Estou sem palavras… Não sabia o que escrever. Não tinha a certeza, se no momento deveria-se elogiar e apoiar incondicionalmente ou se deveria ceder espaço as críticas e cobranças. Tinha dúvida, pensei e repensei. Será que não mereciamos (sim, todos nós!) um pouco de cada coisa?
O Internacional alcancou nos últimos anos um patamar de constante destaque. A chegada de dirigentes como Fernando Carvalho trouxe novos horizontes ao S.C.I. Recuperamos a hegemonia no Estado, conquistamos a América e o Mundo. Veio a Recopa, a Sul-Americana e novamente a América. Tivemos tambem 3 vice campeonatos brasileiros e 1 vice da Copa do Brasil. Sim, chegar em segundo também merecem nossos créditos e elogios, pois são campeonatos difíceis e duríssimos de serem conquistados.E chegamos muito perto de conquistá-los. Parabéns direção Colorada, parabéns jogadores Colorados, parabéns torcida Colorada! Parabéns imprensa gaúcha! Todos vocês fizeram parte de tudo isso. Cada um de vocês contribuiu para que tudo isso fosse alcançado. Nenhuma conquista foi obra de um homem só! Os dirigentes contrataram, gerenciaram e proporcionaram as melhores condições aos atletas e comissão técnica. Os jogadores e comissão técnica se dedicaram na preparacao e na disputa dos jogos, foram profissionais (sempre há uma ou outra excessão). A torcida contribuiu financeiramente (mais de 100.000 sócios além do consumo de camisetas e produtos licenciados), foi ao estádio, gritou e incentivou o time. A imprensa elogiou, cobrou e criticou. Isso também é importante para haver o debate e o contraponto, surge a reflexão, e no fim, nos fortalece.
Apesar disso, algo me incomoda. Estamos criando um ambiente onde quem critica, ou é “corneta” ou é inimigo querendo prejudicar. Vejo isso frequentemente no site oficial de nosso clube e em blogs Colorados. Isso é comum em diferentes esferas de nossa sociedade. Em nossa familia, quando pai e mãe repreende e corrige, falamos: quem ama educa! Não queremos criar monstros mimados, mas sim filhos responsáveis, respeitosos e honestos. Na política, a oposição e a imprensa devem criticar e cobrar. São princípios básicos do exercício da democracia. Não é porque admiro e agradeço a atual direçãoo Colorada todos os dias que não posso discordar de algo feito por eles. Eles, assim como qualquer um de nós, são seres humanos passíveis de erros e acertos. E quando erram, devem sim ser chamados a atenção. Devem sim serem cobrados, pois só assim podemos alertá-los do equivoco, ajudá-los a consertar o desvio, minimizar futuros erros, forçá-los a refletir. Não faremos terra arrasada a cada erro, não precisamos escurraçar o profissional, mas é nosso dever cobrar. Como o pai que ama o filho, como o cidadão que cobra o governante, como torcedor apaixonado e como cliente que exige melhores serviços. Eles têm a obrigacao de aceitar a crítica e respeitá-la. Use-a como melhor entender. Desconsidere-a se não proceder, reflita se for construtiva. Nós não estamos sempre certos, mas vocês também não! Portanto, não se ofendam, queremos o teu bem. O teu sucesso e a nossa maior alegria. Estamos com vocês, mesmo cobrando e criticando. Peço que não nos ataquem, nos ouçam. Não nos ignore, nos leve em consideração. Isso não nos prejudica, mas nos fortalece!
