Obsessão entre outras definições é um pensamento fixo recorrente. Tende a ser um sentimento ou estado negativo ou preocupante. No caso do futebol e da mania de vencer que deve acompanhar os grandes clubes, uma obsessão por conquista de títulos pode ajudar a criar um ambiente de busca incessante por vitórias. A torcida Colorada está com essa sensação de que agora chegou de novo a nossa vez no Brasileirão. Ao que parece, a Direção do Clube também está com esse pensamento e isso passa para a comissão técnica e para o grupo de profissionais como um todo.
Nos últimos anos, o campeonato tem sido uma disputa de Rio-São Paulo, ao menos em termos do título propriamente dito e da maioria das vagas para a LA. É claro que o INTERNACIONAL além de conquistar legitimamente o Brasileiro de 2005, esteve sempre rondando as primeiras colocações nos campeonatos recentes. Mas, por estar também envolvido com competições paralelas ou mesmo por não ter montado um grupo suficiente para brigar de igual para igual pelo título, não chegamos ao primeiro posto. Sabemos todos que a competição econômica (e política) com os grandes de São Paulo e Rio é desigual. Mas isso não significa que não podemos ambicionar a conquista do título. Como chegar lá? Primeiro, não se pode afirmar que seremos campeões, temos é que jogar rodada por rodada com pensamento de jogo decisivo, dentro e fora de casa. É claro que outros clubes também pensarão assim, por isso serão decisões para eles também.
Segundo, precisamos nos reforçar em qualidade e quantidade. Zagueiro, lateral direito e atacantes (pelo menos um). São as principais necessidades que a maioria dos torcedores e analistas têm falado. Ao nosso lado estará a estrutura formada, uma consistência de equipe que estamos buscando e o foco na conquista. Não ouvi falar (e espero não ouvir) em busca de vaga na LA. O campeão brasileiro tem vaga garantida direto na fase de grupos. Equipes com pouca ambição falam em classificar para a LA ou se manter na série A. Ah, e não confundamos quantidade com apostas ou contratações de grupo, isso já temos. A quantidade a que me refiro são algumas opções a mais de qualidade para suprir com razoável eficiência a falta de jogadores tidos como titulares.
Vamos de novo à luta, dessa vez com mais preparação do que nos últimos anos. SC
Luciano Fonseca – Esteio/RIO GRANDE DO SUL
Colorado é o verdadeiro Campeão de TUDO!
TODO ANO COMETEMOS ALGUMAS BESTEIRAS NO CAMPEONATO QUE NOS TIRAM A TAÇA. ESTE ANO COMEÇOU CEDO, LOGO NA SEGUNDA RODADA COM AQUELE TIME COVARDE ESCALADO CONTRA O FLAMENGO…15 MINUTOS, 2X0 PRA ELES. PERDEMOS 2 PONTOS LÁ…
Eu gostaria que o discurso da direção se transformasse em ações para suprir as deficiências do time em campo, senão vai ser mais um ano de muito blá blá blá e a conquista do título vai ficar para 2013! Sem falar na teimosia “covardia” do treinador!
SC Claudio Saldanha
Só lembrando…Ser campeão do Brasileirão não é obrigação, entrar para vencê-lo isso sim. Creio que a torcida sabe diferenciar as coisas. Ainda é difícil, como frisei no post, competir com os grandes de SP e RJ com suas participações nas cotas e com seus parceiros, mas temos mostrado nos últimos anos que é possível enfrentá-los.
É isso mesmo Melo, não podemos pensar em ser coadjuvantes num campeonato nacional. Chegamos lá com méritos e não vamos nos contentar com pouco. A instituição cresceu, as conquistas também e as ambições idem. Prefiro olhar para frente, mirar o melhor e maior, do que se contentar em “somente” participar do Brasileirão. Creio que a grande maioria da torcida comprometida apenas com o Clube pensa assim.
Evidentemente que a linha de pensamento tem que ser a do jogo a jogo, para que se chegue ao lugar mais alto do pódium. Mas veja só como o nosso nível de exigência está. O Inter vem sendo um dos times de melhor rendimento nos últimos campeonatos nacionais, especialmente nos de pontos corridos, onde está somente atrás do São Paulo. Mesmo assim, não nos contentamos mais só (???) com isso nos acostumamos com mais queremos mais. É assim que tem que ser, a ambição nos impulsiona, mas sempre é bom dar uma olhada no geral para que vejamos nossa real posição no universo nacional.
SC