Um senhor de 42 anos e os meus tijolos

Às margens do Guaíba, nasce um Gigante

No último dia 02, estava eu mais alguns integrantes do ARQUIBANCADA COLORADA,  as meninas da FORÇA FEMININA COLORADA e  o pessoal da CONFRAINTER, desfrutando da hospitalidade daquela gente amiga de Lajeado quando o Fábio Sonntag, um  gentleman anfitrião, trouxe para  minha degustação, uma jóia. Não,  um baú de jóias, uma relíquia extraordinária. Trata-se de um exemplar  do jornal Zero Hora  datado de 05 de abril de 1969, que ele guarda com muito carinho como lembrança de seu pai.

Finalmente, os reencontrei...(Imagem: Débora Silveira)

Significa dizer que circulou um dia após o Inter festejar 60 anos e um dia antes da inauguração daquele que na época era o maior estádio particular do mundo e o mais moderno do país, o Gigante da Beira Rio. Não tive como não viajar. Descrever o gol de cabeça de Claudiomiro sempre é um prazer. Um lançamento do Bráulio para Valdomiro, um cruzamento longo que ultrapassa toda a extensão da área e vai encontrar o ponteiro esquerdo Gilson Porto, o bom baiano, que devolve meio de canela para a área e encontra o “Bigorna” que entrava em velocidade e esse sem pular se inclina se apoiando no pé direito e golpeia de cabeça “estufando os cordéis da cidadela do guarda-valas português” provocando a maior explosão  em comemoração a um gol que  o sul do Brasil jamais havia tido notícia.

Antes disso houve algo que jamais voltou a acontecer, a alvorada festiva. Exatamente às 8h da manhã daquele domingo, os Colorados foram convidados a acender  em suas casas mesmo um foguete. Somados provocaram o maior foguetório que nossa “Mui Leal e valorosa” jamais viu. Foi fantástico! Se poderia reeditar, não?  Mas para chegar aí nesse ponto a torcida Colorada foi chamada a participar. Sabemos que os tempos e exigências são outras, mas o Internacional só construiu o seu moderno estádio porque teve  o braço forte da sua torcida. Lembro que, entre outras, havia a campanha do tijolo. Nos domingos pela manhã era comum ver-se Colorados rumarem para a Av Padre Cacique para ver como andavam as obras do estádio e levar uma sacola com  três, dois e até um tijolo. Eu fui um desses.

...eis os meus tijolos (Imagem: Débotra Silveira)

Ficou adormecido em mim uma indagação: onde teriam sido colocados os meus tijolos?  Na coréia? Na arquibancada Inferior? Superior? Recentemente,   antecedendo a uma partida do Inter  estava no estádio  observando as obras da modernização. Fiquei olhando atentamente para aquela parte da Social a  esquerda das cabines de rádio que tiveram suas arquibancadas demolidas para que surjam ali as modernas construções. Notei que ficaram expostos parte dos alicerces e paredes  sem reboco onde se pode ver o tijolos justapostos. Não tive dúvidas, ali estavam meus tijolos,  pude reconhecê-los. Eu os reconheceria em qualquer situação. Finalmente eu os vi.

Obrigado Fábio Sonntag pela oportunidade de lembrar do menino colorado. Obrigado Débora pela sugestão de  materializar o sentimento neste Post. Benditos irmãos Poppe Leão, bendito Ildo Meneghetti, bendito Pinheiro Borda, benditos todos aqueles que fizeram, os que estão fazendo e os que farão a história desse extrardinário,  fantástico SPORT CLUB INTERNACIONAL,  paixão de todos nós.

Paulo Melo – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Colorado, CAMPEÃO DE TUDO

20 thoughts on “Um senhor de 42 anos e os meus tijolos

  1. Para produzir um texto como este somente um torcedor verdadeiramente apaixonado pelo seu clube. Cada linha é uma prova do tempo dedicado a uma história de muitas glórias que só conhece quem acompanha de perto, quem ama. E o seu tijolinho está nos alicerces dessa história de amor ao colorado. Emocionante. Parabéns!

