EU particularmente penso que não vale repatriar, pelo menos no INTER. Não temos muita sorte ou bons critérios para trazer do Exterior, jogadores que já fizeram sucesso no Beira-Rio.
Os jogadores começam ou são trazidos para o INTER, geralmente ainda jovens. Arrebentam nos jogos, fazem sucesso, são ídolos e aí são vendidos para o Exterior.
No Exterior, atingem seu melhor momento profissional. Ai chega a idade e as lesões. Trocam de clube ou amargam uma reserva. Aí…….o INTER vai lá e busca eles, ou seja, repatriar.
Estou falando dos nosso reforços que buscamos para a Libertadores de 2010. RENAN, veio como o salvador do Gol, pois Lauro havia sido queimado e Pato não dava segurança. Renan, fracassou, foi pior que os outros dois acima. Falhou incrivelmente contra o São Paulo e nem pulou para sair na foto no primeiro gol do Mundial. Alguém ligado aos goleiros no Beira-Rio já havia dito : “ele amarela em decisões“. Sábia verdade! Penso que o Lauro nunca deveria ter saido do Gol.
TINGA, voltou da Alemanha, onde treinava somente à tarde e jogava somente nos Domingos. Chegou treinando todos os dias em dois turnos e jogando duas vezes por semana. Não aguentou. Teve diversos problemas e até hoje não é o Tinga que exportamos.
SOBIS, jogava nos Emirados e havia ficado longo tempo parado devido a cirurgia, tendo até passado parte deste tempo no Beira-Rio. Tem entrado nos jogos e só não é vaiado porque a torcida tem um carinho por ele, senão…
Tentou voltar e teve outra lesão, até agora não é o mesmo Sobis que exportamos.
Acho que até hoje, a melhor repatriação do INTER foi o NILMAR, porque foi e voltou ainda jovem, voando, mas como estava bem, nos deu o título da Copa Sul Americana em 2008 e logo em seguida foi Exportado novamente, mesmo o INTER tendo pago um bom valor para segurá-lo até aquele momento.
Enfim, a repatriação precisa ser muito bem pensada. O jogador foi fundamental e grande ídolo no INTER em um determinado momento, mas o tempo passa para todos. Não adianta a Direção buscar jogador pela sua história passada no Clube achando que ele vai repetir tudo que fez e foi no passado. Se o jogador está em um bom momento no Exterior, o seu clube não vai querer liberá-lo, mas se estiver em um momento ruim, libera. Isto não é regra, mas costuma ser assim.
Ouvi que o Clube do Sobis nos Emirados, já contratou 2 jogadores estrangeiros para o ataque, o que faria com que o Sobis não tivesse lugar e assim fosse facilitada a sua permanência no INTER, mas todo este tempo em que ele está aqui, ainda não é de longe o Sobis que saiu daqui e será que conseguirá ser ??? Li ontem que a TRAFIC está arrependida de ter trazido e bancado o Ronaldinho Gaúcho, pois não deslanchou e não se valorizou, jogando um futebol comum e pouco criativo, mais lembrado pela mídia pelo lado social (noturno) do que pelo que faz em campo, assim a Trafic diz ter certeza que não vai recuperar o investimento que lhe custa em torno de 8 milhões por ano. Mas acharam o que ??? Não foi nem convocado para a Copa e estava na lista do piores da Europa, iria mudar???
Ouvi em Outubro de 2010, bem antes da novela dos irmãos Assis, ele dizer que preferia ganhar menos, mas jogar no Flamengo, porque será heim??? (Rio Cidade Maravilhosa, noite fantástica ). O gordo Ronaldo, dizem ter dado 2 títulos para o Corinthias, mas será que um bom centroavante, bem mais barato, não teria feito os mesmos gols e ainda jogado muitas partidas a mais ??? O Adriano, deste nem vou falar. É um desiquilibrado. Jogou no Flamengo, mas tinha o Vagner Love nas costas. Daqui um pouco, ele se chateia porque não tem festinhas quentes em São Paulo e cai fora do Corinthias. Vamos ver agora o Marrento Luiz Fabiano voltando ao São Paulo.
Enfim, sou contra trazer jogadores que já foram bons e estão em baixa no Exterior, pensando que repetirão hoje no INTER, o que fizeram no passado. Poucos, muito poucos dão certo. Não vou nem falar o que custou para trazer estes jogadores do Exterior, ficar pagando bons salários enquanto fazem fisioterapia e nem o Mundial nos deram. Não tenho nada contra a pessoa dos jogadores que mencionei acima, mas sim contra a política de repatriamento.
Evandro Milani – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
INTER nada vai nos separar!!!
Olá ROBERTO, achei o mesmo do teu cometario oque achaste do comentario do EWANDRO. SÓBIS melhor do que NILMAR…..nananananananananannna, por isso que se formam os roth’s da vida. Isso tem q exterminar quando é tempo, depois que se criam, ninguem segura mais.
