Prezado(a)s Colorado(a)s,
Embora há ainda muita coisa a comentar sobre o desempenho (sofrível) do nosso glorioso Clube, Sport Club Internacional, no Brasileirão 2011, este artigo visa a agradecer de forma simbólica por todos os serviços prestados por um grande professional que trabalhou no nosso amado Clube. Como já está explicíto no título da coluna, estou me referindo ao nosso ex-Diretor Executivo de Futebol, Newton Drummond (conhecido popularmente como “Chumbinho”) que pediu demissão do cargo na semana passada (notícia que me surpreendeu tristemente).
Na minha humilde opinião acho que o Sport Club Internacional perdeu, por que assim não dizer, um grande dirigente. Embora eu esteja morando fora do Brasil há mais de dez anos consecutivos, tive o prazer de conviver e trabalhar com o Newton Drummond em duas oportunidades quando o nosso time esteve aqui no Japão. A primeira vez foi em dezembro de 2006 quando nós alcançamos a nossa maior glória, ou seja, CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES 2006 ao derrotar o famoso (e riquíssimo) time do Barcelona (ESPANHA) na grande finalíssima disputada no estádio de Shin-Yokohama. E a segunda (infelizmente última) vez foi em 2009 quando conquistamos a Copa Suruga 2009 ao derrotar o time japonês da cidade de Oita, no sul do Japão.
A maior qualidade que percebi no Newton Drummond foi a sua humildade em relação ao trato com as demais pessoas. Falo (ou melhor, escrevo 🙂 por experiência própria. Antes do time chegar aqui no Japão no final de novembro de 2006 tivemos a oportunidade de começar a interagir (existe esta palavra en Português?) meses antes quando ele esteve em Tóquio para acompanhar o sorteio “direcionado” dos jogos do Campeonato Mundial Interclubes. O que mais achei legal nele durante todo este curto convívio foi que ele sempre, na medida do possível, respondeu aos meus “emails” e telefonemas, sejam do Brasil ou do Japão. Considerando que ele ocupava um cargo de alto nível na hierarquia da Comissão Técnica do Sport Club Internacional e estava obviamente sempre ocupadissimo, considerei isso um gesto de grande consideração do amigo. Afirmo isso a vocês porque durante aquelas duas oportunidades teve outros dirigentes que me deram um retorno apenas uma única vez e outros ainda que nunca responderam às minhas mensagens enviadas daqui!
Talvez alguns aqui irão comentar que “às vezes as pessoas que estão no primeiro escalão ou aquelas pessoas famosas, consideradas VIPs (“Very Important Panaca” 🙂 não tem tempo suficiente para atender e/ou responder a todos os pedidos e/ou considerações”. Eu discordo porque é devido ao trabalho e/ou dedicação (muitas vezes deixando de fazer coisas mais importantes na vida pessoal) das pessoas consideradas “comuns” (torcedores, fãs, funcionários do terceiro escalão, etc) que os jogadores e dirigentes famosos se mantém na mídia… Isso me fez lembrar um jogador muito famoso que passou pelo nosso Clube recentemente e que, quando esteve aqui no Japão, comentei com ele sobre o “blog” que ele tinha (ou melhor, ainda tem) na Internet. Qual foi a minha surpresa (e confesso aqui um pouco de decepção) em saber que o jogador praticamente não tocava no computador para atualizar o “blog”, ou seja, ele apenas comunicava a opinião dele a um professional de mídia e este sim é que fazia o “blog” parecer que estava sendo escrito pelo próprio jogador…
Mas não quero parecer que estou escrevendo este agradecimento ao Newton Drummond por razões pessoais. Muito pelo contrário, este “Muito obrigado” é em nome de todo(a)s o(a)s torcedore(a)s Colorado(a)s que concordam com a opinão deste vosso cônsul. Talvez muitos não saibam mas o “Chumbinho” é aquele tipo de professional que embora não apareça muito na mídia está sempre por trás dos bastidores resolvendo aqueles “pepinos” (ou “abacaxis” 😉 de última hora. Posso afirmar sem qualquer receio que a dupla Newton Drummond e Adriano Loss (provavelmente o sucessor no cargo de Diretor Executivo) foi uma das maiores responsáveis pelo sucesso alcançado pelo Sport Club Internacional nestes últimos dez anos.
Daqui espero que a nossa atual Direção fale menos (problemas internos devem ser resolvidos internamente e não “jogados no ventilador” através da mídia) e aja de uma maneira mais racional para preencher esta lacuna que ficou com a saída do nosso ex-Diretor Executivo de Futebol.
Saudações Coloradas daqui da Terra do Sol Nascente.
Wilson Pardi Junior – Numazu/Japão
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
.
PS. Escrevo esta coluna horas após o término do jogo Coritiba 1 x 1 Internacional-RS. Embora o resultado isoladamente não tenha sido ruim já que enfrentamos o melhor ataque brasileiro de 2011 até o presente momento (além de ser o atual Vice-Campeão da Copa do Brasil), o nosso desempenho de apenas 40% é uma vergonha! Já estamos nove pontos atrás do primeiro colocado (São Paulo–SP)… Precisamos ganhar logo umas três partidas em sequência para reverter esta tendência negativa, caso contrário ficaremos mais um ano na fila…
Alô você Wilson!
Não tive como tivestes o prazer de conviver sequer instantes com o N. Drummond, entrretanto com testemunhos pessoais dessa ordem não tenho como desacreditar e referir que nesse caso de relacionamento com torcedores comuns ele deveria servir de exemplo para seus pares.
SC
Grande Wilson, concordo contigo, pois tb tive a oportunidade de conviver um pouco mais com o Chumbinho. Ele me abriu as portas para conhercer o Clube um pouco mais, a estrutura do Clube do Povo e isso foi muito gratificante para mim. Como vc disse, ele sempre esteve acessível, de bem com a vida e disposto a ajudar. Nunca vi negar receber ninguém ou não responder emails. Com certeza todos sentiram a sua falta dentro e fora do vestiário Colorado.
Abraço
OBS1: Existe a palavra interagir em português sim, inclusive é o nome do Projeto Social do Colorado! 😉
OBS2: De quem é o Blog? 🙂