Estavamos nós, no citytour de Abu Dhabi, e fomos visitar a Mesquita Sheikh Zayed. Durante o percurso até a Mesquita, a guia nos recomendou como deveriamos nos comportar, tanto fora como dentro da Mesquita. Dentre as recomendações era que não poderiamos tirar foto ou filmar do Mausoléu, mas não nos disse onde estava localizado. Bem só para vocês terem a idéia da opulência e grandiosidade deste local, aqui vão algumas curiosidades:
1 . Cobre uma área de 22 mil m2;
2. Foram ututlizadas 33 mil toneladas de aço, 220.000 m2 de pedra e 120 mil m3 de concreto;
3. Tem 57 cúpulas e sua fachada mede 90.000 metros quadrados ;
4. Este é o monumento mais famoso de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Foi dedicada ao Sheikh Zayed bin Sultán al Nahyan, fundador e primeiro presidente do país, falecido em 2004 e enterrado na mesquita.
5. É a terceira maior mesquita do mundo. Desde o ano de 2008 está aberta a visitantes não muçulmanos. Pode abrigar 30.000 pessoas.
6. O interior da mesquita é espetacular e possui maravilhosas obras com desenhos, como o maior tapete do mundo, de mais de 5.600 metros quadrados, 47 toneladas, tecido totalmente a mão e no qual trabalharam por volta de 1.300 iranianos.
7. O pátio está pavimentado com desenhos florais em mármore, e ocupa uma superfície de 17.000 metros quadrados. Para a sua construção foram utilizados, entre outros materiais, 110.000 metros quadrados de mármore Branco Sivec.
8. É preciso tirar os sapatos para entrar na mesquita.
9. Um imenso candelabro desce da cúpula principal; outros dois estão nas cúpulas menores. São enfeitados com centenas de cristais e pequenas luzes. É o maior candelabro de braços do mundo, de indústria alemã, com 10 metros de diâmetro e 15 metros de altura. Foi feito em ouro, prata e cobre. O ouro é farto em seu esplêndido desenho.
Bem agora que já conheceram um pouco da Mesquita, vamos ao que aconteceu.
Como os homens devem entrar separados das mulheres, ficaram dois grupos, o dos homens e os das mulheres, e neste estava minha filha. O grupo dos homens ficou mais para trás, tirando fotos e admirando aquela maravilha. Estavamos caminhando em direção a entrada e vi minha filha sendo levada pelo braço por um guarda do local. Pensei comigo, “o que a Carol aprontou?“, apressei o passo e quando cheguei para verificar o que estava acontecendo, ela estava dizendo ao guarda: “this is my dad’s camcorder” e “I did not record anything“. O que havia acontecido? Ela quando foi ligar a filmadora, virou para o Mausoléu (mas ela não sabia que era para aquele lado) e o guarda achou que ela estava filmando. Então tive que “convencer” o guarda que eu havia apagado, pois usei um botão da filmadora chamado CLEAR dizendo que as supostas imagens haviam sido deletadas. Mas foi um susto para mim e imagino para a Carol.
Marco Vinicio Barbosa Dutra – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
VAMO INTER !!!! VAMO INTER !!!! VAMO VAMO MEU INTER !!!
Alô você Marco!
Tua descrição da mesquita foi muito fiel. Circulei pelo exterior e interior com teu comentário. Quanto a rigidez com que eles tratam da geração de imagens, é uma coisa extrema. São muito atentos.