Quanto ao Mundial, em 2006, nos preparamos competindo (vice no Brasileiro) e conquistamos o mundo. Em 2010 nos preparamos treinando, e perdemos vergonhosamente para um time do Congo. Eu estava lá! O Inter jogava em ritmo de treino e o Mazembe competia final de Copa do Mundo. Fracos tecnicamente, eles compensaram com muita luta e disputavam toda bola, sem exceção. Correram muito. Só que nossa preparação foi horrível. Poupamos demais e nos últimos meses nos acostumamos a não competir e não vencer era normal. Só que treino é treino e jogo é jogo! Estava anunciado. Faziamos péssimas apresentações, não ganhavamos um jogo no Brasileiro. Tinhámos Tinga, Alecsandro e Sobis fora de ritmo. Premiamos as noitadas de Índio (baita zagueiro de muita força quando ainda em forma) com corte na mão e tudo mais com 2 anos de contrato e altissimo sálario quando já era visível que sua força física e velocidade já não existiam mais. Sabiamos que Wilson Matias era muito limitado e ao lado de Guinazu afundavam os dois. Era nítido a má fase de nosso goleiro e mesmo falhando mais do que Lauro e Pato juntos, nunca foi sacado. Eu vi um jogador fazer o gol dominando no meio de nossos dois zagueiros, e nenhum chegou! O Bolivar chegou a dar um passo para trás! Nosso setor defensivo foi uma vergonha, e eu estava lá! E quantos torcedores cobravam isso? Quantos jornalistas alertavam para isso? Eram todos cornetas e inimigos, eles ganharam a Libertadores e não podiam ser cobrados, ficaram intocáveis.
Mas tenho um crítica especial, acima de tudo que falei, que me entristeceu muito porque sou sócio Colorado mesmo sem poder ir ao jogos, pois moro no exterior. Eu já havia notado na final da Libertadores e acho que foi um recado dos jogadores. Acho que bate exatamente com minha crítica acima. EU vi pela TV, portanto, me corrijam se não pude visualizar na transmissão: Os jogadores não deram volta olímpica no final da Libertadores. Não foram até as sociais, não foram até a arquibancada inferior, não foram para o outro lado do campo saudar a torcida. E Todos eram sócios Colorados, todos contribuem que amam nosso Clube. Eles somente saudaram a torcida Popular. Em Abu Dhabi, eles não vieram saudar a torcida e desta vez eu estava lá. Eu gastei o que não tinha para ir vê-los. Comprei camisa nova do Mundial. Eu contribuo o ano todo sem poder vê-los no estádio. E eles não vieram até a torcida. Quase 10 mil Colorados que fizeram um grande esforco e deram show, e eles não vieram até nos! Que desrepeito e falta de consideração! Pois eles cegamente acreditam que quem os critica está contra eles! Não merecemos a saudação. O pior de tudo isso e que a soberba não aceita crítica e também não admite a retratação. A vaidade e o poder estão acima de tudo isso. Surgiu a desculpa do protocolo, mas não somos bobos! Não nos tirem para idiotas. Somos apaixonados, mas não somos cegos e estúpidos. Somos estudantes, empresários, administradores e professores. Podemos pensar, raciocinar, refletir e analisar. Exijo respeito a nação Colorada! Exijo respeito aos que torcem, aos que apoiam, aos que criticam, aos que consomem os produtos e aos que contribuem com as mensalidades. Porque os dirigentes irão passar, assim como os jogadores e comissão técnica. Mas eu continuarei. Eu estarei pagando minha mensalidade, eu estarei assistindo aos jogos, eu estarei sofrendo e também comemorando. Eu estarei contigo para sempre! Portanto, te peco muito, mas muito mais consideração aos que jamais te abandonarão!
Inter, NADA VAI NOS SEPARAR!
Mauren Piucco – Gainesville/EUA
Cônsul do Inter em Gainesville – EUA
Puerta…Obrigado pelo comentário…Se divergir e contestar o que entendemos estar mal conduzido do INTERNACIONAL é ser corneteiro ou outras qualificações, isso então é responsabilidade dos que assim entendem e não conseguem conviver com o contraditório respeitoso como muito bem tu frisaste. Tenho realmente percebido o alto nível dos comentários e opiniões postados no BAC e em outros espaços. Não me intimido com isso, não há ninguém mais COLORADO do que eu, do que você, do que todos os associados e torcedores. Se alguns se acham donos do Clube ou entendem que o Clube passou a ser vitorioso a partir de seu trabalho apenas isso é de se lamentar. Muitos de nós somos sócios desde a época de vacas magras em termos de conquistas. Estranhamente, algumas figuras políticas se aproximaram mais do Internacional nos últimos anos. Temos que seguir nos manifestando democraticamente, independente do tipo de opinião acerca do que acontece na administração do nosso Clube amado. É o que penso e no que acredito. Abraços!