  2. Oi Melo,
    Somente hoje, dia 8, li teu post.
    Além de bom entendedor de futebol mostraste tua veia poética.
    Eu era guri menor e office Boy de uma multinacional (Olivetti) ganhava pouquinho e mesmo assim também consegui contribuir com uns tijolinhos na construção do Beira-Rio. Recordo, ainda, o lançamento do Bônus Pró Construção, que parecia uma cédula de dinheiro. Como a grana era curta a gurizada fazia espécie de sociedade para aquisição. E eu fazia de tudo para ajudar.
    Imagina, nós colorados, após os anos de chumbo (12 ganhos por eles em 13 disputados), o Gigante da Beira-Rio era a esperança que acabou se confirmou na prática.
    Bons tempos, bons tempos, especialmente a partir da inauguração.
    Abraço
    Heleno

    PS. O FALCÃO ESTÁ CHEGANDO. ALELUIA!

  3. Grande Melo!

    Impossível não se emocionar com tuas palavras. Ontem a noite fiz questão de ler em voz alta para minha mãe, a Christie e minha irmã que chegara de Manaus. Até a Christie que não é Colorada se emocionou. Não vivi a época da construção, mas o meu pai, Kurt Sonntag, levou tijolos para o grande sonho dos Colorados e tinha o maior orgulho de contar a todos. Tanto é que guardou aquela Zero Hora que te mostrei. Obriogado por proporcionar momentos como este para todos nós! Parabéns!!!!

  4. Melo, eu tenho avisado desde o Mundial de Clubes que a Diretoria escolheu o PIOR caminho para o Clube, mantendo ROTH apesar do fracasso em Abu Dhabi e criando um clima hostil para todos, incluindo jogadores, torcida, comissão técnica e a própria Diretoria. Mas eles escolheram esse caminho ao invés do mais simples e óbvio que era romper com o que não vinha dando certo. Temos um amontoado de jogadores, muitos deles ótimos jogadores, que não tem padrão de jogo, que não tem objetividade e o pior…Falta aquele elemento básico…a GANA…isso mesmo…a GANA…se INDIGNAR contra a derrota, não aceitar passivamente um resultado adverso…Assisto e ouço de forma patética o treinador dizer que espera que tudo melhore à medida em que os jogadores vão se conhecendo…Mas o que é isso? Onde estamos? E o nosso Presidente, faz o quê? Foi fazer turismo no México? E o Siegmann, que ficou vendo o jogo pela Televisão, faz o quê? Me encontrem motivos para acreditar neles…Me façam acreditar que eles querem o melhor para o SPORT CLUB INTERNACIONAL…Amigos, eu estou profundamente decepcionado…Estarei no jogo contra o Emelec cobrando pelo menos respeito pela camisa do nosso INTERNACIONAL…

  5. AGORA DEFINITIVAMENTE CHEGA…UMA ATUAÇÃO DESASTROSA…O INTER CONSEGUIU PERDER PARA O LANTERNA DO CAMPEONATO MEXICANO…ESSE TIME É PIOR AINDA QUE O FRACO MAZEMBE…E A DIREÇÃO NÃO FAZ NADA…NÃO FAZ NADA…NÃO FAZ NADA…PARA EU CHEGA…PERDOE-ME OS AMIGOS, NÃO ESCREVO MAIS NESSE BLOG…NÃO ENVIO CRÍTICAS PARA A OUVIDORIA DO INTER POIS A DIREÇÃO NÃO FAZ NADA…CHEGA…SOU SÓCIO, SOU TORCEDOR, EXIJO RESPEITO E ISSO O SR. ROTH E A DIREÇÃO NÃO ESTÃO FAZENDO QUESTÃO DE NOS OFERECER…

