Oooohhh, o Falcão voltou, o Falcão voltou, o Falcão voltoooou

O retorno do Vencedor (Imagem: ClicRBS)

Esperanças renascida lá fomos nós ao Beira-Rio. A esquerda das cabines as novas arquibancadas vão tomando forma. Muita expectativa para assistir a estréia de PR.Falcão.

Com a ausência de Lauro, Renan voltou ao arco e não teve nenhum trabalho, duas ou três intervenções em saídas de bola e reposições rápidas e precisas. Errou uma reposição, mas a média foi muito boa. Nei andou solto na lateral, tendo chegado ao fundo com precisão em algumas oportunidades. Bolívar mesmo fazendo uma partida discreta (um lance duvidoso, fruto de sua lentidão que poderia ter sido marcado pênalti), teve duas oportunidades de marcar, uma de cabeça e outra por baixo. Errou as duas, mas aí não cabe censura, não é a sua. Rodrigo fez uma partida muito boa. Fez coberturas e antecipações muito seguras e também se arriscou lá na frente perdendo um gol na segunda etapa. Kleber foi muito bem defensivamente e muito participativo no apoio.

Guina como sempre (poderíamos criar um clichê), muita aplicação e dedicação. Na primeira etapa fez uma falta em que poderia ter tomado cartão vermelho. Precisa ser mais comedido nas intervenções nas intermediárias. Bom, mas aí não seria o Guina! Bolatti , ao seu lado foi bem. Boa saída de bola e algumas coberturas precisas no lado direito. D’Ale e Andrezinho na articulação e no municiamento aos atacantes estiveram bem. Aqui fazemos um reparo . No desenho tático, PR, colocou D’Ale bem pela esquerda e André, bem pela direita. Quanto ao D’Ale, acho muito talento para ocupar som ente a lateral e efetuar algumas combinações com o lateral e atacantes, mas no primeiro tempo foi isso. André, por sua vez (ou Oscar nas próximas partidas) colocado visivelmente pela direita tentava fazer o mesmo por lá. De uma jogada assim nasceu o único gol do jogo, com fundamental participação do  André, indo ao fundo e colocando nosso atacante em privilegiadas condições de gol, depois de um passe em profundidade extraordinário do D’Ale.

O vôo do Falcão nas asas do Damião-Bonita homenagem ao Chefe (Foto: ClicRBS)

A movimentação do André ou de quem por ali jogar deve ser alternada, fazer movimentos repetidos da extrema para o meio, e assim dar o espaço para o Nei avançar. Em muitas oportunidades não houve essa sincronia e embora a bola fosse nossa a jogada não foi produzida. É uma questão de treino e adaptação. Sóbis e Damião fizeram o que atacantes tem que fazer, importunaram a defensiva do Santa Cruz, ensaiaram tabelas, tentaram arremates de média e longa distância. Eventualmente caíram pelos flancos para articular jogada com o pessoal de traz. E Damigol, com mais um, já se credencia para ser o artilheiro do Gauchão.

Força Feminina Colorada saudou a volta do "Bola" (Imagem: ClicRBS)

Taticamente uma referência elogiosa e um reparo que julgo importante. O elogio a providência que aproximou os três setores encurtando o campo, com o adiantamento da defesa ou o recuo do ataque. Os equívocos coletivos são compreensíveis pelo tempo que tiveram para ensaiar. O reparo, é que em todo o segundo tempo e parte do primeiro, o Santa Cruz esteve com 10 homens. Visivelmente passou para um 3 -5 -1. O desenho tático era bem visível.  Com esse procedimento o treinador do Santa equilibrou numericamente o jogo. No meu entendimento PR deveria ter nesse caso adiantar a marcação, para impedir o conforto da saída de bola que ocorreu em alguns lances. De resto é usar bem a “semana”. Terça- feira, todos ao Beira-Rio, alguns de corpo presente, mas todos lá.

Paulo Melo – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Colorado, CAMPEÃO DE TUDO

2 thoughts on “Oooohhh, o Falcão voltou, o Falcão voltou, o Falcão voltoooou

  1. Bela narrativa do jogo Melo. Me agrada saber que algumas pessoas se arriscam a isso. Porque na maioria das vezes torcem calados para dar errado, e quando o cachorro está quase morto saem chutando. Esta é a base de nossa cultura hipócrita da crítica pela crítica, onde só se vê coisas erradas.
    Mas tens sido fiel as análises, que sem a firula da imprensa, muitas vezes completamente errada, consegue dar realidade aos pensamentos e organiza-las de maneira que enchergamos o jogo novamente. tens passe garantido na hora da critica…
    A minha crítica continua sendo a defesa. Ainda lenta na minha opinião, mas mais segura com o Rodrigo, se bem que ele não foi exigido como será nesta terça. Vi jogadas que tem a cara do futebol jogado pelo Falcão.Vi o Dale mais objetivo e o Andresinho, vejam só, tentando acertar, o que já é uma melhora e tanto…vamos ver quanto tempo dura a paz e as tentativas. Ah não avisei que a elegância do cara chamaria mais atenção que o esquema tático no primeiro jogo? Pois é!

  2. Para um primeiro jogo ficou de bom tamanho, acho que a sequência de jogos nesse novo esquema do Falcão vai trazer aquele entrosamento que ainda é necessário do meio para frente… Agora, temos três excelentes jogadores para duas vagas: Guinazu, Bolatti e Tinga. Vejo o Tinga como necessário por ser o jogador que chega com mais qualidade na frente, auxiliando na marcação e alimentando o ataque; o Bolatti é jogador de seleção e com qualidade técnica indiscutível; já o Guinazu é aquele jogador de raça com muita movimentação… Dificil decisão… Vamoooo coloradoooo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.