Luciano,
pode acreditar que este Blog, o Blog Vermelho, o Supremacia Colorada, a Confrainter, as comunidade principais do Orkut, os murais do Facebook e mais recentemente o twitter são monitorados e tem os seus textos “mais polêmicos” divulgados no Beira Rio e, como o Nolci citou, seus autores são “marcados” como corneteiros, traidores, etc.
É uma politica do Arquibancada Colorada, desde o seu primeiro post em 17/12/2009, não publicar qualquer texto ofensivo a pessoas ou instituições, bem como os comentários que são moderados pela equipe de administradores ( entre eles, eu ). Dezenas de comentários não foram publicados por não estarem nos padrões do Blog e seus autores foram notificados por e-mail do porque da não publicação. A maioria continham ofensas pessoais ou supostas acusações a jogadores, torcedores rivais e, em especial, a membros da Diretoria do Internacional. NENHUM comentário ou texto deste tipo foi publicado aqui.
No Arquibancada Colorada, blog do qual eu me orgulho de ser um dos fundadores, nós debatemos IDÉIAS. Nós não queremos saber de quem é. Se é uma IDÉIA e é sobre o Internacional, nós debatemos e todos os lados são ouvidos. Temos integrantes participantes de todos os Movimentos Políticos do Internacional. Aqui todos tem VEZ e todos tem VOZ. O próprio Fernando Carvalho em seu livro ( De Belém a Yokohama ) diz que é extremamente saudável a existência da oposição, livre e fiscalizadora, para evitar a natural acomodação da Diretoria.
Ninguém tem a pretensão de ser o dono da verdade.
Agora, ninguém aqui vai aceitar ser taxado de “secador”, “corneteiro” ou o pior de todas as ofensas: azenhista, por divergir em IDÉIAS com a Direção do Internacional.
Forte abraço
Parabéns Mauren pelo belo texto.
Também estive lá no mundial, e pude ver bem o que você escreveu.
Um time jogando sem vontade, prevesível, tocando a bola para os lados, pra trás, sem objetividade, achando que a qualquer momento surgiria o gol. Ora, qualquer um de nós (amadores, ou peladeiros de final de semana) sabe que se ficar sem jogar por algum período vc perde o “”time””, não tem o mesmo domínio de bola, erra passe facilmente, e foi o que aconteceu com nossos jogadores.
Temos que continuar cobrando, porque estão pensando muito em obras, e pouco para o time.
Saudaçoes Coloradas
Nolci e amigos, se existe o tal monitoramento de emails nada mais me impressiona. Se os dirigentes e seus colaboradores procurassem analisar com mais atenção e um pouco de humildade veriam que nosso time se arrastou em campo no returno do Brasileiro e na preparação para o Mundial. Continuo não aceitando que o Campeão da América seja superado com facilidade pelo representante da África, com todo respeito aos irmãos daquele continente. O mais impressionante de tudo é que as primeiras decisões da nova (antiga) direção foram manter o Juarez Roth, o Alecsandro, o W. Matias, o Renan e outros profissionais que estão descaracterizando nosso espírito VENCEDOR dos últimos anos. Não vamos esmorecer, apoiar o Clube sim, avalizar incompetência NUNCA…
Ótimo texto Mauren! Parabéns.
Queridos amigos, me desculpem pelos erros de gramatica e ortografia, esse teclado americano me mata de raiva, hehe. Nelson, fique a vontade para expor teu contraponto, sempre acrescentara muito diferentes opinioes. EU acho valido e nao vejo problema algum em ate vir a mudar de opiniao diante de um bom argumento.
