Prezado(a)s Colorado(a)s do Arquibancada Colorada,
Nesta semana ao pensar sobre o que escrever tinha o desejo de ver o nosso querido clube, Sport Club Internacional, entrar no G-5, ou seja no grupo dos times classificados para a Taça Libertadores da América. Entretanto, parece que tudo não passou de um sonho de verão (sim, aqui no Japão a temporada de calor terminou oficialmente nesta quinta-feira, 22 de setembro 🙂 )
A primeira frustação da semana foi o empate injusto de 1 x 1 contra o Coritiba no Gigante da Beira-Rio. Confesso que quando ouvi o Oscar marcar aquele gol no primeiro minuto de jogo fiquei com medo! Sim, não estou delirando… Afinal lembrei-me daquele jog0 fatidíco contra o Penharol (URUGUAI) quando perdemos de virada, por 1 x 2, e fomos eliminados da Taça Libertadores da América 2011. Naquele jogo o Oscar também marcou logo no comecinho da partida, e neste jogo do domingo passado o Coritiba também empatou no primeiro minuto do segundo tempo, asssim como os uruguaios naquela jornada infeliz! Menos mal que, passado seis minutos do segundo tempo, o time coxa-branca não virou o placar, senão seria coincidência demais!! Mas que foi desapontador, ah isso foi!
Puxa, tivemos três bolas no poste e o Cleber ainda me perde um pênalti! Aliás, não entendi alguns torcedores reclamando que o Leandro Damião deveria ter cobrado o pênalti e também do D’Alessandro pelo fato de estar suspenso já que é considerado o cobrador oficial do time. Puxa, mas será que os outros jogadores não treinam cobranças de pênaltis no Beira-Rio? Como as decisões por cobranças de pênaltis são decididas inicialmente por cinco chances para cada time, deveríamos ter no mínimo cinco excelentes cobradores! Deixar o time à mercê de apenas um ou dois jogadores para cobrar penalidades máximas é, no mínimo, burrice (ou desleixo) da Comissão Técnica! Foi uma pena pois uma vitória por qualquer escore nos teria colocado no G-5 já que quase todos os times na nossa frente haviam sofrido um tropeço (o único resultado perfeitamente aceitável foi a vitória do Vasco da Gama por 4 x 0 no Grêmio 🙂 )
Já a segunda frustação nesta semana foi o empate de 1 x 1 contra o Figueirense no estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis. Tá, ainda vá lá que saímos atrás no marcador e que, mesmo depois da lesão e substituição do Leandro Damião, o Jô conseguiu empatar. Mas pelo que pude notar através da Internet, é que desperdiçamos várias chances de marcar. Digo notar, pois não consegui ouvir a gravação deste jogo, já que o “software” que uso para gravar áudio automaticamente através da rede, não conseguiu se conectar com o “site” da rádio Gaúcha AM. 🙁
Se no domingo passado ainda estávamos somente a um ponto do G-5 agora estamos três pontos atrás…
Aliás tenho que confessar aqui que quase todas às vezes (cerca de 90%) que não consigo escutar os jogos do nosso amado Clube pela Internet, perdemos… Eu tenho tantas manias (assim como o cantor Roberto Carlos, certo “bixo”? 😉 ) que até a toalha de rosto tem de ser vermelha em dia de jogos assim como a roupa de baixo na hora de escutar (evidente que uso o “manto sagrado Colorado” por cima. 😉
Ah, já sei o que deu errado! Eu sempre uso uma camiseta por baixo que tem uma etiqueta de nome GOL, mas notei que nos últimos dias não a encontro na minha gaveta apesar de ter colocado para lavar após a vitória de 0 x 3 contra o Palmeiras-SP. Acho que a minha esposa colocou-a no lixo, pois já estava meio que amarela, provavelmente após ter sido lavada umas setecentas vezes…
E para piorar, não poderemos contar com o nosso artilheiro Leandro Damião por cerca de 40 dias devido ao estiramento muscular que sofreu na última quarta-feira! É, eu me lembro que escrevi algum tempo atrás reclamando da falta de planejamento e/ou visão da Direção Colorada. Ou seja, no começo do ano tínhamos quatro atacantes em condições de jogar: Leandro Damião, Alecsandro, Rafael Sobis e Cavenaghi. Agora só temos o Leandro Damião e o Jô.. (o Delatorre ainda é muito imaturo, por isso não o considero pronto ainda). Alguém aí pode me dizer quando é que o Zé Roberto terá condições físicas de voltar ao time?
Um grande abraço e por favor, apoiém o time contra o Atlético-MG no próximo domingo aí no Beira-Rio. Temos de ganhar esse jogo de qualquer maneira!
Saudações Coloradas daqui da Terra do Sol Nascente.
