Domingo lindo, tarde de sol, e fomos nós para o Beira-Rio
O Jogo
A volantomania voltou. Se já tínhamos uma mostra de que o melhor equilíbrio se dá com o 4-2-2-2 porque a volta de três volantes? Aí ouço o treinador dizer que para ele Tinga é meia. Dêem fitas dos jogos do Inter para ele ver, por favor. Mas o galho não é ter a volantomania voltado somente, o problema é que o Leo Moura que tem em estatística a origem de 70% dos gols do Flamengo jogou a tarde inteira especialmente no primeiro tempo sozinho.
Ele avançava pela direita e fazia o famoso 2 x 1 contra o Zé Mário sem que nenhuma providência fosse tomada. Ou o Jô deveria acompanhar ou um dos “quinze” volantes do Inter deveria coibir as jogadas pelo lado esquerdo.O que me deixou intrigado é que essa era a jogada preferencial do Flamengo (tem sido assim em todos os jogos), sempre pelo mesmo lado.Veio o castigo. O contra ataque foi daquele lado e a falta de sincronia defensiva, e também de velocidade, levou Tinga a cometer a falta. Sabe-se perfeitamente que o R. Gaúcho é exímio cobrador de faltas, e quando ajudado por má formação de barreira ele pode ser letal.
Ainda no primeiro tempo Jô apareceu. Impediu talvez o gol de empate do Damião quando após uma jogada individual arrematou e encontrou as pernas do camisa 11 pelo caminho. Ainda no primeiro tempo Guina tentou arranjar uma penalidade máxima, o árbitro não foi na dele e lhe aplicou o segundo amarelo e por consequência, o vermelho.
No segundo tempo a providência foi fazer entrar Andrezinho no lugar do Tinga e o Delatorre no lugar do Jô. Mesmo com um jogador a menos o Inter começou a levar perigo ao arco Rubro-negro. O time ganhou velocidade e versatilidade. Tinha jogada pelos dois lados e com velocidade. Em uma dessas aos cinco minutos Zé Mário cruza, Damião dá um toque cirúrgico de calcanhar e encontrou Índio, o maior zagueiro goleador da história do Inter, fuzilou o goleiro Felipe, tudo igual 1 x 1. O jogo esquentou de vez, muita disposição, marcação e aplicação. Ao Inter o prejuízo de estar atuando com 10 e estar se desgastando. Talvez em função disso uma estocada pela esquerda, sobrou um jogador do Flamengo.
David, Junior César e R. Gaúcho tabelaram contra Nei e Bolívar, o lateral cruzou e encontrou o Jael na entrada da pequena área, esse errou o chute, mas acertou as redes Coloradas, 2 x 1. A bravura Colorada falou mais alto, em uma brilhante jogada Andrezinho lançou Delatorre que ao invés de chutar (estava na cara do goleiro) inexplicavelmente tirou a bola da área, alta e lenta. Damião corrigiu armou e disparou uma bicicleta extraordinária, 2×2, o Beira-Rio explodiu. Resumo: grande jogo com todos os ingredientes para agradar a quem lá esteve ou viu pela TV.
As Individualidades
Muriel, boas intervenções, mas falhou ao armar a barreira no gol de falta. Nei atuação segura, especialmente nos combates diretos com o R 10, foi envolvido no lance do segundo gol. Bolívar uma boa atuação, mas também foi envolvido junto com Nei no lance do 2º gol, faltou cobertura. Índio realizou uma boa atuação e ainda brindou os Colorados com o gol do primeiro empate. Zé Mário foi abandonado pelo sistema defensivo, especialmente no primeiro tempo, teve sempre contra si dois e até três atacantes.
Elton armou um ataque ao atrasar fraco uma bola e oportunizar ao R 10 um arremate que quase redundou em gol. Depois firmou e foi o conhecido Elton. Guina atuava dentro de sua regularidade até que tentou “armar um pênalti e foi expulso prejudicando a reação Colorada. Tinga como habitualmente tem acontecido, não apareceu na armação e quando solicitado na marcação, ia perder na corrida para o atacante do Flamengo e fez a falta que ocasionou o primeiro gol do Fla. D’Ale, muita aplicação à marcação e ocupação de espaços, mas errou uma enormidade de passes. Andrezinho entrou muito bem mais uma vez. Na atual conjuntura tem que sair jogando.
Jô precisa achar seu posicionamento, quando cai pelos lados não tem velocidade para desenvolver as jogadas. Pela sua altura deveria aparecer mais nas jogadas aéreas. Delatorre incendiou o jogo. Colocou velocidade e muita movimentação. Precisa de mais ambição, no lance do segundo gol do Inter a prioridade do arremate era sua e ele de frente para o gol, nas cercanias da pequena área, sem marcação preferiu não arriscar e fazer um passe torto que o camisa 9 corrigiu. Ainda assim entendo ser na atualidade o companheiro ideal para o comandante de ataque. Damião está nos deixando bem acostumados, é sinônimo de gol e de jogadas acima da média. Nenhum atacante no Brasil hoje está jogando mais do que ele. Que momento!
