Favorecimento por pênaltis

Tenho ouvido inúmeras vezes o ex Dirigente e fanático torcedor da Azenha, Sr. Luis Carlos Silveira Martins, conhecido por Cacalo, fazer referência ao (pseudo) favorecimento dado ao S.C.Internacional em marcações de penalidades, chegando ao cúmulo nesta semana ao afirmar no Sala de Redação que era proibido marcar pênaltis contra o INTER. Suas ilações constituem, por assim dizer, puro choro de perdedor. Deveria, ao menos, consultar as estatísticas e olhar o lado de seu time, antes de vagas acusações. Sempre tive o cuidado de, ao afirmar algo, consubstanciá-lo em dados e informações. E o referido “chorão” lançou a esmo suas afirmações. Para contestar ditas afirmações, pesquisei através da internet em inúmeros sites que pudessem esclarecer algo a respeito, porém devo confessar que o material pertinente é muito raro, praticamente inexistente. Se algum colorado puder contribuir com material ou informações a respeito, seria bastante útil. De minha parte lembro que nas décadas 80 e 90 o INTER era muito pouco contemplado com a marca fatal e só via o favorecimento lá do lado da Azenha. A pouca matéria que obtive sobre o assunto corrobora minha impressão, arrasando por completo os argumentos do fanático cronista, conforme comentário escrito pelo torcedor colorado Carlos Fraga, em BLOG próprio, ainda no ano de 2008 cuja parte do texto segue a seguir:

“Vejam o que ocorre aqui no Sul, já há 32 anos. No último grenal houve mais um pênalti marcado contra o Inter. Não estou a falar sequer do mérito do pênalti, mesmo que esse tipo de pênalti nunca foi marcado na história do futebol; todavia, pro grêmio foi. A última vez que foi marcado um pênalti, em grenal, pro Inter, foi no distante ano de 1976: grenal vencido pelo Inter, 3×1, no Beira-rio. Posteriormente, nunca mais marcaram um pênalti a favor do Inter, em grenais. Entretanto, nesse mesmo período, foram marcados (12) pênaltis pro grêmio, em grenais. Será que em dezenas de grenais nunca houve sequer um pênalti pro Inter??! Como pode ter havido (12) pênaltis pro grêmio, e nenhum pro Inter. Não bastasse isso tivemos no Gauchão/2008, (09) pênaltis pro grêmio, e apenas (02) pro Inter em partidas que o Inter goleou:Brasil, de Pelotas, e Juventude. Também houve (06) pênaltis marcados contra o Inter, mas nenhum contra o grêmio. Agora, no brasileiro, já houve (06) pênaltis a favor do grêmio, em apenas (08) rodadas do campeonato, mas nenhum contra; quatro pênaltis em (02) partidas. Já havia ocorrido (03) pênaltis em uma única partida, em 1996; coincidência que foi pro grêmio: 3×0, no Goiás. Coisa que nunca ocorreu na história do futebol mundial. Isso não é extraordinariamente estranho!!? Como pode???”

Carlos fraga.

Sócio Colorado

Verifiquei que não existe qualquer contestação ao apresentado pelo referido torcedor, deduzindo-se irrefutáveis suas afirmações.

De igual sorte, solicitei por e-mail ao nobre colorado autorização para publicar o texto, o qual não colocou nenhuma objeção, muito pelo contrário.

O inédito pênalti a que faz referência é justamente aquele cometido pelo Renan em que o árbitro voltou atrás, depois de autorizar o prosseguimento do lance, estando a bola em jogo já no campo do adversário. Realmente inédito e muito estranho.

Vejam que o dado trazido pelo torcedor, por si só, é estarrecedor eis que o INTER passou TRINTA E DOIS ANOS (sic) sem ter tido assinalado pênalti a seu favor em Grenais. Em contrapartida o rival obteve vários.

Ironizando, é possível que o INTER em mais de três décadas não tivesse chegado à área do adversário para sofrer a falta capital. Mesmo tendo ganho um maior nº de clássicos no período, inclusive naqueles famosos 5 x 2 proporcionados pelo Uh Fabiano e Cia. Ora, ora, ora…, brincadeira tem hora.

Parece que somente nos últimos 3 (três) anos a coisa mudou um pouco, lembrando que tivemos assinalados 3 (três) pênaltis a favor, que não deixaram qualquer dúvida, daqueles chamados “pênaltis de concurso” por cronista local: o lance de basquete do Rochemback dando tapa na bola em cima da linha do gol; a rasteira dada pelo Vitor no Zé Roberto e o rapa dado pelo Rochemback no Oscar último Grenal.

Em suma, seria interessante sugerir ao cronista azulado acercar-se de dados, ao invés de despejar informações a esmo como fez, na vã tentativa de condicionar arbitragens, passar por vítima e tentar justificar os constantes fracassos de seu time na última década.

Heleno Costi – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Colorado é a minha paixão!

5 thoughts on “Favorecimento por pênaltis

  1. Pessoal,
    Deixemos a figura de lado que, realmente, tem sido um poço de recalques e frustrações.
    De qualquer forma, os dados apresentados para o correto juízo de valores eram necessários.
    Abraços

  2. Amigo Heleno, o Cacalo é um cara que vive do passado: Eu só ouço ele dizer quando eu fui… quando eu era… e quando eu eu fiz… O que ele não se deu conta ainda é que ninguém mais tem saco para atura-lo, nem mesmo a torcida do Gremio… Fraternal abraço.

  3. Parabéns pelo seu artigo Heleno.. somente retrata a verdade histórica. Lembro que após o artigo publicado em 2008 já ocorreram poucos, mas legítimos penaltis em grenais para o Inter..mas foi depois de 32 anos..talvez tenhamos contribuídos um pouco para isso.

    Colorados unidos nunca serão vencidos.. Grande abraço a nossa imensa Nação vermelha

  4. Alô você Heleno!
    Perfeito, alguns profissionais se apoiam em poderosos veículos para formarrem “suas verdades” e partir para o covencimento em massa. A nós cabe fazer a leitura como bem fizestes e dar a eles o tratamento devido, nenhum!
    SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.