Wilson Pardi Junior – Numazu/Japão
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Oi Wilson, hoje vencemos e é o que importa, entretanto como se perdeu gol novamente, credo. O Jô chega dar dor na barriga de tanta “bizarrice” ele faz em campo. Credo, dias difíceis teremos nesse período sem o Damião.
Haaaaaaajaaaaaa coração! 😉
Vamos ver, vamos ver…estamos chegando naquela fase em que só os ambiciosos (no bom sentido esportivo) vão mostrar a que estão dispostos. O treinador está pedindo dedicação total, sequência de vitórias e postura de time campeão que somos. Está faltando essa imposição, estão faltando algumas peças (por lesão e por falta mesmo no grupo). Mas não dá mais pra adiar a vitória, especialmente em casa. O jogo contra o Galo é daqueles decisivos. Ou vence e se coloca de vez na disputa ou fica cada vez mais complicado. E não vamos ficar naquela Damião-dependência. Vamos com o que temos (preferia que não fôssemos com o Delatorre, mas se ele entrar que vá bem e receba o nosso apoio). João Paulo e Siloé ao menos na CONCENTRAÇÃO professor Dorival. E por que não no banco? SC
Puxa amigo, e como é frustrante esses tropeços bobos. Ainda não podemos deixar de incluiruir na lista dos jogos o do Santos, ganho por 3×0 até os 31 min do segundo tempo. Agora sem o Damião, só me resta acreditar que alguém vai querer mostrar serviço e conquistar um lugar ao time, do contrário, como diz o Melo, “oremos”!
Abraço
Wilson, já nota-se o “dedo” do treinador, mas ainda existem jogadores que em determinados momentos dos jogos, parecem estar “no mundo da lua”. O guerreiro Guinazu começou a chutar a golo e, melhor, acertando a direção e a potência. Deve ser fruto de esforço próprio e trabalho da Comissão Técnica, mas como várias vezes já coloquei em minhas manifestações anteriores, enquanto o nosso INTERNACIONAL estiver contando com aquele jogador que se negou a jogar na hora que não tinhamos substitutos (jogo contra o Bahia) não vejo melhoras robustas. Não marca, uma vez ou outra faz um bom lançamento, mas semore igual. É peça facilmente substituível e não sei porque permanece titular. Não dá para entender. De vez em quando, bate bem uma falta e até golo faz, mas carece de sentimento de grupo e de luta por um objetivo comum. O Damião continua precisando (enquanto estiver no INTERNACIONAL) de um companheiro veloz no ataque. A Simone até citou no comentário dela o Osvaldo que joga atualmente emprestado ao Ceará . Pode ser outro, mas com as mesmas características. Nosso meio de campo, apesar de contar com excelentes jogadores, dificilmente se impõe, não demonstra força para fazer um jogo “trepidar” e não se mostra claramente supeior aos dos adversários. Com Bolivar e Indio todo mundo reclamava dos golos sofridos de cabeça e isso com o Moledo e o Juan não mudou. Os mesmos tipos de golos continuam ocorrrendo por erros de posicionamentos. Não sou treinador, mas penso que seria melhor utilizar uma mescla. Apesar de acreditar que o Jô é o substituto natural na posição, agora nesse período sem Damião, os golos de cabeça do Indio farão falta. Não fosse o denodo da participação do Nei e, em alguns bons momentos do Cleber, não passaríamos de jogadas no meio de campo. A volta do D´Alessandro já melhorou um pouco (mas como apanha,sem os juízes fazerem nada, a não ser dar cartão amarelo para ele), mas colocar o Oscar na linha lateral do campo, é reduzir sua capacidade técnica e facilitar a sua marcação. Nesse momento o Zé Roberto está fazendo muita falta… Apesar de ainda acreditar (tenho que acreditar), mas já ter a quase certeza que não verei grandes mudanças (mais um ano sem título brasileiro), penso que é necessário pensar, ao menos em se classificar para a Libertadores e iniciar de imediato o planejamento de 2012 . Com coragem e competência, ver quem fica, quem vai sair e iniciar a montagem/negociações de um grande time para 2012, iniciando dando oportunidade e experiência para os bons jogadores que existem no nosso INTERNACIONAL e que não são aproveitados.
Quanto ao pênalti é algo dá matéria para uma boa conversa. O Jogador que perdeu o pênalti é o mesmo que foi frio e competente para cobrar o pênalti que nos deu o título da RECOPA, como são as coisas, não? A CT do Inter diz que ele tem o melhor aproveitamento em treinos que é o parâmetro para mensurar as capacidades, mas enfim futebol também é isso. Zico e Sócrates, só para citar dois extraordinários jogadores desperdiçaram cobranças em decisões, sendo que o Zico perdeu em estaduais, nacionais e mundiais (com a seleção). É do jogo amigo, é do jogo!
A Noticia boa é que o Zé já está trabalhando com bola, deve voltar em no máximo dez dias.
Um abraço e…
SC