F9 de São Leopoldo.
Mudanças ainda não são notadas. Mas é final de ano, férias dos jogadores, compreensível. O que espero mesmo é que a Diretoria não nos aplique mais o “conto do Mundial”. Os erros cometidos em 2010 recomendam que se deva participar com todas as forças em quaisquer competições, especialmente na Libertadores, Recopa e Brasileirão. Contratações? Claro que sim, para o lugar de Wilson Mathias e um camisa nove matador. No mais, é preciso dar esperanças de crescimento aos jogadores de base, os destaques do INTER B. E que a teimosia, como foi dito, dê lugar à coragem e ao bom senso. A voz do Torcedor também é importante. A propósito, já sugeri a contratação do uruguaio SALGUEIRO, atualmente na LDU. Imagino que dupla de ataque faria com o Sobis em forma!
Não estou nenhum pouco contente com os rumos que o nosso clube está tomando. Espero que a direção acorde enquanto dá tempo.
Um feliz 2011 repleto de paz, amor, saúde, $$, sucesso e conquistas para todos nós, em especial nosso INTER!! 🙂
Cariuxa
Colorados, acompanho nosso clube diariamente como a maioria de nós. Tenho 51 anos e na década de 70 ganhavamos tudo, a ponto de achar que jamais perderíamos novamente. Engano, depois daquela década passamos momentos dificeis. Agora nosso clube voltou a vencer. A década (sim, a década) foi nossa. Vitórias internacionais e a maioria do grenais.
Hoje nosso clube nos orgulha, nosso patrimônio melhora a cada dia, somos conhecidos em toda AL e em vários lugares do mundo.
Não posso achar que conheço futebol e o Internacional mais do que o atual grupo de dirigentes, que ganharam tudo. Lembrem, cantamos por aí que somos “CAMPEOS DE TUDO”. Então vamos deixar o pessoal trabalhar. Vigiar sim, conetear jamais.
Erros existiram, é claro, mas os acertos foram muito maiores. Também sou contra o Celso, o Alecsandro, etc.
mas quem iria imagina que o Edu nao fosse dar certo, por exemplo.
Devemos ser torcedores do clube e não somente do time. Tenho certeza de que estaremos todos lá no primeiro jogo do ano.
Beleza, Ari. Gostei da participação. Continue prestigiando o NOSSO blog…..Feliz ano novo. Nolci
Conforme conversamos em Abu Dhabi, vimos que existem inúmeras formas de sermos colorados. Ninguém é “mais” ou “menos” colorado que os outros. Acredito, a primeiro plano, que todos queremos o bem do nosso clube. É evidente que, como toda política, alguns defendem a brasa da sua sardinha, e isso tem atrapalhado o clube. Concordo com a idéia de comprometimento em gestão por torcedores: olha o que foi a gestão do ingrediente de chocolate para nosso rival. Enquanto o clube for de todos, do povo, o gestor deve buscar o melhor para o time, e não para investimentos. Aprovo a idéia de uma diretoria executiva remunerada sem gerência no futebol. O sistema do clube é empresarial: deve ter receitas, compensar as despesas, definir metas….e nem sempre a gestão do futebol comporta isso. Acredito, independente de posicionamento político, que temos um bom nome na presidência, e que a experiência tem tudo para auxiliá-lo na direção do Inter. Agora, temos que verificar até onde o comprometimento com o grupo político pode atrapalhar isso. Fico mais tranquilo ao ver boas cabeças – Nolci, Bastos e Adriana – que darão voz a nós torcedores, balizando a atuação da direção e – literalmente – abrindo a tampa da panela.
Grande Jaques. Brilhante “debut” em NOSSO blog. Faça isto sempre que puderes, pois este é o NOSSO BLOG. Saudações Coloradas e um grande ano de 2011. Nolci
A expressão “Esta função faz parte do Plano de Gestão montado pelo CONVERGÊNCIA COLORADA” denota uma certa impressão de que a ideia foi trazida a partir do PG do Convergência. Quero dizer que estive numa reunião do Inter Grande, em abril de 2010 e ali o Giovani Luiggi já falava em avanços administrativos que exigiam um CEO (Chief Executive Officer) na equipe de comando.
