Um dos pontos que sempre me chamaram a atenção a respeito das obras do Complexo Beira Rio foi a forma de como seria lidado a distribuição e circulação de público em dias de jogos, especialmente os de maior quantidade de público, como os da Copa Libertadores, que se aproximam.
Tivemos um exemplo de um médio índice de público na exibição do Filme “Absoluto”, no inicio de dezembro passado. A circulação já estava restrita como agora, com cercas delimitadoras distribuídas no pátio e uma das rampas de acesso a arquibancada superior já bloqueada para perfuração visando a colocação da coluna de sustentação da cobertura.
Este último fato em específico, o bloqueio de uma das rampas, causou um contratempo que, pela natureza festiva do evento, não teve maiores conseqüências mas, se fosse em outros casos, como um jogo de alto público poderiam haver conseqüências mais graves. Eu estava presente na exibição do filme na arquibancada superior e senti, na própria pele, o medo de que aquela aglomeração se tornasse algo incontrolável. Tudo por causa de uma ambulância que foi deslocada para a ÚNICA porta de acesso da rampa. E trancou milhares de pessoas dentro do estádio. Guilherme Mallet, um grande colorado e meu colega Conselheiro de Clube filmou in loco:
Junto ao filme ele escreveu um post no Blog Vermelho falando sobre o caso e citando o perigo de termos casos como este em um evento de grande público.
Pensando nisso, ontem pela manhã conversamos e iremos elaborar um plano de sugestões de como “minimizar” os efeitos da obra no Beira Rio. Obviamente que não irá tudo sumir em um passe de mágica e teremos “bretes” para circulação, portões inacessíveis, etc. Mas talvez com algumas providências consigamos, quem sabe, evitar problemas como os do dia da exibição filme Absoluto. Aproveitando que estávamos em um evento com a presença do Presidente Giovanni Luiggi, conversei com ele e falei da nossa intenção e ele prontamente aceitou a proposta de analisar este material.
Assumimos ,eu e o Mallet, este compromisso que julgo ser de todo colorado: colaborar com o clube em um momento que ele necessita da nossa ajuda e convido a todos os leitores e colaboradores do Arquibancada Colorada a participar deste processo: você, que está sentindo na pele as dificuldades de acessar o seu lugar nos jogos ou talvez tenha uma sugestão de como melhorar isso, participe ! Poste no seu comentário a sua idéia. Ao final da próxima semana iremos compilar o material e entregar para o Presidente.
O Inter precisa de você !
José Antonio Puerta – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Conselheiro do Sport Club Internacional
Como é bom ser Colorado!
O Inter já deveria estar em campanha de conscientização do torcedor. Colocar mais que 25 ou 30 mil pessoas no Beira-Rio como está é colocar pessoas em risco.
Basta um grande jogo aparecer, e como convencer o sócio a ficar em casa?? É um sério problema.
Obrgado pela tua participação no blog, Conselheiro e grande Colorado Guilherme mallet. Sabemos do teu conhecimento sobre o assunto e o trabalho que pretendes realizar, caso a atual Diretoria te dê maior espaço. Temos uma grande preocupação com este assunto, tanto que o Conselheiro Puerta fez um levantamento, com imagens, nas horas que antecederam o jogo contra o Pelotas. Foram “só” 11.000 Colorados presentes. E como será com mais de 35.000 esperados nos jogos da Libertadores. Continue focando este assunto, pois teu trabalho, caso sejas ouvido pela Diretoria, é fundamental para a segurança da nação Colorada. Nolci
Parabéns, Conselheiro Puerta. Tua preocupação deve ser a preocupação dos Dirigentes Colorados para que evitemos problemas maiores. Não podemos correr o risco de ver uma tragédia em um dia de festa Colorada. Sugiro que divulgues esta matéria para o máximo de Colorados possíveis.
ALÔ VOCÊ!
Muito bem conselheiro, Puerta. É isso mesmo, a cada problema um emcaminhamento de solução possível e os préstimos colocados a serviço do nosso Inter. Minha contribuição,conforme já falei pra ti pessoalmente é nesses tempos de obras, transformar a área de estacionamento (do estádio) em estacionamento exclusivo pra sócio, em dias de jogos, como forma de prestigiar e valorizar a quem atendendo as solicitações da direção, responde sempre positivamente. Caso se encaixe na tua linha de pensamento, por favor…
SC
MELO
Puerta e amigos, realmente é preocupante a questão do acesso e também da saída do estádio nos jogos com a envergadura da Libertadores e dos clássicos do Brasileirão. Defendo portões abertos mais cedo, mas isso também deverá passar pela sensibilização do Comando da Brigada Militar, pois sem o policiamento presente e operante os portões não podem ser abertos. A Débora também observou com propriedade a questão dos materiais expostos e da necessidade de maior quantidade de brita, o que minimizaria a formação de umidade e poças d’água. Abraços.
Maravilha Puerta, pensaste num assunto vital nos dias de jogos, “o Acesso”. Já reclamei bastante sobre as condições do estacionamento para sócios, onde em dias de chuva, eles fechavam 50% por causa da água, enquanto que, se tivessem coberto de brita, não perderiam a renda da área intransitável do estaciomento, além da gente ter que pisar em muito barro. Agora as obras começaram. Vi no jogo contra o Juventude, que parte do estacionamento já foi aterrada em aproximadamente 1 metro de altura, mas ainda é tudo barro. Como o trem tá andando, é extremamente pertinente a idéia de vocês, senão em grandes jogos, teremos que chegar muuuuiiito cedo para estacionar e poder entrar com segurança. Como a Débora falou, leve ao Luigi, que os portões devem ser aberto bem antes, para evitar mais problemas. Vou pensar no assunto e te envio alguma idéia na continuação.
P.S.: assina o teu Post.
Grande abraço.
Olha Puerta,tbém fico preocupada qdo o Inter estiver em jogos quentes como semi ou final de Libertadores ou contra clubes “grandes” do eixo Rio-São Paulo na disputa do Brasileirão. Como nossa torcida é grande em todo Estado,não seria mais precavido descentralizar esses jogos para o interior em estadio com condições. Não sei se estou falando bobagem e sei que perderíamos tecnica e administrativamente com isso,mas a idéia passaria ser “boa” depois de um acidente com morte em nosso estadio…
Boa iniciativa Puerta, realmente está um caos o pátio do Gigante. Em dia de chuva então, chama um bote ou tenha em mãos uma bota 7 léguas para caminhar por lá!
Acho que umas das coisas que devem melhorar é a questão de colocarem mais brita para evitar as grandes poças de água e termos melhor sinalização onde são os caminhos para pedestres. Eu nunca sei se estou caminhando do lado certo, quando vejo passa um caminhão levantando poeira ou mesmo nos empretamos em um lugar se saída.
Realmente é muito preocupante jogos com grande públicos, é muito complicado caminhar no pátio com pouca gente, imagina 40 mil. Em dia de jogos com público acima de 15 mil devem abrir os portões muito cedo, não se poderá deixar formar filas como aconteceu nas finais da LA no passado, não haverá espaço para público e buracos conviverem.
A iniciativa é muito boa, ajudar o Clube a melhorar aquilo que o sócio está sentindo na pele e não apenas criticar sem sugerir nada. Parabéns a dupla, estarei torcendo pelo sucesso.