Puerta, concordo com vc qto a cobranca fundamentada. deve existir sempre! Nos sabemos o esforco que cada torcedor faz p/ acompanhar nosso time. Rafael, tbm penso como vc em relacao a Popular. Acredito que eles ajudam e incentivam, mas nao sao melhores que os outros socios torcedores que vao com suas esposas e filhos. Devem ser tratados de forma igual. Apesar de nao haver nenhum acrecimo de jogadores, estou empolgado com o novo modelo de gestao que esta se implantando no clube, vejo um futuro ainda mais prospero com administracao profissionalizada! Acho os erros serao minimizados.
Fantástico o teu texto. Escrito por quem, com certeza, ama muito o INTERNACIONAL e quer vê-lo sempre bem. Eu, como Conselheiro, levantei-me na reunião seguinte ao título da Libertadores e mencionei o fato do time não ter feito a volta olímpica. Afirmei que foi o único time que vi, no mundo, que não comemorou com toda a torcida. O outro ponto mencionado no texto, sobre a postura de alguns Diretores que não aceitam críticas, foi muito bem relatada por ti. Existe um monitoramento de blogs onde alguns Diretores capturam textos e redistribuim internamente, carimbando seus autores como CORNETEIROS, como TRAIDORES, como MAU COLORADOS. Um absurdo. Uma volta à Ditadura. Este tipo de postura deve ser afastada do nosso Clube. Somos sócios Colorados. Pagamos nossa mensalidade e, portanto, temos o direito de cobrar um rendimento adequado em campo. Nós, do ARQUIBANCADA COLORADA, temos um lema: NÃO VAIAMOS O NOSSO TIME. Mas isto não significa que não discordamos dos erros e nos façamos ouvir nas mais diversas maneiras.
Parabéns Mauren. Fiquei imensamente feliz de ler o teu texto e ver a consciência Colorada que tens. Nolci
Concordo com você, o time foi somente contemplar a torcida popular, esquecendo quem realmente contribuiu com o clube (sócio). Uma vergonha, já que o quadro de sócios mantem grande parte de receitas fixas do clube, e a torcida popular somente tira renda, pois os integrantes de diretoria e etc… recebem passagens e isenção de ingressos.
Perfeito, Mauren !
Há mais de ano eu venho combatendo esta postura de VAQUINHA DE PRESÉPIO de uma parcela da torcida que, independente do ABSURDO que está ocorrendo, bate palma e apoia TUDO o que se faz. A cobrança, fundamentada, deve ser feita, SIM. E forte.
Com os salários que são pagos a estes jogadores, que são FUNCIONÁRIOS do Clube, eles devem SUAR SANGUE pelo Internacional. Mas eles não estão nem aí para a torcida. Experimente ver a chegada do ônibus deles nos dias de jogo no Beira Rio. Enquanto a torcida faz festa, abana, grita, incentiva, eles ficam lá dentro com aquela indolência característica de quem está ali para cumprir o protocolo.
A exatamente UM ANO eu postei aqui no blog sobre a existencia de um jogador que se negava a dar autógrafos ! E eram dois meninos que pediam ! E este cara continua no plantel.
Chega de complacência. Chega de “apoio incondicional”.
Eu não torço por dirigente, por jogador, por treinador. Eu torço e sempre torcerei, independentemente de QUALQUER COISA, pelo Sport Club Internacional.
Forte Abraço !
Puerta
Parabens Mauren, concordo contigoem alguns pontos e discordo em outros, mas colocaste muito bem…qto ao esforçado Wilson Mathias, tu sabes quem é o empresario dele? Ai voce sabe pq ele é titular.
Tem muita coisa errada (leia meu post dia 11 ou 12 deste mes, veja que absurdo, o q passei) no SCI, mas assim mesmo estamos anos na frente dos outros clubes brasileiros. E pode crer que os frutos virão e logo. E seremos, com muito orgulho, o grande clube que todos queremos.
SAUDAÇÕES COLORADAS, UM GRANDE ABRAÇO
NELSON TRENNEPOHL