VAI CATA COQUINHO.
Olha Evandro, dias atrás numa mesa de bate pato foi-me dirigida a pergunta de quantos jogadores repatriados tinham dado certo no INTER após o retorno. Lembrei de 3 casos: O Nilmar a que referiste, o Flávio Minuano, lembrado pelo Melo e o Valdomiro que, após o OctaCampeonato Gaúcho e BiBrasileiro, andou dois anos pela Colômbia e voltou ao INTER para sagrar-se TriCampeão Brasileiro.
No mais nada deu certo, embora ainda mantenha alguma esperança no Tinga e Sóbis.
Concordo que o Sóbis precisa de frequencia de jogos. O Tinga é um misto de azar com falta de adaptação ao estilo após 4 anos. O Renan…,,,,o Renan é um caso perdido (rsrsrsrs)
Beleza pessoal.
Olá Roberto. O blog dá possibilidade para que todos expressem a SUA opinião.
Dei a minha e mantenho-a, assim como tu no comentário expos a tua opinião, mas não te cabe achar ou não asneira o que eu escrevi, pois posso classificar a tua resposta exatamente igual. PARA MIM o Nilmar é muito mais jogador que o Sobis. Cada um tem suas preferências. Assim como o Lauro para mim é melhor que o Pato que veio em final de carreira para falhar e se aposentar no INTER. Se todos tivessemos as mesmas opiniões, acho que não teria graça nenhuma.
Contra o Lajeadense achei injustiça tirar o “Zé Boteco” e botar o Sobis, porque não fez nem um terço do que o Zé estava fazendo, assim como contra o São Luiz, no Beira Rio, deveria entrar o Cavenagui e não o Sobis.
Enfim, se o amigo conhece tanto do INTER, do futebol a política, por favor, nos brinde com Posts repleto de informações, que todos agradecemos.
Mas lembre, as opiniões e pontos de vista, sempre poderão divergir.
Não podemos nos esquecer que Sobis tem estrela para decisões por isso não é vaiado. Por que tem crédito, fez gols decisivos nas libertadores de 2006 e 2010. A torcida sabe de seu potêncial e sabe que ele cresce em decisões!!!
Alô você!
Na relação custo benefício, estás coberto de razão. Um pouco antes dessa turma ainda temos na memória o opaco desempenho do Cristian em seu retorno. Dos repatriados que deram certo acho que só mesmo o Nilmar como te referistes e muito antes o Flávio Almeida da Fonsceca, o “Fávio bicudo” ou “Flávio Minuano” que retornou do Porto e marcou o gol do Heptacapeonato e teve um excelente desempenho na campanha do título nacional de 1975.
SC
Bah, parei de ler no meio! Muita asneira sem padrão!
Nilmar chegou a ser VAIADO em seu retorno. Estava mal, mesmo curado de lesão, jogando MUITO POUCO.
Há casos em que REPATRIAR deve vir acompanhado de RECUPERAR. Esse é o caso também de Sóbis e Tinga. Não de Renan. E também foi o caso de Nilmar.
Sóbis é muito mais jogador que Nilmar. Precisa de ritmo de jogo, sequencia. Vai recuperar todo seu futebol, sem falar em sua estrela, que brilha em decisões. Mas um técnico BURRO como Roth não dá sequencia pra ele. Prefere investir no Zé Boteco.
Nilmar foi assim também. Foi vaiado, jogou muito pouco. Chegou a ir pro banco algumas vezes. Mas teve sequencia, se recuperou, ganhou confiança. E passou a empilhar gols.
Tinga está fora de ritmo, acostumado a outro estilo de jogo. Precisa voltar com calma, ganhar sequencia aos poucos, em jogos menos pesados. Ele seria o 3º volante de Celso Roth para jogos DIFICEIS. Mas não adianta jogar na fogueira. Como Roth ADORA fazer.
Renan NUNCA foi um bom goleiro e SEMPRE amarelou em decisões. Foi a MELHOR venda da historia do inter. E o caso dele envolve muita POLITICA e QUESTÕES DE VESTIÁRIO, que tiraram Lauro do gol (não foram suas falhas) e colocaram Pato. Esse sim, um grande goleiro que foi injustiçado. O problema é que quem bancou Renan foi CARVALHO. Ou seja, jamais admitiria o erro e o tiraria de campo assim. Portanto, ele foi até o mundial, falhando em praticamente TODOS os jogos da libertadores e no proprio mundial. E no final botaram a culpa disso em quem? No Clemer, óbvio.
Olá ROBERTO, achei o mesmo do teu cometario oque achaste do comentario do EWANDRO. SÓBIS melhor do que NILMAR…..nananananananananannna, por isso que se formam os roth’s da vida. Isso tem q exterminar quando é tempo, depois que se criam, ninguem segura mais.
VAI CATA COQUINHO
Belo post Evandro. Perfeito teu entendimento. Concordo em número e grau!