Dorival confirmou a expressão de que substitui bem quem escala mal. Teve o demérito de não ver o aperto que passou o Zé Mario, especialmente no primeiro tempo.
Quarta feira é dia de Incendiar o Pinheiro Borda. Te vejo lá!
Paulo Melo – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Vamo, Vamo INTER
Pois é Melo, jogando contra o juiz tb fica tudo mais diíficil, mas enfim… só acho que o Andrezinho poderia ter entrado mais “ligado”, não achei uma boa entrada dele. Teve momento na partida que comentei na hora como ele “desfilava” pelo campo. Um pouco mais de gás não faria mal a ele, pois potencial sabemos que ele tem.
Espero que a lerdeza dele em campo não seja culpa de ter voltado para a reserva e ter desanimado. Agora ele fica até o final de ano, nada de desanimar “nosso amuleto da sorte”.
Abraço
Pessoal,
Para começar, o Dorival mostrou algo que há muito não via nos treinadores do Beira-Rio. Ousadia. Treinador que pensa grande.
Vejam bem, terminar o 1º tempo, levando 1 x 0 do Fla, tendo um jogador expulso e vendo um juiz todo preparado para o lado deles, qualquer treinador dos que passaram, manteria, ao menos 2 volantes, para tentar segurar o time carioca e não levar mais. Pois bem, com a expulsão do Guiñazu, ainda retirou o Tinga e só ficou com um volante de ofício (Elton), indo prá cima deles no 2º tempo. Olha meu amigo isto não é volantomania mas pensamento de treinador arrojado. O jogo de ontem, lembrou-me o Grenal do Século, em que viramos o jogo no 2º tempo com 10 jogadores, indo prá cima deles. Técnico: Abelão que também é (ao menso era)ofensivista.
Para finalizar. Craque tem que jogar sempre. Com o que Oscar está jogando e o Andrezinho com o que tem jogado no ano e acabado com o jogo de ontem, não tem essa de ou um ou outro. Os dois e também o D’Ale e Damião tem que estar no time 4º feira, pois só a vitória interessa. A alternativa para o 2º tempo, se necessário, é o Dellatore.
Paulo, gostaria que desse sua opinião a respeito do Oscar. Onde o guri poderia ser escalado no time titular, com Andrezinho e Delatorre jogando muito do jeito que estão?
Alô você Jéssica
É muito prazeroso receber sua solicitação.Meu entendimento é que o melhor Inter desses últimos tempos foi composto por Guina e Bolatti ou Tinga como volantes , D’Ale e Andrezinho na articulação e Oscar e Damião na frente. O Delatorre em minha opinião seria uma forte opção para o ataque, podendo nesse caso puxar o Oscar para trás a princípio no lugar do Andrezinho. Acho que essa é a melhor opção nesse momento.SC
Grande Melo! Concordo com quase todo o teu comentário. Mas quer dizer que vc não viu o jogador do “framengo” empurrando a barreira para facilitar o gol do “dentuço”? Nem os pênaltis não marcados? Sugiro rever o VT dos lances do jogo! Abrs
Alô você!
Vi sim, alguém disse que eu não vi? Quanto ao empurrão vi sim. Lamentavelmente isso é uma instituição, desde a copa de 1970 ocorrem gols assim que são “tolerados” pela arbitragem. Isso é que nem aqueles agarrões dentro da área eu vi tres , (tu não viu?)que são pênaltis mas de tão comum ninguém, mais fala. Acredito que tenha sido ingênuidade da nossa defesa, bastaria ter colocado um jgador atras do atacante do Fla que a bola bateria nele e não teria entrado. E com referencia aos pênaltis, o primeiro do D’Ale ´pe discutivel embora meu coração tende a dizer que foi e o segundo o da mão foi legítimo e ainda antes , no mesmo lance o Delatorre foi colocado no chão. Acontece meu bruxo que eu acompanho isso ha muito tempo e sempre foi assim, para o Inter ganhar o campeonato tem que ganhar da arbitragem também. Tua sugestão para que eu veja o VT chegou um pouco atrazada, invariavelmente revejo os gols e depois vejo o jogo inteiro isso há uns trinta anos mais ou menos e comento os assuntos que a meu juízo tenham mais relevância. Mas discutir futebol sempre é bom e saudável.
SC
Ah bom! então eu não estou ficando doido ainda meu peixe! Quanto aos lances de agarrões dentro da área terem se tornado uma banalidade nos jogos eu já sabia e que prá ganharmos o brasileirão contra tudo e contra todos também! Só acho que estes assuntos também têm relevância no contexto do campeonato. Senão teriamos sido Tetra Campeões já em 2005 e me parece que silenciar é admitir que continue assim como está. Valeu amigão! Quarta vamos contudo prá cima de Los Hermanos! Com Oscar e Andrezinho no time penso que temos muita chance de conquistarmos mais este título! Um grande abraço! SC
Colorado Nato Não Desiste Nunca!