Caro Colorado Paulo. Se a tua interpretação foi esta, foi erro meu de redação. Como sou Conselheiro do CONVERGÊNCIA COLORADA, escrevi mencionando que tal ação vinha ao encontro de nosso pensamento. Também tive oportunidade de falar com o Luigi sobre o assunto e, de fato, ele sempre teve este objetivo, contrário ao de diversos membros do seu Movimento. Agradeço a tua participação, ratificando o convite para tua constante presença em nossos debates, uma vez que este blog foi criado para dar VOZ e VEZ a TODOS OS COLORADOS. Aqui vinga a democracia……sempre com muito respeito às pessoas. Um forte abraço e um grande ano de 2011. Nolci
Muito interessante teu post, pois dá uma boa resumida do plantel administrativo do INTER com esta gestao!
Tem tambem uma boa preocupaçao a respeito do lado financeiro do clube pois, apesar de contarmos com uma ótima renda, temos tambem alguns gastos que poderiam ser evitados, aumentando ainda mais nossa receita final! Com base nesse ano, vimos que uma grande preocupaçao esta relacionada com as contrataçoes, as quais nak precisam ser caras, mas carecem de efeito! Como o Alex, por exemplo, que nao foi caro e so demorou pra se afirmar devido asfrequentes lesoes que tinha!
Grande Colorado André. Que este teu comentário seja o primeiro de inúmeros outros ao longo de 2011. Aproveito para pedir que divulgues o nosso site em Brasília. Feliz ano novo. Nolci
Vou dizer o que penso: Não gosto de dirigentes torcedores, que ficam por aí flauteando o adversário ou só exaltando exageradamente o seu clube. Quando vice de futebol Píffero era assim…deu uma maneirada depois que se tornou presidente. Acho o nosso novo VP mais preocupado com o status do que realmente com o trabalho. Espero estar enganada!
Olha Nolci, apenas a contestar a manutenção de Celso Roth. Conhece futebol, mas, como falou o Luciano, suas convicções confundem-se com uma teimosia a toda prova. O que é mais agravante é sua sina de perdedor. Ganhou a Libertadores, é verdade, talvez por participar somente dos 4 jogos finais. O que é mais agravante, depois daqueles inesquecíveis 5 x 2 em 1997- parece que esqueceu de ganhar grenais.
Quanto ao teu último parágrafo vem a coincidir com o artigo que escrevi depois da renúncia e perda do gauchão, colocando aquele time totalmente descaracterizado contra o N. Hamburgo, sob a justificativa de poupar jogadores.
Lembro do tempo do Gilberto Tim e Minelli: Só não joga quem estiver lesionado e pronto. Afinal, com isso (sem poupar jogadores) conquistamos simultaneamente o Hepta e octa campeonatos Gaúchos com o Bi Brasileiro em 75 e 76. E nos tornamos o melhor time brasileiro da década de 70.
Um grande abraço e luzes bem vermelhas em 2011.
Heleno
É isto mesmo, Heleno. Não podemos abrir mãos de títulos. Temos um plantel com cerca de 50 jogadores. Temos que nos estruturarmos para TODAS as competições.
Estimado Nolci e leitores. Após o planejamento para o mundial contestado ANTES por muitos colorados, inclusive eu, não vi até agora na direção que vai assumir o Clube uma postura que recomende mudanças de comportamento. A primeira medida adotada foi a manutenção do técnico Celso Roth e de suas filosofias de futebol que nos alijaram da disputa séria do título brasileiro de 2010 em nome de uma pretensa preparação para os jogos em Abu Dhabi. Ficou evidente que a mecânica de jogo ficou comprometida. Apesar dos insistentes avisos sobre a ineficiência do ataque e da falta de um substituto de qualidade similar a do Sandro, a soberba do treinador e da direção não nos fez chegar ao final da temporada com uma qualidade melhor. Estou notando ainda pelas notícias que vêm do Beira-Rio que as atitudes esperadas por boa parte da torcida não serão tomadas, como o afastamento de alguns atletas que não demonstraram o aguerrimento necessário para jogar no Sport Club Internacional. Tenho muito receio de que alguns membros da diretoria do Clube não estejam sabendo diferenciar a convicção da teimosia.
Grande Luciano. Andei relendo os diversos comentários desde a minha viagem para Abu Dhabi, pois lá não tive muito tempo. Quero te parabenizar pela postura critica construtiva. Demonstras seres um grande Colorado, querendo sempre o melhor para o clube. Continue nos prestigiando com teus comentários. Nolci