    1. Alô você Luciano!
      É só usando nosso de direito de nos pronunciarmos é que poderemos ser ouvidos. Podemos até pensar diferentes (acho que não é o caso), mas calar não. Use o seu direito de protestar, de reclamar de ponderar. Precisamos de todos os colorados. São essa horas as mais importantes. A dor que tu sentes aí é mesma que sinto aqui, caro irmão de sofrimento, mas é sempre assim, históricamente assim. Sigamos falando. cada um a seu modo, mas falando e participando.
      Conto contigo. as coisas hão de melhorar.
      SC

  6. tambem fiquei com o olho marejados.São tantas lembranças que voltam com força.Tenho a felicidade de poder contar que estava la no dia da inauguração.Parabens pelo post

    1. Alô você, Angela!
      Que bom que tenhamos tido a sorte de te tocar no emocional, foi o coração que falou daqui e o teu leu aí. Obrigado pelo carinho.Por favor nos prestigie sempre com seus comentários, este Blog foi ideaizado por seus fundadores para que se tenha espaço de manifestação.
      Um abraço e SC
      Melo

  7. Paulo, parabéns! Conseguiste marejar meus olhos… Tenho certeza que teu registro atingiu profundamente vários corações COLORADOs, mas especialmente um, aqui em Salvador, Bahia. Quantas lembranças e quantas verdades… Consegui me enxergar no meio daqueles que tiveram a honra e oportunidade ímpar de estarem vivos naqueles memoráveis e inesquecíveis dias. Seremos eternamente gratos a todos aqueles (poderia citar nomes, mas seria um grande injustiça a outros também importantes) que lutaram bravamente para tornar realidade um sonho de todos os colorados, transformando “um pedaço de água”, a bóia cativa (dos eternos secadores que não souberam escolher o cluebe certo), em nosso Gigante da Beira Rio, nossa casa e palco de grandes vitórias COLORADAS.

    1. Alô você, Antonio!
      Lembrastes com muita propriedade das “boias cativas”. Sofremos um pouco com isso, mas há quem tenha cofrido bem mais ao ver a obra inaugurada. Teus comentários são muito interessantes, obrigado pela tua emoção.
      SC

  8. Parabésm Melo e parabéns ao nosso clube do coração. Neste post pudeste demonstrar todo o amor ao INTER e também pudemos viajar no tempo em que o nosso INTER começava a se tornar GIGANTE.
    Grande abraço !!!!

    1. OLá Melo, eu compartilho com este sentimento de lembranças, pois meu Pai que faria 82 anos, hoje, se vivo fosse, gremista… me levou quando o estádio estava sendo inaugurado, pelo convite então do sempre lembrado Paulo da Silva Pereira ( meu pai era um de seus funcionários) na comemoração de inauguração…havia uma grande confraternização, almoço, brincadeiras para a criançada… presentes, brinquedos…corri pelas instalações novinhas….vazias neste dia e nesta hora, pois o jogo seria mais tarde, mas na minha lembrança isto jamais foi esquecido…..era o aniversário dele dia 06 de abril, hoje, guardo na lembrança que ele apesar de ser gremista, fez a vontade do patrão, da minha mãe (colorada) e minha que a cada grenal… ficavamos os dois, o time que perdia ganhava um comprimido para a dor de cabeça…saudades do tempo em que a rivalidade mesmo dentro de casa era sadia…
      abraço
      Vera

      1. Alô você, Vera!
        Que bom te-la comentando e nos passar esse relato. Talvez tenhas ajudado a alguém lembrar que o esporte como dissestes deve ser sadio em todas as dimensões. Ele foi feito para nos dar alegrias. Por favor, siga comentando nossos post.
        Um abraço e…
        SC

    1. Alô você, Cariuxa!
      Que bom te-la novamente comentando nossos textos. Siga nos visitando, e nos encontrando, no BLOG, no Beira-Rio ou no nosso querido Salgueiro.
      SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.