Melo, o Dorival “conseguiu” afastar (ao menos por enquanto) o Matias do time, mas essa de querer que o Tinga seja um meia com chegada na área e com vocação ofensiva vai contra a lógica. E não que ele seja mal informado, pois tem acompanhado os jogos do INTER há um bom tempo. No grupo atual, além do Dalessandro, todos sabem que só o Oscar e o Andrezinho podem fazer essa função com qualidade e aptidão. Valeu principalmente pela garra, superação e qualidade de nosso matador Damião. Vamos decidir a RECOPA com esse espírito e poderemos trazer esse novo caneco para o Beira-Rio. Depois vamos tratar de piorar a crise do nosso rival, mas isso é coisa para quinta-feira em diante. E o “especialista” Gaciba que não viu pênalti naquele último lance na área do Flamengo? SC a todos(as).
Alô voce Luciano!
Como faço semçpre que possivel, vejo tudo o que posso referente aos jogos do Inter. Vi também o Sr Leonardo Gaciba dizer de viva voz que além alegado pênalti pelo Inter sobre o D”Ale não havia outro lance de relevância. Isso não me surpreende pois ele não viu o R 10 carregar a bola com a mão em um grenal (coisa que todo mundo viu). Parce que ele é muito fã do Dentuço.
SC
Alo vc, Paulo. Realmente,foi um time racudo,o Inter de ontem.o DJ mudou o time quando precisou,e mudou certo. O resultado foi um empate muito bom,apesar da
imprensa carioca achar que nao. O golaco do Damigol,foi algo de fazer a torcida ir a loucura,no bom sentido,mas temos de ver alguns equivocos acontecidos,e acertar tudo para quarta-feira. Que os meninos rubros,alguns nem tao meninos assim,descansem bem e tragam a campo esta mesma garra e vibracao do jogo contra o Flamengo. Estaremos la, se Deus quizer !
Alô você Ju!
Vamos aguardar que a moçada esteja afiada para quarta. Mais uma caneca no armário, mais uma.
SC
Bela análise, como sempre, Melo! Para quarta-feira, já vou escalar: Muriel, Nei, Índio, Juan e (Kleber jogará?); Elton, Guinazu, Oscar e D’Alessandro; Dellatorre e Damigol. Penso que o Dorival Junior não é adepto da volantomania, e deve ter percebido que o Tinga, para correr, precisa mais do que um jogo de folga. SC
Alô você, Aquidaban!
Esse time que escalastes me serve, mas não vai a campo, lamentavelmente. O Bolivar é capitão e não sai do time, o Kleber não tem sua situação definida. O resto do time é bem provável embora eu ache que ele vai colocar o Oscar na frente com o Damigol e o Andrezinho. Tomara que seja por aí.
SC
Pelo que especulei vai o Juan pra lateral esquerda. Eu deixaria o Oscar no lugar do Jô fazendo uma troca de figurinhas com o D’Alê pra abastecer o Damião ali na frente. Deixava o Dellatorre pra um segundo tempo pois o Tinga vai cansar e aí eu recomponho o meio tirando o que estiver pior (Oscar,André ou D’Alê) e colocando um mais defensivo. Mas tudo depende do andamento do jogo…o Inter precisa de 2 gols…
Alô você Simone!
A estratégia é interessante, caso ele faça alguma coisa parecida com isso temos grande chance. Eu particularmente, não gosto da idéia do Juan na lateral. Não se ssau bem outras vezes, não tem velocidade para jogar ali. Na seleção atuou por ali e também não foi bem. Gosto mais dele dentro a área, acho que faria a dupla mais próximo do ideal com o Índio.
SC
Que o Inter está a dois pontos do G4 que nada! Vamos aqui apoiar um clube q tem chances reais de ser Tri. Eles etão a um ponto DO NOSSO OBJETIVO para eles: Vamo vamo Grêmiooooo (rsrsrsrs)
Alô você Simone!
Oremos, oremos!
SC
Beleza Melo, só acho que a falha foi da barreira e não do Muriel. Não pode o Jô com todo aquele tamanho, ser empurrado por um nanico.
O resto, foi bom, o INTER mais uma vez se superou, e o Damião provou que é o melhor Centroavante do Brasil.
Com a volta do Oscar, o INTER vai dar a arrancada que queremos.
Abç.
Alô você Evandro!
A falha a meu juízo é conjunta. Existe uma jurisprudência em futebol que diz que o dono da barreira é o goleiro, é ele que a monta, entretando o jogador que está na barreira tem que sentir o instante e tomar iniciativa. Faltou um cara atras do atacante do Fla. a bola bateria nele e não teria entrado.
SC
Tbém concordo contigo Milani. O molenga do Jô é que ficou com medinho da bola e o cara do Flamengo fez o que era pra fazer, e de ombro. Não vi nada errado ali, só mais uma bela cobrança e um barreira que não serviu pra nada.